Exemplos de Newsletters: como aumentar as chances do seu conteúdo ser visto

Exemplos de Newsletters: como aumentar as chances do seu conteúdo ser visto

Um bom exemplo de newsletter não é apenas sobre entregar conteúdo, é pensar em como você vai fazer isso sem precisar que o cliente sempre vá atrás de você.

Eu não sei como você entrega o seu conteúdo. Se é no Facebook, no Youtube, no Instagram ou apenas no blog da sua empresa.

O que sei é que simplesmente postar um conteúdo não é garantia que ele vai ser entregue para toda a sua audiência.

Isso porque cada mídia social tem uma forma diferente de distribuir os conteúdos. O que significa que nem sempre o seu público está vendo as suas publicações.   

Ou seja, você precisa focar em como vai entregar a informação para o seu potencial cliente.

Pois a ideia é aumentar as chances de você saber se o seu público realmente recebeu o seu conteúdo.  

E uma das formas mais eficazes de fazer isso é criando uma newsletter.

Já que com ela você pode oferecer o seu conteúdo de forma mais direta e, assim, ficar mais próximo do seu público.

Uma boa newsletter vai te ajudar a entregar o seu conteúdo de forma organizada e sem dar a chance do seu potencial cliente te esquecer.

Afinal, ela vai ser enviada periodicamente, ou seja, seu público não precisa lembrar de acessar o site ou blog da sua marca em busca de novos conteúdos.

É só abrir o e-mail e a informação estará lá. Não tem desculpas para não ver.

Então, se você quer saber exatamente como criar a sua newsletter, continua comigo que vou te mostrar 12 ideias incríveis para você se inspirar.

Mas antes, deixa eu te explicar o que de fato é uma newsletter.

Vamos lá?

O que é uma newsletter?

O que é uma newsletter?

Newsletter é um boletim informativo enviado por email para um grupo de pessoas interessadas no seu conteúdo.

Vou te explicar.

Lembra quando era muito comum fazer assinatura de jornal ou revista?

Pois é, a newsletter funciona mais ou menos desse jeito. A diferença é que, na maioria das vezes, não precisa pagar nada para ter acesso.

É só o visitante se cadastrar para receber o conteúdo e esperar os emails chegarem periodicamente na caixa de entrada.

Dessa forma, você oferece conteúdo de valor para o destinatário e gera tráfego de email marketing para o site ou blog da empresa.

E agora que você já sabe o que é uma newsletter, vou te mostrar 12 exemplos que vão servir de inspiração para você criar ou melhorar a sua.

12 exemplos de newsletters para inspirar o seu negócio

12 exemplos de newsletters para inspirar o seu negócio

A newsletter é uma das melhores formas de ficar mais perto do seu cliente e levá-lo para consumir o seu conteúdo.

E isso é tão bom que você pode virar referência para ele e, consequentemente, gerar mais vendas.

Por isso, agora vou te mostrar 12 exemplos incríveis para te inspirar a criar uma excelente newsletter para o seu negócio.

#1 Curadoria de conteúdo

Uma newsletter de curadoria de conteúdo é quando você entrega no email dos assinantes um compilado de artigos ou vídeos postados recentemente ou que você escolheu como os melhores da semana.  

A ideia é simples: você joga as informações mais interessantes e, em seguida, conduz a pessoa a finalizar a leitura no site ou no blog da empresa.  

É bem provável que você já tenha visto esse exemplo de newsletter no seu email, mas vou te mostrar uma que pode servir de inspiração para o seu negócio, dá uma olhada:

Curadoria de conteúdo

Essa newsletter do HubSpot Blog, por exemplo, é uma coleção dos melhores e mais recentes artigos da empresa.

O diferencial aqui é que, entre as publicações, eles colocam um quiz cuja resposta está no final do email. Assim, induz o leitor a ver todo o conteúdo antes de olhar a resposta.

quiz com resposta no final do email

Outra coisa legal é que além dos links tradicionais para gerenciar as preferências e cancelar a inscrição, eles pedem a opinião dos leitores por meio de emojis.

Assim, se o assinante quiser dar um feedback é só clicar em uma das carinhas para abrir uma caixa para responder o email.

#2 Curadoria de notícias

Muito parecida com a newsletter de curadoria de conteúdo, esse exemplo é para aquelas empresas que possuem um portal de notícias ou querem selecionar matérias importantes para os seus assinantes.

A diferença é que os resumos das notícias são bem maiores do que na curadoria de conteúdo.

Isso porque a intenção é passar toda a informação para o leitor sem ele precisar sair do email.

Mas isso não quer dizer que você não possa colocar links internos ou externos no conteúdo. Dá uma olhada na newsletter do Meio:

Curadoria de notícias

Ou seja, você pode colocar links para redirecionar o leitor para o site de origem ou levá-lo até o portal de notícias da sua empresa.

#3 Uma boa história

Imagine que você está assistindo um filme que começa contando a história de um homem que foi abandonado pela esposa e precisa criar sozinho o filho de 5 anos.

Ele tenta ser vendedor de porta em porta, mas quando vê um engravatado em uma Ferrari decide que quer trabalhar na bolsa de valores.

No entanto, o estágio era não remunerado e as dívidas só foram acumulando. Até que chega o dia em que ele e o filho são despejados e passam a viver em abrigos, estações de metrô e até banheiros públicos.  

Mas, então, depois de muito trabalho duro, no seu último dia de estágio ele é chamado para conversar com o patrão e recebe a notícia de que vai ser efetivado.

Com os olhos cheios de lágrimas, ele agradece a boa notícia e sai do escritório com o sorriso no rosto.

Ele continua andando nas ruas muito alegre e aí que você percebe que ele está indo abraçar o filho de 5 anos.

Sabe de que filme estou falando? À Procura da Felicidade, um filme que sensibiliza o mundo até hoje.

E sabe por que isso acontece?

Porque ele consegue conectar o telespectador na história ao ponto de fazer ele se envolver emocionalmente.

Eu não sei você sabe, mas o melhor jeito de fazer com que a sua audiência preste atenção em você, ou melhor, de fazer com que eles se conectem com você é contando uma história.

Pois esse é um dos melhores gatilhos mentais do marketing digital.

Funciona assim: quando conta uma história, você ativa alguns neurônios no cérebro do leitor que faz com que você se conecte com ele e ative emoções que, consequentemente, podem inspirá-lo a tomar uma ação.

Seja chorar, tomar uma atitude de mudança, comprar um produto ou contratar um serviço.

E isso você pode fazer na sua newsletter também. Saca só como a Empiricus faz:

Uma boa história

Note que o assunto é bem complexo, mas eles conseguem repassar a informação de maneira clara usando histórias.

#4 Curso Gratuito

Isso mesmo. Você pode dar um curso gratuito para os seus leitores por meio de newsletters.

Não precisa ser nada aprofundado, com muitas informações ou um certificado no final.

A ideia é passar um conteúdo com muito valor agregado que fale do seu produto ou serviço sem necessariamente vender.

A EF English Live, por exemplo, manda lições diárias em inglês para todos aqueles que assinaram a newsletter.

Curso Gratuito

Essa interação mantém o leitor sempre atento às novidades e pode gerar futuras vendas para a empresa.

Pois você oferece uma pequena amostra do que o potencial cliente pode ter se contratar o seu serviço.

Sendo assim, a grande sacada é que quanto mais conteúdo gratuito, mais audiência e mais vendas.

#5 Previsibilidade

Imagine comigo a seguinte situação: você é um adolescente no auge das assinaturas de revistas de carros, culinária, dicas para garotas, etc…

Um certo dia você está passando perto de uma banca de jornal e vê uma que tem na capa o melhor carro do ano.

Você adora esse assunto e começa a folhear a revista. No entanto, o cara da banca fala que para ver a revista toda você vai ter que comprar.

Sendo assim, no próximo mês você junta uma grana e compra sua primeira revista de carros.

A ansiedade para saber mais sobre aquele assunto é grande, então você entra no seu quarto e em um único dia lê todas as matérias.

No entanto, você sente que aquela leitura não foi o suficiente.

Você precisa saber mais sobre como funcionam os motores, quais as novas tecnologias do momento, o que fazer para ter o primeiro carro com 18 anos.

E aí você decide que vai comprar outra revista. O problema é que você vai ter que esperar o próximo mês para ler outra edição.

Então, mesmo falando sobre o mesmo assunto, no próximo mês você compra uma revista, no outro mês mais uma, no outro mais uma e aí assim vai.

Você deve estar se perguntando: mas o que faz alguém comprar todo mês uma revista que sempre fala do mesmo assunto?

Por causa da previsibilidade. Você pode até saber o que vai ter em cada edição, mas os assuntos sempre serão tratados de forma distinta.

E isso não é muito diferente do que acontece nesse exemplo de newsletter. Dá uma olhada no boletim informativo da Perestroika:

Previsibilidade

A newsletter é enviada uma vez por semana e possui seções bem definidas que ajudam na previsibilidade.

Além disso, ela tem um nome próprio (O Spam) e um design pessoal que cria uma identidade exclusiva, assim como nas revistas.

#6 Produto ou serviço

Me responda uma coisa: como fazer uma newsletter de um produto ou serviço sem apresentar ofertas?

Simples: você pode falar dos benefícios do que você está vendendo sem, necessariamente, anunciar uma venda.

E com isso quero dizer que é só você descobrir a dor do seu cliente e trabalhar a newsletter em cima do que você pode resolver.

Vou te explicar.

Se a dor do seu cliente é “não consegui cantar” e você tem um curso de canto, pode criar uma newsletter falando sobre as técnicas que você usa no seu curso.

Para ficar mais claro, dá uma olha na newsletter do Canva:

 Produto ou serviço

Nesta newsletter a empresa apresenta os benefícios do Canva for Work falando sobre as preocupações do leitor e logo em seguida apresentando uma solução.  

Assim, o email não só oferece informações valiosas para os leitores, como também ajuda a fortalecer a imagem da empresa.

#7 Personalidade

Você já teve vontade de ficar horas conversando com aquela personalidade que você admira?

Ou pelo menos saber o que se passa na cabeça dela?

Pois é. Os seus leitores podem ter essa mesma vontade e você pode tornar isso possível com a newsletter de personalidade.

Esse é um formato onde uma personalidade daquele nicho manda para seus assinantes textos de interesse pessoal, uma reflexão, indicações, etc. Sempre seguindo a periodicidade característica das newsletters.

A ideia aqui é criar uma newsletter que o leitor fique próximo da personalidade para saber o que ele pensa, o que ele gosta, essas coisas.

É o que Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing, faz na sua newsletter. Dá uma olhada:

Personalidade

Nessa newsletter os leitores recebem todos os dias um pequeno texto com os pensamentos do profissional.

Agora, dá uma olhada na newsletter do Austin Kleon, autor do livro “Roube como um Artista”:

Austin Kleon, autor do livro “Roube como um Artista”:

Ele manda toda sexta-feira uma lista com as 10 coisas que ele acha que vale a pena compartilhar.

Ou seja, não há uma regra bem definida.

O importante é ser um conteúdo autêntico, pois esse exemplo de newsletter é excelente para você ficar mais próximo da sua audiência e compartilhar conteúdos valiosos.

#8 Com conteúdo no próprio email

Esse não é um exemplo de newsletter muito comum, mas o objetivo é bem simples: fornecer valor com conteúdo diretamente no email, ou seja, sem direcionar o leitor para outro lugar.

É como se fosse um artigo de blog dentro da caixa de entrada do assinante. A publicação possui um título bem definido e subtítulos claros para dividir o conteúdo e facilitar a leitura.

Quem faz isso muito bem é o Ben Collins no seu blog sobre planilhas do Google. Veja só:  

 Com conteúdo no próprio email

Aqui eu não consegui te mostrar o email todo, mas no corpo do texto tem apenas alguns CTAs incentivando o leitor a visitar o site dele.

Além disso, ele também pede para o leitor encaminhar o email para algum amigo que ele acha que possa se interessar pelo conteúdo.

Assim, ele consegue aumentar o acesso orgânico enquanto constrói confiança e autoridade com seus leitores.

#9 Conteúdo personalizado

Uma newsletter de conteúdo personalizado não é apenas colocar o nome do leitor no email.

Você pode ir muito mais além e desenvolver conteúdos que sejam a cara da sua audiência conforme as preferências de cada um.

É como a Netflix faz para te indicar séries e filmes conforme o que você já assistiu.

Conteúdo personalizado

Genial, não é?

E é totalmente possível fazer isso mesmo que você não seja uma empresa tão grande quanto a Netflix.

É só você pedir para os seus leitores responderem quais assuntos eles mais se interessam e enviar uma newsletter apenas com conteúdo daquele tema.

#10 Interativa

Uma newsletter interativa é onde você pode manter um diálogo mais descontraído com o seu leitor.

Ele é mais divertido do que um email padrão e convida o leitor ao engajamento, pois permite que os destinatários realizem uma ação fora da mensagem.

Como, por exemplo, responder uma enquete ou ser direcionado para o site assim que clicar na imagem.

O legal é que você não precisa fazer algo muito difícil de executar. Você pode, por exemplo, fazer um gif para promover uma novidade assim como a Domino’s fez:

Interativa

Ou você pode criar questionários, enquetes, pesquisas, usar galeria de fotos, vídeos, etc.

A ideia é aumentar o envolvimento dos leitores com uma abordagem mais atrativa e dinâmica.  

#11 Boas imagens

Sabe aquela frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”?

Aqui nesse exemplo de newsletter é exatamente o que vou te mostrar. Dá uma olhada:

Boas imagens

Nessa newsletter do Bon Appetit eles separaram imagens chamativas e acrescentaram apenas três linhas sobre cada artigo.

Isso porque a ideia é fisgar o leitor através das imagens e levá-lo a consumir o conteúdo completo no site ou blog da empresa.

Afinal, usando imagens na sua newsletter você tem mais chances do seu conteúdo ser visto e consumido.

Pois as pessoas lembram de 80% do que veem, mas recordam apenas 20% das leituras que fazem.

Isso porque o nosso cérebro processa 60 mil vezes mais rápido uma imagem do que um texto.

Ou seja, exige menos esforço e menos tempo para interpretar uma informação.

Então, se você tem um ótimo acervo de imagens pode perfeitamente economizar nas palavras e fazer uma colagem de fotos e, se precisar, acrescentar pequenos textos.

#12 Menos pode ser mais

Se você é daquelas pessoas que prefere uma newsletter com configuração mais simples esse é o exemplo ideal para você.

Aqui o foco não é design bem arrojado, mas sim entregar um conteúdo que parece com um email que seu amigo te enviaria.

Por exemplo, aqui no blog do KP, a gente pega os últimos quatro artigos publicados no site e vê um tema em comum entre todos.

Depois a gente escreve uma pequena introdução e leva o leitor a continuar com a gente nos artigos do blog.

Veja só:

 Menos pode ser mais

A newsletter não tem design, mas consegue levar o leitor até as publicações da semana de forma muito natural. Sacou?

Agora que você já sabe quais formatos você pode usar, dá uma olhada nas dicas incríveis que separei para você fazer uma newsletter de sucesso.  

As 13 melhores dicas para criar uma newsletter de sucesso

As 13 melhores dicas para criar uma newsletter de sucesso

Se você se der ao trabalho de pesquisar por aí, vai ver que tem uma galera que apenas joga exemplos de newsletter no artigo sem se preocupar com o contexto.

No entanto, apenas ver algumas estruturas e designs não vai te ajudar a criar a sua própria newsletter se você não souber em qual contexto usar.

E, por isso, vou te mostrar agora algumas informações que você tem que ficar de olho na hora de criar a sua newsletter.  

Vem comigo?

Dica 1: Conheça a sua persona

Se você acompanha o blog há algum tempo já sabe que a primeira coisa que você deve fazer antes de pensar em qualquer estratégia de marketing digital é definir a sua persona.

Caso você ainda não saiba o que é, eu te explico.

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal entre todos aqueles clientes que constituem o seu público-alvo.

Ou seja, não é apenas uma descrição do seu cliente. É um perfil completo com informações necessárias que vão te ajudar a manter uma relação com o seu público. 

E vai muito além da descrição de dados demográficos (idade, sexo e profissão), é um perfil que envolve saber como é a rotina do seu potencial cliente, quais as dores e preocupações, quais os objetivos e por quem ele é influenciado.

Sendo assim, esse mapeamento é uma das primeiras coisas que você deve ter em mãos.

Porque se você não sabe que a sua persona não vê email antes das 10h da manhã, por exemplo, você pode acabar enviando a newsletter em um horário que não tenha tanta abertura, atrapalhando, assim, a sua estratégia.  

Portanto, é fundamental você saber quem é a sua persona para direcionar uma newsletter de acordo com as preferências dela.

Agora, se você quer saber mais sobre como definir a sua persona, aqui no blog tem um artigo que te mostra como você pode fazer isso.

Dica 2: Crie assuntos atraentes

O assunto do email é um fator decisivo para o leitor abrir ou não a sua newsletter. E eu vou te provar isso.  

Imagine que a sua caixa de email está lotada às 10h40 da manhã. Você dá uma olhada rápida e se depara com dois assuntos:

  1. Quatro novos artigos no blog do KP;

  2. É assim que você sabe se está olhando na direção certa.

Me responda com sinceridade, qual email você abriria? Provavelmente, você escolheria a segunda opção. Sabe por quê?

Porque o assunto é uma das primeiras coisas que te atrai antes de clicar no email.

Ou seja, não vai adiantar nada você fazer uma excelente newsletter se o leitor excluir o email sem nem abrir a mensagem.

Sendo assim, a minha sugestão é você criar o assunto pensando em algo que desperta alguma emoção, mostrar um benefício desejável ou criar uma reação inevitável.

Agora, só fique ligado para não usar palavras que possam ser interpretadas como spam.

Por exemplo: muitos pontos de exclamação, palavras em caixa alta, percentual de desconto, frases com “como ganhar dinheiro” ou “como fazer dinheiro”, etc.

Dica 3: Use o seu nome ou de um representante da empresa

Você já reparou que as newsletters do KP vêm com o meu nome? Olha só:

Use o seu nome ou de um representante da empresa

Isso não é à toa. A ideia é se destacar no meio de uma avalanche de conteúdos que você recebe.

Afinal, a caixa de email de qualquer pessoa hoje em dia é cheia de promoções, atualizações e coisas do trabalho.

E para conseguir se destacar no meio de tanta informação, o seu nome ou de um representante da empresa pode chamar a atenção daquele leitor que acompanha o seu conteúdo.

Além disso, é uma ótima maneira de ficar mais próximo do seu leitor. Pois o nome faz com que a pessoa sinta que aquele email foi escrito pensando nela.

Diferente de um email com o nome da empresa que dá a sensação que você não está conversando com uma pessoal real.  

Sendo assim, faça um teste.

Você vai perceber que essa pequena alteração pode trazer uma sensação de aproximação com o seu público ou até mesmo aumentar a taxa de abertura dos seus emails.

Pois ao analisar a taxa de abertura, você consegue ver quantos emails foram abertos e verificar se o assunto do email e o horário de envio estão dando certo ou não.

Ah, e se você ainda não assinou a nossa newsletter você pode fazer isso no banner que tem no topo deste artigo. Beleza?

Dica 4: Entregue conteúdos relevantes

Depois de conhecer bem a sua persona fica muito mais fácil entregar conteúdo de valor para a sua audiência.

Você pode, por exemplo, enviar dicas sobre o seu segmento, responder dúvidas em forma de artigo ou mandar um compilado dos melhores artigos da semana.

O importante é você pensar muito bem se o conteúdo que vai enviar é realmente de interesse do seu público.

Para saber isso você tem que conhecer bem a sua persona e entender o que ela procura quando acessa um site um blog do seu nicho de mercado.

Dica 5: Pense na periodicidade

Newsletter não é para você mandar apenas quando tem vontade ou quando surge algo legal. A sua principal característica é justamente possuir uma frequência pré-definida.

Faça alguns testes e descubra com que regularidade você deve mandar os emails para o seus leitores.

Aqui no KP, por exemplo, a newsletter é enviada uma vez por semana porque a minha equipe faz um compilado de todos os artigos que foram publicados no período.

Mas você pode ver o que fica melhor para a sua audiência. Pode ser uma vez por mês, duas vezes na semana, somente aos finais de semana, etc.

Dica 6: Não compre listas de emails

Nunca! Jamais! Em hipótese alguma compre listas de emails.

Eu sei que pode parecer uma facilidade pular a etapa de atrair clientes para montar a sua própria lista, mas no final das contas você só vai estar perdendo dinheiro.

Primeiro porque a maioria esmagadora desses destinatários não está interessada em receber a sua newsletter, já que essa galera não te deu a permissão para entrar em contato com ela.

Consequentemente, isso quer dizer que logo de cara você vai ter vários descadastramentos.

E segundo é que, geralmente, essas listas possuem vários contatos inativos que não servem para nada.

O pior de tudo é se tiver um “spam trap” entre esses emails inativos, que serve como armadilha para pegar emails indesejados e transformar em spam.

Ou seja, se você disparar para esses emails você pode ser interpretado como alguém que está comprando listas ou que não realiza limpezas na sua base de assinantes. Reduzindo, assim, a sua reputação.

Sendo assim, não compre listas de email, pois pode atingir drasticamente a sua taxa de entregabilidade. É essa taxa que mostra se a suas mensagens estão chegando na caixa de entrada do destinatário.

Ou seja, se a taxa de entregabilidade está baixa pode ser que você está violando uma das boas práticas de envio de email, que pode ser uma linha de assunto mal formulada, você não ser considerado relevante para o destinatário, entre outras que devem ser analisadas.  

O ideal é você dedicar um tempo e criar a sua própria lista com pessoas interessadas no seu conteúdo.

Eu expliquei o passo a passo de como criar a sua lista do zero nesse artigo, dá uma olhada.

Dica 7: Saiba qual padrão de cor usar

Se você vai fazer uma newsletter com um design personalizado, uma das primeiras coisas que você deve saber é que existem dois padrões de cor: CMYK e RGB.

O primeiro é recomendado para materiais impressos e o segundo para mídia digital.

No entanto, alguns profissionais acabam não se preocupando com essa distinção e usam as cores no padrão CMYK para mídias digitais.

Isso acaba atrapalhando o resultado final do conteúdo, porque gera alterações na imagem vista no monitor.

Por exemplo: se na sua newsletter sobre dicas de moda tem um fundo vermelho feito em CMYK ele pode ser visto como rosa ou um vermelho escuro porque o padrão de cores usado não foi o próprio para mídia digital (RGB).

Dica 8: Pense nos smartphones e tablets

Pense nos smartphones e tablets

Já se foi o tempo em que as pessoas olhavam email só em computador. Agora, com a praticidade dos celulares e tablets, elas podem ler emails dentro do ônibus, na fila do banco e até na praia.

Isso quer dizer que a sua newsletter também deve ser pensada para se adaptar a qualquer tela sem perder formatação ou conteúdo.

Você pode, por exemplo, pensar no tamanho do assunto do email, criar botões de call to action maiores, utilizar imagens leves e prestar atenção no tamanho da fonte também.

Agora, se você usa uma ferramenta de email marketing é provável que ela tenha um recurso de visualização em dispositivos móveis e isso pode te ajudar a ajustar a sua newsletter para esse formato.

Dica  9: Use CTA’s com moderação

CTA significa call to action, uma expressão em inglês que indica uma “chamada para ação”. Sua função é convidar o leitor a dar um próximo passo que pode ser, por exemplo, clicar em algum link ou encaminhar uma mensagem.

O problema é a falta ou o excesso de CTAs.

Imagine um e-mail com cerca de 10 CTA’s diferentes. Ao invés do leitor realizar uma ação específica, ele pode abandonar a leitura porque está confuso sobre o que deve fazer.

E, por outro lado, sem CTA o seu leitor não vai consumir o seu conteúdo em outro canal e, consequentemente, você pode perder a oportunidade de construir e manter um relacionamento com ele.

Sendo assim, priorize os CTAs que são mais relevantes no momento e deixe claro o que você está sugerindo para o cliente.

Pode ser com um simples “Leia Mais” ou uma frase de impacto linkando para o conteúdo completo.

Dica 10: Evite erros de português

Você não precisa ser um expert da língua portuguesa para escrever seus emails, mas isso não significa deixar passar batido alguns erros de pontuação, concordância ou digitação.

Faça uma, duas e até três revisões se for necessário. Peça para outra pessoa ler ou espere um dia para fazer uma releitura da sua newsletter.  

Assim, você tem grande chances de diminuir os erros de português nos seus emails.

Dica 11: Facilite o cancelamento da assinatura

Cara, não tem coisa mais chata do que você querer cancelar uma assinatura e não encontrar o link para fazer isso.

Pode parecer loucura você mostrar o caminho para o leitor parar de receber os seus emails.  

Mas facilitar o cancelamento da assinatura é essencial para você manter a sua lista sempre atualizada com quem realmente tem interesse no seu conteúdo.

Então, facilite o processo de descadastramento e deixe a opção visível e bastante clara para o leitor. Aqui no KP, por exemplo, vou direto ao ponto. Dá uma olhada:

Caso você não tenha se inscrito nesta lista, clique aqui para remover seu email dessa lista.

Pronto! Sem apelo emocional.

Pois é melhor ter uma lista de emails pequena, ativa e engajada do que acabar sendo marcado como spam e atrapalhar toda a entregabilidade, ou seja, a capacidade dos seus emails chegarem na caixa de entrada dos seus leitores.

Dica 12: Coloque botões de mídias sociais

Se possível, coloque botões para as mídias sociais da sua empresa no rodapé da newsletter.

Pode ser um ícone que direciona para a página do Facebook, por exemplo, ou apenas uma palavra com um link.

Assim, você tem grandes chances de interagir com os seus leitores em outros canais e aumentar o contato com eles.

Dica 13: Faça testes e avalie os resultados

Não tem como saber se a sua newsletter está agradando os seus leitores se você não fizer testes.

Você pode, por exemplo, experimentar dois tipos diferentes de assunto ou disparar o email uma vez pela manhã e outra vez a tarde.

Assim, você pode aproveitar os relatórios oferecidos pelas ferramentas de email marketing e, por exemplo, analisar a taxa de abertura e taxa de cliques.

A taxa de abertura vai te ajudar a identificar o melhor horário para envio e a de cliques quais assuntos que mais chamaram a atenção dos seus leitores.

Gerencie sua newsletter com um bom serviço de email

Gerencie sua newsletter com um bom serviço de email

Agora, que você já viu os 12 exemplos de newsletter que você pode usar no seu negócio você precisa de um bom serviço de email para disparar as campanhas.

Pois assim você consegue passar credibilidade, fornecer mais segurança e elaborar uma boa estratégia de marketing.

Para isso você pode usar o Klicksend, uma ferramenta 100% desenvolvida pela equipe do Klickpages.

Nela você consegue fazer uma segmentação de público muito mais eficiente, garante uma base de contatos mais ativa e você pode contar com um suporte especializado que estará a disposição em carne e osso.

Além disso, o Klicksend é integrado ao Klickpages e você pode criar um landing page para disparar sua newsletter de forma fácil e rápida.

Tudo em um só lugar.

Ou seja, você não vai precisar assinar mil serviços diferentes e pagar mais caro para construir e nutrir sua lista de emails. 😉

Conclusão

Conclusão

No início desse artigo, eu te mostrei 13 dicas para você criar uma newsletter de sucesso.

Agora você tem informações valiosas de como planejar e criar um boletim informativo que conquista o seu cliente desde o assunto até o final do email.

Isso porque te mostrei que o título da newsletter é uma das primeiras coisas que atrai o leitor e que os botões de mídias sociais no rodapé são ótimos para interagir com seu público em outros canais.

Além disso, te mostrei 12 exemplos de newsletter que vão te inspirar a criar ou modificar a estrutura do seu email.

Você viu que pode ter um design bem arrojado ou fazer um conteúdo de qualidade sem uma configuração muito elaborada.

Tudo vai depender da sua persona e de como a sua newsletter vai fazer parte da identidade da sua marca.

Bom, agora é com você. Me conta nos comentários o que você achou do conteúdo e qual exemplo você vai colocar em prática. Beleza? 😉  

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Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

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