Dashboard: as métricas mais importantes para o seu email marketing em um só lugar

Dashboard: as métricas mais importantes para o seu email marketing em um só lugar

É o seguinte, não sei se alguma vez você já passou por uma situação assim…

Mas alguns dias atrás, eu estava voltando de uma viagem e, num trecho da estrada onde só tinha mato para os lados, o painel do meu carro deu uma pane.

O carro estava funcionando normalmente, só que rolou um mau contato que bagunçou todas as informações do painel.

Eu não conseguia saber exatamente a que velocidade o meu carro estava, muito menos a quantidade de gasolina que eu ainda tinha disponível.

Pensa no sufoco.

E por mais que eu tivesse uma noção da velocidade, o tempo todo eu ficava me perguntando se estava devagar demais e atrapalhando os outros carros.

Ou se estava indo rápido demais e correndo o risco de tomar uma multa por excesso de velocidade.

Chegou um ponto que eu fiquei realmente desesperada por não ter uma ideia clara do que estava rolando com o carro.

Não foi nada legal ter que continuar dirigindo até chegar numa região da estrada onde fosse seguro parar e tentar entender o que estava acontecendo.

Eu estou te contando essa história porque é justamente isso que acontece com as suas campanhas de email marketing quando você não está de olho nas principais métricas.

É como se você estivesse dirigindo um carro com o painel estragado.

Você fica sem saber qual é a real situação das suas campanhas, se elas estão sendo um sucesso ou se na verdade está faltando combustível para você conseguir alavancar as suas vendas.

Além de que você pode estar expondo a sua estratégia de marketing a um risco desnecessário por investir em algo que você não sabe se está dando retorno.

A sua intuição pode te enganar, pode te fazer acreditar que algo está dando certo ou errado quando na verdade não está.

Mas os números não mentem.

Só com dados claros é que você consegue descobrir exatamente o que é um sucesso e o que precisa ser melhorado.

E para te ajudar nessa missão, o dashboard te mostra de forma simples as principais métricas que você precisa saber sobre as suas campanhas de email.

Então, se você quer construir uma estratégia de marketing sólida, sem correr riscos e aumentar as suas chances de sucesso, continua comigo até o final que eu vou te mostrar:

  • as principais métricas para as suas campanhas de email marketing;

  • o que é o dashboard;

  • e como usar.

Mas antes…

O que são métricas?

O que são métricas?

Se você nunca ouviu falar disso antes, as métricas são indicadores que servem para medir e acompanhar as suas estratégias de marketing.

Elas funcionam como bússolas que te ajudam a entender se você está indo na direção certa ou precisa recalcular para alcançar o sucesso.

Por exemplo, o retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica que mostra o quanto o seu negócio está faturando para cada real investido em uma ação de marketing específica.

Ou seja, com ele você consegue ter clareza se a estratégia que você está utilizando está dando um retorno positivo ou prejuízo.

Outra métrica bastante comum é a taxa de conversão, que é a porcentagem de visitantes que se tornaram leads (potenciais clientes) ou clientes para o seu negócio.

Ela te ajuda a entender, por exemplo, quais são os melhores canais de marketing para transformar visitantes em novos clientes para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que são as métricas no geral, eu vou te mostrar…

As principais métricas para as suas campanhas de email marketing

As principais métricas para as suas campanhas de email marketing

Existem inúmeras métricas de marketing. O lance é que se você tentar olhar para todas elas ao mesmo tempo pode acabar se tornando algo confuso.

É que nem tentar entender o painel de controle de um avião se você não é um piloto.

As principais métricas para as suas campanhas de email marketing

Tem tanto medidor e informação aí, que é difícil saber o que é mais importante, para qual você deve olhar primeiro e quais as informações são essenciais para conseguir fazer o avião decolar ou não cair.

E quais são supérfluas e na maioria das vezes nem interferem no voo.  

O fato é que principalmente quando se está começando a empreender no digital, acompanhar métricas pode parecer um pouco com tentar entender esse painel aí em cima.

São tantas informações que, se você não sabe para onde olhar, tentar entendê-las pode acabar mais atrapalhando do que ajudando.

Mas você não precisa ficar preocupado. Para deixar tudo mais claro, eu vou te mostrar exatamente quais são as métricas que você deve ficar de olho.

Aquelas que te mostram as informações essenciais para você saber como a sua campanha de email marketing está indo e focar naquilo que é importante para você alcançar o sucesso.

Olha só quais são essas métricas:

Contagem de leads

A contagem de leads significa a quantidade de endereços de email que você tem na sua lista.

Ou seja, o número de potenciais clientes que te passaram o contato e provavelmente têm interesse em saber mais sobre o que o seu negócio tem a oferecer.

Acompanhar a variação da sua contagem de lead pode te ajudar a entender quais ações de geração de leads e campanhas de email marketing foram efetivas e quais geraram descadastramento.

Por exemplo, você anunciou no Facebook o download gratuito de um ebook com o intuito de oferecer algo de valor em troca do contato de potenciais clientes.

E, na semana que você fez isso, houve um salto na sua contagem de leads. Isso é um sinal de que a sua ação para gerar leads foi um sucesso.

Por outro lado, se na semana que você envia uma oferta para a sua lista há um grande número de descadastramento, pode ser um sinal de que suas leads ainda não estavam preparadas para comprar o seu produto ou serviço.

Ou então, que você acabou atraindo as pessoas erradas para a sua lista.

Taxa de abertura

De forma bem simples, ela é a quantidade de emails que foram abertos dentre o total de enviados.

Entender a sua taxa de abertura pode te ajudar a ter insights sobre a segmentação das suas leads, se você está enviando a campanha certa para as pessoas certas.

E até mesmo se o assunto do seu email é atraente e está despertando a curiosidade das pessoas.

Taxa de bounce

Ela é a porcentagem de emails que foram enviados, mas que por algum motivo não chegaram para o destinatário.

Isso pode acontecer por diversas razões e eu já te explico as principais e cada um dos tipos de bounce.

O ponto importante de estar de olho nessa métrica é que você tem clareza da quantidade de emails que de fato foram entregues para as suas leads e da qualidade da sua lista.

Se a taxa de bounce é muito alta é um sinal que você está precisando fazer uma limpeza nas suas leads.

Pensa comigo: de que adianta ter cinco mil leads, se mil delas não estão recebendo os seus emails?

É melhor ter uma lista mais enxuta, mas que você sabe que está recebendo os seus emails e, por isso, tem um potencial maior de se tornar seu cliente.

Além disso, a taxa de bounce pode te ajudar a identificar alguns erros que fazem com que o seu conteúdo seja considerado spam e não seja entregue ao remetente, por exemplo.

Hard bounce

O hard bounce é quando o email não é entregue por um erro permanente, por exemplo, o endereço do destinatário é inexistente ou inválido.

Um percentual de hard bounce muito alto pode manchar a sua reputação com os provedores de email (Gmail, Outlook…) e fazer com que o seu email deixe de chegar para outras leads.

As leads que apresentam hard bounce devem ser excluídas da sua lista, afinal de contas, os seus emails nunca chegarão até elas mesmo, não faz sentido manter o contato delas.

Soft bounce

O soft bounce é quando o email não é entregue por um erro temporário, por exemplo, a caixa de entrada do destinatário está cheia e ele não pode receber mais emails naquele momento.

Isso quer dizer que futuramente pode dar tudo certo com o envio.

Porém é importante ficar atento se uma mesma lead está com soft bounce recorrentes, pois isso pode ser um sinal de um problema permanente que foi identificado como temporário.

No caso das leads com soft bounce, devem ser removidas da sua lista apenas as que apresentarem recorrência do erro.

Spam bounce

Sabe aqueles emails que nem aparecem na sua caixa de entrada e já vão automaticamente para caixa de spam?

Eles são classificados como spam bounce.

Para evitar esse tipo de erro, você deve incentivar as suas leads a engajarem com o email (respondendo a mensagem ou acessando um link), a adicionar você como um remetente confiável e também a clicarem na opção “Não é spam” caso o seu email tenha ido parar na caixa de spam automaticamente.

Você também deve evitar termos que podem ser considerados como spam, como por exemplo excesso de exclamações e $$$.

Essa ações são simples, mas podem melhorar a sua entregabilidade, ou seja, aumentar o número de pessoas que de fato estão recebendo os seus emails e reduzir a sua taxa de bounce.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é a quantidade de email nos quais o destinatário clicou em algum link.

Por exemplo, você mandou um email convidando as suas leads para assistirem a sua live no YouTube e colocou o link para elas acessarem a transmissão.

A taxa de cliques mostra quantas pessoas que abriram o seu email clicaram no link para ver a sua live.

Essa é uma métrica bastante útil se você tem alguma CTA (chamada para ação) na sua campanha de email marketing e quer saber a eficiência dela e da sua copy (texto usado para persuadir) na hora de converter o seu leitor.

Agora que você já conhece as principais métricas de email marketing, eu vou te mostrar como você pode acessar todas elas em um único local com o Klicksend.

O que é o dashboard do Klicksend e como usá-lo?

O que é o dashboard do Klicksend e como usá-lo?

Lembra que no início eu te falei que ignorar as métricas é como dirigir com o painel do carro quebrado?

Então, o dashboard funciona como o painel do carro para as suas campanhas de email marketing.

Ele é uma funcionalidade do Klicksend que mostra de forma simples e intuitiva um resumo do seu desempenho como um todo e para campanhas específicas, te apresentando todas as principais métricas que eu te expliquei nas últimas linhas.

Dá uma olhada em como ele é:

O que é o dashboard do Klicksend e como usá-lo?

O que é o dashboard do Klicksend e como usá-lo?

Se você já é um cliente do Klicksend, é só acessar sua conta que as principais métricas já estarão disponíveis para você na sua página inicial.

Você também pode clicar na guia Resumo para acessar o dashboard.

Caso você queira saber dados sobre uma campanha específica, basta clicar na campanha para abri-la e você vai encontrar as estatísticas com as principais métricas na guia Estatísticas.

Se você ainda não é um cliente Klicksend, pare de perder tempo e clique aqui agora para conhecer os nossos planos e opções disponíveis para você.

O Klicksend é uma ferramenta de envio de emails totalmente focada na conversão de leads ou vendas.

Com ele, além de você conseguir criar e enviar campanhas de email marketing para a pessoa certa, você também terá acesso ao dashboard com as métricas importantes para a sua estratégia de marketing e ainda desfrutar de muitas outras funcionalidades.

Tudo pensado para que você tenha mais facilidade na hora de vender pela internet.

Conclusão

Dashboard Conclusão

Nas últimas linhas, eu te falei que não estar de olho nas principais métricas das suas campanhas de email marketing é como dirigir um carro com o painel estragado.

Você fica sem saber com certeza e clareza como está o seu desempenho e quais são os pontos que você pode melhorar.

Você também viu quais são as principais métricas de email marketing, aquelas que podem fazer toda a diferença na hora de criar uma campanha de sucesso.

E o melhor de tudo é que você pode ter acesso a todas essas informações em um único lugar: no dashboard, a funcionalidade do Klicksend que reúne todas as métricas mais importantes em um só lugar.

Você já conhecia o Klicksend e o dashboard? Já usava essa funcionalidade para melhorar as suas campanhas de email marketing?

Me conta tudo aqui nos comentários! 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)