Exemplos de landing pages: as 15 mais criativas e matadoras da internet

Landing Page é um fator decisivo para o sucesso do seu negócio digital. Se você ainda não tem, é provável que o seu concorrente esteja comemorando os resultados.

Já conversamos aqui no blog sobre o guia completo que ensina o que é landing page, para que serve e por que você precisa tanto dessa ferramenta.

Entre as perguntas mais frequentes que recebo todos os dias, sempre existe uma dúvida sobre a construção de uma Landing Page.

Afinal, qual o melhor modelo?

De fato, combinar todos os elementos possíveis não é tarefa fácil…

Pode parecer que não, mas são detalhes que podem definir se o seu cliente compra ou não com você.

Comparando com o mundo real, imagine que você vai escolher uma escola para o seu filho. Chegando lá, encontra uma decoração esquisita, cores escuras, professores mal encarados. Um retrato bem suspeito pendurado na parede diz: “Entre as 5 melhores do Brasil no Enem”.

Tudo parece difícil de acreditar. E pior: poucos alunos. Acho que você não ficaria por lá muito tempo.

Com a sua página é a mesma coisa. Uma Landing Page criativa, que passa confiança e credibilidade, vai atrair e gerar leads com uma velocidade muito maior.

Este estudo da Webdam aponta que a organização, as imagens e cores, se destacam em primeiro lugar, bem antes de qualquer conteúdo escrito.

Algumas ferramentas disponíveis na internet facilitam a sua vida e reduzem as chances de cometer algum erro.

O Klickpages é uma das melhores opções na criação de Landing Pages, por oferecer vários modelos de alta conversão comprovadamente testados. Ele te permite fazer testes e analisar dados para encontrar o melhor modelo.

Vamos apresentar a partir de agora 15 ótimos exemplos de landing pages de sucesso.

São amostras de empresas pequenas ou grandes, de variados nichos, que alcançaram bons números de conversão.

Com certeza uma delas pode te inspirar.

O que significa Landing Page?

A Landing Page tem um objetivo principal: converter leads. Ela existe para isso e mais nenhuma outra finalidade.

Ela é formada por uma oferta, um formulário e um Call To Action. O importante é que o usuário deixe o e-mail e outras informações em troca de um material atrativo e gratuito.

Por isso que qualquer coisa na página que possa distrair o consumidor deve ser eliminada.

Uma dúvida muito comum que recebo é essa: Porque não mandar todo o tráfego para o meu site? Qual a necessidade de criar uma landing page?

No seu site tem um conjunto de informações gerais, como histórico da sua empresa, mensagens institucionais, serviços prestados.

A Landing Page é uma página mais limpa de elementos visuais, que mostra exatamente o que o consumidor procura. O que se traduz em taxas de conversão bem maiores.

15 landing pages matadoras para você se inspirar e aumentar suas conversões

#1 Uber

 

Um caso clássico.

A Uber é a maior empresa de transporte urbano do mundo, mesmo sem possuir um único carro na frota.

E o negócio dá certo porque motoristas do mundo inteiro se cadastram no aplicativo.

Uma das portas de entrada é essa landing page. Ela funciona porque o benefício é claro. Quem não gostaria de ganhar dinheiro no próprio horário?

Repare que o botão verde “avançar” é um excelente CTA (Call to action). Ele se destaca dos demais, conduzindo o usuário a interagir com a página.

O título é persuasivo, curto e direto. Não existem muitos CTA’s para distrair o usuário, e o único caminho que o usuário pode percorrer é oferecer os dados cadastrais.

#2 Aura Date Academy

O David Tian criou uma empresa especializada em dar conselhos amorosos e dicas para conquistar a pessoa amada.

Digamos que ele é a encarnação de Will Smith no filme “Hitch – Conselheiro Amoroso” na vida real.

David entendeu que para quebrar qualquer resistência em não experimentarem as suas aulas, ofereceu o benefício da aula gratuita.

O “Grátis” (free, em inglês) sempre será uma palavra que enche os nossos olhos. Não por acaso, está com letras maiúsculas, deixando claro o benefício.

O CTA em amarelo se destaca e faz um convite direto para o usuário receber o curso imediatamente.

A palavra “confiança” (confidence) mostra que o empresário sabe os pontos de dor do público. Ser confiante ao falar com uma mulher é um dos problemas dos futuros clientes.

 

#3 Cris Franklin

A Cris Franklin é uma empreendedora que oferece treinamentos para alavancar negócios digitais. E o título da página deixa esse recado bem claro, sem dar voltas.

Mais uma vez, o CTA se destaca em verde, e a frase “Quero Receber” é forte e convida o usuário a dar o próximo passo, gerando leads rapidamente.

Não à toa, a Cris já gerou mais de 2 MILHÕES de leads, e 100 mil pessoas recebem os e-mails dela semanalmente.

#4 Hotjar

O Hotjar é uma ótima ferramenta que revela a interação do usuário com a sua página, e fornece um “mapa de calor” das áreas mais clicadas do site.

A página é simples, ajuda a gerar conversões e foca no teste gratuito do produto.

O vídeo tem pontualmente 1 minuto e explica de maneira rápida as funções do Hotjar. A intenção é convencer – e rápido – o consumidor de comprar.

 

Esta landing page também adotou uma tática muito utilizada: a prova social. Colocar referências de outras pessoas e empresas cria uma relação de confiança.

“Ora, se gigantes do mercado como a Microsoft utilizam, não há riscos para usar no meu negócio”, é o raciocínio que essa prática oferece.

#5 Erico Rocha

Percebeu que o contraste é um segredo valioso em qualquer landing page? Na página do Érico Rocha o laranja do CTA parece que vai saltar da tela.

O benefício é muito claro. Em troca do e-mail, o usuário recebe um livro com todas as estratégias de marketing que o Erico levou anos para aprender.

É sempre bom destacar a importância de uma boa foto.

Especialista em marketing digital, Neil Patel explica: fotos são mais eficazes quando o humor do fotografado tem relação com o a mensagem de marketing que se pretende passar.

A posição de liderança em frente a uma multidão passa a sensação de autoridade e credibilidade. Detalhes que fazem a diferença.

#6 Gerônimo Theml

A promessa é ótima e resolve o problema da maior parte da população. Quem aí não tem problemas para largar a procrastinação e ter mais tempo para aproveitar a vida?

Nesta landing page quero destacar um fator muito importante para a conversão de leads: o formulário com apenas um campo de cadastro.

Uma pesquisa da FormStack mostra que esses formulários tem, em média, 11 campos.

Nesse formato, a taxa de conversão é de 17%.

Agora veja a diferença brutal quando você reduz o número de campos.

Quem reduziu de 11 para 4 opções no formulário aumentou a conversão em 120%, segundo este estudo da QuickSprout.

Assim como nos exemplos #5 e #3, esta landing page foi criada na ferramenta do KlickPages.

#7 KlientBoost

Transmitir praticidade é sempre uma ótima maneira de gerar conversão.

A promessa é sedutora. Em 15 minutos você aprende 7 maneiras monstruosas de aumentar sua performance no Adwords.

O formulário curto também é outro ponto forte.

Outra inspiração desta landing page é que eles aproveitaram uma data comemorativa (Halloween) para elaborar uma página exclusiva, com um design que conversasse com o tema.

#8 Link Fluencer

O LinkFluencer oferece treinamento online para vendas no Linkedin. Eles combinaram várias táticas que são bem interessantes e podem te inspirar.

Novamente, oferece o benefício para gerar leads. No caso, uma bolsa de estudos para receber o mesmo conteúdo que gerou US$ 1,3 milhão no último ano.

A prova social também é usada o tempo inteiro para gerar credibilidade. Depoimentos com fotos de colaboradores e citações de grandes veículos de mídia.

O gatilho da escassez é ativado para convencer o consumidor a interagir. É a lógica do “perdeu para dar valor”, lembra?

A simples frase “as bolsas de estudo são limitadas”, pode ajudar a converter mais leads na sua landing page. Associamos a característica de ser raro a um valor maior.

O CTA em amarelo se destaca e mantém o foco da atenção.

#9 Tesla

Para quem tem um produto físico, esse é um ótimo caso para ficar atento.

A Tesla é uma fabricante de carros elétricos, e fez esta landing page para vender o Tesla S, sedã de luxo da montadora norte-americana.

O Call To Action neste caso acompanha o usuário enquanto ele desce a tela, sempre na parte de baixo e com a cor vermelha em destaque.

Mesmo com a grande quantidade de informações (afinal, você está comprando um carro), o CTA te convida o tempo inteiro a fazer um orçamento ou personalizar o automóvel.

Outra boa sacada da Tesla: se o seu produto faz o cliente economizar, mostre isso.

Uma calculadora interativa aponta quanto você economiza a cada vez que abastece o carro.

Uma dica é fazer uma estimativa de quanto dinheiro o usuário pode guardar por ano se comprar o seu produto.

# 10 SuperCarers

Vídeos são sempre uma opção incrível para a sua landing page.

A SuperCarers oferece um serviço de cuidadores para idosos. O vídeo com depoimentos de avôs e avós sorridentes comunica e passa uma mensagem que toca na emoção do público.

Neil Patel conta neste artigo que um único vídeo foi capaz de aumentar – e muito – a conversão de leads na página dele.

E por que um vídeo é tão poderoso?

Porque a nossa capacidade de atenção média atualmente é de 8,25 segundos, segundo a Statistic Brain. E o número vem caindo.

Agora, para vídeos a situação é diferente.

O mesmo relatório revela que os usuários gastam 2,7 minutos assistindo a um vídeo.

Estudos apontam que um vídeo pode aumentar em até 80% as suas conversões.

# 11 Neil Patel

Este exemplo é uma aula de landing page.

Uma boa promessa que fisga o leitor de primeira.

Neil Patel promete gerar “195,013 visitantes por mês” sem você gastar um dólar sequer em propaganda.

O Call To Action com uma frase de impacto que instiga a interagir. Neil firma o compromisso de oferecer um conteúdo de alta qualidade em troca da sua atenção e do seu e-mail.

A contagem regressiva para o início da aula também ativa o gatilho da escassez, um dos mais poderosos impulsos que podemos ativar no usuário.

Repare que Neil não diz exatamente qual o benefício que ele te oferece. Não informa se é um e-book, um vídeo, ou um webnário (este último era o formato utilizado).

Ele sabe que independente de ser um texto ou um vídeo, as pessoas estão atrás da promessa feita.

Oferecer conteúdo de qualidade é um segredo que nunca vai sair de moda.

# 12 Camila Porto

Nunca esqueça o poder de uma frase muito forte para captar a atenção.

A Camila repete a tática usada por Neil Patel no exemplo acima e promete quintuplicar a venda do usuário.

O Call To Action em laranja salta para fora da tela, indicando o único caminho da página: converter leads.

Ela também optou por dar destaque às garantias de pagamento e segurança do site para realizar operações financeiras. É um sinal de credibilidade para o consumidor mais cético.

Lembra da prova social? É uma ferramenta poderosa no processo de compra.

Pessoas contando histórias reais sobre a efetividade de um produto.

Imagine que você saiu com a sua família para almoçar no domingo. Estão vagando pela cidade há meia hora e ainda não decidiram onde parar.

Então vocês passam por um restaurante lotado. Mesas ocupadas, fila de espera que chega na rua. Garçons correndo de um lado para o outro, estacionamento lotado de carros.

É impossível passar indiferente a essa cena. Todos nós ficamos curiosos para experimentar a comida do restaurante.

Quando uma pessoa decide comprar algo, não é baseado apenas em fatores racionais.

Se um lugar está movimentado e concorrido, a gente presume que é melhor.

Por isso a prova social tem um poder tão grande nas decisões do consumidor.

Uma observação muito importante: o testemunho da sua prova social tem que falar de RESULTADOS.

Você está proibido de colocar depoimentos muito vagos, do tipo: “O produto mudou minha vida, olhei para dentro de mim, me deu uma base para seguir em frente”.

Invista em provas sociais que falem da transformação que o cliente sofreu. Quanto ele vendeu depois de você, qual o retorno de investimento que ele conseguiu.

Cada palavra tem que ser merecida.

# 13 Airbnb

O serviço de hospedagem Airbnb adotou uma maneira criativa de gerar leads na landing page.

Sem o usuário oferecer nada, a página mostra uma estimativa de ganho mensal que você poderia ter se fosse um anfitrião. O valor é baseado na localização do usuário.

O Airbnb entendeu que a melhor forma de quebrar a resistência do usuário é mostrar logo de cara o maior benefício que o usuário terá: ganhar dinheiro.

O Airbnb funciona da seguinte forma: uma pessoa abre as portas da própria casa para receber um desconhecido. Em troca, recebe dinheiro por essa hospedagem.

Como se a sua casa virasse um hotel.

Assim, a landing page busca confortar sobre as principais inseguranças do consumidor. No caso, receber um estranho em casa.

Os textos abordam garantias em dinheiro, seguro de proteção e até que o Airbnb “está ao seu lado em todas as etapas”.

Encontrar esse ponto de dor do seu cliente e atacar essa dúvida ainda na landing page é uma dica que pode salvar o seu negócio.

#14 Bills

Essa empresa financeira dos Estados Unidos apostou em uma landing page interativa.

A barra que permite aumentar ou diminuir o valor do empréstimo em um piscar de olhos passa a sensação de facilidade e rapidez.

Não existe outro caminho que o visitante dessa página pode seguir. Como toda landing page, eles focam apenas na conversão de leads.

O Call To Action em vermelho, no centro da página, conduz o usuário a finalizar a ação.

#15 LandingFolio

 

Esta landing page usa um argumento sempre muito forte: economizar tempo.

O livro promete mais de 200 fórmulas prontas e testadas para criar títulos que vão alavancar as suas vendas. Você não precisaria mais “perder tempo” fazendo essa função.

Ter tempo para fazer outras tarefas, ficar menos sobrecarregado. É uma promessa que funciona com a maioria das pessoas.

Mais uma vez, o poder de um título forte, com uma boa oferta ao usuário.

O CTA em verde-limão se destaca e harmoniza com o restante das cores.

 

Quais as melhores landing pages para a minha empresa?

O que funciona para uma empresa pode não funcionar para a outra.

Por isso, antes de arregaçar as mangas e colocar todos esses exemplos em prática, é importante definir quem é o seu público.

Aqui no blog do Klickpages já falamos sobre o que é e para que serve uma persona.

Esse é um ponto fundamental para gerar leads e atrair clientes.

Você está proibido de criar uma landing page sem antes considerar as personas.

O layout, as imagens, as cores, o título e o CTA precisam se adequar ao que sua persona gosta.

Lembre-se: nada no marketing digital foge aos testes e análise de resultados. Com essas informações em mãos, use-as para aplicar em modelos diferentes.

 

Comece a criar landing pages criativas e matadoras com Klickpages

Ter uma página 100% focada na conversão do seu usuário é uma estratégia que pode alavancar qualquer negócio.

Antes, construir uma página do zero era uma tarefa complicada. Exigia a contratação de uma equipe de programadores e experts que dominavam a linguagem da computação.

A boa notícia é que a internet facilitou bastante essa tarefa.

O Klickpages é a ferramenta ideal para construir uma landing page de alto nível.

Escolha seu modelo: confira as opções de alta conversão comprovada através de testes.

Customize a página: após fazer a escolha, é só editar textos e imagens. Tudo é intuitivo, basta arrastar ou eliminar uma função que não agradar.

Publique: tudo pronto? É só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

 

Conclusão

 

As informações deste artigo vão evitar aquela cena comum da pessoa que fica ansiosa olhando para a tela do computador, na esperança de converter uma lead.

Mesmo que a sua empresa já tenha um site, com todas as informações disponíveis, lembre que a landing page é focada em converter leads e aumentar suas vendas.

Esses exemplos que trouxemos foram aplicados com sucesso por pequenas de diferentes tamanhos.

Do consultor de relacionamentos amorosos à montadora de carros multinacional, todos geraram muitos clientes com essas técnicas.

É importante se inspirar em casos que já deram certo. Você pode aprender muito com quem passou pelas mesmas dificuldades.

Na hora de criar uma landing page criativa, conte com o Klickpages para construir uma estratégia perfeita para o seu negócio.

Se você testar algum desses exemplos, compartilhe com a gente nos comentários!

 

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.