Extensões de anúncio: o recurso gratuito do Google para aumentar as suas conversões

Extensões de anúncio do Google Ads: o que são e como usar

Tanto quanto você, o Google está interessado em fazer com que as suas campanhas sejam bem sucedidas. E as extensões de anúncio são a prova disso.

Sabe por quê?

Pois investindo em recursos que melhoram o desempenho das suas campanhas os dois lados saem ganhando. 

Você consegue aumentar o tráfego das suas páginas, oferece um produto ou serviço para pessoas potencialmente interessadas e, consequentemente, atrai novos clientes.

E do lado do Google. Oferecer um serviço de qualidade para anunciantes, empreendedores como você, faz com que essas pessoas continuem investindo mais dinheiro.

Por isso essa plataforma não mede esforços para encontrar novas formas de melhorar o desempenho das suas campanhas.

Isso é fato.

E uma dessas formas, a que eu vou te falar neste artigo, é totalmente gratuita, você não precisa pagar nada a mais para utilizá-la.

A única coisa é que você precisa fazer a sua parte. Ou seja, tem que saber como utilizar o recurso e colocar isso em prática.

E é justamente isso que eu vou te mostrar aqui. Nas próximas linhas você vai ver:

  • o que são as extensões de anúncio;

  • como elas funcionam;

  • por que você deve usá-las;

  • tipos de extensões;

  • e como inseri-las.

E aí, bora lá?!

O que são extensões de anúncio?

O que são extensões de anúncio?

Talvez você já tenha reparado que alguns links patrocinados que aparecem junto com os resultados orgânicos de uma busca têm elementos completamente diferentes uns dos outros.

Há anúncios com a opção de ligar para a empresa, outros já mostram de cara o preço do produto ou, então, existe uma série de links adicionais que te redirecionam para partes específicas de um site.

Tudo isso são extensões de anúncios.

Esse recurso do Google Ads permite que você expanda o seu link patrocinado com informações adicionais relevantes para chamar mais a atenção do seu público e oferecer razões extras para as pessoas clicarem no seu anúncio.

Mas como é que as extensões funcionam na prática? Quanto você precisa pagar por elas? É isso que eu te explico agora.

Como as extensões de anúncio funcionam?

Como as extensões de anúncio funcionam?

Qualquer pessoa que cria uma campanha no Google Ads pode inserir as extensões.

Elas estão disponíveis tanto durante a etapa de configuração do anúncio, quanto depois que ele já está rodando.

Ou seja, se você tem, por exemplo, links patrocinados ativos no momento, pode entrar na sua conta do Ads e fazer essa otimização.

Só que é o seguinte, existem vários tipos de extensão (que eu vou te explicar quais são) e nem todos aparecem quando os seus anúncios são mostrados para usuários.

O Google usa alguns critérios para definir quando as extensões serão exibidas e é sobre isso que eu vou falar agora.

Quando as extensões de anúncio são exibidas?

A seleção de quais e quando as extensões vão aparecer é baseada na busca individual de cada usuário do Google.

A ferramenta só exibe esse recurso quando for provável que ele vá ajudar a pessoa que está pesquisando e também melhore o desempenho do seu anúncio.

Além disso, outros dois fatores que impactam diretamente na exposição ou não de extensões é a posição e o índice de qualidade do seu anúncio.

Por exemplo, links patrocinados que estão mais próximos do topo geralmente mostram mais informações adicionais do que os que estão mais próximos do rodapé da página.

Então, não adianta muito você incluir diversas extensões se a qualidade da sua campanha não é boa.

Ou seja, se ela não está alinhada com o seu público-alvo, se a landing page para onde o usuário é redirecionado após clicar no link não respeita as políticas do Google…

Caso você acrescente extensões e elas não estejam sendo exibidas, avalie como está o índice de qualidade da sua campanha e quais são as otimizações que você pode fazer para melhorá-lo.

Mas e…

Quanto custa para adicionar extensões de anúncio?

Como eu te falei no início deste artigo, esse é um recurso 100% gratuito. Você não paga nada a mais para utilizá-lo.

O que é um grande favor que o Google faz pelo seu negócio.

Pois além de exibir informações adicionais para aumentar o desempenho do seu anúncio, ele ainda não cobra nada a mais por isso.

A única coisa é que você vai pagar pelo clique na extensão normalmente, da mesma forma que aconteceria com o clique no título ou URL do anúncio. 

O CPC (custo por clique) dos dois é igual.

Agora, além de esse ser um recurso gratuito, esse não é o único motivo pelo qual você deveria utilizá-lo.

Por que você deve usar as extensões de anúncios?

Por que você deve usar as extensões de anúncios?

As extensões de anúncio acrescentam informações adicionais, o que faz com que o link patrocinado com esse recurso ativo ocupe uma porção maior da página.

Olha só a diferença de tamanho dessas três campanhas:

Por que você deve usar as extensões de anúncios?

Isso aumenta a visibilidade do anúncio, pois além de estar em uma posição de destaque, ele também chama a atenção com informações extras.

Geralmente, a consequência disso é um aumento na taxa de cliques em vários pontos percentuais, como o próprio Google afirma.

Ou seja, você consegue atrair mais visitantes para a sua página e o resultado pode ser um número de conversões maior do que você já tem.

Ficou curioso para descobrir como incluir esse recurso nos seus anúncios? 

Segura aí, porque primeiro eu preciso te explicar quais são os…

Tipos de extensões de anúncio do Google Ads

Tipos de extensões de anúncio do Google Ads

Existem dois tipos gerais de extensões: as manuais e as automáticas.

As manuais são aquelas você mesmo precisa entrar na sua conta do Google Ads, adicionar e fazer todas as configurações.

Já as automáticas são as que o Google cria com base nas informações do seu anúncio e da sua página, quando há a probabilidade disso aumentar o desempenho do seu anúncio.

Ou seja, não é sempre que elas serão incluídas automaticamente.

Nas próximas linhas, primeiro, eu vou te explicar exatamente para que serve cada uma das extensões e depois eu vou te dar uma lista das que podem ser adicionadas automaticamente.

Olha só:

#1 Extensões de local

Se o seu objetivo com um anúncio é atrair clientes até a sua loja física, essa extensão é ideal para você.

Ela exibe o endereço, mapa ou a distância de onde a pessoa está até a sua loja, de acordo com o tipo de dispositivo que ela está usando para fazer a pesquisa (computador ou celular).

Além disso, ao clicar na extensão o usuário é levado para uma página com detalhes como horário de funcionamento e telefone.

Nos computadores, ela aparece dessa forma:

Extensões de local

#2 Extensões de local de afiliados

A extensão de local é ideal para quando você mesmo vende o seu produto. 

Agora, caso você só produza e distribua para outros negócios fazer a revenda, aí deve usar a extensão de local de afiliados.

Por exemplo, eu tenho uma amiga que faz roupas para academia, só que a marca dela não atende varejo.

O que ela tem são parcerias com lojas que de roupas esportivas, onde os produtos dela são revendidos.

Em casos assim, quando a extensão de local de afiliado está ativada, as pessoas encontram junto com o anúncio o endereço ou mapa (depende do tipo de dispositivo) da loja mais próxima que vende o produto.

#3 Extensões de frase de destaque

Esse tipo de extensão serve para destacar os pontos fortes da sua empresa, oferta ou produto em poucas palavras como, por exemplo, “frete grátis”, “atendimento ao cliente 24 horas”.

As frases são separadas por pontos e exibidas em uma única linha em computadores, como na imagem abaixo:

Extensões de frase de destaque

E em smartphones e tablets, elas aparecem divididas por parágrafos.

Você pode colocar até 10 frases de destaque e a quantidade exibida vai depender de fatores como o navegador e o dispositivo utilizado.

Além disso, é possível configurar quais são as datas, dias da semana ou horários que as frases em destaque aparecerão.

#4 Extensões de chamada

Eu não sei se você sabe, mas tentar incluir um número de telefone no texto do seu anúncio pode fazer com que ele seja bloqueado.

Então, se um dos seus objetivos é que os potenciais clientes entrem em contato com o seu negócio, você deve usar as extensões de chamada.

Elas exibem o número de telefone da sua empresa quando o acesso é feito de computadores ou um botão para realizar uma ligação se o usuário está em um smartphone.

Além disso, você pode definir os horários em que a extensão ficará ativa, para que as pessoas possam entrar em contato apenas durante o horário de funcionamento do seu negócio ou enquanto houver gente disponível para atender.

E uma coisa que você precisa saber é que quando alguém clica no botão e realiza uma chamada é equivalente a um clique, então, o CPC é cobrado normalmente.

#5 Extensões de mensagem

Outra forma de possibilitar o contato de potenciais clientes com o seu negócio é através das extensões de mensagem.

Esse tipo funciona exclusivamente em celulares, porque quando o usuário clica no botão de enviar uma mensagem, automaticamente o aplicativo de SMS se abre com um texto criado previamente por você.

O usuário só precisará clicar no botão de enviar para iniciar o contato.

Além disso, você também pode definir uma mensagem padrão de resposta que será enviada para quem te mandar um SMS.

Uma das vantagens dessa extensão é que você pode configurar como será o recebimento: em um celular da sua empresa ou por e-mail.

Se você optar pela segunda opção, o Google Ads disponibiliza um número para onde as pessoas enviam o SMS e encaminha tudo para a sua caixa de entrada.

Quando você responder o e-mail, ele é convertido em mensagem de texto e enviado para o celular da pessoa que entrou em contato com você.

Assim como a extensão de chamada, o clique no botão de mensagem é cobrado com o CPC normal do anúncio.

#6 Extensões de sitelinks

As extensões de sitelinks servem para oferecer opções de páginas ou seções específicas do seu site para o usuário acessar.

Assim, quem se interessou pelo seu anúncio pode ir direto para a informação que gostaria de saber.

Elas são exibidas dessa forma no computador:

Extensões de sitelinks

Para que os seus sitelinks apareçam junto com o seu anúncio, além de ele ter que respeitar aquelas condições que eu já te expliquei neste artigo, você também precisa ter pelo menos duas extensões desse tipo configuradas.

Ou seja, você precisa definir no mínimo duas opções de páginas além da landing page do seu link patrocinado.

Outra coisa é que você pode configurar as datas, dias da semana ou horários em que a extensão ficará ativa.

E vale lembrar também que o clique em qualquer um dos sitelinks conta normalmente para fins de cobrança de CPC.

#7 Extensões de snippets estruturados 

Também conhecidas como fragmentos estruturados, as extensões desse tipo têm essa aparência:

Extensões de snippets estruturados

E funcionam da seguinte forma.

O Google Ads tem uma lista de cabeçalhos predefinidos, como “marcas”, “cursos”, “destinos” e “serviços”, que você pode escolher e incluir itens relacionados que o seu negócio oferece.

Por exemplo, imagine que você tenha um negócio do nicho de alimentação e emagrecimento e venda cursos online sobre o assunto.

Você poderia usar o cabeçalho “cursos” e incluir itens como jejum intermitente, dieta cetogênica, nutrição para emagrecimento, DNA do emagrecimento.

É importante, na hora de definir o cabeçalho e os itens, tomar cuidado para que eles estejam relacionados e pertençam à mesma categoria, pois caso o contrário a sua extensão pode ser reprovada pelo Google.

Além disso, é a própria plataforma de anúncio que decide se e quais cabeçalhos serão exibidos.

Por isso o ideal é que você coloque o máximo de cabeçalhos possíveis que forem relevantes para o seu negócio.

Assim terá mais chances de o Google encontrar algo que se encaixe com a pesquisa do usuário.

#8 Extensões de preço

Se o seu objetivo principal é a venda de um produto ou serviço, as extensões de preço podem ser exatamente o que você precisa para aumentar o número de conversões do seu anúncio.

Elas aparecem da seguinte forma no computador:

Extensões de preço

Como o preço, a marca e a descrição do produto já estão à mostra, geralmente, quem clica é alguém que está nos estágios finais da jornada do cliente e mais propenso a fazer a compra.

Ou seja, as chances são que ou a pessoa vai se tornar um cliente, ou ela quer saber mais detalhes como formas de pagamento e detalhes do produto ou serviço antes de tomar uma decisão. 

Você pode inserir até 8 cartões, ou seja, 8 produtos ou serviços por extensão e quando alguém clicar sobre eles será redirecionado direto para a página específica do que você está vendendo.

#9 Extensões de aplicativo

Se além de divulgar o seu negócio ou oferta, você também quer estimular o download do seu aplicativo, esse tipo de extensão está aqui justamente para isso.

Detalhe importante: ela não é voltada para campanhas com objetivo principal de download de aplicativo, para isso tem uma configuração de meta específica que você deve fazer.

Essa extensão existe para você dar a opção do usuário se conectar com você por meio do seu site ou usando um app.

Uma das coisas mais interessantes é que o Google tem um sistema de detecção inteligente. Então, ele envia o usuário que clicar, diretamente, para a loja de aplicativos do sistema operacional do celular ou tablet dele.

E caso você não tenha configurado uma extensão para a App Store específica do dispositivo da pessoa, seu anúncio não exibirá essa informação adicional.

Então, não corre o risco de o usuário se decepcionar por clicar em um link que vai levá-lo para algo que está indisponível.

Ah, e essa extensão é exibida assim:

Extensões de aplicativo

#10 Extensões de promoção

Como o próprio nome já diz, esse tipo de extensão serve para destacar as promoções que estão acontecendo no seu negócio.

O Google tem uma lista de eventos especiais, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, que ficam ativos em períodos específicos durante o ano e você pode criar ofertas para eles.

Na hora de configurar a extensão, você seleciona se quer mostrar o valor monetário ou em percentual do desconto e pode incluir os requisitos da promoção como o uso de cupom ou limite de mínimo de pedido.

O resultado final é algo semelhante a esse exemplo:

Extensões de promoção

#11 Extensões de formulário de lead (Beta)

Essa última extensão ainda está em fase de testes, então, pode ser que o Google a mantenha ou decida removê-la da plataforma.

Mas ainda assim vale a menção dela aqui, pois pode ser que se torne algo definitivo.

O formulário de leads funciona da seguinte forma. 

Você configura uma CTA (chamada para ação) de acordo com as opções que o Ads oferece. Algumas delas são: saiba mais, solicite um orçamento, inscreva-se.

Extensões de formulário de lead

E quando o usuário clicar, abrirá um formulário onde ele poderá deixar dados de contato, como e-mail e número de telefone para se tornar uma lead.

O Google Ads armazena essas informações apenas por 30 dias. Então, é importante que frequentemente você entre na sua conta e faça o download delas.

Depois de saber mais sobre todos os tipos, chegou a hora de ver…

Quais são as extensões de anúncio automáticas?

Como eu te falei, algumas extensões você obrigatoriamente precisa configurar manualmente para que elas sejam ativadas.

Já outras o Google Ads pode fazer automaticamente por você caso a plataforma entenda que isso provavelmente aumentará o desempenho do seu anúncio.

Os tipos de extensões automáticas são:

  • chamada;

  • mensagens;

  • sitelink;

  • snippets estruturados;

  • local;

  • frases de destaque;

  • e classificação do vendedor.

Essa última não é possível configurar manualmente. 

O que acontece é que o Google agrega avaliações de fontes confiáveis sobre as empresas e exibe uma classificação de até 5 estrelas, quando a marca tem pelo menos uma nota de 3,5.

Essa extensão aparece da seguinte forma junto com o seu anúncio:

classificação do vendedor

Como inserir extensões de anúncios do Google Ads

Como inserir extensões de anúncios do Google Ads

Agora que você já conhece todos os tipos de extensões disponíveis no Google Ads e sabe quais são as que a plataforma pode acrescentar nos seus anúncios automaticamente, eu vou te explicar o passo a passo para inserir manualmente.

É um processo bem simples.

A primeira coisa que você precisa fazer, antes mesmo de abrir o Google Ads, é decidir quais são as extensões relevantes para a sua meta.

Pense nas informações adicionais que vão ajudar o usuário a decidir comprar um produto ou serviço ou entrar em contato com a sua empresa.

Depois que você definir isso, é hora de abrir sua conta no Google Ads para colocar a mão na massa.

Passo 1 – Selecione a campanha ou grupo de anúncios que você quer adicionar à extensão

Você pode adicionar extensões a nível de conta, campanha ou conjunto de anúncios. 

Isso significa que se você colocar, por exemplo, uma extensão de chamada a nível de conta, vai afetar todas as suas campanhas e conjuntos de anúncios.

Se for a nível de campanha, todos os conjuntos de anúncios que fizerem parte dela receberão a extensão.

Se houver o mesmo tipo em níveis diferentes, o Google escolhe aquele que é mais específico.

Ou seja, se tiver uma extensão de mensagem para a campanha e uma para o conjunto de anúncios, será exibida a do conjunto de anúncios.

Ao entrar no Ads, você deve escolher a campanha ou o conjunto de anúncios onde gostaria de acrescentar informações adicionais clicando sobre ele.

Passo 2 – Clique em anúncios e extensões

No menu lateral esquerdo, clique na opção Anúncios e extensões.

Clique em anúncios e extensões

A tela que abrirá é dividida em três abas: anúncios, extensões e extensões automáticas.

Clique em anúncios e extensões

Na parte de extensões automáticas, você pode ver quais são as que o Google ativou nos seus anúncios e também é possível excluir alguma delas se não for do seu interesse manter.

Mas já que o foco aqui é explicar como inserir as manuais, você deve clicar sobre a aba Extensões.

Passo 3 – Adicione e configure a extensão

Clique sobre o + que aparece logo abaixo das opções de abas.

Adicione e configure a extensão

E selecione o tipo de extensão que você quer adicionar.

Depois é só preencher as informações que o Google pede de acordo com o tipo que você escolheu e clicar em Salvar.

Pronto! Agora é esperar a aprovação para que a sua nova extensão possa ser exibida junto com as suas campanhas. 😀 

O que acontece depois que um potencial cliente clica no seu anúncio?

O que acontece depois que um potencial cliente clica no seu anúncio?

Até aqui você viu como chamar a atenção de potenciais clientes com informações adicionais para aumentar as chances de conquistar mais cliques para os seus anúncios.

Só que tão importante quanto ter uma taxa de cliques elevadas, é o que acontece depois que o usuário toma a ação.

Para qual página ele é redirecionado?

O lugar ideal é uma landing page completamente otimizada para a conversão que você deseja, seja ela uma venda ou a captura de leads.

Não sabe como criar esse tipo de página?

Com o Klickpages, você só precisa seguir esses 3 passos para ter uma landing page publicada e pronta para receber milhares de visitantes:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  2. Divirta-se customizando a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que você não queira.

  3. Publique: com tudo pronto é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Extensões de Anúncio - Conclusão

Neste artigo, você viu por que as extensões de anúncio são a prova de que o Google está tão interessado quanto você em melhorar o desempenho das suas campanhas.

Esse recurso serve para acrescentar informações extras aos seus anúncios com o intuito de chamar mais a atenção de potenciais clientes e, assim, conquistar mais cliques.

As extensões podem ser manuais (você mesmo precisa inserir) ou automáticas (o próprio Google faz isso quando ele acredita que irá melhorar o desempenho da campanha).

Você também viu quais são os 11 tipos de extensões como, por exemplo, de local, de chamada, de promoção e aplicativo.

E, por fim, eu te mostrei o passo a passo para utilizar este recurso.

Você já tinha ouvido falar nas extensões de anúncio? O que achou deste artigo? Me conta aqui nos comentários, eu vou adorar saber! 😉 

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Sobre o Autor

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Sou especialista em SEO, tráfego orgânico e informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.