Facebook Messenger Ads: como não perder 53% dos seus clientes

Você sabia que não usar o Facebook Messenger Ads pode te fazer perder mais da metade dos seus potenciais cliente?

Isso porque 53% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar com uma empresa com a qual podem enviar mensagens.

Essa conversa mais informal e dinâmica gera um sentimento de conexão humana que dá mais confiança para o consumidor comprar.

Quem é que não gosta de ser bem atendido e ter todas as suas dúvidas resolvidas de forma rápida?

E o melhor: sem precisar ir até a uma loja ou parar tudo o que está fazendo para fazer uma ligação.

Essa forma de atenção, principalmente na pré-venda, faz o cliente acreditar no que a empresa está oferecendo.

Afinal de contas, se a empresa atende bem antes mesmo de fazer a venda, a expectativa é que depois da venda essa relação com o cliente fique mais forte.

A pessoa acredita que pode enviar mensagens sempre que precisar e que, claro, receberá uma resposta por parte da empresa. 

Sem contar que ao abrir esse canal de comunicação, a marca se mostra aberta ao diálogo – seja para receber elogios ou críticas.

O mesmo vale para o contrário. Se a empresa não tem esse tipo de comunicação, dá a impressão de que ela não quer interagir, e pode criar, assim, uma barreira no relacionamento com os clientes. 

Por isso que mais da metade dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que eles podem enviar mensagens.

E com o  Facebook Messenger Ads, você pode oferecer essa forma de atendimento ao seu cliente ou potencial cliente. 

E mais: com ele é a empresa que dá o primeiro passo para iniciar essa conversa e se mostra interessada em usar esse canal para interagir com o público. 

Quer entender o que é o Facebook Messenger Ads e por que usá-lo na sua estratégia de marketing? Então continua aqui comigo.

Ah, eu ainda vou te mostrar o passo a passo de como criar os seus anúncios para o Messenger.

Vamos lá?

O que é o Facebook Messenger Ads e quais são os tipos de anúncios?

De maneira bem direta: Facebook Messenger Ads são anúncios para o Messenger, que é o serviço de conversas do Facebook. 

É possível acessá-lo tanto pelo Facebook quanto pelo aplicativo exclusivo dele. E, por meio dele, você pode enviar e receber mensagens. 

Atualmente, o Messenger conta com 1,3 bilhão de usuários ativos mensalmente, só perde para o WhatsApp, que se mantém com 1,6 bilhão de usuários.

Para quem quer anunciar no Messenger existem, atualmente, dois formatos diferentes.

Mensagens patrocinadas

As mensagens patrocinadas servem para enviar ofertas exclusivamente às pessoas que já se comunicaram com sua empresa usando o Messenger. 

Ou seja, os anúncios aparecem apenas para as pessoas que já iniciaram um bate-papo com a empresa, seja para tirar alguma dúvida, fazer elogios ou críticas.

O envio de mensagens patrocinadas é ideal para atingir as pessoas que têm interesse na sua marca, assim como para engajar aquelas já se interessaram, mas perderam contato com você.

Anúncios de clique para o Messenger

Os anúncios de clique para o Messenger são anúncios exibidos no Facebook, no Instagram e no Messenger que encaminham as pessoas para uma conversa no Messenger com a sua empresa.

Ou seja, a pessoa clica no link e cai automaticamente numa conversa com você ou com alguém da sua equipe.

Por isso, é interessante colocar uma mensagem automática de boas-vindas.

Os anúncios de clique para o Messenger podem ser no formato carrossel (com várias fotos ou vídeos), vídeo ou imagem.

Nessa opção, também é possível colocar um link para uma página externa e não apenas para o Messenger. 

Pode ser para um site, e-book, newsletter, vídeo

Aqui é uma boa oportunidade para divulgar sua landing page e, assim, transformar seus seguidores ou interessados no seu produto em leads.

Na landing page, você pode oferecer alguma recompensa (ebook, aula online, webinar) em troca do contato das pessoas – sugiro o e-mail mesmo, porque assim você cria sua própria lista de e-mails

Com isso, é possível enviar conteúdos mais específicos para essas pessoas, de forma segmentada, e assim desenvolver um relacionamento mais duradouro com esses clientes e potenciais clientes.

Com uma relação de confiança é mais fácil fazer ofertas e conseguir vender o seu produto ou serviço.

Mas se você ainda não sabe como criar a sua página de captura, eu tenho uma dica: o Klickpages é o seu melhor aliado na hora de criar landing pages personalizadas e de alta conversão.

São apenas 3 passos:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

E se você estar se perguntando por que é interessante investir no Facebook Messenger… 

Segue comigo porque esse é o próximo tópico.

Por que investir em anúncios no Facebook Messenger?

Como eu falei ali em cima, o Messenger é usado atualmente por cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo todo. 

Ou seja, é muita gente dentro dessa plataforma. Muitos clientes e potenciais clientes para conquistar. 

Então, por que não investir em estratégias envolvendo o Messenger?

Além disso, se você acha que as trocas de mensagens nessa ferramenta são apenas entre amigos e familiares, está enganado.

Cada vez mais as pessoas têm entrado em contato com as empresas dessa forma. 

De acordo com o Facebook, mais de 20 bilhões de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas todos os meses no Messenger.

E você pode usar essa ferramenta para se aproximar da sua audiência e enviar suas ofertas de maneira diferente.

Olha só os benefícios de investir nesse formato de comunicação:

Aproximação

Com o Facebook Messenger Ads dá para iniciar uma conversa, oferecer conteúdos exclusivos e realmente se aproximar do seu público.

Isso porque você estará conversando diretamente com a pessoa pelo chat do Facebook. 

Essa conversa pode ser mais descontraída e você pode aproveitar a situação para entender como pensa o seu cliente e quebrar algumas objeções sobre o seu produto ou serviço.

Remarketing

Tem uma oferta imperdível para compartilhar com seus seguidores?

Você pode conseguir mais vendas se enviar novidades ou descontos para as pessoas que já conhecem o seu produto ou serviço.

Se você não sabe o que é, o remarketing é uma estratégia que localiza potenciais clientes que já entraram em contato com a sua marca entre diferentes plataformas para dar aquele empurrão que falta na finalização de uma compra.

Sabe quando você entra em uma loja online, coloca várias coisas no carrinho, não leva nada e um tempo depois recebe um e-mail da loja perguntando porque você desistiu da compra?

Isso é remarketing e pode ser feito no Messenger também. 

Ou seja, se alguém já interagiu com algum anúncio da sua página, mas desistiu no meio do caminho, você pode enviar uma mensagem com outra oferta apenas para ela. 

Agora que você já sabe o que é Facebook Messenger Ads e por que usá-lo, chegou a hora de aprender como fazer anúncios nessa plataforma.

Como fazer anúncios no Facebook Messenger Ads

Para criar os seus anúncios para o Messenger, você terá que usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Ele é uma plataforma que pode ser acessada a partir da própria página do seu negócio no Facebook. 

Por lá é possível criar e gerenciar os anúncios destinados ao Facebook, Instagram, Stories, Messenger e até WhatsApp.

Para ficar bem claro, fiz o passo a passo para você criar seu próprio anúncio. Vamos lá.

Mensagens patrocinadas 

Passo 1

Vá ao Gerenciador de Anúncios e clique em “Criar”. Na sequência, em “Objetivo da Campanha”, selecione “Mensagens”. 

Passo 2

Crie um nome de campanha e clique em “Continuar”.

Passo 3

Em “Destino da Mensagem”, escolha a opção “Messenger”, depois “Mensagens Patrocinadas” e “selecione a Página”.

 

Passo 4 

Personalize seu público, canais, orçamento e cronograma. Em seguida, clique em "Continuar".

Passo 5 

Em “Configuração da mensagem”, você pode escolher “Somente Texto” ou “Texto e Imagem”.

Passo 6

Escreva a mensagem de saudação e poste a imagem, caso escolha “Texto e Imagem”.

Passo 7 

É possível ainda criar respostas rápidas em  “Ações do Cliente”. 

Passo 8

Agora é “Publicar a campanha”.

Ao concluir esse processo, você pode clicar em “Fazer pedido” para rastrear seu anúncio de mensagens patrocinadas.

A maioria delas são veiculadas em até 24 horas após o início da campanha.

Anúncios de clique para o Messenger

Passo 1

Acesse Criação de Anúncios. Em “Objetivo da Campanha” escolha “Mensagens” ou “Conversão”.

  • O objetivo de Mensagens otimiza a veiculação dos anúncios para pessoas que estão mais propensas a responder à sua empresa no Messenger.

  • O objetivo de Conversões deve ser usado por anunciantes se eles estão rastreando eventos com um pixel do Facebook e gerando eventos de conversão em grande escala.

Passo 2

Em “Destino da Mensagem”, selecione a opção “Messenger/Clique” e depois “Mensagens Patrocinadas”.

Mas se o seu objetivo for conversões, clique em "Messenger" no tópico "Conversão".

Passo 3 

Personalize seu público, canais, orçamento e cronograma. Em seguida, clique em "Avançar".

Passo 4

Escolha o “Formato” do seu anúncio. Pode ser carrosel ou imagem ou vídeo único.

Passo 5 

No tópico "Configuração do Messenger", escolha o modelo que você deseja usar ao criar seu anúncio. 

Você pode configurar a mensagem de duas formas:

  • Modelo Standard: modelo padrão com conteúdo preenchido automaticamente com base nas melhores práticas. É possível editá-lo de acordo com os objetivos e metas da sua campanha. 

  • Modelo personalizado: um modelo editável e personalizável que permite adicionar imagens, vídeos, botões e muito mais à experiência de boas-vindas. Os modelos personalizados podem ser salvos e reutilizados em outras campanhas.

Passo 6

Agora é publicar a campanha.

Na opção de “Clique para o Messenger”, você também tem a possibilidade posicionar seu anúncio na caixa de entrada do Messenger. 

Como a pessoa já estará no Messenger, essa forma de campanha pode incentivar a pessoa a clicar e iniciar uma conversa.

Para posicionar o anúncio na Caixa da Entrada, você pode usar os Posicionamentos Automáticos.

Bem, depois de seguir essas etapas, os seus anúncios estarão prontos. Mas o trabalho não acabou.

Agora é hora de acompanhar os resultados gerados pelos anúncios.

Isso porque uma das grandes vantagens de anunciar no Facebook é a possibilidade de monitorar e otimizar campanhas enquanto elas ainda estão acontecendo.

Essa análise de campanhas pode ser feita no próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook.

É possível fazer ajustes no valor e até mesmo na segmentação ao longo do período de veiculação para garantir os melhores resultados.

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que o Facebook Messenger Ads é uma boa maneira da sua  empresa de abrir o diálogo com os clientes e potenciais clientes e, assim, explicar melhor o que o seu produto ou serviço tem a oferecer.

Com essa conversa, você também pode ouvir a sua audiência e eliminar possíveis objeções que as pessoas tenham sobre o que está sendo ofertado.

Eu te mostrei ainda quais são as formas de anúncios que podem ser criados no Facebook Messenger Ads (Mensagens patrocinadas e Cliques para o Messenger) e mostrei o passo a passo de como criar cada um deles.

E você, já usa essa forma de anúncios na sua estratégia de marketing? Me conta aqui nos comentários.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)