Tenha uma fotografia precisa dos seus clientes com o Customer Data Platform

Customer Data Platform: o que é e porque usar no seu negócio

Você não precisa imaginar quem é o seu cliente. Com o Customer Data Platform, você pode ter uma verdadeira fotografia dele. 

Como assim?

Muitas vezes você acha que sabe exatamente quem é o seu cliente, mas na realidade o que você tem em mãos é um retrato falado.

Aquele tipo de desenho feito com base em uma descrição aproximada. E isso pode ser um problema.

O lance é que algumas vezes os retratos falados ficam até parecidos com o original, mas em outros casos a semelhança é quase inexistente.

E se você desenvolver uma estratégia de marketing e conteúdo baseado em uma suposição equivocada sobre os seus clientes, as chances são que você não vai ter resultado.

Porque sem produzir conteúdo que seja relevante para o seu público ou fazer anúncios precisos, a tendência é você não aumentar as suas vendas. 

A boa notícia é que você não precisa imaginar como o seu cliente é.

Enquanto ferramentas tradicionais te oferecem uma suposição, um desenho aproximado do consumidor.

O Customer Data Platform pode te entregar uma fotografia dele. E não é uma fotografia qualquer, mas uma imagem em alta definição

É claro que uma fotografia não é o mesmo que ter a pessoa bem na sua frente. 

Mas ela é uma representação muito mais próxima da realidade do que um retrato falado. E isso é uma tremenda vantagem para a sua empresa.

Porque você tem a oportunidade de criar experiências realmente personalizadas capazes de atrair e fidelizar cada vez mais clientes e aumentar as suas vendas.

Quer saber como fazer isso?

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo porque eu vou te mostrar:

  • O que é Customer Data Platform (CDP);

  • Como as informações são obtidas;

  • Qual a diferença entre CDP, CRM e DMP;

  • Quais os benefícios para o seu negócio;

  • E 6 opções de CDP disponíveis no mercado.

Bora lá!?

O que é Customer Data Platform?

O que é Customer Data Platform

Customer Data Platform (CDP) ou Plataforma de Dados do Cliente, em português, é um software capaz de unificar as informações sobre os seus clientes, obtidas em diversos tipos de fontes. 

Ele conecta os dados de diversos canais como as suas redes sociais, e-mail, anúncios e dispositivos de navegação como smartphone, tablet e desktop. 

Além de oferecer um acesso mais centralizado sobre os dados do cliente, o CDP mostra as informações em tempo real. 

O principal objetivo é proporcionar uma visão de 360º sobre o seu cliente para que o profissional de marketing conheça o comportamento dessas pessoas de forma mais ampla.

Dessa forma é possível saber o que o consumidor faz em outros ambientes e não apenas quando ele está em contato com a sua empresa. 

A unificação de todas essas informações facilita a análise do comportamento do seu público ao longo do tempo. 

Dá para saber de qual dispositivo elas acessam a internet, que páginas visitam, do que gostam nas redes sociais e se foram impactadas pelo email marketing

Assim, você consegue personalizar o seu conteúdo e ganhar mais eficiência nas suas campanhas, o que tende a otimizar os seus resultados.

Agora eu vou te explicar mais detalhadamente como isso acontece.

Como as informações são obtidas?

Como as informações são obtidas

Como o objetivo do Customer Data Platform é centralizar as informações dos seus clientes, quanto mais dados disponíveis mais fiel será a fotografia do seu público.

O CDP cruza dados relevantes como o histórico de compras, os dados demográficos, a utilização das redes sociais, o comportamento de navegação na internet e o relacionamento com a sua empresa.

O software filtra as informações mais importantes para criar um perfil mais realista de quem compra de você ou entra em contato com o seu negócio.

Entre as fontes exploradas estão os dados demográficos, o seu call center, aplicativos móveis, sites e informações públicas nas redes sociais. 

No caso de clientes, também dá para acrescentar informações das compras passadas e da utilização de produtos. 

Depois de reunir as informações disponíveis, o CDP aplica uma série de algoritmos para criar um modelo realístico de cada consumidor.

Assim a sua empresa consegue desenvolver ações mais personalizadas e eficientes. 

Qual a diferença entre CDP, CRM e DMP? 

Qual é a diferença entre CDP, CRM e DMP

No mercado existem algumas alternativas para fazer a gestão dos seus clientes e eu vou te mostrar o que diferencia cada uma delas do Customer Data Platform. 

CDP X CRM

Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente pode ser definido como uma tecnologia para gerenciar os relacionamentos e interações da sua empresa com os seus clientes em potencial e clientes efetivos.

Ele é usado para fazer um gerenciamento mais tradicional do envolvimento do consumidor com o seu negócio. 

Por outro lado o CDP oferece uma análise mais aprofundada e completa do comportamento do cliente como um todo e não apenas em relação à sua empresa.

Outra diferença é que geralmente um CRM é gerenciado pela equipe de TI, enquanto um CDP pode ser mantido pela equipe de marketing.

O CDP pode centralizar todos os dados de interação do cliente a partir de fontes, o que permite cruzar essas informações para conhecer o seu cliente. 

Já o CRM foi projetado para melhorar a sua gestão de vendas, já que a sua equipe de vendedores pode capturar, rastrear e gerenciar os detalhes sobre o cliente. 

Outra diferença diz respeito a coleta e gerenciamento de informações. 

O CRM serve para rastrear transações, analisar o funil de vendas e gerenciar o relacionamento com o consumidor. 

Enquanto o CDP fornece uma visão mais detalhada que inclui dados históricos e comportamentais.

Isso permite que você crie experiências mais personalizadas e que podem ser escaladas na sua empresa. 

CDP X DMP

Data Management Platform (DMP) ou Plataforma de Gerenciamento de Dados é um sistema de gerenciamento de dados usado para coletar, organizar e classificar dados de públicos e campanhas.

O DMP permite o armazenamento de informações para segmentar o público-alvo e otimizar os resultados dos seus anúncios.

Uma das principais diferenças é que o DMP trabalha principalmente com dados anônimos, como cookies, IDs de dispositivo e endereços IP. Isso pode ser um problema já muitos usuários bloqueiam os cookies. 

Por outro lado o CDP é um avanço tecnológico capaz de reunir os dados do cliente disponíveis em diversas fontes. 

Além de possuir algoritmos de unificação mais avançados que combinam as informações e permitem que você direcione um conteúdo, e-mail ou ofertas de forma mais apropriadas.

Mas as vantagens não param por aí. 

Customer Data Platform: conheça os benefícios para o seu negócio

Customer Data Platform: conheça os benefícios para o seu negócio

Depois de conferir o que diferencia o CDP de outras ferramentas, chegou o momento de ver os benefícios que ele pode oferecer para a sua empresa. 

Melhor organização

O CDP permite que as informações dos seus clientes sejam compartilhadas por todas as áreas da sua empresa.

Ou seja, ele unifica todos os dados disponíveis no seu negócio e faz com que as informações sejam utilizados de maneira uniforme.

Assim, fica praticamente impossível que o cliente receba comunicados conflitantes ou que uma informação importante sobre ele fique retida em um único departamento. 

Maior precisão 

Coletar as informações direto dos seus clientes e das pessoas que entram em contato com a sua marca, como visitantes do seu site de vendas ou seus seguidores nas redes sociais, permite que você tenha dados muito mais confiáveis. 

Por isso, o software te ajuda a fazer a análise comportamental do cliente e construir gráficos de identidade para você enxergar o seu cliente como em uma verdadeira fotografia. 

Assim você pode direcionar os seus esforços de comunicação e publicidade de uma maneira muito mais assertiva. 

Está sempre atualizado 

A maioria dos profissionais de marketing digital sabe que as preferências do consumidor mudam ao longo do tempo.

Utilizando um CDP você ficar por dentro de todas as alterações que acontecem com o seu cliente. 

Se ele deixar de usar o Facebook e migrar para o Instagram e o YouTube, você vai saber na hora que precisa atualizar a sua estratégia. 

É como se a sua fotografia estivesse sempre atualizada. Se alguém mudar o cabelo, por exemplo, você vai saber instantaneamente.    

 Mais personalização

Como o CDP cria uma identidade baseada diretamente nas informações de cada cliente, é possível criar formas de relacionamento, comunicação e publicidade muito mais personalizadas. 

E isso pode representar mais dinheiro no seu bolso. Porque 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço se tiverem uma ótima experiência.

É exatamente essa possibilidade que o CDP te oferece, proporcionar uma vivência única e marcante para cada um dos seus clientes. 

Para te ajudar a aproveitar todos esses benefícios eu separei 6 opções de Customer Data Platform para você escolher. 

6 opções de CDP disponíveis no mercado

6 opções de CDP disponíveis no mercado

Depois de conhecer os benefícios que o Customer Data Platform pode trazer para o seu negócio, você pode estar considerando a possibilidade de ter um CDP.

Por isso, eu separei 6 ferramentas eficientes que você pode usar na sua empresa. 

1. AgilOne

AgilOne oferece uma visão precisa dos seus clientes em tempo real, além de modelos para entender o futuro comportamento deles.  

Ela é uma das precursoras quando o assunto é CDP e integra informações online e offline para criar um perfil bem completo. 

A AgilOne usa cálculos analíticos e modelos preditivos que permitem uma melhor segmentação para você ter mais retorno com a sua estratégia de marketing.

2. Segment

O Segment prioriza a coleta de dados nos canais de comunicação da própria empresa alimentando os seus dados de marketing.

A plataforma possui um versão gratuita e promete proteger a qualidade dos dados por meio da padronização das informações da empresa. 

Além disso, o Segment protege a privacidade do cliente e segue princípios de governança corporativa, que é o conjunto de processos e legislações que determinam como a empresa é administrada.

3. Exponea 

O Exponea combina a análise avançada de dados do cliente com a execução de uma campanha efetiva. 

Assim, você consegue entender o comportamento do cliente para se comunicar de forma altamente personalizada para cada um. 

Isso te ajuda a maximizar os lucros e otimizar os gastos de marketing, converter visitantes em clientes e promover relacionamentos duradouros com eles.

4. mParticle

Essa plataforma é mais voltada para a coleta de dados mobile. Além de analisar as informações dos diferentes canais de comunicação e o comportamento do usuário nas páginas da internet

O mParticle também foca no que cada pessoa faz nos dispositivos móveis e em outros serviços, como o navegadores e jogos online.

5. ActionIQ

O ActionIQ é uma plataforma mais intuitiva e fácil de usar que oferece uma maior customização dos seus dados.  

Isso permite que você use as análises interativas e em tempo real para definir o público e montar uma estratégia  que seja aplicada de acordo com cada cliente.

É possível focar nos seus próprios canais como email marketing, site de vendas e redes sociais ou ampliar a coleta de dados para fontes mais gerais. 

6. Optimove

A Optimove é uma plataforma que transforma os dados do seu cliente em ideias fáceis de serem aplicadas.

Ela também ajuda a sua empresa a impulsionar e mensurar o próprio crescimento por meio de um conjunto de tecnologia próprio.

Isso permite a medição e a otimização de campanhas altamente personalizadas e em escala, em vários canais simultaneamente. 

O resultando é uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, o aumento do ticket médio e do lifetime value do cliente.  

Porque quando melhor for a experiência, maiores são as chances de fidelizar o cliente e poder cobrar um valor mais elevado pelos seus produtos e serviços.  

Já que quanto melhor for 

Agora, eu vou te falar como você pode usar o CDP para atrair ainda mais clientes para o seu negócio. 

Como o CDP te ajuda a ter mais clientes

Como o CDP te ajuda a ter mais clientes

Depois de conferir 6 opções de ferramentas para  usar o Customer Data Platform no seu negócio, chegou o momento de entender como isso pode te ajudar a ter mais clientes. 

O fato é que quanto melhor você conhecer o perfil do seu cliente, mas eficientes podem ser as suas landing pages.  

Se você ainda não sabe, landing page é uma página focada em conversão desenvolvida especialmente para levar o visitante a realizar a ação que você planejou.

Como, por exemplo, te dar uma forma de contato em troca de uma recompensa de alto valor, como um ebook, whitepaper ou webinar

Nesse momento esse visitante se torna uma lead, um potencial cliente que você pode educar sobre os benefícios do seu produto. 

A partir desse contato, a sua CDP pode coletar outros dados e cruzar informações para te ajudar ter uma comunicação cada vez mais personalizada e que conduza a sua lead até o momento da compra.

Isso cria um ciclo virtuoso, porque quanto melhor você conhecer o seu cliente, mais personalizadas e efetivas também tendem ser as suas landing pages. 

Agora, se você não sabe como criar uma landing page de alta performance, o Klickpages é o seu melhor aliado. 

Com o KP, você pode criar as suas páginas em apenas 3 passos simples:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  2. Divirta-se customizando a sua página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

Conclusão

Conclusão Customer Data Platform

Depois de conferir este artigo, as chances são que você já sabe como o Customer Data Platform pode te oferecer uma fotografia precisa do seu cliente. 

Assim, você não precisa ficar imaginando, você sabe exatamente quem consome o que você vende.

Essa é uma forma eficiente de tornar a sua comunicação e os seus anúncios cada vez mais eficientes para atrair e fidelizar os consumidores.  

Isso porque eu te mostrei o que é e como essa ferramenta obtém informações tão precisas.

Você também viu quais são as diferenças entre CDP, CRM e DMP, além de 6 opções para ter uma CDP no seu negócio, inclusive uma versão gratuita.

Eu ainda te falei sobre os benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio, como a possibilidade de oferecer conteúdo personalizado para atrair até 86% dos consumidores

E aí! Você já conhecia Customer Data Platform?

Me conta aqui nos comentários. 😉

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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