Facebook Stories: o que é, como fazer e como usar em sua estratégia

Facebook Stories: o que é, como fazer e como usar em sua estratégia

Em 24 horas, o Facebook Stories pode impulsionar seus resultados de marketing.

Se você ainda não utiliza o recurso para chamar a atenção da audiência, vale a pena considerar essa possibilidade.

E isso vale tanto para quem deseja promover uma marca, empresa, produto ou serviço na maior das redes sociais.

O Facebook Stories para páginas corporativas, as fanpages, costuma funcionar muito bem.

É uma estratégia interessante para promover o engajamento e interação dos seguidores.

No fim das contas, pode contribuir para aproximar você dos potenciais clientes, capturar leads e até mesmo encaminhar os usuários para a conversão desejada.

Ou seja, é bastante provável que você precise experimentar o Facebook Stories.

Mas se você ainda não utilizou ou tem dificuldades de aplicar o recurso nas suas ações, fique ligado neste artigo.

A partir de agora, você vai entender o potencial dessa ferramenta, conhecer suas características e conferir dicas para explorar o melhor dela a seu favor.

Pronto para desvendar tudo sobre o Facebook Stories?

Boa leitura!

O que é Facebook Stories?

O que é Facebook Stories?

Facebook Stories é um recurso da maior rede social do mundo, trazendo coleções curtas de fotos e vídeos gerados por um usuário pessoal ou página de negócios. O conteúdo é disponibilizado por apenas 24 horas, desaparecendo automaticamente depois disso.

A ferramenta é focada na câmera do aplicativo do Facebook, que permite aos usuários aplicar filtros e máscaras divertidos ao seu conteúdo, além de adicionar tags de geolocalização visual às suas fotos e vídeos.

Para acessar a câmera, basta deslizar para a direita quando estiver na seção do feed.

Quando você adiciona uma foto ou um vídeo à sua história, ela aparece na seção Stories, na parte superior tanto do seu feed de notícias quanto do feed dos seus seguidores.

Interessante observar que o recurso não é inovador e tem origem em uma disputa comercial.

Você lembra quando o Facebook tentou comprar o Snapchat em 2013?

Na época, os fundadores do app recusaram a oferta e, não satisfeito, Mark Zuckerberg resolveu lançar a mesma funcionalidade em todos as suas plataformas.

Assim, foram surgindo atualizações como o Instagram Stories e o Whatsapp Status para compartilhar vídeos e fotos com um prazo determinado de exibição.

Com o Facebook Stories, o Face foi a última plataforma de Zuckerberg a entrar na briga para vencer o Snapchat e, claro, passou a ser mais uma estratégia de marketing.

Características do Facebook Stories

Características do Facebook Stories

Mesmo que você não faça uso desse recurso, provavelmente já está familiarizado com o conceito, não é mesmo?

Afinal, esse conteúdo efêmero já apareceu em outros serviços de propriedade do Facebook, como Instagram, WhatsApp e Messenger.

Não chega a ser novidade, portanto.

Mas não se engane, pois não estamos falando de mais do mesmo.

O que está no seu feed do Facebook pode apresentar características um pouco diferentes daquelas visualizadas em outros serviços.

Por isso, aqui está o que você precisa saber antes de experimentá-lo na sua estratégia.

Confira!

Postar é muito parecido com os passos do Instagram Stories

Se você já usou o Snapchat, o Instagram Stories ou o Status do WhatsApp, essa parte deve ser fácil de vencer.

Todos os ícones na versão do Facebook têm funções semelhantes, sem nenhum segredo.

Para postar, basta pressionar o botão circular na parte inferior para uma foto.

Se preferir, pode pressionar e segurar para obter um vídeo da câmera principal ou frontal.

É o mesmo processo das outras redes.

Os vídeos podem ter até 20 segundos de duração

Esse é um diferencial importante a saber sobre a ferramenta.

O Facebook Stories permite que você crie vídeos por até 20 segundos antes que o círculo de gravação se complete.

O Instagram Stories oferece apenas 15 segundos de vídeo, e o Snapchat encerra em 10 segundos.

Parece uma diferença pequena, mas representa até o dobro do tempo para contar a sua história à audiência.

Há filtros e efeitos exclusivos

A principal diferença do Facebook Stories para os demais serviços está justamente nessa parte de customização do conteúdo.

E ela é bem bacana de conhecer.

O que acontece é que o Facebook atualizou a sua câmera apenas para o novo recurso.

Assim, o recurso oferece máscaras, quadros e filtros interativos que podem ser aplicados tanto a fotos quanto a vídeos.

Há até mesmo "efeitos reativos".

Eles permitem interagir com objetos dinâmicos (como neve caindo ou cuspir fogo).

Também há efeitos de estilo para que você possa aplicar um filtro com traços ao “toque” de Picasso ao seu vídeo.

E tudo em tempo real.

Além disso, o Facebook também costuma fazer parcerias com marcas para criar máscaras exclusivas para filmes.

Entre eles, podemos citar Alien: Covenant, Meu Malvado Favorito 3 e Guardiões da Galáxia Vol. 1 e 2.

Você pode salvar histórias no seu rolo de câmera

Essa é uma funcionalidade interessante.

Quando terminar de criar a sua história, pressione a seta para baixo para salvar o conteúdo no rolo da câmera ou a seta central para compartilhar.

Você pode enviar uma mensagem direta para qualquer um de seus amigos, postar na sua linha do tempo ou adicionar à sua história.

Tem a opção de compartilhamento direto

Criou uma história, mas só quer que alguns amigos selecionados a vejam?

Sem problemas!

Com o Facebook Stories, você pode optar por compartilhar diretamente com pessoas específicas, que você selecionar, graças ao mecanismo de compartilhamento direto.

Seus amigos escolhidos poderão ver a sua foto ou o vídeo uma vez, reproduzi-los e escrever uma resposta.

Quando a conversa terminar, a foto ou o vídeo não estará mais visível.

Bastante simples e útil, não é mesmo?

Você consegue identificar quem viu a sua história

Para conferir quem viu sua história, faça o que você faria usando qualquer um dos outros aplicativos já mencionados anteriormente.

Clique na sua história e vá para o ícone da vista no canto inferior direito.

Caso mude de ideia e resolva excluir algo postado, pressione o botão de três pontos no topo.

É tudo bastante intuitivo e fácil de usar.

Como usar o Facebook Stories

Como usar o Facebook Stories

Agora que você sabe as principais características desse recurso, talvez esteja se perguntando como usar o Facebook Stories.

Todo o processo é bem simples e leva, basicamente, apenas três passos principais para estar completo.

Vamos a eles!

Primeiro passo: acesse a câmera

Para criar um stories no Facebook, primeiro você precisa acessar a câmera do seu smartphone.

Você pode fazer isso diretamente através do aplicativo para dispositivos móveis.

Segundo passo: crie o seu conteúdo

Depois de abrir a câmera, você poderá gravar seu vídeo ou tirar uma foto.

Você também vai notar uma grande variedade de efeitos e filtros disponíveis para tornar o seu conteúdo ainda mais atrativo e interessante.

Para tirar uma foto, toque no botão no centro da tela.

Já se a ideia é gravar um vídeo, mantenha esse mesmo botão pressionado.

Além disso, você ainda tem a opção de escolher um conteúdo já pronto direto da sua galeria.

Para isso, basta clicar no botão que aparece logo ao lado do botão central e escolher uma foto ou vídeo.

Terceiro passo: compartilhe a sua história

Por fim, quando estiver satisfeito com a postagem que você criou, o próximo passo é compartilhá-la na sua história.

Para fazer isso, toque no ícone de seta no centro da tela e, em seguida, selecione Seu Story.

Em seguida, toque no botão Enviar, que aparece no canto inferior direito da tela.

Como já mencionado, caso queira enviar o conteúdo para pessoas específicas, você também pode.

Clique em Avançar e selecione essas pessoas para enviar uma mensagem direta.

Você ainda pode optar por compartilhar o conteúdo no seu feed de notícias, caso queira aumentar o alcance da postagem.

E não se esqueça de acompanhar quem está vendo seus stories e, claro, sempre interagir quando alguém responde a ele.

Usando o Facebook Stories para empresas

Vale lembrar que, em outubro de 2017, o Facebook anunciou que o novo recurso seria disponibilizado em todas as páginas do Facebook, não apenas para usuários pessoais.

Isso abriu as portas para as empresas se beneficiarem desse formato de compartilhamento de conteúdo também.

Assim, para publicar um Facebook Stories a partir da sua página, siga os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo para dispositivos móveis do Facebook no iOS ou no Android (as histórias só podem ser postadas no celular)

  • Vá para a linha do tempo de qualquer página para a qual você é um administrador e clique em Criar história

  • Assim como ocorre com as histórias dos usuários, as histórias das páginas do Facebook aparecerão por 24 horas e não serão compartilhadas na linha do tempo das páginas, nem no feed de notícias do Facebook.

Dicas para usar o Facebook Stories em sua estratégia de marketing

Dicas para usar o Facebook Stories em sua estratégia de marketing

Quase pronto para pôr a mão na massa?

Para facilitar ainda mais a utilização da ferramenta, selecionamos agora algumas dicas valiosas.

Veja como usar o Facebook Stories como parte integrante da sua estratégia de marketing digital.

1. Compartilhe cenas dos bastidores da sua empresa

Este é talvez o uso mais comum para o Facebook Stories: compartilhar mais de sua vida e se aproximar do seu público com cenas dos bastidores da sua empresa.

Permitir que as pessoas tenham uma prévia do seu dia fará com que elas se sintam especiais, principalmente, se você deixar claro que não compartilha isso em nenhum outro lugar.

Por exemplo, leve o seu público com você quando estiver participando em eventos, ou mostre o que sua equipe faz todos os dias e como eles são talentosos e importantes para o funcionamento do seu negócio.

Tudo isso ajuda a criar uma proximidade com o público que é decisiva para os resultados.

2. Demonstre conhecimento

Você pode usar o Facebook Stories para compartilhar dicas sobre temas relacionados ao seu produto ou à sua empresa, também tutoriais, reviews e muito mais apenas com uma série de vídeos ou até mesmo fotos com sobreposição de texto.

Esse tipo de conteúdo funciona bem para dar valor extra ao seu público.

Além de também ajudar a posicioná-lo como uma autoridade no seu segmento de mercado, o que é sempre importante.

Você pode até desenvolver um cronograma de diferentes temas para cada dia da semana.

Além disso, tente sempre incentivar o engajamento.

Faça isso pedindo às pessoas que respondam e digam quais dicas elas acharam mais úteis.

3. Promova ofertas exclusivas

O Facebook Stories pode ser uma ótima maneira de promover ofertas exclusivas apenas para as pessoas que vêem seus stories.

Para criar uma audiência de clientes em potencial, é importante avisar aos seus amigos que você libera ofertas limitadas por meio de histórias para incentivar esse engajamento.

Com uma audiência consolidada, basta começar a oferecer códigos, cupons de desconto ou o que preferir para o seu público.

É uma estratégia interessante para conquistar não apenas clientes, mas fãs e divulgadores da sua empresa.

4. Compartilhe conteúdo gerado por usuário

Você com certeza quer que os seus clientes se sintam satisfeitos ao fazerem negócios com a sua empresa, não é mesmo?

Dessa forma, você pode utilizar o Facebook Stories para fazer com que seus clientes se sintam valorizados, incentivem o envolvimento e forneçam sutilmente provas sociais de seus produtos ou serviços.

Por isso, sempre que for apropriado, compartilhe imagens ou vídeos gerados pelo seu público para agregar ainda mais valor à sua empresa.

Apenas se certifique de solicitar a permissão deles antes, é claro.

5. Mostre estudos de casos e depoimentos

Uma outra forma de agregar valor para sua audiência é através de provas sociais.

Por isso, tente identificar entre seus clientes aqueles que tiveram um desempenho fantástico.

Depois, pergunte se eles estariam interessados em participar de um estudo de caso ou até mesmo produzir alguns depoimentos sobre a sua solução.

Assim, além de humanizar um pouco mais a sua empresa, você consegue mostrar na prática para seus fãs como o seu produto ou serviço pode ajudá-los a resolver algum problema ou necessidade do dia a dia.

6. Faça parcerias estratégicas

Facebook stories Faça parcerias estratégicas

Se você deseja gerar um impacto significativo no Facebook, uma boa opção é fazer parceria com algum influenciador para promover o seu negócio através de suas histórias.

Mas lembre que o importante aqui é escolher apenas os influenciadores que atuem no seu segmento para ter uma maior assertividade no público.

É necessário também que essa parceria represente algo benéfico tanto para a empresa quanto para o influenciador, para que a estratégia possa ser colocada em prática novamente no futuro.

7. Promova seu blog

Uma coisa é certa: o sucesso com o marketing de conteúdo raramente acontece por acaso.

Você precisa tornar o blog da sua empresa uma prioridade se quiser obter os melhores resultados.

Segundo o relatório State of Inbound, criado pelo Hubspot, as empresas que priorizam os blogs têm 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo em seus esforços.

Além disso, segundo o The Social Examiner, em 2017, cerca de 66% dos profissionais de marketing relataram o uso de blogs como estratégia de mídia social.

O que queremos dizer é: se você ainda não investe na oferta de conteúdo relevante à audiência, está perdendo tempo e oportunidades.

E engana-se quem pensa que o valor do seu blog desaparece quando você clica em publicar.

Você não só pode, como deve, utilizar o Facebook Stories para promover seu conteúdo, gerar engajamento e direcionar mais tráfego para o seu conteúdo.

Lembrando que o ideal é que seus posts procurem resolver os problemas do público de alguma forma para despertar nele o real interesse de consumo pelas informações que disponibiliza no blog.

8. Direcione pessoas para a sua landing page

Por falar em direcionar tráfego, suas histórias podem ser uma boa maneira para encaminhar o seu público para a landing page de alguma oferta ou promoção no seu site.

Mas vale lembrar que o Facebook Stories, sozinho, não faz milagres.

Sua landing page deve estar bem otimizada para garantir uma boa taxa de conversão.

Além de seguir as melhores práticas, é preciso contar com uma boa ferramenta para estruturar essa página.

Não sabe como?

Nesse contexto, o Klickpages representa a solução ideal.

Isso porque a página é estruturada em blocos, o que dispensa o conhecimento de programação para criar a sua LP e já elimina custos na contratação desse tipo de serviço.

Além disso, toda a ferramenta apresenta um design intuitivo, facilitando o uso e aplicação de testes A/B, otimizando suas páginas para converter visitantes em clientes e fazer seu negócio crescer.

Veja só os três passos básicos para criar a sua landing page com o Klickpages:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Facebook Stories Conclusão

Neste artigo, você conheceu o Facebook Stories e viu dicas para usar a ferramenta a favor da sua estratégia de marketing.

Essa é uma alternativa excelente para fornecer conteúdo interativo e com teor mais pessoal para o público presente na rede social.

Esperamos que as dicas e insights deste post tenham servido de inspiração para usar esse recurso, criando conteúdo especializado e envolvente que promova você e sua empresa.

Caso já utilize o recurso na sua empresa, não deixe de compartilhar com a gente sua experiência nos comentários.

E na hora de promover uma landing page poderosa, você já sabe: conte com o Klickpages!

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.