Facebook Text Overlay: a ferramenta que pode impactar (e muito) no alcance dos seus anúncios

Facebook Text Overlay: o que é e como usar

Eu sei que usar o Facebook Text Overlay pode até parecer apenas um detalhe, algo que você não deveria se preocupar…

E, se você acompanha o blog do KP, provavelmente já viu o time de conteúdo falando por aqui que o importa de fato são os fundamentos, quem é expert não está focado nos detalhes.

Mas toda regra tem a sua exceção e o Facebook Text Overlay é uma delas.

Porque não usar essa ferramenta pode impactar e muito no seu bolso e no alcance dos seus anúncios.

O que eu quero dizer aqui é que você pode perder dinheiro com uma campanha que não vai ser distribuída da melhor forma para o seu público.

Ou então pode perder tempo configurando todo um conjunto de anúncios (algo que não se faz em 5 minutos) que depois vai ser reprovado.

Essa ferramenta é que nem fermento em bolo. É um ingrediente invisível, algo que você não vê, não sente o gosto… 

Mas faz toda a diferença no resultado final.

Pois um bolo sem fermento não cresce, não fica fofinho e até mesmo o gosto fica diferente.

Talvez o Facebook Text Overlay pareça um detalhe para você, inclusive, pode até ser algo invisível, que você nunca reparou, e possivelmente nem sabia que existe.

Só que assim como o fermento, essa ferramenta pode fazer toda a diferença no resultado final da sua campanha.

Pode ser o que te separa de ter um anúncio de sucesso e um reprovado pela rede social.

Se você não quer perder tempo, dinheiro e energia investindo em campanhas que podem dar errado por causa de um detalhe, então continua aqui comigo que eu vou te mostrar exatamente:

  • o que é o Facebook Text Overlay;

  • qual o impacto do excesso de texto nos seus criativos;

  • o que conta como texto da imagem;

  • exceções do Facebook Text Overlay;

  • como usá-lo;

  • e dicas para evitar ou reduzir o excesso de texto.

Bora lá!

O que é o Facebook Text Overlay?

O que é o Facebook Text Overlay?

Talvez você já tenha passado pela experiência de ter um anúncio reprovado ou então que teve o alcance drasticamente reduzido.

Se esse é o seu caso, um dos motivos principais pelos quais isso acontece é o excesso de texto na imagem do criativo. 

(Criativo é o conjunto de imagem e copy que compõem um anúncio).

Pois o Facebook tem uma diretriz de preferir campanhas que se misturem junto com as publicações dos usuários, para não atrapalhar a experiência de quem está acessando a rede social e, assim, aumentar as chances de as pessoas passarem mais tempo na plataforma.

De forma prática, essa diretriz significa que anúncios que têm muito texto e, por causa disso, destoam do resto das postagens, são penalizados.

Antigamente, existia a regra dos 20%, que era o seguinte: se o texto ocupasse uma área maior que 20% da imagem, o criativo era reprovado.

O problema disso é que era difícil fazer esse cálculo percentual e determinar certinho se a imagem estava ok ou não.

Então, o Facebook criou o Facebook Text Overlay (em português, Ferramenta de sobreposição de texto do Facebook), uma ferramenta gratuita que avalia se a imagem se encaixa nos padrões da rede social.

Além disso, hoje em dia, se o criativo tem muito texto, isso não necessariamente significa que ele será de fato reprovado, pode acontecer apenas de ele ter o seu alcance reduzido.

E é sobre isso que eu vou te falar mais agora.

Qual o impacto do excesso de texto nas suas campanhas?

Qual o impacto do excesso de texto nas suas campanhas?

Com a alteração da regra dos 20%, atualmente, existem 4 categorias. Que são as seguintes:

  • OK: a imagem está dentro do padrão e o anúncio será veiculado normalmente;

  • Baixa: a imagem tem um baixo percentual de texto acima do aceitável e o alcance do anúncio pode ser um pouco menor;

  • Média: a imagem tem mais texto que o ideal e o alcance pode ser muito menor;

  • Alta: a imagem tem muito texto e o anúncio não será veiculado.

Ou seja, dependendo do tamanho da área que o texto ocupar nas suas imagens, a sua campanha pode ser reprovada.

Por isso é tão importante fazer o teste no Facebook Text Overlay primeiro, dessa forma você consegue saber se está tudo certo com o seu criativo antes de começar a subir a campanha.

Pensa só na perda de tempo e energia que é criar todo um conjunto de anúncios no Facebook Ads para depois ele ser reprovado por um motivo que você poderia ter identificado antes.

E tão ruim quanto isso é investir dinheiro para rodar uma campanha que vai ter o alcance reduzido.

É como se você tivesse pagando uma pessoa para panfletar por você numa rua deserta da sua cidade. As chances são que você não vai alcançar sua meta de vendas com essa estratégia.

Por isso, nas próximas linhas eu vou te mostrar como evitar esse tipo de situação, mas primeiro eu preciso te explicar exatamente o que o Facebook considera como texto da imagem e quais são as exceções.

O que conta como texto da imagem?

O que conta como texto da imagem?

O texto da imagem é tudo aquilo que está escrito diretamente na imagem. Por isso a descrição ou o corpo do texto do seu anúncio não conta.

No caso de anúncios em carrossel, o que vale para decidir em qual das 4 categorias ele se encaixa (ok, baixa, média, alta) é a imagem que tiver mais texto.

Por exemplo, se de 4 imagens, 3 estiverem ok e uma alta, a alta vai afetar o anúncio inteiro.

Já no caso de vídeos, o Facebook analisa a miniatura (ou thumbnail) para ter certeza de que ela segue às diretrizes.

Antes de passar para as exceções, isto é, o que não conta como texto, eu separei aqui para você alguns exemplos do que o Facebook considera como correspondente a cada uma das 4 categorias.

Olha só:

OK

OK

Baixa

Baixa

Média

Média

Alta

Alta

Exceções do Facebook Text Overlay

Exceções do Facebook Text Overlay

O Facebook entende que em alguns casos é inevitável que a imagem tenha texto, que seria quase que impossível removê-lo sem causar prejuízo na comunicação.

Por isso, a plataforma criou uma lista de situações que são consideradas exceções.

Algumas delas são:

Agora, tem algumas coisas que você pode até pensar que são exceções devido aos exemplos que eu te dei, mas na verdade não são. 

O que não é considerado exceção e conta como texto

Para o Facebook, os logotipos, marcas d’água e números são considerados texto da imagem.

São coisas que à princípio podem até passar despercebidas se você não estiver muito atento na hora de analisar suas imagens, por isso é importante não deixar de fazer o teste no Facebook Text Overlay.

E é isso que eu vou te mostrar agora…

Como usar o Facebook Text Overlay

Como usar o Facebook Text Overlay

O Facebook Text Overlay é uma ferramenta muito simples e fácil de ser usada. Nas próximas linhas, você vai ver isso através do passo a passo que eu montei para você.

#1 Crie sua imagem

Para utilizar a ferramenta, você já precisa estar com a imagem do seu criativo pronta e salva nos formatos suportados pelo Facebook, preferencialmente JPG e PNG.

#2 Acesse a ferramenta e faça upload da imagem

Acesse o Facebook Text Overlay e faça o envio da imagem.

Acesse a ferramenta e faça upload da imagem

#3 Analise os resultados

Em alguns segundos, o Facebook vai te dar o resultado da análise da sua imagem.

Analise os resultados

De acordo com a avaliação, você deve considerar fazer alterações no criativo para se adequar às diretrizes da rede social e aumentar o alcance do seu anúncio. 

#4 Repita o processo com outras imagens, se necessário

Se você vai utilizar um carrossel ou vai subir campanhas com criativos diferentes, não se esqueça de testar todas as imagens para garantir que tudo está certo e nada será reprovado pelo Facebook.

#5 Crie sua campanha

Depois que todas as suas imagens estiverem ok, é hora de colocar a mão na massa e configurar as suas campanhas.

Se é a primeira vez que você está fazendo isso, tem alguns artigos aqui do blog do KP que podem te ajudar:

Dicas para evitar ou reduzir o excesso de texto

Dicas para evitar ou reduzir o excesso de texto

Antes de encerrar esse artigo, eu quero te dar algumas dicas caso o Facebook Text Overlay tenha indicado que a quantidade de texto nas suas imagens é média ou alta.

Para evitar ou reduzir o excesso de texto, você deve:

  1. Optar por concentrar a maior parte do texto na descrição ou área de texto do seu criativo

  2. Usar fontes pequenas e poucas palavras, caso decida escrever algo na imagem;

  3. Evitar espalhar texto por toda a imagem;

  4. Verificar se a sua logo não está grande demais;

  5. Se você acreditar que seu anúncio foi sinalizado incorretamente com muito texto, você pode solicitar uma análise manual.

Se você for anunciar, não pode faltar isso

Se você for anunciar, não pode faltar isso

Na hora de anunciar, além de estar com as imagens em ordem e seguindo as diretrizes e políticas do Facebook, tem uma coisa que não pode faltar.

É o seguinte.

Quando uma pessoa clicar no seu anúncio, seja no Facebook ou no Instagram, para onde ela será redirecionada?

O lugar ideal é uma landing page totalmente preparada para a conversão que você deseja, seja ela captar uma lead ou levar o potencial cliente a fazer uma compra.

Não sabe como criar uma landing page caprichada? 

Nessas horas o Klickpages é o seu maior aliado. Veja como é fácil criar a sua página:

  1. Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Facebook Text Overlay Conclusão

Neste artigo, você viu que usar o Facebook Text Overlay pode parecer um detalhe na sua estratégia de tráfego pago, algo que você não deveria se preocupar.

Mas, na verdade, ele é uma ferramenta que pode te economizar tempo e dinheiro.

Isso porque o Facebook pode diminuir o alcance ou até mesmo reprovar anúncios que tenham excesso de texto nas imagens.

E essa ferramenta serve justamente para testar e analisar se os seus criativos estão de acordo com as diretrizes da rede social.

Como eu te falei, atualmente, o Facebook categoriza as imagens em ok, baixa, média e alta e de acordo com essa avaliação a campanha pode sofrer penalidades, caso seja publicada sem resolver o problema.

Além disso, você viu o que conta como texto da imagem e quais são as exceções permitidas, como as capas de livro e revista.

Por último eu te mostrei como usar o Facebook Text Overlay e dei algumas dicas do que você pode fazer para evitar ou reduzir o excesso de texto nas imagens dos seus anúncios.

E aí, você já teve problema com algum anúncio reprovado por excesso de texto? Já tinha ouvido falar dessa ferramenta? Me conta aqui nos comentários! 😉

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Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

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