Como aplicar Estratégias de Marketing para multiplicar os dígitos do seu negócio

Estratégias de Marketing: o que são, como fazer em 2018 e exemplos

Você precisa de boas estratégias de marketing, mas como construí-las?

Eis um desafio comum a todo o tipo de negócio, não importa o seu tamanho.

Seja para promoção pessoal ou empresarial, toda campanha depende de ações especialmente pensadas para chegar a um objetivo pré-determinado.

Uma estratégia de marketing digital, por exemplo, aponta o que será feito e em qual canal da internet para alcançar os resultados desejados.

Pode ser uma estratégia de marketing para atrair clientes, quem sabe o foco esteja na reputação e autoridade ou, ainda, uma estratégia de marketing para vendas.

Seja qual for a sua necessidade, uma abordagem organizada é imprescindível.

A esse fator, se soma a proatividade.

Isso significa que, não importa qual imprevisto surgir enquanto seu plano for colocado em prática, haverá uma estratégia prevista para o enfrentamento.

A construção dela indica que você está preparado.

Então, voltamos à nossa pergunta inicial: como fazer dar certo?

Neste artigo, você vai encontrar as respostas.

Além de entender melhor o conceito, vai conferir dicas e exemplos de estratégia de marketing.

Este é um guia para levar suas campanhas aos resultados que tanto almeja.

Boa leitura!

O que é estratégia de marketing?

O que é estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é o processo que permite ao seu proponente se concentrar nos recursos disponíveis e utilizá-los da melhor maneira possível para alcançar os objetivos estabelecidos para o marketing e, assim, obter vantagem sobre os concorrentes.

Como você sabe bem, alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida sem uma estratégia pode ser algo trabalhoso.

O mesmo vale para o marketing.

As estratégias não são uma atividade autônoma, distinta de todos os outros aspectos do negócio.

Pelo contrário, elas são um esforço conjunto que envolve a colaboração de departamentos criativos, financeiros, de vendas e técnicos.

Uma boa estratégia de marketing deve analisar todos os aspectos do seu negócio e combiná-los de forma que aqueles envolvidos direta e indiretamente com ela saibam o que está acontecendo.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que nada começa sem primeiro determinar os objetivos comerciais.

Outro aspecto importante da estratégia é o mix de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Com todas essas informações em mãos, você pode criar seus planos de marketing, especificando o que fará para atingir seus objetivos de curto prazo (aumentar as vendas, atingir mais possíveis clientes, etc.) e de longo prazo (se tornar líder de mercado, expandir a empresa, etc.).

Por que é importante ter uma estratégia?

Por que é importante ter uma estratégia?

Para começar, a estratégia de marketing ajuda a manter todos os departamentos em sintonia.

Assim, a eficiência organizacional melhora, pois todos estão focados no mesmo objetivo.

Mas há muito mais razões para você pensar em estratégias de marketing.

Quer ver só?

A distribuição se torna mais eficiente

Ao traçar suas estratégias, você acaba conhecendo todos os detalhes necessários para otimizar seu processo de vendas.

E isso inclui a definição sobre quem é seu público-alvo, ou qual o preço que você pode cobrar pelo produtos e serviços que oferece, entre outros aspectos relevantes.

A partir daí, passa a contar com dados valiosos para determinar o meio de distribuição mais efetivo.

Por exemplo, se o seu público é majoritariamente formado por jovens, é essencial otimizar seu site e oferecer opções de compra através de celulares e tablets, usando serviços como PayPal e cartões de crédito.

Afinal, fornecer meios de pagamento fáceis é uma ótima maneira de aumentar as vendas e conquistar a fidelidade do cliente.

Posicionar e estabelecer uma imagem da marca

Quem mira a longevidade precisa de boas estratégias de marketing.

Afinal, sem um posicionamento de marca sólido, nenhum negócio consegue se manter bem no mercado por muito tempo.

À medida que você desenvolve essa imagem, sabe em quais plataformas seus anúncios se sairão melhor.

E o que isso significa?

Que poderá alcançar os melhores resultados com um gasto menor.

Otimização das tomadas de decisão

Com o cenário cada vez mais digital, você precisa se reinventar para se manter relevante.

E é aqui que as estratégias de marketing desempenham um papel ainda mais importante.

Pesquisas de mercado e análise de dados usando ferramentas como a análise SWOT ou a matriz BCG são cruciais para obter informações sobre a sua oferta e sobre o seu mercado.

Com esses dados em mãos, os gestores conseguem ter um panorama mais claro sobre aquilo que oferecem.

De quebra, podem tomar decisões mais assertivas, de forma a otimizar todo o negócio, vendendo as soluções certas pelo preço certo para as pessoas certas e com os melhores métodos de promoção e distribuição.

O que significa ter uma estratégia de marketing?

O que significa ter uma estratégia de marketing?

Qualquer negócio tem estágios de maturação bem definidos.

Após o nascimento, é preciso garantir a sobrevivência.

Depois, vem o desafio da manutenção e do crescimento sustentável.

Para que tudo ocorra da melhor maneira, ele se beneficia de ações propostas para cada etapa, como em um passo a passo.

Mas você sabe o que significa, na prática, ter uma estratégia de marketing?

Quer dizer que ela serve para traçar previamente o melhor caminho para se atingir os objetivos desejados.

Fazer uma empresa dar certo fica difícil sem uma boa estratégia.

E no caso do marketing, negligenciar essa importância é o mesmo que empreender no escuro, sem ser visto, lembrado ou encontrado.

Para que tudo isso fique mais claro, veja agora aspectos essenciais e inseparáveis de boas estratégias de marketing.

Definir objetivos claros

Uma empresa e uma marca podem – e devem – ter vários objetivos específicos.

Porém, seja quais eles forem, é preciso que estejam definidos de forma clara e direta.

Será esse esforço inicial que vai garantir que a estratégia caminhe naturalmente rumo aos resultados pretendidos.

Com os objetivos estabelecidos, fica muito mais fácil alinhar os processos e os colaboradores em torno deles.

Ao mesmo tempo, direcionar o trabalho para que esses objetivos sejam alcançados, de fato, dentro do prazo estabelecido.

Se comunicar de forma constante

Fazer marketing pode ser muito difícil.

Para quem não define uma estratégia, é claro.

Assim, a comunicação desempenha um papel importante nesse processo.

Uma comunicação sem ruídos entre todos os envolvidos facilita o andar da carruagem.

Ela descomplica a manutenção de todos os processos, departamentos e pessoas de forma organizada em torno daquele objetivo previamente definido.

Analisar resultados

Estratégias de Marketing Analisar resultados

Acompanhar o desempenho do que está sendo feito pela empresa também é um fator decisivo, seja quais forem as estratégias de marketing.

Afinal, como saber se ela está funcionando bem ou não?

Nesse contexto, a definição de métricas é outro passo importante para ter uma análise precisa sobre o desempenho das suas campanhas.

Após definir esses pontos específicos, basta compará-los com seus objetivos e ver se a estratégia está ajudando a empresa a chegar mais perto dele.

Caso contrário, serão necessários ajustes para evitar problemas e um possível fracasso.

5 elementos indispensáveis uma estratégia de marketing de sucesso

5 elementos indispensáveis uma estratégia de marketing de sucesso

É importante considerar que as estratégias de marketing devem ser específicas para cada empresa.

Afinal, o produto, o mercado e o público varia de negócio para negócio.

Porém, existem elementos indispensáveis para qualquer negócio, apesar dos fatores que acabamos de citar.

São como pré-requisitos para obter êxito nesse desafio.

Confira!

1. Personas sólidas

Tenha em mente que nada adianta ter o melhor produto se você não o promove para o público certo.

Portanto, o primeiro passo é definir suas buyers personas.

As personas são uma personificação do que você considera ser o perfil ideal de cliente.

Por isso, construir esses perfis de forma consistente e sólida evita que o desperdício de esforço e de tempo, como aconteceria ao anunciar para as pessoas erradas.

Um boa maneira para defini-las é fazer uma pesquisa com a sua base de contatos.

Além de fatores demográficos, como idade, sexo e local, você precisa ir além e conhecer a fundo seus clientes, seu comportamento, atitudes, objetivos, necessidades e desafios.

Dessa forma, você consegue alinhar a sua solução e sua mensagem de marketing de forma que atenda à demanda do seu público.

Nesse outro post, explicamos melhor sobre a importância das personas e como incluí-las corretamente na sua estratégia de marketing.

2. Bons canais de marketing

Estratégias de Marketing Bons canais de marketing

Após ter definido suas personas, o próximo passo é identificar os melhores canais para transmitir a sua mensagem e se comunicar com seu público.

Como existem uma infinidade de canais disponíveis, o ideal é que você escolha aqueles que são mais relevantes e efetivos para a sua comunicação.

Afinal, direcionar esforços a um canal que não funciona muito bem para seu público seria apenas perda de tempo e dinheiro.

Dentre eles, podemos destacar os principais:

  • Blog: o melhor canal para divulgar seu conteúdo e ganhar a confiança do seu público

  • Redes sociais: as plataformas são uma forma de estreitar o relacionamento com o público

  • E-mail marketing: serve para aumentar a confiança e educar seu público com mais conteúdo de qualidade e novidades

  • SEO: os mecanismos de buscas são canais importantes e que ajudam a ser encontrado pelo seu público, então, invista tempo nas otimizações de SEO.

3. Ferramentas de qualidade

Seja qual for seu objetivo (aumentar as vendas, monitorar as atividades em suas redes sociais, criar landing pages de alta conversão, automatizar processos, entre outros), saiba que você não está sozinho.

Hoje, existe uma gama de ferramenta extremamente úteis para ajudar você na sua missão.

Dentre elas, podemos citar o próprio Klickpages.

O importante é você escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

4. Entender o ambiente digital

Com o avanço da internet e a popularização dos smartphones, o mercado tem se transformado e está cada vez mais digital.

É um movimento natural, até porque é mais barato que anunciar nos métodos tradicionais de publicidade, como a TV e rádio, por exemplo.

Nesse contexto, você precisa entender a dinâmica do ambiente para não se tornar inconveniente e acabar afugentando seu público ao invés de atraí-lo e conquistá-lo.

Não deixe de pesquisar sobre as melhores práticas para trabalhar no marketing digital e tente incorporá-las com excelência no seu próprio negócio.  

5. KPIs apropriados

Já explicamos melhor sobre o que são KPIs e como escolhê-los de forma certa em outro artigo do nosso blog.

Mas vale ressaltar a importância de escolher bem esses indicadores de performance para analisar o desempenho das suas ações.

Afinal, eles podem dar insights preciosos sobre o seu negócio.

Além disso, conseguem evitar que um pequeno problema se torne uma verdadeira bola de neve.

Exemplos de estratégias de marketing

Exemplos de estratégias de marketing

Para ajudar a ilustrar ainda mais esse cenário, selecionamos alguns exemplos de estratégias de marketing que podem contribuir com o sucesso do seu negócio.

Veja só!

1. E-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail marketing é uma estratégia obsoleta em tempos de redes sociais.

Pelo contrário, ele é um ótimo canal para se comunicar com o público e melhorar o relacionamento entre a empresa e a sua audiência.

Além disso, com a automação de marketing e uma newsletter consistente, você consegue educar seus leads e clientes com conteúdo relevante, conduzindo-os mais a fundo no seu funil de vendas.

2. Redes Sociais

As redes sociais são excelentes para fornecer aos usuários conteúdo que eles acham valioso.

Mais do que isso: que pode ser compartilhado com seus amigos.

Isso gera um grande benefício para a sua estratégia de marketing, a começar pela maior visibilidade e tráfego.

Vale lembrar ainda que o conteúdo social, vídeos e imagens também influenciam nos esforços de SEO.

Afinal, além de aumentar a relevância nessas plataformas, também podem contribuir com a relevância nos motores de busca na internet, como o Google.

Além disso, é uma boa estratégia para “humanizar” sua marca, proporcionando uma comunicação de mão-dupla, aproximando a empresa dos clientes e reduzindo os gastos de marketing enquanto aumenta a geração de leads.

3. Inbound Marketing

Estratégias de marketing Inbound Marketing

Com a ascensão do mercado digital, o Inbound Marketing vem ganhando cada vez mais adeptos em todos os segmentos.

E não é à toa, pois ele aproveita os pontos fortes da maioria das estratégias para atrair, converter, fechar a venda e encantar os clientes.

Ao contrário dos métodos de marketing tradicionais, o Inbound ganha a atenção da audiência através da oferta de um conteúdo realmente significativo para o público.

E isso ocorre de forma sutil e interessante para o usuário, que por vezes é envolvido sem que perceba.

Como a mensagem é relevante e aparece no lugar certo no momento certo, o Inbound Marketing convida os visitantes em vez de irritá-los com um publicidade de interrupção, como acontece com os anúncios de TV ou os outdoors.

4. SEO e Links Patrocinados

SEO é o processo de aumentar o tráfego de um site, certificando-se de que ele apareça entre os principais resultados orgânicos de pesquisa em motores de busca, como Google, Bing! e Yahoo.

Enquanto as redes sociais, e-mails e outras ferramentas de marketing também geram visitas ao site, a visibilidade do SEO é particularmente importante, porque os motores de busca são a principal maneira pela qual os usuários navegam pela Internet.

Ele aumenta automaticamente o seu público de forma relevante e direcionada.

Afinal, eles se identificam como alguém que deseja ou, pelo menos, está interessado em seu produto ou serviço.

Por outro lado, os links patrocinados são uma estratégia também válida para expor a sua mensagem ou conteúdo e aumentar o seu tráfego.

No entanto, isso ocorre de forma paga, é o caso dos anúncios no Google Adwords e no Facebook Ads.

5. Mobile Marketing

Estratégias de marketing Mobile Marketing

O número de pessoas com acesso à internet através do celular vem aumentando a cada dia.

Segundo uma pesquisa da Smart Insights, cerca de 80% dos usuários da internet possuem um smartphone.

Além disso, 48% dos consumidores iniciam pesquisas com um mecanismo de pesquisa através dos dispositivos móveis, mas apenas 33% vão diretamente para o site que eles querem.

É por isso que você deve produzir conteúdo valioso que facilite a sua persona a encontrá-lo online.

Além disso, você precisa se alinhar com o comportamento do consumidor e otimizar a sua plataforma com um design responsivo.

Dessa forma, atua de forma a garantir a melhor experiência possível.

6. Vídeos (YouTube)

Segundo outro pesquisa, da Provokers, estima-se que o consumo de vídeos cresceu em 90% nos últimos três anos contra apenas 3,1% da TV.

É um número realmente impressionante, apesar de não surpreender.

Dessa forma, você já consegue visualizar que produzir conteúdo no formato de vídeo é uma das maiores tendências da atualidade.

E também uma das melhores estratégias para chamar a atenção e gerar engajamento com seu público-alvo, não concorda?

O importante é que você mantenha uma unidade para seus vídeos, um tempo de duração não muito longo e um dinamismo.

Isso é fundamental  para que as pessoas não o abandonem nos primeiros segundos.

A diferença entre estratégia de marketing e plano de marketing

A diferença entre estratégia de marketing e plano de marketing

Embora os termos sejam bastante semelhantes e complementares, não representam exatamente a mesma coisa.

Pense na estratégia de marketing como algo maior.

Ela não foca apenas nas ações, como acontece no planejamento.

O trabalho estratégico inicia na pesquisa de mercado, no estudo de personas e na análise da concorrência.

Já o plano de marketing pode ser entendido como um cronograma de ações para que a estratégia seja colocada em prática.

Primeiro, você conheceu o “terreno” onde irá atuar e definiu objetivos para ele.

Depois, vai estabelecer tudo o que será feito para alcançá-lo.

Como dá para perceber, uma estratégia precisa de planejamento para dar certo.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Estratégias de Marketing Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

O marketing digital oferece uma série de possibilidades para divulgação e atração de clientes.

E tudo começa pelo seu site, blog ou redes sociais.

Que tal utilizar esses espaços para capturar leads?

Conforme conversa com a audiência, não perca a chance de obter seu contato para, depois, promover abordagens mais direcionadas.

Pode ser um convite para assinar uma newsletter, receber novidades por e-mail, baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito.

Seja qual for a ação, caprichar na landing page aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

Nessa hora, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Veja os três passos para criar a sua:

  1. Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: depois, é só editar os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Estratégias de Marketing Conclusão

Falamos neste artigo sobre as estratégias de marketing, seu conceito, importância e dicas para construir a sua.

Agora, você tem boas informações para definir metas e preparar suas campanhas.

Não se esqueça de alinhar seus objetivos com as necessidades do seu público e a realidade do seu nicho de mercado.

E se a estratégia de marketing for digital, saiba que tem no Klickpages o seu parceiro ideal.

Pronto para pôr a mão na massa e escolher as melhores estratégias de marketing para seu negócio em 2018?

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.