Como ganhar seguidores no Facebook: 15 dicas para você não se preocupar mais com isso

Como ganhar seguidores no Facebook: 15 maneiras eficazes para aplicar

Se a sua preocupação nesse momento é saber como ganhar seguidores no Facebook, para tudo. A gente precisa conversar.

Eu preciso ser honesto com você.

Eu não aplico nenhuma estratégia focada em aumentar o número de seguidores da página da minha empresa. Nenhumazinha. Nem de brincadeira.

Na verdade eu nem me importo com isso.

E, mesmo assim, mantenho uma média de mil novos seguidores por dia.

Mas não são simples seguidores.

É uma galera engajada, que interage com as publicações, curte, comenta, compartilha, consome o conteúdo que eu e minha equipe colocamos lá todo dia e traz mais gente para a página.

Como é possível tanto resultado se eu não aplico nenhuma estratégia específica para isso?

É simples. Aumentar o número de seguidores deve ser a consequência de uma estratégia de marketing digital bem feita, mas nunca o objetivo final.

Ou seja, os meus seguidores vêm porque as outras estratégias estão dando certo e não porque eu coloquei recursos para aumentar esse número.

Porque número por número não significa absolutamente nada. É só métrica de vaidade. Só serve para você dizer para o coleguinha do lado que tem tantos seguidores.

Mas do que adianta 2 mil pessoas seguindo sua página se apenas 20 delas estão realmente interessadas no que você tem a oferecer?

Para quê mobilizar equipe, gastar tempo e dinheiro para aumentar um número que por si só não significa nada? Pois é.

Por isso eu falei lá no início que, se essa era a sua preocupação, eu precisava ser honesto com você. Porque o que você vai encontrar neste artigo não são dicas de como ganhar seguidores no Facebook apenas para subir números.

Nas próximas linhas você terá acesso a 15 dicas valiosas para fortalecer a sua estratégia de marketing digital num nível tão profissional que os seguidores simplesmente virão, você não vai ter nem que se preocupar mais com isso.

Para saber como, é só continuar lendo. Vou começar com a dica que é, na minha opinião, a mais eficiente de todas.

#1 Faça anúncios pagos

Faça anúncios pagos

Eu seria um irresponsável se não começasse com essa dica.

Porque em janeiro de 2018 o Facebook mudou as regras do jogo: o alcance orgânico das páginas praticamente acabou.

Por mais assustador que pareça, essa é uma ótima notícia porque a mudança do algoritmo limpou a concorrência. Muita gente ficou com medo e saiu da plataforma porque não queria pagar para aparecer para a audiência.

Claro, todas as dicas que eu dei até agora e que ainda vou dar te ajudam a conseguir seguidores sem colocar grana, mas não tem como ter resultados significativos sem investimento. São raras as exceções.

Por isso, não corra de anúncios – eles serão os responsáveis por multiplicar a sua visibilidade e, com isso, aumentar consideravelmente as chances de ter mais seguidores.

Inclusive, é uma das estratégias que eu mais aplico no Facebook e, sem dúvidas, a mais eficiente para trazer seguidores para a sua página.  

A parada é: não aposte apenas em anúncios, mas não deixe de fazer anúncios. Sacou?

Para saber como é isso na prática, dá uma olhada nesse artigo onde eu explico direitinho como anunciar pelo Facebook.

#2 Conheça bem o seu público-alvo

Conheça bem o seu público-alvo

Se você acompanha o blog, sabe que essa é uma das dicas que eu mais dou aqui.

Só que isso é tão importante que vale a pena ser falado sempre que surgir a oportunidade.

Pode parecer uma dica batida, mas o fato é que muita gente deixa de lado. Muitos acham que se apontarem para tudo quanto é direção, uma hora acertam o alvo.

Se você agir assim para conseguir seguidores no Facebook é provável que só gaste tempo, energia e dinheiro tentando encontrar as pessoas certas. Recursos que seriam melhor aproveitados em outras áreas do seu negócio.

Você resolve essa questão do desperdício de recursos quando conhece muito bem o seu público-alvo. Mas muito bem mesmo.

Vai além de saber o gênero, a idade e a profissão de cada um.  

Você conhece os medos, as dores, o que tira o sono a noite, se brincar você sabe até a hora que ele acorda e a hora que vai dormir.

Quanto mais definido for o seu público-alvo e mais você souber sobre ele, mais fácil será atrair as pessoas certas para seguir sua página, se comunicar de forma efetiva e desenvolver um relacionamento com elas.

Dica: o próprio Facebook facilita sua vida na hora de se aprofundar sobre seu público-alvo por meio do Audience Insights, uma ferramenta que deixa você salvar grupos de pessoas de seu interesse – e não se limita àqueles que já curtem sua página.

#3 Não convide seus amigos para seguir a página

Não convide seus amigos para seguir a página

… A não ser que eles sejam o seu público-alvo.

Número por número é só métrica de vaidade mesmo. É tipo exibir um carrão na garagem para todo mundo que te visita, mas não ter dinheiro para colocar gasolina.

Por exemplo, aquele amigo carnívoro que ama um churrasco pode até curtir sua página sobre estilo de vida vegano, mas as chances disso dar em alguma outra coisa são baixas.

Ou seja, não adianta ter 100 amigos ou conhecidos seguindo a sua página se nenhum deles tem chances de se converter em lead ou cliente. São só números.

#4 Publique conteúdo relevante e de qualidade

Publique conteúdo relevante e de qualidade

Pense em como você é enquanto usuário do Facebook. O que você faz lá?

As chances são que você consuma conteúdo – desde os vídeos de gatinhos fofinhos, até debates interessantes em grupos, ou acompanha aquela página que posta um monte de coisa massa.

É provável que a última coisa que você busque ao seguir uma página no Facebook seja comprar alguma coisa logo de cara.

Você acompanha uma página porque ela te traz algo de valor, algo que vá agregar ao seu dia.

Isso acontece porque o Facebook é uma rede social, um espaço de interação e relacionamento, não um outdoor gigante.

Tudo bem que eu vou falar sobre anúncios daqui a pouco, mas tenha em mente que publicar conteúdo é uma das melhores formas de atrair seguidores organicamente para a sua página.

Conteúdo é o poder, desde que seja relevante e de qualidade, que valha a pena ser lido ou visto.

Além de ser um imã de seguidores e engajamento, conteúdo de qualidade te dá autoridade no seu nicho. As pessoas passam a confiar em você, no que você fala e querem cada vez mais acompanhar suas publicações.

É tão poderoso que mais de 60% das pessoas estão mais propensas a confiar em uma empresa que entrega conteúdo personalizado.

Hugo, mas que tipo de conteúdo criar?

Não tem como negar que vídeo é um dos tipos preferidos da audiência. Para você ter uma ideia, mais de 6 bilhões de horas de vídeos são vistas todos os meses no Youtube.  

Nas redes sociais, a galera não tem lá muita paciência para ler textão, ainda mais se for de uma página profissional.

Porém, eu sei que nem todo mundo curte gravar vídeos. Eu mesmo não sou fã, meus primeiros vídeos eu gravava de óculos escuros porque tinha medo da câmera.

Então, se vídeo te incomoda, você pode publicar imagens chamativas ou conteúdo escrito. Neste vídeo aqui você vai ver uma forma poderosa de criar conteúdo que viraliza sem precisar de vídeos.

Mas como vou te mostrar no próximo tópico, não basta criar conteúdo e postar vez ou outra…

#5 Poste com frequência e seja consistente

Poste com frequência e seja consistente

Ok, você já sabe que precisa publicar conteúdo relevante e de qualidade para atrair seguidores engajados.

Mas de nada adianta postar um vídeo hoje e um texto daqui três meses.

Primeiro porque seu público não vai saber quando terá conteúdo novo, não vai ficar ansioso para as novas postagens. E o fato é que quem não é visto não é lembrado.

Segundo porque o próprio Facebook encara a falta de frequência e consistência nas postagens como um ponto negativo para a sua página, especialmente quando o assunto é alcance orgânico das publicações.  

O Facebook distribui conteúdo organicamente de acordo com a relevância que ele tem para as pessoas, ou seja, com o nível de interação (curtidas, comentários, compartilhamentos).

Você talvez já tenha percebido que no seu feed o que aparece são as publicações de familiares e amigos com os quais você mais interage, muito mais do que outros conteúdos.

O que significa que as páginas de empresas precisam se esforçar mais para ter visibilidade no Facebook. Daqui a pouco eu vou falar mais sobre isso.

Por enquanto, é importante que você entenda uma coisa.

Já que a rede social seleciona quais conteúdos aparecem no feed de acordo com o nível de interação, se você tiver 100 seguidores mas apenas 10 interagirem com os conteúdos, suas publicações vão tender a aparecer apenas para esses 10, por exemplo.

E quanto menos você publica, menos as pessoas interagem com seus posts e menos a rede social te considera importante o suficiente para distribuir as postagens.

Aí você vai para o final da fila de prioridades.

A solução para manter a frequência e consistência das postagens é um calendário editorial.

Assim, você já sabe antecipadamente o que e quando vai publicar para que dê tempo de planejar e produzir sempre.

Beleza, mas qual é a frequência ideal de postagem?

Não existe uma resposta pronta. A frequência ideal é a que você consegue cumprir com consistência. Se duas vezes por semana é o que você dá conta, faça assim.

É claro que quanto mais conteúdo de qualidade, melhor.

Então a dica é aumentar a frequência aos poucos, mas sempre respeitando a consistência. De duas vezes por semana, você passa para três, quatro, cinco… e por aí vai.

#6 Preste atenção ao horário em que você publica seu conteúdo

Preste atenção ao horário em que você publica seu conteúdo

Além de produzir conteúdo massa, manter a frequência e a consistência das publicações, você precisa se preocupar com outra questão: que horário você posta.

Por quê?

Imagine a seguinte situação.

Você tem um amigo que trabalha a noite inteira e recupera as energias durante o dia.

Ele fica tão cansado do trabalho que desliga o celular assim que encosta a cabeça no travesseiro e só liga quando acorda, lá para as 14h.

Se precisar falar com ele, que horas é melhor ligar ou mandar mensagem? É fácil: na hora que ele estiver acordado.

A mesma coisa acontece com sua página do Facebook. É perda de tempo fazer postagens na hora que seu público estiver dormindo ou ausente da plataforma.

Por isso, você deve encontrar o melhor horário para postar no Facebook. Mas já te adianto uma coisa: não existe resposta pronta para essa pergunta.

Porque a resposta varia de negócio para negócio. Para saber qual é o melhor horário para fazer sua audiência consumir seu conteúdo, você precisa conhecê-la a fundo.

Aí entra aquele papo de conhecer seu público-alvo do dedão do pé até o último fio de cabelo.

Sugiro que você junte esse conhecimento a vários testes para ver o que funciona melhor.

Por exemplo, depois testar bastante aqui na empresa nós descobrimos que um dos melhores horários para postar é meia noite. Não teríamos descoberto isso sem conhecer o público-alvo e fazer testes.

Eu não vou me estender nessa conversa aqui, mas se você quiser saber mais sobre o melhor horário para fazer suas postagens, é só clicar neste artigo.

#7 Crie objetivos para sua página no Facebook Business

Crie objetivos para sua página no Facebook Business

Eu não sei se você conhece o Gerenciador de Negócios do Facebook (ou Facebook Business). Se ainda não usa, saca só.

Primeiro, que é por essa ferramenta gratuita que você gerencia seus anúncios. Só por isso já é indispensável.

Mas lá você também pode estabelecer objetivos.

Por que isso é importante? É aquela máxima: se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Sem objetivos, você fica igualzinho ao John Travolta:

Fica perdidinho, sem saber se está tendo resultado ou não.

Mas, quando tem metas e objetivos claros você pode usar o Facebook Business para saber se os atingiu ou não por meio da análise de dados (e não com base em achismos).

O que vai te ajudar a manter a frequência e a consistência das postagens, por exemplo.

Porque você pode definir que vai fazer um post por dia, de segunda a sexta, durante 6 meses. Ou então que quer conseguir 100 seguidores por dia em 2 meses. Perceba que as metas têm tempo determinado para serem atingidas.

O legal aqui é que você pode usar os dados não apenas para verificar se atingiu o objetivo, mas também para ajustar o percurso caso não tenha alcançado.

#8 Convide quem curtiu a publicação para seguir a página

Convide quem curtiu a publicação para seguir a página

É comum que aconteça isso aqui: um seguidor da página compartilha seu conteúdo e ele aparece no feed do Facebook dessa pessoa.

Aí algum amigo dela vê a publicação, entra na sua página, curte outros dois posts e vai fazer outra coisa.

Esse cara mostrou interesse por seu conteúdo, mas não se tornou um seguidor.

É simples facilitar as coisas para ele dar o próximo passo: basta convidá-lo para seguir a página.

Você só precisa clicar em quem curtiu uma publicação e depois convidar os futuros seguidores. Tipo assim:

Convidar

Isso funciona bem para páginas menores (abaixo de 100 mil seguidores). O recurso não está disponível para páginas grandes.

Essa dica é valiosa porque muita gente empaca no número de seguidores por não se atentar a isso.

Você perde a oportunidade de desenvolver o relacionamento com pessoas que demonstraram interesse, que poderiam ser nutridas com mais conteúdo até se tornarem leads, por exemplo.

#9 Fique de olho na sua concorrência

Fique de olho na sua concorrência

Sabe qual é uma das formas mais fáceis e eficazes de conhecer o seu público-alvo ainda melhor?

Espie a concorrência e os padrões que ela segue: o que publica, qual a postura, como as pessoas reagem às publicações…

Pensa comigo. Se é sua concorrência, então o público tende a ser igual ou semelhante ao seu. Logo, o que ela fizer afeta quem você tem interesse em atingir.

Assim você pode filtrar o que vale a pena adaptar para o seu negócio e que tipo de atitude não funciona para a audiência.

O mais massa é que o próprio Facebook tem uma funcionalidade que permite que você espie os concorrentes em apenas três passos:

Passo 1 Clique em "Informações"

Passo 2 Vai aparecer a página "Visão Geral". Vá até o final dela em "Páginas para Acompanhar".

Passo 3 Clique "Adicionar página" e selecione até 5 concorrentes com público igual ou semelhante ao seu.

Voilà! Use essas informações com sabedoria para conquistar mais seguidores para sua página do Facebook.

#10 Humanize sua página

Humanize sua página

Qualquer marca, qualquer negócio é feito por pessoas. Só que nem sempre isso fica claro para o público.

Para aumentar o número de seguidores no Facebook, um dos caminhos é trazer calor humano para a sua página.

Responda comentários, tire dúvidas, mostre que se importa com quem está dedicando tempo para as suas postagens.

Ignorar as interações da audiência só cria uma barreira entre vocês dois e dificulta a conexão.

Ela vai se sentir silenciada e as chances são que pare de interagir (se é ignorada, por que se dar o trabalho?).

Por isso, preze por mostrar que existe uma pessoa por trás da página.

#11 Faça lives

Faça lives

Essa dica tem tudo a ver com a anterior porque fazer lives é uma das formas mais poderosas de humanizar sua marca.

É simples: você literalmente mostra a cara e fala olho no olho com a audiência.

Lives também ajudam no alcance orgânico da sua página já que, em relação a outros posts, elas têm prioridade para aparecer.

Além disso, as pessoas recebem uma notificação quando você faz uma live, o que as instiga a clicar para ver.

É pela live que você pode tirar dúvidas ao vivo, mostrar conteúdo exclusivo e, com isso, estreitar o relacionamento entre você e seu público.

Sem contar que quem assiste sua live é quem está realmente interessado no seu conteúdo. Assim, você consegue ter um termômetro de como está sua reputação e autoridade no Facebook.

Neste artigo aqui eu explico tim tim por tim tim da importância da live no Facebook e como fazer uma.

#12 Use CTAs nas suas postagens

Use CTAs nas suas postagens

Quando você quiser que a pessoa tome uma ação, que ela faça alguma coisa específica, a CTA é sua melhor aliada. Porque ela é literalmente uma chamada para ação (ou call to action, em inglês).

Pode aparecer em forma de botões, banners, links, textos no seu site, blog ou até mesmo nas suas postagens do Facebook.

Pensa comigo… o seguidor da sua página não tem como entrar na sua cabeça e adivinhar o que você quer que ele faça.

Por isso você precisa ser claro.

Você pode convidar as pessoas para curtir, comentar, compartilhar seu conteúdo ou clicar no link do post, se ele direcionar para o seu blog ou site, por exemplo.

Lembra do que a gente já conversou: no Facebook, é importante que as pessoas interajam com seu conteúdo para aumentar a relevância e o alcance orgânico dele.

#13 Divulgue sua página em outros canais de marketing

Divulgue sua página em outros canais de marketing

Nem sempre quem te acompanha pelo Facebook é o mesmo cara que vê seus vídeos no Youtube, nem mesmo uma lead da sua lista de e-mails.

Mas não importa por onde a pessoa te acompanha, de todo modo ela tem um certo nível de interesse por sua marca.

Aí que está o pulo do gato.

Você pode aumentar bastante o número de seguidores da sua página apenas ao divulgá-la em outros canais de marketing.

E o melhor: você vai atrair seguidores que realmente têm interesse no que você oferece, não aquele amigo que seguiu só para fazer uma média com você.

Você pode usar outras redes sociais como Instagram e Youtube ou divulgar sua página do Facebook para sua lista de e-mails (que é, na minha opinião, o principal ativo de qualquer negócio), por exemplo.  

#14 Seja engajado nos grupos do Facebook

Seja engajado nos grupos do Facebook

Imagine que você está solteiro e se sente muito solitário assim. Você quer ter alguém para fazer um cafuné, hehe.

Agora, me diz como é mais fácil encontrar a tampa da panela:

  1. Sentado no sofá de casa só pensando no tanto que você seria um bom parceiro;

  2. Ou mostrando a cara para o mundo, indo a festas, bares, restaurantes, shoppings ou até mesmo usando um aplicativo de relacionamento?

Pois é. A mesma coisa acontece com sua página do Facebook – é muito mais fácil atrair seguidores quando você faz questão de ser visto.

E uma das formas de fazer isso é participando de grupos na rede social ou até criando o seu próprio grupo.

Por exemplo, se você vende um curso que ensina receitas saudáveis pode participar de grupos sobre saúde, atividade física, alimentação saudável, enfim.

Porque a galera que participa desses grupos está mais quente para seguir sua página do que alguém que come fast food todo dia, né?!

A parada é: seja engajado, participe, faça com que as pessoas te vejam nos grupos.  

#15 Fuja de programas para ganhar seguidores

Fuja de programas para ganhar seguidores

Minha última dica é mais um conselho.

Basta dar uma pesquisada rápida no Google para encontrar vários sites que prometem tantos seguidores por dia, por semana, por mês…

Não cai nessa cilada, não.

Lembra do que eu conversei com você lá no início: número por número é só métrica de vaidade, não significa nada.

Do que adianta ter 1000 seguidores se apenas 10 realmente têm interesse pelo seu conteúdo, pela sua marca?

Aumentar o número de seguidores é consequência de um trabalho bem feito, de conteúdo massa, de bons anúncios, mas nunca deve ser seu objetivo final. Estamos conversados? 😉

Transforme seguidores em clientes com essa dica

Transforme seguidores em clientes com essa dica

Até aqui eu te mostrei estratégias para aplicar no seu negócio e, como consequência positiva, aumentar o número de seguidores da sua página do Facebook.

Agora você precisa trabalhar para transformar seus seguidores em clientes.

O primeiro passo é converter os seguidores em leads, nutrir e educar essas leads para que elas atravessem as etapas do funil de vendas e sejam clientes felizes.

Para conseguir leads, você vai precisar de uma landing page caprichada.

Se você ainda não tem uma, é provável que seu concorrente esteja comemorando os resultados.

Para resolver isso, você pode contar com a ajuda do Klickpages.

Veja como é simples criar a sua landing page:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Como ganhar seguidores no Facebook Conclusão

Eu comecei esse artigo sendo muito honesto com você: não aplico nenhuma estratégia voltada para conseguir seguidores no Facebook.

E, mesmo assim, mantenho uma média de mil novos seguidores por dia.

Isso acontece porque as outras estratégias que eu aplico na minha página são tão eficazes que aumentar o número de seguidores é apenas consequência.

Sinceramente, eu nem olho mais para esse número porque sei que o meu foco não deve estar lá.

Por isso, o que você viu nas últimas linhas foram 15 dicas valiosas para aplicar na sua página do Facebook e conseguir mais seguidores como efeito colateral positivo, um sinal de que o que você faz está funcionando.

Desde apostar em anúncios, até publicar conteúdo de qualidade e manter a frequência e consistência das publicações.

Você também viu que fazer lives e ficar na olho na concorrência são ações importantes.

E que deve fugir de programas para ganhar seguidores porque isso é simplesmente invasão de espaço.

Agora é com você. Não deixa de me contar nos comentários o que achou dessas dicas. Abraço!

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.