Como vender no Facebook: qual é a melhor forma de fazer isso?

Como vender no Facebook: qual é a melhor forma de fazer isso?

Se você está em busca de como vender no Facebook para melhorar os resultados do seu negócio, você veio ao lugar certo.

Porque eu vou te mostrar as 5 formas de se vender na plataforma, vou te explicar cada uma delas e dar dicas de como você pode fazer boas vendas.

Eu não vou entrar nos detalhes de cada uma agora, porque isso você vai ver ao longo do artigo.

Mas eu já quero adiantar que tem uma forma em especial que é a mina de ouro do Facebook. Se eu tivesse que te indicar uma única forma de vender por lá, eu te indicaria essa.

Porque a grande sacada dela é que ela te permite focar no que você tem controle. Você não atira no escuro na hora de vender o seu produto ou serviço.

Não estou dizendo que com as outras formas de vender no Facebook você não terá resultados significativos. Você pode ter, sim.

Mas essa forma em especial da qual estou falando é a que eu mais uso e, definitivamente, nos meus 3 anos de experiência vendendo no Facebook, essa é a forma mais eficaz que eu já vi.

Só para você ter uma ideia, foi com ela que, recentemente, eu consegui mais de 60 mil leads em apenas 45 dias.

Além disso, a nível de negócio, essa é a forma mais profissional de se vender na plataforma.

Porque com ela você se porta como uma empresa e não como um vendedor ambulante que sai batendo de porta em porta.

E, como eu prefiro pecar mais pelo excesso do que pela falta, eu vou te explicar as outras 4 formas. Mas antes disso, vou te explicar…

Por que vender no Facebook?

Por que vender no Facebook?

Simples. Porque enquanto eu escrevo esse artigo mais de 2 bilhões de usuários tem conta ativa na plataforma.

É claro que você não vai alcançar todas essas pessoas, até mesmo porque tem as limitações culturais, de nicho e do próprio Facebook.

Mas a questão aqui é que mesmo que você alcance uma quantidade pequena de potenciais clientes, eles podem trazer resultados significativos para a sua empresa.

Além disso, o Facebook está com as pessoas praticamente o tempo todo. Pois é uma plataforma que pode ser acessada pelo computador, tablet e smartphone.

Sendo assim, é uma ótima oportunidade para ficar perto do seu potencial cliente.

Ah, e outra coisa: se você não está no Facebook, provavelmente a sua concorrência está.

Então, se você quer aumentar as suas vendas eu vou te mostrar no próximo tópico 5 formas de vender no Facebook que podem te ajudar a alcançar resultados significativos para o seu negócio.

5 melhores maneiras de vender no Facebook em 2019

5 melhores maneiras de vender no Facebook em 2019

Antes de te apresentar as 5 melhores formas de vender no Facebook quero que você entenda que não existe uma maneira certa ou errada.

Mas sim a melhor forma para o seu negócio. Ou seja, algumas vão funcionar e outras não.

E você só vai saber isso se testar. Sendo assim, nada de ficar com um pé atrás com as formas que vou te apresentar.

Beleza?

Então, agora veja as melhores maneiras de vender no Facebook em 2019:

1) Grupos do Facebook

Grupos do Facebook

A primeira forma de vender no Facebook é bem acessível. Qualquer um pode fazer, seja usando o perfil pessoal ou a página do Facebook do seu negócio.

Além de ser uma das formas mais comuns de vender na plataforma, também é prática e não tem muito mistério.

No entanto, você precisa ficar atento ao fato de que existem dois tipos de grupos:

  • Grupos de Relacionamentos;

  • Grupos de compras e vendas.

E para vender nos grupos do Facebook, você precisa entender como cada um deles funciona e o que você pode ou não fazer.

Não sei se você já percebeu, mas os dois estão no seu perfil. Dá uma olhada:

Grupos de Relacionamentos e Grupos de compras e vendas

Grupos de relacionamento

Grupos de relacionamento

O próprio nome já diz: é um grupo para você se relacionar com outras pessoas que têm o mesmo interesse que você.

Não é o lugar ideal para você colocar publicações da sua empresa oferecendo descontos e promoções.

As pessoas quando estão nesse tipo de grupo estão curtindo seu tempo livre e, geralmente, não gostam de serem abordadas por ofertas.

Elas podem até estarem precisando, mas essa interrupção não costuma ser vista com bons olhos.

Mas, veja só, não estou falando que você não pode vender. O que estou te dizendo é que você tem que ter outra postura diante de um grupo de relacionamentos.

Por isso, listei aqui algumas dicas para você conseguir vender nesses grupos do Facebook.  

Leia todas as regras

A maioria desses grupos tem regras muito bem definidas. Leia elas atentamente para evitar problemas e não acabar sendo banido.

Não faça publicações assim que entrar no grupo

Primeiro, observe como os membros se comportam e veja quais postagens tem mais engajamento. Só depois faça uma publicação original, mas que siga o padrão do grupo.

Seja um dos rostos conhecidos

Já percebeu que nesses grupos tem uma galera que sempre está interagindo? Você precisa ser um deles. Participe dos debates e faça postagem dando dicas sobre o seu nicho de mercado.

Ofereça ajuda verdadeira

Fique de olho nas dúvidas dos membros e, se for do seu domínio, responda sem pedir nada em troca.

Não faça spam

Nada de ficar fazendo várias postagens uma atrás da outra dentro do grupo. Além de não gerar autoridade, você pode acabar sendo banido ou rejeitado pelos outros usuários.

Faça venda discreta

Se você for com muita sede ao pote e já oferecer o seu produto ou serviço logo de cara, as chances de ninguém comprar são enormes.

A ideia é você aplicar todas as dicas anteriores antes de tentar fazer uma venda.

Só depois que você conseguir criar autoridade, encontre oportunidades sutis de falar sobre o que você vende.

Por exemplo, imagine que é um profissional de crossfit e está em grupo que fala sobre o assunto e um membro pergunta sobre algum exercício.

Você pode responder a dúvida e deixar claro que a sua resposta é íntegra porque você é um profissional da área.

Grupo de compras e vendas

Grupo de compras e vendas

Esses são grupos próprios para compras e vendas.

Aqui funciona mais ou menos assim: você adiciona o produto ou serviço e depois conversa com os clientes que estão interessados.

Só fique de olho na hora de escolher um grupo que tenha a ver com o que você vende.

Por exemplo, se você oferecer uma consultoria de marketing em um grupo para desapego de roupas de bebês, provavelmente, você vai ser banido, ignorado ou receber mensagens da moderação sobre a inadequação do conteúdo.

Para você conseguir vender nesses grupos do Facebook, eu separei aqui algumas dicas.

Verifique se há algum pedido

O grupos de compras e vendas abrem espaço para pessoas que estão procurando produtos e serviços.

Então, antes de fazer um anúncio, dê uma olhada nas publicações e observe se não há pessoas interessadas no que o seu negócio oferece.

Se houver, deixe um comentário na publicação ou entre em contato com a pessoa pelo Messenger.

Coloque o preço certo

Ver publicações com o preço errado é mais comum do que você imagina.

Não coloque, por exemplo, um ebook como grátis sendo que na verdade você quer R$ 30,00 por ele ou vice-e-versa.

Encher sua caixa de mensagens de pessoas fazendo perguntas sobre a sua oferta não é garantia de venda.

Coloque no mínimo 3 fotos

Com apenas uma foto é difícil tomar uma decisão na hora da compra. Quanto mais fotos você colocar mostrando os detalhes, mais chances de você terá de conseguir uma venda.

E isso não vale só para produtos não. Você pode colocar fotos de antes e depois do seu serviço, por exemplo.

Inclua o máximo de informações possíveis

Apesar de este campo ser opcional, descreva a sua oferta o máximo que conseguir. No caso de produto físico, coloque as dimensões, a cor, o material, etc.

Fazendo isso você evita perguntas desnecessárias e aumenta as chances de conversar com quem realmente tem interesse.

Tente fechar a venda de forma individual

Se a pessoa deixou um comentário mostrando interesse, chama ela para vocês definirem os detalhes por Messenger, WhatsApp, e-mail, ligação…

Assim, se você estiver vendendo algo que tenha quantidade limitada, não vai espantar outros clientes que viram a publicação.

Pois, se por acaso, não fechar a venda com essa primeira pessoa você tem outras oportunidades.

Peça o pagamento em dinheiro ou no cartão

Evite depósitos bancários, pois há muitas fraudes utilizando esse meio de pagamento.

Ter uma conta para pagamento online como o Pagseguro ou Paypal também é uma boa alternativa.

Combine um prazo para retirada do produto e pagamento

Para não prejudicar nem você nem o cliente, deixe claro as datas para pagamento, retirada ou entrega do produto ou agendamento do serviço.

Evite posturas repetitivas

Não poste o seu produto ou serviço um monte de vezes seguidas. Pois além de perder a credibilidade, provavelmente os outros membros do grupo vão te ignorar e passar direto pela sua oferta.

2) Marketplace no Facebook

 Marketplace no Facebook

O Marketplace é como se fosse um classificado dos jornais onde as pessoas anunciam imóveis, automóveis usados, entre outras coisas.

Você pode utilizá-lo para vender ebooks, cursos onlines e oferecer serviços.

Só fique atento na hora de colocar as informações.

Como o Marketplace mostra para os potenciais clientes produtos que correspondam a busca que eles fizeram, quanto melhor for a descrição do seu produto, mais chances ele tem de aparecer para as pessoas certas.

Para vender lá é bem simples:

  1. Entre na guia Marketplace que fica em abaixo da sua foto, na barra lateral da esquerda;

  2. Clique em “vender um item”;

  3. Preencha corretamente:

    1. O que você está vendendo;

    2. Preço;

    3. Local (normalmente já está a sua localização);

    4. Selecione uma categoria;

    5. Insira imagens.

  4. Pronto! Agora é só esperar os clientes entrarem em contato.

3) Páginas do Facebook

Páginas do Facebook

O seu perfil pessoal não é o melhor lugar para você vender no Facebook. O ideal é ter uma página dedicada apenas ao seu negócio.

O seu perfil é para você falar de você, compartilhar postagem com amigos e familiares, enquanto a fanpage é exclusiva para a sua marca.

É nela que você deve publicar conteúdo frequentemente para conquistar fiéis seguidores que podem se converter em clientes para o seu negócio.

O segredo (que não é tão segredo assim) para conseguir vender através da página do seu negócio é investir em gerar valor, ou seja, oferecer conteúdo de qualidade para os seus seguidores, antes de fazer uma oferta.

Por exemplo, se o seu negócio vende um curso que ensina as pessoas a fazer atividade física em casa, 80% do posts deve ser dicas de exercícios, lives sobre o assunto, vídeos com alguns movimentos e apenas 20% sobre o curso em si e a oferta.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, aqui no blog do KP tem um artigo que te explica direitinho como criar uma página de sucesso no Facebook.  

4) Loja no Facebook (ou F-commerce)

Loja no Facebook

Você pode criar um e-commerce dentro da página do Facebook do seu negócio e o melhor de tudo: sem precisar pagar por isso.

Na F-commerce, como é conhecido o e-commerce do Facebook, pode expor produtos e serviços que podem ser vendidos diretamente através da plataforma.

Seus clientes podem tirar dúvidas diretamente pelo Messenger ou serem direcionados para o seu site para saber mais sobre o seu produto ou negócio.

Além disso, você tem acesso a relatórios com todas as métricas que você precisa para melhorar o desempenho das suas vendas.  

E você não precisa ser um expert em para criar um bom F-commerce.

Eu vou te mostrar agora como é fácil criar a sua loja na plataforma:

#1 Verifique se a guia Loja já está disponível na sua fanpage

Ela fica no menu esquerdo da sua fanpage.

Caso você não encontre você pode ir em Configurações > Modelos e Guias:

Verifique se a guia Loja já está disponível na sua fanpage

Lá em baixo vá em Adicionar uma Guia:

Lá em baixo vá em Adicionar uma Guia:

Pronto! Agora é só adicionar a guia Loja na sua Fanpage:

adicionar a guia Loja na sua Fanpage

#2 Aceite os Termos e Políticas do Vendedor

Vá até a sua página e clique na guia Loja:

Leia todos os termos e selecione a caixa “Eu concordo com os Termos e Políticas do Vendedor”.

Aceite os Termos e Políticas do Vendedor

#3 Escolha o método de finalização de compra

Vai depender muito se você tem ou não um e-commerce em outra plataforma. Se você tiver, selecione a opção “finalizar a compra em outro site”.

Mas se você não tem um e-commerce e que centralizar suas vendas no Facebook escolha a opção “Mensagem para comprar”.

Escolha o método de finalização de compra

#4 Escolha a moeda para pagamento

Independente do método de finalização de compras que você escolheu, vai aparecer a opção para você configurar em qual moeda os itens da sua loja irá aparecer.

Escolha a moeda para pagamento

#5 Configure a sua loja

Aqui você pode fazer uma descrição e adicionar os produtos.

Configure a sua loja

#6 Adicione os produtos

Coloque os produtos um por um, não esqueça de:

  • colocar pelo menos três imagens;

  • adicionar vídeos, se tiver;

  • preço correto do produto;

  • e a descrição do produto.

Adicione os produtos

#7 Pronto!

Sua loja está pronta. Agora é só aguardar o processamento do Facebook.

5) Anúncios pagos

Anúncios pagos

Lembra que no início do texto eu te falei que existe um melhor caminho para aumentar as suas vendas no Facebook?

Se você acompanha o blog, já percebeu que eu sou um defensor dessa estratégia.

Tenho alguns motivos para isso, mas o principal deles é que em janeiro de 2018 o Facebook praticamente acabou com o alcance orgânico.

Ou seja, as suas publicações em grupos e em páginas não aparecem mais no feed do seu público com tanta frequência como antes.

Vender na página do Facebook do seu negócio se tornou uma tarefa mais difícil, porque o conteúdo que você coloca lá está aparecendo para bem menos pessoas.

Ou seja, a quantidade de potenciais clientes cai bastante se você conta só com o tráfego orgânico. Isso quer dizer, se você não está investindo dinheiro na distribuição do seu conteúdo.

Parece uma notícia ruim, mas não é.

Enquanto muita gente saiu do Facebook porque não queria pagar para aparecer para a audiência.

Quem não abandonou a plataforma tem agora excelentes chances de fazer sua marca crescer fazendo anúncios pagos.

E vou ser bem sincero, se você quer vender no Facebook essa é, sem dúvidas, a forma mais imediata (e eficiente) de alcançar a sua audiência.

Isso porque você pode vender para quem está interessado em você.

Vou te explicar.

Imagine que você contrata uma ou duas pessoas para panfletar no centro da sua cidade durante um dia inteiro.  

Passa uma pessoa, passa outra. E a equipe está lá entregando o seu panfleto.

Umas jogam no chão, outras colocam na bolsa ou no bolso.

Quando chega o final do dia, quantas pessoas que receberam o panfleto realmente se interessaram pelo o que o seu negócio tem a oferecer e pretendem realizar uma compra?

Na verdade, não tem como saber.

Mas com os anúncios do Facebook, por meio da segmentação de público, é como se a sua equipe tivesse um super poder de ler mentes e entregasse os panfletos apenas para pessoas potencialmente interessadas.

Funciona mais ou menos assim: você entra no Gerenciador de Anúncios do Facebook, escolhe o objetivo da campanha e depois preenche as informações para você definir o seu público.

E lá você vai poder incluir vários critérios, como localização, idade, interesses, entre outros. Dá uma olhada:

Assim, você consegue investir seu tempo, dinheiro e equipe em quem realmente importa e tem chances de comprar do seu negócio.

Para você fazer isso basta ter uma página no Facebook e entrar no Gerenciador de Anúncios. E o legal é que você pode colocar o quanto você quiser nos anúncios.

Se você quiser pode colocar R$ 5,00 diários ou R$ 50,00. A diferença é que quanto mais você investir, mais o Facebook vai distribuir.

O que não significa que você vai ter mais resultado se colocar mais grana. Pois você pode colocar R$ 5,00 e fazer 5 vendas (o que significa que cada uma saiu por R$1) ou colocar R$ 50,00 e fazer 40 vendas (cada uma saindo por R$ 1,25).

Ou seja, você escalou (aumentou) o seu número de vendas, mas pagou mais caro. Isso necessariamente não é ruim.

Para você saber o que é melhor para o seu negócio você vai ter que testar e se adaptar de acordo com o seu orçamento.

O interessante também é que têm vários tipos diferentes de anúncios e você pode escolher aquele que mais se adequa a sua estratégia. Veja só, você pode:

  • Impulsionar as suas publicações, ou seja, patrocinar os seus posts para que eles cheguem a um maior número de pessoas.;

  • Promover sua página;

  • Enviar pessoas para o seu site;

  • Aumentar as conversões no seu site, ou seja, levar as pessoas para realizar alguma ação;

  • Obter instalações do seu aplicativo;

  • Alcançar pessoas próximas;

  • Aumentar a participação nos seus eventos;

  • Anunciar as suas ofertas e conteúdos relevantes;

  • Obter visualizações nos seus vídeos.

Bom, se você quer investir na melhor forma de vender no Facebook, dá uma olhada neste artigo onde eu explico passo a passo como anunciar nessa plataforma.

6 dicas para vender mais e melhor no Facebook

6 dicas para vender mais e melhor no Facebook

Agora que você já sabe as 5 maneiras de vender no Facebook, vou te mostrar algumas dicas que você pode colocar em prática independente de qual forma escolher para aplicar no seu negócio.

Vamos lá?

1) Conheça bem o seu público

Se você me acompanha aqui no blog sabe que uma das primeiras ações que você deve tomar antes de começar uma estratégia de marketing digital é definir muito bem o seu público.

E para o Facebook isso não é muito diferente. Afinal, como a própria plataforma permite fazer algumas segmentações é importante você saber exatamente para quem você vai direcionar as suas vendas.

Não estou falando apenas de dados básico como idade e região onde mora. Você pode fazer uma pesquisa mais avançada e descobrir os medos e preferência dos seu público.

Para saber mais sobre isso, dá uma olhada no artigo aqui do KP que falo sobre como definir o cliente ideal para o seu negócio.

2) Invista em boas imagens

Não somente nas publicações, mas também no perfil e na capa do Facebook é importante investir em imagens que sejam atrativas e de alta qualidade.

Além disso, você pode usar logo no perfil, pensar em um esquema de cores relacionado a marca e trocar a capa da imagem regularmente.

O importante é sempre renovar o conteúdo visual do seu negócio na plataforma.

3) Promova conteúdos que deem para compartilhar

Quando você tem um espaço no Facebook com conteúdos atraentes e com alto teor de engajamento naturalmente o seu público vai se interessar pela sua marca.

Sendo assim, nada de ficar postando apenas sobre o seu produto ou serviço. Use a regra do 80/20: 80% do conteúdo para interação e 20% para divulgar a sua marca.

Você pode publicar 8 conteúdos com informação, por exemplo, e 2 sobre o produto ou serviço da sua empresa.

4) Produza vídeos

Talvez você seja um daquelas pessoas que foge só de ouvir que precisa gravar um vídeo. E tudo bem com isso, eu mesmo não ficava confortável diante das câmeras.

Mas você não pode negar que o vídeo é o conteúdo mais acessado e que mais engaja as pessoas. Para você ter ideia, geralmente, o público prefere assistir a um vídeo do que ler sobre um produto.

Sendo assim, coloque um pouco a sua timidez de lado e faça a experiência de gravar um conteúdo em vídeo.

Para te ajudar aqui no blog tenho artigos sobre os melhores aplicativos de editar vídeo, como legendar e como editar o seu conteúdo.

5) Poste com frequência

Sabe aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”?

Pois é, se você postar um conteúdo hoje e só depois de três meses postar outro, a sua audiência não vai manter o interesse na sua marca.

Isso porque o Facebook encara a falta de frequência nas postagens como um ponto negativo. O que pode prejudicar o alcance orgânico das suas publicações.

Então, faça o teste e descubra qual é a melhor frequência para você publicar os seus conteúdos.

Mas lembre-se: uma vez que você começou não pode parar.

Ou seja, nada de postar 10 conteúdo de uma só vez se você não vai fazer isso todo dia. O melhor é aumentar a frequência aos poucos, mas sempre respeitando a periodicidade.

6) Fique de olho na concorrência

O legal das redes sociais é justamente você ficar bem pertinho da sua concorrência e dar uma olhada no que ela está fazendo.

Não falo para você copiar eles, mas sim para ver o que é publicado, qual a postura com o público, como as pessoas reagem nas publicações, etc.

E o mais legal é que você pode fazer isso dentro do próprio Facebook. Se liga no passo a passo:

Passo 1 – Acesse a sua Fanpage

Passo 2 – Clique em "Informações"

Passo 3 – Vai aparecer a página "Visão Geral". Vá até o final dela em "Páginas para Acompanhar".

Passo 4 – Clique "Adicionar página" e selecione até 5 concorrentes com público igual ou semelhante ao seu.

Prontinho! Agora é só usar essas informações para melhorar as suas vendas na plataforma.

Aumente suas vendas no Facebook

Aumente suas vendas no Facebook

Antes de terminar este artigo, eu queria te mostrar como você pode criar relacionamentos mais duradouros com os seguidores para transformá-los em clientes.

Primeiro, você precisa de um contato mais direto com o seu seguidor.

Ou seja, um lugar onde você possa mostrar conteúdos de qualidade sem ter que concorrer com as postagens de amigos.

E eu acredito que o melhor lugar criar esse relacionamento mais sólido com seus seguidores é o e-mail.

E nada melhor que uma landing page caprichada para conseguir esse contato.

Não sabe como criar uma? O Klickpages é a ferramenta ideal para te ajudar.

Veja como é simples criar a sua landing page:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão

Como eu te mostrei neste artigo, existem 5 formas de vender no Facebook: participando de grupos, usando o marketplace, criando uma página para o seu negócio, criando uma loja virtual e investindo em tráfego pago.

Cada uma dessas formas tem suas vantagens e desvantagens. Mas tem uma, que como eu te expliquei, é a mina de ouro do Facebook.

Porque ela te permite ter um controle maior para quem o seu conteúdo vai aparecer e não é só isso.

É a forma mais profissional e a que eu mais eu vi dar resultados em todos os anos que eu tenho de experiência vendendo no Facebook.

E aí, você já usou alguma dessas formas para vender no Facebook? Me conta nos comentários como foi sua experiência e qual foi o seu resultado, beleza? 😉

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Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

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