Como divulgar o canal no YouTube? 15 Dicas para crescer inscritos

Como divulgar o canal do YouTube? 15 Dicas para crescer inscritos

Como divulgar o canal no YouTube?

A dúvida não é apenas sua.

Todo influenciador digital, um dia, se viu diante desse problema.

Você pode gravar bons vídeos, ter um conteúdo bacana, mas seu sucesso na plataforma depende de ser encontrado.

Até porque um ótimo material sem audiência perde totalmente o valor.

Mas trago boas notícias para te ajudar a não desperdiçar seu talento.

Quero mostrar neste artigo que tem solução até mesmo para divulgar um canal pequeno, mas com grandes ambições.

Para isso, separei as 15 melhores dicas para fazer o seu conteúdo bombar na internet.

Animado e curioso para descobrir como fazer para ter um canal de sucesso no YouTube?

Então, vamos começar!

1. Crie ótimos títulos para seus vídeos

De início, seus vídeos vão ser encontrados no YouTube a partir da busca direta na ferramenta.

Ainda que não apareça entre os primeiros resultados, dá para chamar a atenção do usuário.

Conforme ele rola a página para conferir as opções sugeridas, a dica é garantir que o clique seja no seu vídeo.

E a melhor forma de conseguir isso é acertar em cheio no título do material.

Você precisa de duas coisas aqui:

  1. Ser informativo

  2. Ser atraente.

Vale dar uma olhada nos “concorrentes” e buscar se diferenciar.

Mas é preciso dar o recado e se fazer entender.

Outro detalhe importante está no tamanho do título, que não pode ter mais de 60 caracteres.

Aliás, se você conseguir ser objetivo e instigar o usuário, essa é a fórmula perfeita.

2. Otimize seu conteúdo do YouTube para SEO

Otimize seu conteúdo do YouTube para SEO

Conforme o usuário pesquisa, é muito importante que seu conteúdo apareça logo de cara.

Não sabe como?

O segredo está no SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization.

Nada mais é do que um trabalho de otimização do conteúdo que favorece o seu posicionamento à frente dos demais como sugestão de resultados de pesquisa.

Se eu fosse dar uma única dica de SEO, ela seria óbvia: caprichar na palavra-chave.

Ela corresponde à palavra ou expressão exata que o usuário digita na sua busca.

A ideia, então, é que o visitante faça a sua pesquisa e o YouTube apresente o seu vídeo como uma das primeiras opções para ele conhecer.

Tenho outro artigo sobre pesquisa de palavras-chave que vale a pena você ler.

Mas os dois conceitos mais importantes são os seguintes:

  • Volume de buscas: a palavra-chave deve ser de interesse do usuário e ter um bom número de pesquisas por mês

  • Adequação à persona: o termo utilizado precisa ter relação com os interesses do seu público, pois isso garante que as pessoas certas vão ser atraídas ao seu canal.

Você pode encontrar as melhores sugestões de palavras-chave em ferramentas gratuitas, como Google Keyword Planner e Ubersuggest.

O melhor de tudo é que essa otimização vai ajudar a divulgar seu canal do YouTube no próprio Google, trazendo de lá novos visitantes para a sua página.

3. Crie miniaturas claras e atraentes

Diferente do que acontece no Google, no YouTube, os resultados são apresentados com o título do vídeo junto a imagens.

Elas são as miniaturas, uma prévia do vídeo que ajuda na decisão do usuário sobre qual conteúdo consumir.

As miniaturas sempre vão estar presentes, mesmo que você deixe elas de lado.

Só que, nesse caso, o YouTube é que vai gerar uma imagem automaticamente.

Não é o ideal, pois a plataforma não faz uma análise sobre o melhor momento do vídeo a escolher.

Esse é um compromisso do dono do canal.

Então, considere as seguintes dicas para criar a sua miniatura:

  • Procure criar uma identificação rápida pelo usuário

  • Vale um close-up do rosto

  • Também pode usar um logotipo, caso tenha um e queira reforçar sua marca, de preferência como marca d’água em um canto da imagem

  • Experimente algum efeito diferente, como sobreposição de texto, fundo colorido e contornos em volta de pessoas ou objetos.

4. Tenha o seu perfil do YouTube o mais completo possível

Tenha o seu perfil do YouTube o mais completo possível

Assim que começar a divulgar o seu canal do YouTube, sabe qual será a consequência lógica?

Sim, os primeiros visitantes vão surgir na sua página.

Só que você ainda não é um influenciador digital, mas um mero desconhecido.

Então, garanta com que eles saibam quem é você e sobre o que é o seu canal.

É muito importante (de novo) que leve em conta as características das suas personas nessa hora.

As informações que você vai incluir no perfil e a linguagem adotada precisam combinar com o público que deseja atrair.

Para entender melhor, pense se uma nutricionista usasse a linguagem do youtuber Felipe Neto para se comunicar com a sua audiência.

É claro que não daria certo.

Para não errar, diga logo que tipo de conteúdo vai apresentar.

Isso garante que aqueles que vão ficar ali têm interesse de fato nos vídeos – e isso vai gerar likes importantes.

Também é uma boa buscar a aproximação com o público.

Para isso, deixe links de contato, como e-mail, e para outras redes sociais também.

5. Mantenha uma frequência de publicação

De que adianta caprichar ao divulgar o seu canal do YouTube se não há conteúdo novo a conferir nele?

Isso é básico, mas vale o alerta.

É como comprar um jornal que sempre tem a mesma capa.

Ou visitar um blog onde os artigos nunca mudam.

Aumentar o número de inscritos e visualizações do seu canal do YouTube exige dedicação e comprometimento.

Se você quer atrair seguidores de verdade, precisa estabelecer uma programação de atualizações.

E não se esqueça que o conteúdo precisa ter qualidade – não publicar apenas por obrigação.

Vejo essa dica como importante especialmente porque os resultados podem demorar um pouco mais a aparecer do que você gostaria.

Não existe imediatismo no YouTube, a não ser que você consiga um vídeo viral.

Se a demora para conquistar a audiência o aborrecer e você parar de publicar, aí sim que os resultados ficarão bem ruins.

Faça do canal no YouTube um projeto.

Leve a sério e garanta seu lugar nos favoritos da audiência.

6. Responda os comentários do seus vídeos

Como você está começando, muito provavelmente não vai ter 1.000 comentários logo depois de publicar um novo vídeo.

Quero dizer com isso que você precisa dar atenção individual a cada usuário que assistiu ao conteúdo e deixou um recadinho abaixo do vídeo.

Esses comentários são de imenso valor.

É assim que começa o seu relacionamento com a audiência.

Seja grato pelo tempo que o usuário dispensou para aquela ação.

Responda o mais rápido possível.

Pode ter certeza de que o envolvimento da audiência será muito maior quando ela perceber que você está interessado em conversar.

Se a rotina for agitada, reserve um tempo todos os dias para dar atenção aos comentários.

Crie sua estratégia de organização, só não deixe o usuário sem resposta.

7. Faça parcerias com outros canais

Faça parcerias com outros canais

Para divulgar canal no YouTube, essa é uma das melhores dicas.

As parcerias com canais que já contam com uma boa audiência são ótimas para atrair usuários para seus vídeos.

Mas é claro que não pode ser com qualquer canal.

Leve em conta de novo as preferências do seu público.

Onde mais as pessoas que te interessam consomem conteúdo no YouTube?

Depois de identificar os potenciais parceiros, é hora de propor material colaborativo.

Por que não fazer um vídeo conjunto?

A promoção desse conteúdo tende a ser positiva para ambos.

Na prática, um atrai novos seguidores que até então eram exclusivos do outro.

Isso oferece maior visibilidade ao seu canal, aumenta o número de visualizações dos vídeos e de inscritos também.

Só tenha o cuidado de não forçar uma parceria.

Se não houver interesse da outra parte, será perda de tempo insistir no assunto.

8. Anuncie o seu canal do YouTube

Eu sugiro que você separe um investimento para experimentar uma publicidade do seu canal.

E não se preocupe, pois não é preciso investir rios de dinheiro.

Há formatos bem em conta para começar a divulgar seu canal do YouTube.

A plataforma de anúncios é o mesmo Google Ads, antes chamado de Google Adwords, utilizado para publicidade no buscador.

Explore as possibilidades para definir qual atende melhor ao seu orçamento e necessidades.

Um formato interessante é o de anúncios TrueView, que aparecem em miniatura na página de exibição da plataforma, ao lado dos vídeos sugeridos e recomendados.

É uma opção bacana porque você pode pagar por visualização.

Ou seja, a simples exibição do vídeo não gera custos para você, só quando ele é assistido.

Por isso, vale dar atenção especial para os primeiros cinco segundos.

O desafio aqui é evitar que o usuário pule o anúncio e nem chegue a ver tudo o que você preparou para ele.

9. Promova seu canal em blogs e redes sociais

Promova seu canal em blogs e redes sociais

Para divulgar seu canal do YouTube, toda ajuda é muito bem-vinda.

Ou seja, promova o seu conteúdo em outras plataformas sempre que tiver oportunidade.

Se você tem um blog, é uma boa incorporar o conteúdo em vídeo junto aos artigos.

Também pode fazer isso em blogs parceiros, voltados ao mesmo público no qual você mira.

Já nas redes sociais, Facebook e Instagram são plataformas de divulgação quase obrigatórias.

Vale usá-las não apenas para anunciar novos vídeos, mas para criar um suspense e despertar a curiosidade dos seguidores sobre conteúdos futuros.

Tudo isso ajuda a gerar um engajamento bacana, levando o público a se identificar com o canal e se sentir próximo a você.

Pense que, apenas no Facebook, são mais de 125 milhões de usuários mensais só no Brasil.

É claro que você não vai conseguir atingir a todos com suas divulgações, mas como ignorar tamanho potencial diante dos seus olhos?

10. Crie playlists

Como usuário do YouTube, você já deve ter visto e utilizado as playlists, ou listas de reprodução.

Elas podem ser criadas a partir de conteúdos próximos, de forma que o usuário consuma os vídeos em sequência.

Em uma playlist, assim que um vídeo termina, o outro já inicia automaticamente.

A estratégia é excelente para manter o usuário conectado com o seu canal.

Isso sem falar que cada lista de reprodução tem seu título próprio, o que gera uma nova oportunidade de ser encontrado a partir de pesquisas dos usuários.

As ideias de playlist dependem do tipo de conteúdo que você divulga no seu canal.

Você pode fazer uma série, por exemplo.

Nesse caso, cada novo vídeo representa um episódio inédito.

Assim, um conteúdo acaba puxando o outro, instigando o usuário a permanecer assistindo ou voltar em seguida.

11. Faça vídeos interativos como de perguntas e respostas

Por que os usuários visitam o seu canal no YouTube?

Pode ser em razão da sua autoridade e conhecimento em determinado assunto.

Ou talvez porque se identifiquem com seu jeito de se expressar.

Seja qual for o motivo, eles certamente têm perguntas a fazer.

As pessoas são curiosas por natureza.

E se você puder satisfazer as dúvidas delas, vai transformar inscritos em fãs e divulgadores, o que só ajuda a tornar o seu canal mais conhecido.

É por isso que abrir espaço para que a audiência envie perguntas e respondê-las em vídeo é uma ótima ideia.

Essa interação com o usuário cria uma proximidade e contribui para moldar uma comunidade, o que é sempre importante para a fama do canal.

12. Use chamadas para ação

Use chamadas para ação

Você sabe o que é um CTA?

A sigla para call to action nada mais é do que uma chamada para ação.

É um convite que você faz para o usuário se inscrever no canal, dar um like no vídeo, compartilhar o conteúdo, enfim.

Muitos youtubers fazem isso logo de cara, o que pode soar estranho para determinados públicos, mas evita que aqueles que não chegam ao final do vídeo deixem de executar a ação que você gostaria.

Não existe receita pronta.

Se quer uma dica, seja objetivo e criativo.

Trate o CTA com naturalidade para que a adesão das pessoas ao seu convite também seja espontânea.

13. Ofereça conteúdos relacionados

Aqui, vale o mesmo que falei há pouco sobre as listas de reprodução.

Sempre que você tiver um conteúdo capaz de se conectar a outro, não deixe de estabelecer essa conexão.

Basta um convite para conferir um novo vídeo, apresentando rapidamente o que o usuário vai ganhar se fizer isso.

Vale também sugerir conteúdos relacionados, mas hospedados em canais parceiros.

O importante é que a audiência perceba valor na oferta.

Só assim você vai conseguir os tão desejados cliques.

14. Envie novos vídeos para a sua base de e-mails

Envie novos vídeos para a sua base de e-mails

Divulgar um canal no YouTube vai muito além das interações com seus seguidores, seja nessa ou em outras redes sociais.

A principal marca delas, aliás, está no relacionamento.

É algo no qual você pode investir por outros meios.

Crie uma landing page para capturar o e-mail das pessoas inscritas no seu canal e ofereça a elas algumas vantagens, como o envio em primeira mão das novidades sobre o seu nicho, produto ou serviço.

Por que não criar uma newsletter personalizada, com a cara do seu público, para que ele tenha mais uma forma de contato com você?

Uma excelente tática para capturar o e-mail do seu público costuma ser a oferta de um material rico, como um convite para um webinário ou um e-book.

Para ter acesso ao material, o usuário deve registrar o seu e-mail em um formulário de uma landing page.

Mais à frente, vou explicar como criar a sua.

15. Mensure seus resultados e aprimore a sua estratégia

Depois de colocar em prática todas as ações que mais combinam com a sua estratégia, é preciso monitorar os resultados.

Afinal, sempre haverá algum esforço de marketing que se comporta melhor na prática.

Sabendo disso, você pode investir no que oferece melhor retorno e promover ajustes naquilo que não tem funcionado muito bem.

Para mensurar resultados, você precisa de métricas.

E na famosa plataforma de vídeos, isso se dá por meio do YouTube Analytics.

Entre outras informações, você pode descobrir:

  • Quais conteúdos são mais assistidos;

  • Quais geram maior engajamento, como likes e comentários;

  • Por quanto tempo, em média, os usuários assistem aos seus vídeos.

Esses são dados valiosos para você otimizar a sua estratégia.

Crie landing pages para capturar leads com o Klickpages

Crie landing pages para capturar leads com o Klickpages

Talvez você lembre  que, na dica de número 14, falei sobre capturar e-mails para disparar conteúdo para seus seguidores.

Quando isso acontece, eles se tornam uma lead.

A partir daí, podem ser nutridos com mais conteúdo útil, o que ajuda a posicionar você como referência.

Se a sua estratégia prevê a venda de um produto e serviço, essas leads vão funcionar como o ponto de partida para que se transformem em clientes.

Todo esse esforço está relacionado a uma landing page poderosa e atrativa.

E a melhor notícia que eu poderia dar a você é que é muito fácil de fazer no Klickpages.

Veja só:

  1. Escolha o modelo: há opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: depois, é só editar os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Divulgar Canal Youtube

Você conferiu neste artigo 15 dicas para divulgar canal no YouTube.

Agora, tem boas informações para elaborar uma estratégia de marketing, tornando os seus vídeos mais conhecidos pela audiência.

Esse é o primeiro passo para ser um influenciador digital ou apenas ganhar dinheiro na plataforma.

Seja qual for o seu objetivo, você está pronto para colocar em prática.

Também tem uma boa dica? Ou ficou com alguma dúvida?

Deixe seu comentário abaixo para que essa conversa não termine aqui.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.