Contador regressivo: como persuadir o seu cliente sem usar nenhuma palavra

Contador regressivo: o que é e como usar essa funcionalidade no Klickpages

Vou abrir o jogo com você: existe uma maneira de persuadir o seu cliente sem usar nenhuma palavra. 

É uma forma que vai chamar a atenção dele e ainda vai despertar o sentimento de perda. 

O que é uma notícia boa. Pois, eu não sei se você sabe, mas as pessoas preferem evitar perdas em vez de ganhar algo.

Isso quer dizer, por exemplo, que alguém se sentiria mais chateado por perder as inscrições de um curso do que feliz com um acesso gratuito. 

Pode até parecer estranho, mas aconteceu comigo. 

No ano passado, eu me inscrevi em um curso gratuito de Google AdWords e estava indecisa se fazia ou não um curso pago para escritores. 

Eu recebia dois tipos de email: um lembrete para terminar o curso gratuito e o outro falando sobre o curso pago.

O email do curso gratuito eu excluía ou deixava como “não lido” para me servir de lembrete. Já o outro, o do curso pago, eu sempre abria.

Lembro que no topo tinha um cronômetro que mostrava quantos dias faltavam para encerrar a turma e que o restante do texto era basicamente sobre o plano de aula, os benefícios que eu ia adquirir e o valor do curso. 

Acho que abri todos os emails que eles mandaram. Eu olhava aquele contador e sempre relia as informações.

Um email atrás do outro eu via aquele contador diminuir os dias: 15, 14, 13,10, 5…   

Sabe o que aconteceu?

Não resisti e no último dia resolvi comprar o curso.

É claro que os meus objetivos profissionais ajudaram no processo de decisão. Mas o que me convenceu a fechar a compra do curso não foi o plano de aula ou os benefícios de fazer o curso ou qualquer outra parte do texto do email.

Sem usar nenhuma palavra o contador regressivo me convenceu a comprar o curso. Ele despertou em mim o medo de perder aquela oportunidade e eu não podia deixar passar. 

Isso tudo aconteceu porque o contador regressivo atua em cima do sistema límbico, a área do cérebro que é responsável por tomar a maior parte das decisões no nosso dia a dia.

E eu vou te mostrar como você pode fazer isso de uma forma íntegra para persuadir seus potenciais clientes sem precisar usar nenhuma palavra. 

Não só isso. Vou te mostrar também:

  • o que é um contador regressivo;

  • por que é importante usar o contador regressivo;

  • onde usar o contador regressivo;

  • e como usar essa funcionalidade com o Klickpages. 

Vamos lá?

O que é um contador regressivo?

O que é um contador regressivo?

Um contador regressivo nada mais é do que um relógio que faz uma contagem de trás para frente. 

Ou seja, ele mostra quanto tempo falta para começar ou terminar alguma coisa. A ideia é criar expectativa no seu público e ajudá-lo a tomar uma decisão.

Por exemplo, se você vai fazer um webinário daqui duas semanas você pode ter um contador mostrando quantos dias faltam para o evento e incentivar o seu público a se preparar para a esta data. 

Sem contar que você pode também usá-lo para avisar quantas horas faltam para encerrar a venda de um produto ou quanto tempo falta para começar um sorteio, por exemplo. 

Por que é importante usar o contador regressivo?

Por que é importante usar o contador regressivo?

O contador regressivo é importante para a sua estratégia porque ele pode aumentar as suas chances de efetivar uma venda. 

Isso porque ele usa dois gatilhos mentais que são capazes de persuadir o seu potencial cliente sem usar nenhuma palavra. 

Mas antes de te falar quais são eles… Você sabe o que são gatilhos mentais?

São “botões” que ativam uma parte do cérebro que nos faz tomar decisões de forma mais rápida sem precisar justificar por que estamos fazendo isso. 

Vou te explicar. 

O cérebro humano é dividido em três partes: sistema límbico, neocórtex e reptiliano. O sistema límbico é onde fica as emoções, o neocórtex é onde fica a nossa linguagem e o reptiliano é onde promove reflexos simples.  

É através do sistema límbico que você toma decisões baseadas em uma necessidade ou em suprir um desejo. Além disso, é lá onde a maioria das nossas decisões são tomadas. 

Então, se você quer vender para o potencial cliente você tem que despertar alguma emoção para falar com sistema límbico dele.

E o melhor jeito de fazer isso é usando gatilhos mentais e o contador regressivo ativa dois deles. Veja só: 

Gatilho mental da escassez

O gatilho mental da escassez nada mais é do que ofertar algo em quantidade menor do que a demanda. 

Pode ser um produto com poucas unidades, um serviço com vagas limitadas ou até mesmo um infoproduto com bônus restrito para pessoas que comprarem dentro de um determinado prazo. 

A ideia é ajudar a acelerar o processo de decisão do seu potencial cliente, pois com esse gatilho você gera nele a sensação de não querer perder uma oportunidade. 

Ou seja, como ele sabe que a demanda é menor do que a oferta, se ele demorar para agir pode ser que ela perca essa oportunidade e esse sentimento o faz agir mais rápido para comprar o produto.  

E você pode fazer isso com um contador regressivo, pois com ele você deixa claro que a oferta vai ficar disponível apenas enquanto o contador estiver rodando.

Gatilho mental da urgência

O gatilho mental da urgência é você colocar um prazo bem definido para a sua oferta encerrar. 

Isso porque se você deixar a oferta disponível por tempo determinado o cliente vai procrastinar para comprar de você. 

Ele pode deixar para fazer isso outro dia e talvez esse outro dia nunca chegue, afinal de contas, podem aparecer outras coisas como prioridade.

Então, a grande sacada é usar um contador regressivo para convencer o potencial cliente de que ele tem que comprar o mais rápido possível enquanto ainda tem tempo. 

Lembra da minha história do curso para escritores? Se a empresa não me lembrasse que o prazo para as inscrições estava acabando, até o hoje eu estava pensando se iria ou não fazer o curso. 

Onde usar o contador regressivo?

Onde usar o contador regressivo?

No mundo físico você pode colocar um contador regressivo, praticamente, em qualquer lugar. 

Quando eu estudava para concurso público, por exemplo, a minha contagem regressiva ficava na parede do meu quarto. 

Eu colava o calendário perto da minha mesa de estudo e conforme a prova se aproximava eu fazia um “X” nos dias que se passavam. 

Isso funcionava porque eu conseguia controlar o meu tempo e me programar para não atrasar no dia da prova. 

Mas você não pode colocar um calendário na parede de todos os seus potenciais clientes sempre que quiser fazer uma oferta.

Então a melhor forma de fazer isso é usando um contador regressivo como um dos recursos da estratégia de marketing digital. Os melhores lugares para usá-lo são:

  • no corpo do email;

  • na landing page;

  • e no site. 

Quando você for mandar um email, por exemplo, você pode colocar um cronômetro para avisar a lead quando uma live vai começar ou quantos dias faltam para lançar um ebook

Na landing page você pode divulgar uma data para o evento e usar o contador regressivo para ajudar a sua audiência se programar com antecedência. 

Já no site, dá para você colocar o contador para mostrar quantos dias faltam para fechar um carrinho ou até que dia o seu infoproduto ou serviço está com o bônus disponível. 

Como usar o contador regressivo no Klickpages?

Como usar o contador regressivo no Klickpages?

Não sei se você já conhece o Klickpages, mas ele é uma ferramenta para criar páginas na internet de forma simples e intuitiva. 

Isso quer dizer que a sua única preocupação vai ser personalizar uma página de forma divertida sem pensar em html, css, java… 

No Klickpages tem duas possibilidades de usar um contador regressivo: o Klicktimer e o cronômetro específico para landing pages. Veja só:

Klicktimer

O Klicktimer é uma funcionalidade do Klickpages que serve para adicionar um contador regressivo no corpo do email ou no site.

Você só tem que acessar a funcionalidade e configurar os links para as páginas de redirecionamento, a cor e a data do cronômetro. 

Depois é só copiar o código gerado pelo próprio Klicktimer e incorporar na sua página ou na sua mensagem de email. 

 A ideia é que, enquanto o contador estiver rodando, ele redirecione a sua lead para uma página ativa.

Klicktimer

Ou, se o contador estiver zerado, para uma página de tempo esgotado ou algo similar.

Por exemplo, se você envia um email avisando sobre um webinário e a sua lead clica no contador regressivo enquanto ele estiver rodando, ela vai ser redirecionada para uma página de inscrição. 

Mas caso o contador esteja zerado, ela pode ser redirecionada para uma página de agradecimento ou para uma landing page falando sobre o próximo evento online. 

Tudo acontece automaticamente. 

E o mais legal é que você pode criar essas páginas no próprio Klickpages. Depois é só copiar o link delas e adicionar nas configurações do Klicktimer. 

Agora, para saber como incorporar essa funcionalidade no seu email você pode dar uma olhada no tutorial sobre como utilizar o Klicktimer no Klicksend

Cronômetro para landing page

A maneira mais fácil e rápida de usar um contador regressivo no Klickpages é adicionar ele na sua landing page. 

Você só precisa criar ou editar uma página no Klickpages, adicionar a seção cronômetro e configurar as cores e o texto de acordo com o seu negócio. Dá uma olhada: 

Cronômetro para landing page

A diferença é que esse contador não tem um link que redireciona para outro destino, ele fica apenas dentro da página mostrando a contagem do tempo. 

Ele é intuitivo e cumpre o mesmo propósito do anterior: gera escassez e urgência no seu cliente. 

Para saber mais como adicionar essa seção na sua página você pode conferir o tutorial de como colocar um cronômetro na sua landing page.

Então, agora que você sabe quais são as duas formas de usar um contador regressivo no Klickpages você utilizá-las no seu negócio para aumentar as suas conversões e vendas. Basta seguir os tutoriais ou entrar em contato com o nosso suporte caso você tenha alguma dúvida. 

Mas, se você ainda não é cliente do Klickpages e quer usar essa funcionalidade para convencer o seu cliente sem usar nenhuma palavra, confira agora mesmo os planos que temos disponíveis para você.

Conclusão

Contador Regressivo Conclusão

Um contador regressivo é uma ótima maneira de convencer o seu cliente sem usar nenhuma palavra, porque ele desperta nas pessoas o medo de perder uma oportunidade. 

Você viu que ele é um relógio que conta de trás para frente quanto tempo falta para começar ou terminar algo. 

E que ele é um recurso que ativa no seu potencial cliente dois gatilhos mentais: o da escassez e o da urgência. 

Eu te mostrei que ele é ótimo para usar no corpo do email, em landing page e em site

E ainda te contei que você também encontrá-lo no Klickpages com duas formas de usar: como Klicktimer e como cronômetro para landing page. 

Ambos são fáceis e intuitivos para você aplicar como um recurso para as suas estratégias de marketing digital. 

Agora é sua vez de testar esse recurso e convencer o seu cliente sem usar nenhuma palavra. 

Só não esqueça de me contar nos comentários qual foi o resultado. Beleza? 😉

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Sobre o Autor

Karol Barbosa

Sou aquela garota sonhadora que ama ler, escrever e conversar com os amigos. Sou Jornalista de formação e escritora de nascença (desde pequena escrevia histórias nos cadernos da minha mãe). Adoro escrever sobre marketing digital, empreendedorismo, histórias de ficção e coisas aleatórias. Nas horas vagas faço parte de um grupo de teatro e nos meus “dias de fazer nada” coloco uma boa série e jogo The Sims (sim, até hoje).

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