Como legendar vídeos e ganhar atenção de até 85% dos seus potenciais clientes

Como legendar vídeos de forma fácil e as 7 principais ferramentas

Se você não sabe como legendar vídeos, você pode estar perdendo a atenção de até 85% dos seus potenciais clientes.

Deixa eu te explicar melhor.

Imagina que você está esperando por uma consulta médica e para matar o tempo você decide dar uma olhada no seu Facebook ou Instagram.

Você começa a rolar a tela passando pelas publicações até que chega em um vídeo.

Se você é como 85% dos usuários do Facebook, o vídeo vai começar a tocar sem som e você não vai ativá-lo.

Porque provavelmente você não tem um fone de ouvido por perto e não quer incomodar as outras pessoas que estão na mesma sala que você.

Daí em diante só existem duas coisas a se fazer: passar para a próxima publicação ou assistir ao vídeo mesmo sem som.

O problema é que para continuar assistindo ao vídeo sem som, você precisa ter uma outra forma de entender a mensagem.

E é aí que entra a importância da legenda.

Pois é ela que vai dar um gostinho do conteúdo, fazendo com que as pessoas decidam se vão continuar vendo ou não.

A verdade é que quando se trata do seu negócio, as legendas nos vídeos não são uma mera questão de preferência… Elas são essenciais.

Sem elas todo o investimento para educar os seus potenciais clientes sobre o problema e a necessidade do seu produto ou serviço para solucioná-lo, ou a oferta irresistível que você fez, tudo isso pode acabar indo por água abaixo.

Simplesmente porque, sem elas, a maioria das pessoas não vão nem receber a mensagem dos seus vídeos.

Daí não adianta muita coisa você investir dinheiro, tempo e esforço para produzir conteúdo de qualidade se as pessoas vão assistir por alguns segundos e pular para a próxima publicação.

Então, se você quer ganhar a atenção da sua audiência por mais tempo, está na hora de começar a legendar os seus vídeos.

Fica comigo até o final que eu vou te mostrar como você pode fazer e quais são os melhores programas para você usar no seu negócio.

Mas antes disso, você sabe quais os tipos de legenda?

Quais são os tipos de legenda?

Quais são os tipos de legenda?

Se você assiste a filmes e séries na Netflix, você já deve ter percebido que dá para habilitar e desabilitar as legendas quando você quiser.

Mas em outros vídeos, por exemplo alguns nas redes sociais, você não consegue fazer isso.

Isso acontece porque existem dois tipos de legenda. E apesar dos passos de legendagem serem os mesmos para ambos, cada um tem algumas particularidades.

Então, antes de explicar como legendar vídeos, primeiro eu vou te contar quais são esses dois tipos e as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Legenda externa

Essa é a legenda que aparece na Netflix, que você consegue habilitar e desabilitar quando quiser. Porque ela não faz parte do vídeo, mas vem em um arquivo separado.

Ou seja, ao final do processo de legendagem, você vai ter dois arquivos: o vídeo e a legenda.

Aí, quando você reproduzir o vídeo, o player vai reproduzir a legenda junto por cima do vídeo.

A grande vantagem desse tipo é que a legenda externa pode ser alterada a qualquer momento. Por exemplo, você está assistindo e percebe que tem um erro de ortografia numa frase, facilmente você consegue editar a legenda e corrigir o problema.

Além disso, ela pode ser adicionada aos seus vídeos do YouTube e do Facebook que já foram postados.

As desvantagens são que nem toda rede social tem suporte para legenda externa e nem todo player reproduz esse tipo de arquivo junto com o vídeo.

Legenda embutida

O outro tipo é a legenda embutida. Como o próprio nome já diz, ela faz parte do vídeo e por isso não pode ser desabilitada.

Geralmente, a legenda embutida é adicionada ao vídeo no final do processo de edição, antes de exportá-lo para publicar nas redes sociais.

A grande vantagem desse tipo é que, independente da rede social ou do player, a legenda vai aparecer para o público sem que ele precise fazer configuração nenhuma.

Por exemplo, vários vídeos no YouTube tem a opção de legenda, mas se o usuário não for lá e habilitá-la no momento em que estiver assistindo, ele não vai ver.

E existem várias pessoas que não sabem desse recurso.

Com a legenda embutida, você não precisa se preocupar se a sua audiência vai deixar de ver o vídeo porque ela não sabe que ele tem legenda disponível.

Por outro lado, esse tipo é mais difícil de ser alterado, porque você precisa editar o vídeo e exportá-lo novamente para atualizar a legenda.

Por isso, é necessário ter mais cuidado na etapa de revisão (já vou te falar mais sobre isso) para que nenhum erro passe despercebido.

Como legendar vídeos em apenas 3 passos

Como legendar vídeos em apenas 3 passos

Muitas pessoas buscam na internet uma solução mágica que vai legendar os vídeos automaticamente com perfeição.

Se esse é o seu caso, me desculpa ter que te dizer isso, mas não existe um programa que consiga fazer uma legendagem automática e te entregar um resultado 100% satisfatório.

Você pode até usar esses tipos de ferramentas para fazer a base da legenda, mas ainda assim você vai precisar editar o texto, melhorar a sincronização e revisar para garantir que tudo está no devido lugar.

O passo-a-passo que eu vou te ensinar aqui pode ser usado tanto por quem quer começar uma legenda do zero, quanto por quem vai partir de uma gerada automaticamente.

Além disso, ele pode ser usado tanto por quem quer fazer legenda embutida ou separada. A única diferença entre as duas é o tipo de programa que você vai usar e isso eu vou te explicar mais para frente.

Então, bora lá?

#1 Transcrição do texto

A primeira coisa que você precisa fazer é transformar as falas do vídeo em texto.

Isso pode ser feito de forma manual, escutando os trechos e digitando as frases, ou partindo de uma legenda criada automaticamente.

É importante estar atento a grafia correta das palavras, especialmente de palavras estrangeiras.

Na dúvida sempre pesquise em um dicionário ou na internet.

#2 Sincronização com o áudio

Depois de transformar o áudio em texto é hora de sincronizar cada frase com a fala correspondente.

Ou seja, marcar quando cada trecho de legenda começa e termina de acordo com o vídeo.

O ideal para que a legenda fique agradável de ler é que cada trecho tenha no máximo duas linhas.

As legendas criadas automaticamente por programas também precisam passar por essa etapa. Tanto para ajustar o tamanho de cada trecho, como também para que ela comece e termine exatamente no tempo certo.

#3 Revisão

Por último, depois que todas as frases estiverem sincronizadas, faça uma revisão final da legenda.

Tanto para checar se tudo está começando e terminando no tempo certo, como também para verificar a ortografia das palavras, ou seja, se você escreveu tudo direitinho.

Além disso, assista ao vídeo sem áudio, apenas acompanhando a legenda e veja se ela faz sentido como um todo.

Afinal de contas como a maioria das pessoas assistem aos vídeos sem som, a sua legenda precisa ser clara.

Caso tenha algum trecho que tenha ficado um pouco confuso, faça alterações de forma que mantenha o mais fiel possível à fala, mas que também fique compreensível.

Programas para colocar legendas em vídeos

Programas para colocar legendas em vídeos

Agora que você já sabe quais são os passos básicos de como legendar vídeos, eu vou te falar dos programas e um pouco de como eles funcionam.

Existem várias opções tanto para criar legendas embutidas quanto legendas externas.

Para você não ter que ficar procurando na internet e testando, eu separei para você os 7 melhores programas e aplicativos para colocar legenda. E ainda vou te mostrar o que a minha equipe usa aqui na empresa.

#1 YouTube Studio – Gratuito – Online

Se você não sabia, é possível criar legendas externas para os seus vídeos no próprio site do YouTube.

É só você acessar o seu canal e entrar no YouTube Studio. Lá você encontrará o menu de Transcrições, onde poderá criar as suas próprias legendas desde o zero ou editar as legendas criadas automaticamente pela própria plataforma.

E tudo isso de graça.

#2 Facebook Video Library – Gratuito – Online

Se você tem uma página para o seu negócio no Facebook, nas Ferramentas de Publicação você tem acesso à Biblioteca de Vídeos.

Ela é uma ferramenta que serve para organizar os vídeos da sua página e ativar alguns recursos, como as legendas.

Quando você carrega um novo vídeo por meio da Biblioteca de vídeos, você tem a opção de gerar legendas automaticamente, criar uma usando a própria plataforma ou fazer o upload de um arquivo de legenda.

Ou, então, você pode acessar o Estúdio de Criadores e clicar em Criar publicação para fazer o carregamento do vídeo e habilitar as legendas.

Em ambos os casos, a legenda ficará disponível nos vídeos da sua página para as pessoas que quiserem ativá-las.

#3 Subtitle Workshop – Gratuito – Desktop

O Subtitle Workshop é considerado um dos principais programas de edição de legenda por sua simplicidade e versatilidade.

Ele é voltado para quem quer criar, editar ou converter legendas não-embutidas. Ou seja, ao final do processo você terá um arquivo de legenda, que pode ser tocado junto com um vídeo em diversos players ou carregado em plataforma como as duas que eu acabei de te falar.

Esse programa funciona mais ou menos como um bloco de notas com uma tela para pré-visualizar como a legenda está ficando no vídeo.

Subtitle Workshop

Fonte da imagem: http://subworkshop.sourceforge.net/

Para criar uma legenda é só ir colocando os trechos no campo de texto e marcando onde eles começam e terminam nos cronômetros que ficam a esquerda.

Quando tudo estiver pronto e você salvar, o programa vai gerar um arquivo de legenda a parte do vídeo.

Além da interface simples de ser utilizada, o Subtitle Workshop oferece alguns recursos mais avançados como a verificação ortográfica em diversos idiomas.

#4 InShot – Freemium – Android e iOS

O InShot é um aplicativo de edição de vídeo para Android e iOS que você pode usar gratuitamente ou pagar para ter acesso a todos os recursos.

Além de editar os seus vídeos, você consegue inserir legendas embutidas usando a ferramenta de texto.

Para fazer isso é muito simples, é só clicar na ferramenta, digitar o texto e depois ajustar a duração e o posicionamento dele na tela.

Quando tudo estiver pronto é só salvar no seu smartphone e compartilhar nas redes sociais.

#5 VideoShow – Freemium – Android e iOS

Com o VideoShow você pode gravar e editar vídeos, criar gifs tanto em smartphones Android quanto iOS e ainda se inspirar e usar os modelos da biblioteca do aplicativo.

Você pode usar quase todos os recursos do aplicativo na versão gratuita, inclusive incluir legendas usando a ferramenta de texto, porém quando você salvar o vídeo ele terá a logomarca do app no canto da tela.

#6 Overvideo – Freemium – iOS

O Overvideo é um aplicativo específico para colocar textos em vídeos, que podem tanto ser gravados pelo aplicativo ou estarem na memória do smartphone.

Nele você pode adicionar o texto e depois configurar a duração de cada trecho na timeline.

A desvantagem dele é que na tela de edição ele mostra todas as camadas de texto ao mesmo tempo, o que pode ficar confuso se o vídeo tiver muitas legendas.

Porém a vantagem é que mesmo na versão gratuita, os vídeos são salvos sem marca d’água ou a logomarca do aplicativo no canto da tela.

#7 Easy Subtitles – Freemium – Android

O Easy Subtitles é um aplicativo de criação de legendas não-embutidas. Nele você consegue alterar legendas já existentes ou criar uma nova do zero.

Além disso, na versão paga, você pode combinar dois arquivos de legenda já existentes em um só e alterar o estilo da legenda.

Bônus: Adobe Premiere – Pago – Desktop

O Adobe Premiere é um dos softwares de edição de vídeos mais populares e utilizados por profissionais no mundo.

Aqui na empresa ele também é usado pela equipe de vídeo para colocar as legendas embutidas nos vídeos que são publicados no Facebook e no Instagram.

Transforme a sua audiência em clientes

Transforme a sua audiência em clientes

Agora que você já sabe como como legendar os vídeos do seu negócio para aumentar a sua audiência nas redes sociais, é a hora de dar o próximo passo.

Para você transformar a sua audiência em clientes, primeiro você precisa conseguir uma forma de contato, de preferência o email.

É por meio desse contato com seus potenciais clientes que você vai criar um relacionamento mais próximo e assim aumentar as suas chances de fechar a venda.

E a melhor forma de você conseguir o contato deles é por meio de uma landing page caprichada.

Ainda não tem uma? O Klickpages é a ferramenta ideal para te ajudar nessas horas.

Você só precisa seguir esses três passos para criar uma landing page:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.

  2. Customize a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Como legendar vídeos - Conclusão

Legendar os vídeos do seu negócio para as redes sociais não é uma questão de gosto e sim uma necessidade.

Afinal de contas, a maior parte das pessoas assistem a vídeos no Facebook e no Instagram sem som e a melhor forma de você transmitir seu recado é por meio das legendas.

Neste artigo, você viu quais são os dois tipos, embutida e separada, e as vantagens e desvantagens de usar cada um deles.

Eu te mostrei qual é o passo-a-passo de como legendar os seus vídeos e as 7 principais ferramentas, tanto para computadores quanto smartphones, que você pode usar.

E, além disso, revelei qual é o programa utilizado pela equipe de vídeo aqui da empresa.

Agora é a hora de botar a mão na massa e começar a legendar os seus vídeos. Ah, e não esquece de depois me contar aqui nos comentário qual foi o impacto no número de visualizações. 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)