Como aumentar a sua taxa de clique em 39% com o encurtador de URL e links certo

Encurtador de URL e links: o que é, como usar e 10 opções

Sabia que você pode aumentar a sua taxa de cliques em até 39% de forma fácil com a ajuda de um encurtador de URL e links?

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas a sua taxa de cliques é um dos ativos mais importantes da sua empresa.

Porque o êxito de praticamente tudo o que você faz no universo digital depende dela.

Olha só. 

Não adianta nada investir pesado em anúncios que você acha geniais, se pouca gente clicar neles, você provavelmente não vai vender.

Do mesmo jeito que não adianta colocar o blog da sua empresa na primeira página do Google (o que não é pouca coisa).

Se as pessoas não clicarem nos seus artigos, a tendência é que você tenha dificuldade para construir uma audiência interessada no que você vende.   

E no fim das contas isso representa menos clientes para o seu negócio. 

Porque quando você oferece conteúdo de qualidade levando o seu público-alvo em conta, a tendência é aumentar a consciência dessas pessoas sobre o seu produto ou serviço e, consequentemente, as suas vendas.   

A sua taxa de cliques também é essencial para o sucesso dos seus emails. Se você passar horas, ou até dias, se matando para escrever um email, mas no final ninguém clicar no link que você enviou, isso terá sido uma tremenda perda de tempo.  

Já que sem clicar no link, as pessoas nunca vão chegar no lugar que você tinha em mente, seja ele uma página de vendas ou um conteúdo. 

Mas a verdade é que se você escolher o serviço de encurtador de URL e links certo para o seu negócio essa história pode melhorar (e muito).   

A sua taxa de cliques pode aumentar em até 39%

Isso quer dizer 39% a mais de chances de as pessoas clicarem nos seus anúncios, nos seus artigos e na CTA (chamada para ação) dos seus emails. 

Agora imagina o que isso pode significar para a sua empresa.

Mais pessoas que conhecem o seu negócio, que aprendem sobre ele e as vantagens do seu produto ou serviço e claro…

O aumento do seu número de clientes e vendas. 

Quer saber mais sobre esse serviço?

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo e confira:

  • O que é um encurtador de URL e links;

  • Quais as vantagens que ele pode oferecer para o seu negócio; e

  •  10 serviços que oferecem recursos surpreendentes (inclusive gratuitamente). 

Vamos começar!?

O que é um encurtador de URL e links?

O que é um encurtador de URL e links

Como o próprio nome sugere, um encurtador de URL e links é um serviço para diminuir o tamanho do seu endereço eletrônico na internet

A sigla URL significa Uniform Resource Locator ou, em português, Localizador Padrão de Recursos. 

Na prática uma URL é um localizador para um determinado conteúdo disponível online.

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente está mais acostumado com o termo link para se referir aos endereços na internet.

Só que na prática o significado é o mesmo. 

Se um amigo seu te chamar para uma festa, ele provavelmente vai enviar a localização com o endereço do evento, para que você consiga chegar lá sem problemas.

Na internet é a mesma coisa. 

Se o seu amigo quiser te convidar para ler o artigo “Você é um impostor na internet se não usa ssl”, aqui do blog.

As chances são que ele vai te enviar a URL https://klickpages.com.br/blog/o-que-e-ssl/, pois essa é uma forma muito mais prática para você encontrar o conteúdo

Mesmo que essa seja uma URL amigável, que você entenda de cara do que se trata e confie no link, você pode ter problemas se quiser compartilhá-la em lugares com limitação de espaço. 

Daí a necessidade de usar um encurtador de URL e links, mas essa é apenas a utilidade mais básica que ele tem. 

Conheça agora as principais…

Vantagens de usar um encurtador de URL e links

Vantagens de usar um encurtador de URL e links

Depois de saber o que é esse tipo de serviço, você precisa conferir tudo o que ele tem a oferecer para a sua estratégia de marketing digital.

Atratividade

Provavelmente você já ouviu a expressão “não se julga um livro pela capa”, isso quer dizer não tomar decisões com base nas aparências. 

Só que na internet a história é um pouco diferente, porque existem programas e vírus maliciosos capazes de prejudicar o funcionamento do seu smartphone, desktop ou mesmo capturar informações confidenciais sobre você. 

Por isso você precisa prestar atenção na aparência de um link, antes de clicar nele. 

Se você se deparar com uma URL parecida com esse exemplo que eu criei: 

“http://simulacao.com.br/505.0%202B%20between%80teste%303%20and%203%20.html”…

Provavelmente não vai sentir nem muita vontade, nem muita segurança para clicar nele.

Mas depois de usar um encurtador de URL e links o resultado final pode ser esse: “bit.ly/32nV4K6”. 

Uma versão bem menor, capaz de te ajudar a economizar espaço. Além de ser mais atrativa. 

Personalização 

Como eu te disse no começo deste artigo, o tipo certo de encurtador de URL e links pode aumentar (e muito) a sua taxa de cliques.

Um estudo publicado em 2019 descobriu que as pessoas clicam 39% mais em links personalizados com o nome da sua empresa, do que em links genéricos. 

Enquanto um serviço comum apenas reduz o tamanho do seu endereço, as versões personalizadas te dão a opção de escolher o nome que você vai colocar no link.

Ao invés de usar o link “bit.ly/32nV4K6”, como eu te mostrei no exemplo acima, você poderia definir uma alternativa muito mais convidativa, de acordo com o seu conteúdo. 

Imagine que você está divulgando um certo evento de confeitaria. Uma opção de nome para a sua URL poderia ser “meunegocio/inscricao-curso-bolos”. 

Essa é uma ótima maneira de aumentar a originalidade das suas URL e links para conquistar a sua persona, uma espécie de cliente ideal.

Alguns serviços também permitem que você crie QR codes, ou códigos QR, um tipo de código barras que quando escaneado exibem o arquivo que você definir, como páginas na internet, músicas, gifs, mapas ou imagens, por exemplo. 

Quanto mais opções de personalização você tiver, melhor. 

Monitoramento

Se você quer crescer o seu negócio é importante definir metas concretas e monitorar o desempenho das suas estratégias.

Além de promover uma melhor experiência do usuário com o seu negócio, os encurtadores de URL e links também são capazes de verificar a performance de todos os seus links encurtados.

Por isso, em alguns serviços é possível acompanhar o desempenho suas publicações e campanhas.

Imagine que você divulgou um artigo do seu blog no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Você pode criar um link diferente para cada uma dessas redes sociais. Dessa forma você consegue saber exatamente quais deles receberam mais cliques, ou seja, em que rede social esse artigo teve o melhor desempenho. 

Isso é importante para você entender melhor onde estão os seus potenciais clientes.

Praticidade 

Imagine que por algum motivo você precisa mudar o link de um determinado artigo do seu blog ou a URL do perfil da sua empresa.

Você vai precisar procurar e trocar o link em todos os lugares onde ele foi usado. Certo?

Não necessariamente. Alguns serviços de encurtador de URL e links fazem essa mudança automaticamente para você. 

Uma tremenda mão na roda. 

Você só precisa fazer a atualização no sistema uma vez e todos os lugares onde o link foi usado são corrigidos na hora.

Agora que você já conhece as vantagens que um encurtador de URL e links pode oferecer para o seu negócio, eu vou te mostrar 10 opções para te ajudar a tomar a melhor decisão para a sua empresa. 

10 encurtadores de URL e links para usar no seu negócio

Dez encurtadores de URL e links para usar no seu negócio

O encurtador certo pode beneficiar (e muito) o seu negócio. Por isso, você precisa escolher muito bem o serviço certo antes de colocar a mão na massa,  

Para te ajudar nessa missão eu separei 10 opções que podem atender as necessidades do seu negócio, independente do seu nicho de atuação. 

1. Bitly

Bitly

O Bitly é um dos encurtadores de URL e links mais conhecidos e usados no mundo todo, graças aos diversos recursos que o serviço oferece, inclusive no plano gratuito.  

Para você ter uma ideia, grandes marcas como ESPN, Disney, Amazon, Nike, Buzzfeed, e The New York Times usam os serviços do Bitly.

As funcionalidades incluem a personalização de URLs encurtadas; ferramentas de gerenciamento e organização dos links, rastreamento de cliques e dados das pessoas que clicam nos links.

Se optar pela conta gratuita você pode criar até mil links encurtados ou 50 URLs personalizadas por mês.

Caso não queira nenhum desses recursos, você pode usar o encurtador disponível na página do Bitly sem precisar criar uma conta.

2. Rebrandly 

Rebrandly

O Rebrandly é indicado para quem busca mais do que um simples encurtador de URL e links e quer priorizar as opções de personalização. 

O serviço está voltado para a experiência do usuário e permite criar URLs mais agradáveis e atrativas para o seu público-alvo

Embora o Rebrandly ofereça relatórios bastante completos de desempenho, como cliques e rastreio, o principal diferencial é a ampla customização das suas URLs.

Com uma conta gratuita você pode criar até mil links personalizados.

O serviço também oferece uma ferramenta onde é possível criar códigos QR, além da automatização nas atualizações de links.

Você atualiza um link no Rebrandly e o serviço ajusta em todos os lugares onde ele aparece.  

3. TinyURL

TinyURL

O serviço TinyURL é um dos mais simples de usar e é ideal se você não quer nenhum recurso adicional, além de reduzir o tamanho das suas URLs e links.

O site oferece apenas o encurtador, sem a opção de criar uma conta ou adquirir um plano pago.

Se o que você procura é o velho feijão com arroz, basta acessar o site e colar o link que você quer diminuir.

Não é a toa que mais de um bilhão de URLs são encurtadas todo mês no TinyURL. Mas, caso você queira um serviço mais completo, essa não é a melhor escolha.

4. URL Shortener by Zapier

 Zapier

O Zapier é uma das ferramentas de automação de marketing mais usadas no mercado. Uma das funcionalidades que ele oferece é o URL Shortener, um encurtador de URL que funciona de maneira automática.

Se você usar a ferramenta, sempre que publicar um novo artigo no blog de sua empresa, por exemplo, o serviço vai gerar um link encurtado automaticamente.

Daí você já pode divulgar em outros canais ou salvar em uma planilha para o seu controle. Esse recurso também está disponível no plano gratuito. 

5. T2Mio

T2Mio

O T2Mio é um serviço muito completo que oferece diversas informações, como os dados demográficos de quem clica nos seus links, tipo de dispositivo e navegadores utilizados. 

Você pode usar esses dados para conhecer melhor o seu cliente e ajustar as suas estratégias de marketing.

O serviço também gera um código QR automaticamente assim que os links são encurtados.

Para ter acesso a todas essas funcionalidades é preciso contratar um plano pago, já que a versão gratuita só permite que você encurte e rastreie os seus links.

6. Is.Gd

Is.Gd

O Is.Gd possui funcionalidades muito parecidas com as do Bitly, algumas são inclusive mais fáceis de usar. 

A vantagem dele é que além de encurtar qualquer URL, você também pode customizar o endereço e rastrear seus cliques sem precisar se cadastrar.

Apesar de ter uma aparência menos atrativa do que o Bitly, o serviço é descomplicado e simples.

Ele também permite que você gere códigos QR.

7. Encurtador 

Encurtador

Esse é um dos poucos serviços disponíveis completamente em Português. O Encurtador também dispensa a exigência de criar uma conta para encurtar as suas URL e links. 

Basta acessar a página e colar o endereço que deseja encurtar e pronto. 

Você já pode compartilhar a URL encurtada em algumas redes sociais diretamente do site, como é o caso do Facebook e do Twitter. 

Com ele você também consegue acessar as estatísticas de desempenho, como o número de cliques que cada um deles recebeu.

8. Yourls

Yourls

O Yourls é a opção mais diferenciada dessa lista. Ele não é um um site que você acessa para realizar o encurtamento.

Mas um sistema de código aberto que você pode instalar e rodar no seu servidor. É como se você criasse o seu próprio encurtador de URL e links usando esse serviço como base.

Isso quer dizer que você tem total controle sobre os endereços que criar para o seu negócio. 

Agora, se isso não é uma prioridade, você não precisa ter todo esse trabalho já que existem outras opções mais práticas. 

9. Bl.ink

Bl.ink

Esse é um serviço pago que oferece praticamente tudo que você precisa para encurtar e monitorar o desempenho das suas URLs.

Voltado para pequenas empresas, o Bl.ink permite que você use as página de estatísticas a seu favor.

Dá pra saber onde as pessoas que clicam nas suas URLs estão, quais são os conteúdos mais populares e em que período do dia isso acontece com mais frequência.

Com essas informações você pode definir ou ajustar o seu avatar, uma pessoa hipotética que concentra as características dos seus clientes em potencial.  

10. Ow.ly

Ow.ly

O Ow.ly é o encurtador de links do Hootsuite, uma das principais ferramentas para gerenciar redes sociais no mundo. 

Isso quer dizer que se você quiser usar o Ow.ly, vai precisar criar uma conta no Hootsuite.

Esse encurtador tem um funcionamento parecido ao de outras opções, como a customização de links e relatórios de tráfego.

Ele também permite encurtar um link de forma automática assim que agendar um post para publicar nas redes sociais.

Mas, se você não usa o Hootsuite para gerenciar os seus posts nas redes sociais pode ser mais fácil escolher outro encurtador. 

Use as suas URL e links encurtados para vender

Use as suas URL e links encurtados para vender

Você pode aproveitar as URLs ou links encurtados da sua landing page para vender mais na internet

Se você não sabe, a landing page é um tipo de página desenvolvida especialmente para levar o visitante a realizar uma determinada ação de acordo com a sua estratégia.

Para aumentar o seu número de leads, potenciais clientes, você pode criar uma landing page onde o visitante te entregue o email dele em troca de uma recompensa, como um e-book, por exemplo.  

Agora, se quiser vender para as pessoas que já estão preparadas para comprar de você, aquelas que já foram educadas sobre a necessidade e as vantagens do seu produto

Você pode enviar um email com o link da sua página de vendas, criada especialmente com o objetivo de estimular o visitante a realizar a compra.  

Não sabe como criar uma landing page, você não precisa esquentar a cabeça porque nessas horas o Klickpages é o seu maior aliado.

Com o KP você pode fazer suas páginas  de um jeito muito fácil e intuitivo, seguindo apenas 3 passos simples. Olha só:

  1. Escolha seu modelo: existem muitas opções de alta conversão que já foram testadas e aprovadas pelo mercado;

  2. Divirta-se deixando a página com a sua cara: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar os elementos que você não precisa;

  3. Publique: com tudo pronto é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Depois, você só precisa usar um encurtador de URL e links para criar quantos endereços você quiser e divulgar cada um em uma rede social ou por e-mail.

Assim você sabe exatamente de onde os seus clientes estão vindo e pode ajustar as suas estratégias para vender mais. 

Conclusão

Depois de conferir este artigo, as chances são que você está pronto aumentar a sua taxa de cliques em até 39% e consequentemente aumentar o número de clientes e as vendas do seu negócio. 

Isso porque eu te mostrei o que é um encurtador de URL e links, além das vantagens que o uso dele pode trazer para a sua empresa. 

Como por exemplo a possibilidade de monitorar o desempenho das suas URLs para descobrir que redes sociais têm os melhores resultados.

Além disso, você viu 10 opções de encurtadores que podem te ajudar a ajustar as suas estratégias de marketing para vender cada vez mais. 

São opções pagas e gratuitas que oferecem serviços que vão desde a simples compactação do seu link até a exibição do perfil demográfico de quem clica na sua URL. 

E aí!? Você já conhecia a versatilidade dos encurtadores de URL e links?

Me conta aqui embaixo, nos comentários. 🙂

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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