Como a diferença entre marketing e publicidade pode melhorar os resultados do seu negócio

Como saber a diferença entre marketing e publicidade pode melhorar os resultados do seu negócio

Conhecer a diferença entre marketing e publicidade pode te ajudar a otimizar os resultados do seu negócio e eu vou te mostrar por que. 

É o seguinte.  

Eu não sei se você pratica alguma atividade física, mas o fato é que existem formas de exercício mais completas do que outras. 

E isso tem tudo a ver com a relação entre publicidade e marketing. Olha só. 

Se começar a correr, você provavelmente vai aumentar a sua capacidade cardiorespiratória, mas as chances são que você não vai conseguir fortalecer os seus músculos e, até, pode acabar se machucando.   

Claro que, na maioria dos casos, correr é bem melhor para a sua saúde do que ser sedentário.

Mas acontece que praticar essa atividade isoladamente, só vai te ajudar até um certo ponto do seu processo de condicionamento físico.  

Por outro lado, se frequentar uma academia de ginástica, por exemplo, você tem a chance de praticar várias atividades no mesmo lugar. 

Você vai poder fortalecer a sua musculatura com a ajuda dos aparelhos e exercícios apropriados, mas também vai conseguir melhorar a sua capacidade cardiorespiratória usando a bicicleta, a esteira ou fazendo outra atividade aeróbica. 

Em outras palavras, dá até para você correr dentro da academia, mas não tem como fazer o contrário.

Não dá para desenvolver a sua massa muscular sem a ajuda dos aparelhos certos, apenas praticando a corrida. 

Eu estou te falando isso porque acontece a mesma coisa, quando o assunto é a diferença entre marketing e publicidade. 

A publicidade é uma parte importante da sua estratégia de marketing, mas sozinha ela não dá conta do recado.

Para levar o seu negócio para o próximo nível de jogo, você precisa olhar para o seu marketing como um todo.

Quer saber mais sobre a diferença entre marketing e publicidade? Então fica comigo até o final deste artigo.  

Aqui você vai ver: 

  • O que é marketing;

  • O que é publicidade;

  • Diferença entre marketing e publicidade;

  • Marketing e publicidade podem caminhar juntos.

Vamos lá!?

O que é marketing?

O que é marketing?

O primeiro passo para você entender a diferença entre marketing e publicidade é conhecer cada um desses conceitos mais a fundo.

O marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado

Entre os principais objetivos estão definir e criar valor para o seu público, entender e satisfazer as necessidades dos seus clientes

Para alcançar esses resultados, você pode utilizar os 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), que representam quatro áreas essenciais do seu negócio. 

Os 4Ps do marketing

Veja agora como funciona cada uma dessas áreas:

Produto

O produto certo é aquele que vai atender as necessidades dos seus clientes, seja resolver um problema ou realizar um sonho. 

Para definir o seu, você pode realizar pesquisas para saber quem é o seu cliente ideal e entender as dores e desejos dele.

Assim, você consegue desenvolver um algo que realmente gere valor para o seu cliente e desperte o desejo dele.  

Preço

O próximo P nessa relação é o preço. Para definir quanto o seu produto ou serviço vai custar é preciso saber quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele.

Esse processo te ajuda a definir um valor justo, que garanta lucro para a empresa e ao mesmo tempo seja atrativo para o consumidor.

Isso é importante porque, se o produto tiver um preço mais alto do que as pessoas estão dispostas a pagar, ele vai ficar encalhado. 

O contrário também não é indicado. Se o produto for vendido por um valor mais baixo do que os consumidores acreditam que ele vale, a sua empresa pode acabar diminuindo a margem de lucro à toa.

Praça

A praça se preocupa em garantir que o seu produto ou serviço seja acessível para os seus clientes. 

Isso se refere a todos os seus  canais de distribuição, sejam eles físicos como lojas e mercados ou virtuais como é o caso dos infoprodutos, distribuídos pela internet na maioria dos casos. 

E mesmo que as suas vendas aconteçam na exclusivamente na internet você precisa considerar alternativos como utilizar o social commerce e criar o seu site de vendas

Definir a praça corretamente significa disponibilizar seu produto onde o seu cliente está. Afinal de contas, não tem como você vender se o cliente não conseguir encontrar o seu produto. 

Promoção

Apesar do que o nome pode sugerir, o quarto P não tem nada a ver com dar descontos nos seus preços, mas com as suas estratégias para promover o que você vende.

Isso quer dizer aumentar a visibilidade da sua marca e a consciência do público sobre a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço.  

Esse processo envolve as suas ações para impactar o público, como publicidade e propaganda, campanhas de email marketing, mídias sociais e anúncios. 

Se quiser saber mais sobre esse assunto, confira o artigo que o Hugo fez aqui pro blog: 4 Ps do marketing, o produto certo, no lugar, no preço e no momento certo

Eu não sei se você percebeu, mas eu acabei de te mostrar que a publicidade é um dos elementos da promoção e chegou o momento de eu te falar mais sobre ela. 

O que é publicidade? 

O que é publicidade?

Você já viu que a promoção é um dos quatro pilares que sustem as suas estratégias de marketing e está encarregada de aumentar a visibilidade da sua empresa.

A publicidade é uma parte da promoção e é a responsável pela aquisição do espaço para divulgar o seu produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo e incentivá-lo a comprar.

Imagine que a sua empresa quer aumentar as vendas em 10%, nos próximos 30 dias. É o setor de publicidade que vai te dizer onde, como e quando você precisa anunciar.

Tudo isso baseado no perfil do seu público-alvo e no nicho de mercado onde você atua. 

Ela pode contribuir para diversas finalidades, como aumentar as vendas, gerar consciência de marca ou divulgar uma ideia ou benefício. 

Mas não é só isso que a publicidade faz. E, agora, eu vou te falar mais sobre o que diferencia a publicidade e o marketing. 

Diferença entre marketing e publicidade: quais são as principais

Diferença entre marketing e publicidade: quais são as principais

Até aqui eu te mostrei as principais características da publicidade e do marketing, mas chegou o momento de você conhecer mais detalhes sobre as diferenças entre eles. 

Enquanto o marketing se preocupa em definir e conhecer o público-alvo e desenvolver estratégias cada vez mais efetivas para atraí-lo, a publicidade foca em construir uma comunicação persuasiva com esse público para atingir o objetivo esperado

Para ficar mais claro eu vou te mostrar algumas dessas diferenças:

1. Objetivos 

Os objetivos do marketing são mais amplos e incluem aumentar as vendas, fidelizar os clientes, aumentar a visibilidade da marca e dos produtos e serviços.

Além de estreitar o relacionamento com os consumidores, educar o mercado sobre a necessidade do que você vende e engajar os colaboradores.  

No caso da publicidade os objetivos são bem mais específicos e estão relacionados com a divulgação.

Imagine que, baseado nas informações levantadas pelo time de marketing, a sua empresa planejou aumentar em 10% o volume de vendas para os próximos 60 dias.

A publicidade será a responsável por criar uma campanha com foco no seu produto ou serviço, levando em conta o orçamento disponível, perfil do público e as mídias mais adequadas para impactar essas pessoas. 

2. Atividades

O profissional de marketing realiza pesquisa de mercado, estuda a concorrência, define o público-alvo e o cliente ideal, além de elaborar estratégias.

Também faz parte das atribuições do marketing selecionar métricas para mensurar o desempenho das ações.

Já o publicitário é um profissional especializado em criar campanhas, anúncios e peças de comunicação.

Um analista de marketing pode identificar a oportunidade para atingir um novo mercado ou público-alvo, por exemplo.

Mas é o publicitário quem vai saber onde anunciar a mensagem certa, com a linguagem adequada para impactar essas pessoas.

3. Perfil profissional 

Embora o perfil profissional de publicitários e profissionais de marketing possa variar muito dependendo do cargo e das atribuições.

Geralmente um analista de marketing precisa ter um perfil mais analítico, além da capacidade de lidar com números e desenvolver estatísticas, previsões e gráficos.

Por outro lado, o publicitário tende a ser criativo. Mas isso pode variar conforme as áreas de atuação dentro da publicidade como o atendimento, a criação e a produção.

Só que depois do surgimento da internet e da popularização das redes sociais a tendência é contratar um profissional de marketing digital capaz de cuidar do processo como um todo.

É verdade que existem muitas diferenças entre marketing e publicidade e chegou o momento de você saber se isso pode impedir que os dois trabalhem em conjunto. 

Marketing e publicidade podem caminhar juntos?

Marketing e publicidade podem caminhar juntos?

Para que os seus anúncios sejam bem sucedidos e o seu planejamento de marketing funcione  adequadamente é fundamental que o marketing e a publicidade caminham juntos no seu negócio. 

Sem as informações levantadas pelo marketing como o público-alvo, a definição do produto e do preço, além de onde o produto será vendido fica muito difícil fazer uma publicidade assertiva.

Da mesma maneira, uma estratégia de marketing que não usa a publicidade para desenvolver as suas campanhas de anúncios tende a não ser tão efetiva. 

Ou seja, primeiro o marketing define os objetivos a serem alcançados pela empresa e depois a publicidade coloca essas ideias em prática.

A publicidade é uma ferramenta usada pelo marketing para alcançar cumprir uma determinada tarefa. 

E é exatamente a união desses esforços que pode trazer resultados cada vez mais positivos para o seu negócio.

Como a conquista de potenciais clientes e clientes efetivos, além do aumento do seu volume de vendas.  

Como a publicidade e o marketing te ajudam a vender na internet 

Como a publicidade e o marketing te ajudam a vender na internet

Conhecer a diferença entre marketing e publicidade também pode te ajudar a vender mais. O  lance é que para ter clientes na internet, você precisa de uma landing page

Ela é uma página desenvolvida especialmente para levar o visitante a realizar uma ação, de acordo com a sua estratégia de marketing.

Essa ação pode ser a captura do e-mail, a leitura de um conteúdo ou até mesmo uma compra.

Agora, se você não sabe como criar uma landing page, não precisa se preocupar. Nessas horas o Klickpages é o seu maior aliado.

Com o KP, você pode fazer suas páginas de um jeito muito fácil e intuitivo, seguindo apenas 3 passos simples. 

Olha só:

  1. Escolha seu modelo: existem muitas opções de alta conversão que já foram aprovadas pelo mercado; 

  2. Divirta-se deixando a página com a sua cara: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar os elementos que você não precisa;

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Depois é só você usar a publicidade para criar uma campanha que atraia o público-alvo para a sua landing page. 

Conclusão

Conclusão diferença entre publicidade e marketing

Depois de conferir este artigo, as chances são que você já sabe por que conhecer a diferença entre marketing e publicidade te ajuda a ter mais resultados no seu negócio. 

Aqui você viu que o marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado. 

Eu também te mostrei qual é o papel da publicidade dentro dessa estratégia e quais são as principais diferenças entre marketing e publicidade. Como os diferentes objetivos, atividades e perfil profissional de cada área. 

Você também conferiu se o marketing e a publicidade podem trabalhar juntos. 

E aí, você já conhecia a diferença entre marketing e publicidade?

Me conta aqui nos comentários! 🙂

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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