LinkedIn: a rede social capaz de gerar até 277% mais leads para o seu negócio

Como gerar leads no LinkedIn: 12 dicas para ter 277% mais resultado

Como gerar leads no LinkedIn consegue ser 277% mais eficiente do que outras redes sociais como Facebook e Twitter?

Eu confesso que esse dado me pegou de surpresa e eu precisei checar essa informação duas vezes para ter certeza de que era verdadeira.

Bom, não é segredo que as redes sociais podem contribuir e muito para a geração de leads, que significa conseguir o contato de potenciais clientes.  

A novidade é que um estudo feito com 5000 negócios comprovou que o LinkedIn pode se sair melhor do que as outras.

Na prática, o tráfego vindo do LinkedIn gerou uma taxa de conversão de 2.74%, enquanto o Twitter teve desempenho de 0.69% e o Facebook de 0.77%.

Ou seja, um desempenho 277% melhor do que as outras redes sociais. 

Mas na real, isso não deveria espantar nem a mim, nem a você. Porque o LinkedIn é cheio de números impressionantes

Essa plataforma já conta com 575 milhões de usuários no mundo todo, sendo 34 milhões só no Brasil. 

Além disso, 79% dos profissionais de marketing digital consideram o LinkedIn como uma ótima fonte de leads.

Ele também é considerado a fonte mais confiável de conteúdo e é responsável por atrair mais de 50% do tráfego para sites de B2B, ou seja, sites de negócios que vendem para negócios.   

Por isso, investir no LinkedIn deveria ser a sua próxima meta. 

E para te ajudar nessa tarefa, eu separei 12 dicas para você descobrir como gerar leads no LinkedIn e crescer o seu negócio. 

Mas antes, eu preciso te falar… 

Como o LinkedIn funciona  

Como o LinkedIn funciona

Muita gente ainda pensa que o LinkedIn é quase uma agência de empregos, onde os profissionais deixam currículos e as empresas oferecem suas vagas.

Para ser sincera, isso até acontece, mas é apenas uma pequena parte de tudo o que rola nessa rede social

 A verdade é que o LinkedIn pode aumentar a autoridade que você tem no seu mercado e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Além disso, é uma ótima ferramenta para construir uma base de networking sólida. Porque lá você consegue trocar experiências com pessoas da sua área e isso te abre as portas para realizar futuros negócios.

No LinkedIn os contatos são chamados de conexões e você pode alcançar a rede de todas as pessoas com quem você está conectado.

Por exemplo, se você tem 50 conexões, e cada uma delas também está conectada com outras 50 pessoas, isso significa que o seu perfil vai estar disponível para 2500 conexões.

Isso quer dizer que fica mais fácil alcançar mais pessoas, já que as suas publicações vão aparecer não só para as suas conexões, mas também para as conexões delas. 

Diferente de redes sociais como o Facebook, onde apenas os seus amigos visualizam as suas postagens. 

Consequentemente isso aumenta as suas chances de gerar leads no LinkedIn. 

Por isso, incluir o LinkedIn na sua estratégia de marketing digital pode trazer resultados muito positivos. 

Então, se liga nessas 12 dicas que eu separei para te ajudar a ter destaque nessa rede social

Como gerar leads no LinkedIn: 12 dicas essenciais

 Como gerar leads no LinkedIn: 12 dicas essenciais

Depois de ver como o LinkedIn funciona, já deu pra você fazer uma ideia de como ele é diferente de outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, por exemplo. 

Enquanto as outras redes são usadas pela maioria das pessoas principalmente com objetivos pessoais.

Como se conectar com amigos e familiares ou buscar entretenimento. O LinkedIn é usado com objetivos profissionais.   

Mas mais do que uma rede social para facilitar a conexão entre profissionais e empresas, ele permite a interação entre pessoas influentes de todo o mundo.

Além disso, quem está no LinkedIn está buscando oportunidades de negócio, aperfeiçoamento profissional e conteúdo de qualidade

Ou seja, um prato cheio para quem é empreendedor ou quer empreender. Mas para conseguir aproveitar todo esse potencial você precisa construir uma reputação positiva sobre você e o seu negócio por lá. 

Então, confira as 12 dicas que eu separei para te ajudar a gerar leads no LinkedIn. 

1. Capriche no perfil

Capriche no perfil

Se você e o seu negócio são sinônimos, ou  seja, se você é a pessoa que representa o seu produto publicamente e por isso quer usar o seu perfil pessoal para gerar leads, o primeiro passo para usar o Linkedin é criar a sua conta lá.  

Mas, para conseguir esse resultado, não adianta ter um perfil feito de qualquer jeito. Você precisa ir além das informações básicas, como seus dados pessoais e informações para contato.

Você precisa transmitir clareza e profissionalismo para que as pessoas tenham vontade de ver o seu perfil completo e se conectar com você. 

Por isso, a sua biografia deve ser clara, profissional e acessível. O título também deve  chamar a atenção das pessoas. 

Além disso, no LinkedIn existe um espaço para você fazer um resumo sobre a sua carreira, colocar as suas publicações, além de links para o seu site ou blog.

Utilize esse espaço estrategicamente como uma forma de promover o seu negócio e passar credibilidade para as pessoas. 

Ou seja, o seu principal objetivo é fazer as pessoas entenderem o que você faz e como isso pode ajudá-las. 

Para completar, não esqueça da sua imagem. Você precisa escolher uma foto adequada, nítida e que destaque o seu rosto. 

Outro detalhe é que o ambiente deve remeter ao seu ramo de atuação e é importante que você apareça sozinho.   

Não se esqueça que cada item do seu perfil pode contribuir para aumentar a sua credibilidade e assim te ajudar a gerar leads no LinkedIn.  

2. Use o feed de forma estratégica

Use o feed de forma estratégica

Use o seu feed para compartilhar conteúdo relacionado com o que você faz e concentre seus esforços nos assuntos em que você é especialista. 

Esse conteúdo também precisa interessar ao seu público-alvo e demonstrar que você sabe como ajudá-los de forma prática.

Uma ótima maneira de fazer isso é compartilhar um post do blog da sua empresa ou um conteúdo do seu site.

Essa publicação, por exemplo, pode ter um formulário de inscrição, assim você consegue que os visitantes deixem uma forma de contato para receber novos conteúdos e eles se tornam novas leads.

3. Personalize sua mensagem inicial

Personalize sua mensagem inicial

No LinkedIn você pode personalizar a sua mensagem inicial para adicionar ou aceitar novos contatos.

Ninguém gosta de receber uma mensagem padronizada, por isso descarte as opções que o LinkedIn oferece e crie textos originais.

Construa uma mensagem pessoal que prenda a atenção e gere uma conexão direta e efetiva com as pessoas.

Se você foi incluído na rede de contatos de alguém que você não conhece bem, agradeça de forma educada, mas natural.

Como por exemplo: Obrigado por me incluir na sua rede de contatos, João. Tenho certeza de que a nossa parceria aqui trará bons resultados para nós dois.  

Essas atitudes vão te ajudar ajudar a criar um vínculo mais próximo com as suas conexões. Quanto mais próximas as pessoas se sentirem de você e da sua marca, maiores vão ser as suas chances de fazer novos clientes. 

Até porque se as pessoas acharem que você valoriza a sua conexão com elas, você aumenta as chances de elas se tornarem suas leads futuramente. 

4. Monitore suas notificações 

Monitore suas notificações

Depois que tiver criado conexões, mantenha um relacionamento próximo com elas. Por isso, acompanhe as notificações que o LinkedIn envia para você. 

Assim, você vai ficar sabendo quando uma conexão faz aniversário, assume uma nova posição ou comemora um marco de carreira.

A maioria das pessoas gosta de ser reconhecida e parabenizada. Então use essas oportunidades para se comunicar com seus contatos. 

Reserve um tempo para enviar uma mensagem personalizada e de acordo com o que a pessoa está comemorando.

Essa dica funciona da mesma forma que a anterior. Se você estiver sempre conversando com a sua rede de contatos, as suas chances de obter leads e fazer novos clientes aumenta. 

Isso porque, tanto você quanto a sua marca vão estar constantemente na memória delas. Além disso, a chance de que elas queiram ver e compartilhar os seus conteúdos também cresce.  

5. Participe de grupos

Participe de grupos

Os grupos e empresas que você segue podem te ajudar no aumento da sua visibilidade. Isso porque todas as pessoas que seguem essa empresa ou grupo também vão estar direta ou indiretamente ligados a você.

Por isso, procure grupos que interessem ao seu público-alvo, avalie o comportamento dos membros e invista onde o nível de engajamento dos participantes é alto. 

A plataforma permite que você participe de até 50 grupos, mas convenhamos que vai ser difícil ter um bom desempenho tendo um volume tão grande de trabalho.

Faça uma triagem inicial e se concentre nos 5 grupos mais promissores para começar e aos poucos você pode ampliar esse número. 

Se planeje para visitar esses grupos pelo menos três vezes por semana ou configure o seu perfil para receber as atualizações. 

Assim, você identifica oportunidades mais rápido e consegue manter uma presença ativa e frequente no grupo.

6. Aproveite discussões populares

Aproveite discussões populares

Normalmente as discussões mais comentadas ficam no topo da página e participar desses tópicos é uma ótima estratégia para se destacar. 

Para isso, encontre as postagens e interações com mais resultado no histórico e tente se inspirar em algumas delas.

Depois, aumente a sua participação nas discussões. Responda alguma dúvida, pergunte e curta a contribuição de outros participantes.

Porque para gerar leads no LinkedIn você precisa chamar a atenção das pessoas

Por isso, mostre que além de estar por dentro das discussões você também tem contribuições importantes a fazer.

Você também pode aproveitar esse espaço para compartilhar conteúdos próprios e materiais que acrescentem conhecimento sobre o tema da discussão de uma forma mais natural. 

Assim, você aumenta as chances dessas pessoas consumirem seu conteúdo e futuramente se tornarem leads do seu negócio.  

7. Seja influente 

Seja influente

Tenha em mente que o LinkedIn é uma rede social. Embora as pessoas estejam lá por motivos profissionais, você não pode se comportar como um vendedor.

Você precisa se afirmar como autoridade para ter visibilidade e influência. Por isso, publique conteúdo de qualidade, que realmente ajude as pessoas. 

Compartilhe esclarecimentos, exemplos práticos e dicas de materiais, inclusive de outras referências na sua área. 

Quando você já tiver conquistado uma certa visibilidade na plataforma, crie um grupo voltado para o seu nicho de mercado.

Lá você vai conseguir exercer toda a sua influência e aumentar as suas chances de gerar leads. 

8. Invista na página da empresa

Invista na página da empresa

Igual a outras redes sociais, o LinkedIn permite a criação de páginas para que a sua empresa se comunique diretamente com o público. 

Essas páginas são chamadas de company pages e têm seções específicas para apresentar produtos e serviços para os seguidores. 

Uma grande vantagem do LinkedIn é que todas as publicações aparecem na timeline dos usuários. 

Outro diferencial da plataforma é a baixa concorrência, se você comparar com o Facebook, por exemplo. Já que apenas 1% dos usuários postam com regularidade.  

Além disso, caso você também tenha um perfil pessoal no LinkedIn, criar a página da sua empresa pode reforçar a sua autoridade e vice-versa.  

Assim, você pode dobrar as suas chances de alcançar mais pessoas e tem como gerar leads no LinkedIn de forma mais rápida. 

9. Tenha frequência

Tenha frequência

Esse item complementa a dica anterior. Se você quer criar familiaridade com o público, defina uma frequência para publicar conteúdos na página da sua empresa.

Você pode usar os posts do seu blog, ebooks, materiais de consulta e até referências do seu nicho de mercado. 

Caso compartilhe mais de um conteúdo por dia, o ideal é que você direcione os seus esforços para a promover a postagem mais relevante.

Assim, você concentra as interações e atrai mais leads para aquele conteúdo. 

10. Divulgue seus conteúdos

Divulgue seus conteúdos

Essa dica vale tanto para o seu perfil pessoal, quanto para a página do seu negócio. Não adianta nada publicar um conteúdo massa e não ter seguidores. 

Por isso, não perca a chance de promover seus perfis do LinkedIn em outras redes sociais e no seu site ou blog. 

Você pode, por exemplo, adicionar botões para compartilhar seus conteúdos no LinkedIn, além de fazer parcerias com pessoas influentes na plataforma que se interessem em divulgar o material que você produz.   

E, se mais pessoas visitam os seus perfis, as suas chances de gerar leads também aumentam. 

11. Aproveite as opções de tráfego pago

Aproveite as opções de tráfego pago

Para aumentar as suas chances de sucesso na plataforma, você também pode fazer anúncios no LinkedIn e promover seu conteúdo para um público altamente segmentado. 

Você até consegue gerar leads no LinkedIn de forma orgânica, mas a verdade é que usando anúncios você ganha escala e velocidade.

Ou seja, você alcança mais pessoas em menos tempo.

Para te ajudar com isso, o LinkedIn oferece vários tipos de anúncios. O 3 principais são:

Sponsored Content

Esse é o famoso conteúdo patrocinado que promove o seu próprio material e direciona as pessoas para a página da sua empresa. 

Text Ads

Esse tipo de anúncio vai levar o usuário para o seu site e não para a sua company page do LinkedIn. Além disso, o funcionamento é muito parecido com o Google Ads

Sponsored InMal 

Esse formato encaminha uma mensagem diretamente para a caixa de entrada do usuário e garante que a sua mensagem chegue onde você quer. 

Se você quiser se aprofundar no tráfego pago, confira o artigo Linkedin Ads: como você pode conseguir 80% mais leads para o seu negócio, aqui do blog do KP.  

12. Aumente suas chances de gerar leads no LinkedIn

 Aumente suas chances de gerar leads no LinkedIn

Depois dessas 11 dicas, chegou a hora de eu te mostrar como gerar leads no LinkedIn de um jeito muito prático. 

Compartilhe o link da sua landing page na rede social e aproveite ao máximo a sua chance de atrair potenciais clientes.

Isso acontece porque esse tipo de página é desenvolvida especialmente para levar o visitante a realizar uma ação.

Essa ação pode variar desde deixar o e-mail para se tornar uma lead, até a realização de uma compra. Isso vai depender da sua estratégia. 

Agora, se você não sabe como criar uma landing page, não se preocupe. Nessas horas o Klickpages é o seu maior aliado.

Você consegue criar a sua página em alguns minutos seguindo apenas 3 passos simples. 

Deixa eu te mostrar.

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Divirta-se customizando a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos você não queira.

  3. Publique: com tudo pronto é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Pronto! Agora, você já pode compartilhar a sua landing page nas redes sociais.    

Conclusão

Conclusão

Depois de acompanhar esse artigo, você aprendeu como gerar leads no LinkedIn e usar todas as vantagens da plataforma que é 277% mais eficiente do que outras redes sociais. 

Eu te mostrei como o LinkedIn funciona e 12 dicas essenciais para você aplicar na plataforma e aumentar a sua geração de leads.

Como, por exemplo, usar os grupos de discussão para aumentar a sua autoridade e a sua influência.

Você também viu que as informações do seu perfil são importantes e devem ser usadas de forma estratégica.

Além disso, eu te mostrei a importância de manter uma frequência de postagens e como uma landing page pode fazer a diferença dentro da sua estratégia.  

E aí. Você já sabia como gerar leads no LinkedIn?

Me conta aqui nos comentários! 🙂

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts, claro. Trabalho como jornalista há mais de 11 anos e já escrevi sobre quase tudo. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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