Como ganhar mais seguidores no Instagram: pare de se preocupar com isso agora mesmo

Como ganhar mais seguidores no Instagram: pare de se preocupar com isso agora mesmo

Para saber como ganhar mais seguidores no Instagram, a primeira coisa que você precisa fazer é parar de se preocupar em aumentar o número de seguidores no Instagram.

Eu sei que parece confuso falando assim, mas você já vai entender.

É o seguinte.

Eu entendo que ter muitos seguidores no Instagram seja uma das preocupações reais do seu negócio. Normal. Está tudo bem.

Você realmente não pode deixar o Instagram de lado, afinal ele é uma rede social relevante e conta com mais de 800 milhões de usuários ativos todo mês.

Para você ter uma ideia do tamanho desse número, o Twitter que é outra rede social muito relevante, tem hoje cerca de 320 milhões de usuários ativos – menos da metade.

Marcar presença no Instagram é um ótimo jeito de promover a sua marca e estreitar o relacionamento com o seu público-alvo e, por isso, tem se tornado uma das principais estratégias de marketing digital.

E para ter uma boa conversão em clientes, você realmente precisa de uma base fiel de seguidores nessa plataforma.

Só que eu insisto em dizer que você precisa parar agora mesmo de se preocupar em ganhar seguidores no Instagram.

Esse não deveria ser o seu foco.

Primeiro porque não adianta você contar apenas o volume de seguidores sem considerar quantos são os que realmente estão engajados com a sua página e sua marca.

Segundo porque o seu foco deveria estar, na verdade, em fazer o arroz com feijão bem feito. Ou seja, em fazer o básico bem feito.

Quando você faz o que realmente precisa fazer no dia a dia, quando você se empenha em entregar valor para a sua audiência…

Essa meta que você colocou de ganhar mais seguidores no Instagram deixa de ser a causa e passa a ser a consequência da parada.

E quando isso acontece, meu amigo…

O número de seguidores cresce que você nem sente.

Sabe aquela história de cuidar do jardim para que as borboletas venham até você?

É tipo isso…

Se você dedicar seu tempo e energia nas coisas mais importantes dentro da sua estratégia de marketing no Instagram, vai aumentar consideravelmente o número de seguidores.

Não tem mistério: é só focar no processo.

E pode deixar que nisso eu te ajudo. Nas próximas linhas você verá quais são as 20 ações que não podem faltar no seu planejamento para o Instagram.

Além de atrair a atenção da audiência, as chances são que você conquistará seguidores verdadeiramente engajados.

Anota aí:

1. Crie uma estratégia para o Instagram

Para ter um bom retorno sobre o que você investe no Instagram, você precisa, inicialmente, elaborar um planejamento estratégico bem detalhado.

Basicamente, um plano de marketing para Instagram deve ter os seus objetivos para essa rede social bem claros. O que pode ser, por exemplo, aumentar o número de vendas ou expandir o conhecimento sobre a marca.

Em segundo lugar, é essencial definir o seu público-alvo e, claro, que tipo de conteúdo você vai oferecer para essa audiência.

Por último, mas não menos importante, você deve propor uma estética para sua conta.

E o que isso quer dizer?

Manter o mesmo estilo e tema das postagens pode fazer com que os seguidores facilmente identifiquem de quem são as publicações.

É a velha e fundamental memória visual.

2. Compartilhe conteúdo de qualidade

Compartilhe conteúdo de qualidade

Não importa qual seja a sua área de atuação.

Há uma regra que independe disso: o conteúdo que você compartilha deve ser sempre de qualidade, relevante e útil para os seus seguidores.

É imprescindível fugir das obviedades, do “mais do mesmo”, do texto que preenche espaços, mas não agrega valor.

Só com conteúdo original e que faça a diferença para a audiência é que você conseguirá promover o estímulo necessário para a audiência curtir, comentar e compartilhar.

Mas como oferecer esse nível de produção para o público?

Você pode descobrir o que as pessoas desejam ver.

Uma boa pesquisa para a criação das suas buyer personas pode ajudar a resolver essa situação e alinhar seus posts de acordo com a expectativa do público.

3. Promova seu Instagram em outras redes sociais

O Instagram pode ser uma mina de ouro para a sua empresa, mas não é a única.

Como você deve saber, as pessoas costumam ter contas em várias redes sociais.

Logo, nada mais interessante do que usar essas outras plataformas para promover e aumentar o tráfego do seu Instagram.

Você pode inserir o link para a sua conta em alguma postagem ou mesmo na descrição do seu perfil. Vale até fazer um compilado com seus melhores posts no Instagram e divulgá-los nesses espaços.

Apenas se certifique de escolher as redes nas quais o seu público está presente ativamente (o que você também vai conseguir a partir da pesquisa que falei no último tópico).

4. Promova seu Instagram offline

Eu sempre foco no marketing digital, pois é onde a atenção do seu público está.

Mas não posso deixar de sugerir que você promova o seu Instagram também nas mídias offline. Afinal, quanto mais alcance, melhor.

Então, além de testar várias maneiras de otimizar seu conteúdo para o algoritmo do Instagram, passe algum tempo tentando promover a sua conta em outros lugares.

Aqui eu estou falando do básico de relações públicas e marketing tradicional. E não de coisas grandiosas.

Você pode divulgar a sua conta em cartões de visita, em eventos, em campanhas publicitárias impressas, nos spots de rádio, entre outros locais.

Essa rede social já está tão popular hoje em dia que muitas pessoas, quando vêem ou ouvem falar de você fora do ambiente digital, podem procurá-lo no Instagram antes mesmo de fazer uma busca no Google.

Então, saia da caixinha de vez em quando e não ignore o potencial do offline.

5. Use hashtags relevantes

Use hashtags relevantes

Instagram e hashtags são quase como um casamento.

Aquela marcação do jogo da velha, que dá destaque a uma expressão em evidência, é muito usada nas publicações dessa rede social.

Mas é preciso ter cuidado, pois hashtags muito genéricas podem tornar seu post cansativo e irritante.

Para não errar, pesquise e escolha aquelas que descrevem bem a sua empresa, o objetivo da sua conta, seu mercado, sua localização e, claro, o que seu público está usando.

Dedicar um tempo todo dia para curtir e comentar posts com essas hashtags também pode ser uma boa maneira de incentivar o tráfego, direcionar a atenção de volta ao seu perfil e, assim, conseguir novos seguidores.

Outro ponto a ser lembrado é a quantidade de hashtags por postagem.

Mesmo que você possa postar até 30 hashtags, não vale a pena você copiar e colar os mesmos termos várias vezes e nem mesmo exagerar nas suas hashtags originais.

Além de ficar feio, não será nada eficaz.

Ao invés disso, escolha hashtags com base no conteúdo de cada foto postada.

6. Siga usuários e marcas relevantes

Siga usuários e marcas relevantes

Pense na sua própria experiência como usuário do Instagram. É bem provável que você tenha o costume de conferir o feed de um perfil assim que ele começa a seguir você, não é?

E se o conteúdo que ele oferece é interessante, provavelmente você começa a segui-lo de volta.

Pois bem. Essa é uma lógica que não é diferente para perfis comerciais.

Ao seguir usuários e outras marcas relevantes do seu mercado, há uma boa chance de que eles confiram o seu feed.

Dessa forma, caso achem que o conteúdo é relevante para os seus interesses, é provável que eles o sigam de volta.

7. Tenha uma consistência de postagem

Ter uma consistência nas suas postagens significa mais do que apenas mantê-las dentro de um cronograma.

Estou falando de criar uma expectativa em torno do seu perfil com a qual seus seguidores ou possíveis seguidores possam contar.

Se eles estão te seguindo, é porque querem acompanhar o seu conteúdo – e querem vê-lo com frequência.

Assim, ao manter o ritmo a cada postagem, é mais provável que você fidelize os atuais seguidores e conquiste novos a partir do valor que você agrega na página.

O segredo, aqui, é ter uma dinâmica de postagens bem claras. Os mesmos dias da semana e, se posta todos os dias, que seja nos mesmos horários.

8. Poste nos horários certos

Poste nos horários certos

Essa dica é uma extensão da anterior.

Além de manter a consistência da postagem, postar nos horários certos também é fundamental para melhorar seu desempenho na plataforma.

Por isso, com base na análise do seu feed e dos insights do Instagram Analytics, tente identificar em quais horários e dias da semana os seus seguidores estão mais ativos.

A partir daí, sincronize as suas postagens para ter mais engajamento com o público.

9. Escreva boas descrições para suas imagens

O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual, seja ele imagem ou vídeo.

Não é a toa que o único lugar no qual você pode incluir um link que seja realmente clicável é na bio do seu perfil.

O objetivo é claro: evitar que as pessoas saiam da plataforma.

Mas não é porque o ambiente é prioritariamente visual que suas legendas devem ser esquecidas. Nada disso.

Na verdade, você pode usar esse espaço com bastante criatividade, como uma pergunta, por exemplo, incentivando os seguidores a deixarem um comentário.

O importante é que ela fale a mesma linguagem e mantenha o “tom de voz” do seu público.

Você tem o desafio de se conectar com a audiência na íntegra da publicação, e não apenas na imagem escolhida.

10. Marque usuários relevantes

Uma excelente forma de atrair a atenção para o seu perfil é marcar outros usuários relevantes, seja na legenda ou na própria imagem.

Essa simples ação pode influenciar uma interação com a postagem por parte do público.

É o que acontece bastante quando a empresa faz alguma parceria com influenciadores do seu mercado, por exemplo.

Ao compartilhar o conteúdo ou divulgar a marca para a sua audiência, os influenciadores encorajam a sua base fiel de seguidores a se envolver com o perfil da sua empresa.

Sem dúvidas, é uma das melhores dicas sobre como ganhar mais seguidores no Instagram.

11. Peça aos seus seguidores para marcarem amigos

Peça aos seus seguidores para marcarem amigos

É bastante comum ver os perfis do Instagram usando o espaço da legenda para pedir aos seguidores para marcar amigos que se identificam com o conteúdo daquele post.

E isso acontece por uma razão: dá resultado.

Além de aumentar o alcance das suas publicações para usuários desconhecidos, você incentiva conversas e outras interações na sua conta.

(Testa aí e me conta depois lá nos comentários no que deu!)

12. Faça promoções

Outra excelente estratégia de várias empresas, grandes e pequenas, é fazer promoções em suas contas no Instagram.

Isso pode te ajudar a aumentar os seus seguidores, levar mais pessoas para o seu site ou até mesmo vender mais do seu produto ou serviço diretamente.

Mas como funciona esse tipo de promoção, Suse?

Basicamente, você pede para a galera seguir o seu perfil, curtir, comentar ou marcar alguém em um de seus posts, usar uma hashtag específica ou repostar uma de suas fotos.

Quem faz as regras é você. Mas elas basicamente focam em engajamento com sua página.

Você pode observar perfis de outras empresas para ter mais ideias.

13. Use o Instagram Stories

Use o Instagram Stories

A funcionalidade do Instagram Stories também pode ajudar as marcas a interagirem mais com a audiência e obter novos seguidores.

Desde que a sua conta seja aberta ao público, as histórias que você publicar no Instagram vão aparecer na guia “Explorar”.

Ou seja, mesmo que as pessoas não sigam você, elas ainda serão capazes de encontrar e assistir o seu conteúdo.

Dessa forma, se elas gostarem, as chances de se tornarem novos seguidores aumenta bastante.

Outro ótimo motivo para tentar ter uma presença ativa no Instagram Stories é que você pode estreitar mais o relacionamento com o seu público.

Uma boa estratégia é utilizar o recurso para mostrar cenas do backstage, making of das campanhas, anunciar cupons e promoções exclusivas, entre outras coisas.

Isso faz com que os seguidores se identifiquem em um nível mais profundo com a sua empresa e com o que ela oferece.

14. Crie uma boa bio matadora

A descrição do perfil é uma das primeiras áreas que o usuário confere ao visitar um perfil no Instagram. Afinal, esse é o espaço reservado para dizer ao público quem você é.

Logo, é preciso dar uma atenção especial para esse elemento.

Não sabe o que fazer? Explique de forma simples e direta sobre o que se trata seu negócio.

Certifique-se também de incluir as demais informações obrigatórias, como telefone, e-mail e endereço.

Coloque tudo aquilo que facilite ainda mais o contato entre a empresa e o público.

Se você quer saber como fazer uma bio atrativa, dá uma olhada nesse artigo do blog do KP que aprofunda o assunto.

15. Marque locais nas imagens e stories

Além da guia “Explorar”, suas publicações também podem aparecer vinculadas aos locais ao quais foram marcadas.

Funciona assim: ao pesquisar por aquele determinado local, os usuários podem ver um feed de todas as imagens e stories liberados para o público em geral que foram feitos ali.

Como resposta, é esperado um aumento ainda maior na exposição da sua marca – e a chance de ganhar novos seguidores, é claro.

16. Faça vídeos ao vivo (lives)

Faça vídeos ao vivo (lives)

A transmissão de vídeos ao vivo nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, já faz parte da rotina dos usuários e influenciadores, e é uma tendência que cresce a cada dia.

Por isso, para não ficar para trás em 2019: é preciso tirar proveito desse recurso para aproximar ainda mais a sua marca do seu público-alvo.

Suponha que a sua empresa vá participar de uma grande conferência da sua área. Nesse encontro, você pode fazer lives para a cobrir o evento e compartilhá-los com seus seguidores.

Só não se esqueça de disponibilizar o conteúdo depois nos seus stories para que, quem não pode assistir a transmissão ao vivo consiga reproduzir o vídeo em até 24h.

17. Interaja com outros perfis

Não há como ganhar mais seguidores no Instagram sem interação.

Você pode (e deve) interagir com outros perfis de diferentes maneiras, seja curtindo, comentando ou mesmo compartilhando o conteúdo deles.

Quando você faz isso, as pessoas ficam mais propensas a retribuir a ação e, potencialmente, o seguirão se gostarem do que vêem.

Além dos principais influenciadores do seu nicho, fique atento também às palavras-chave, locais e hashtags relevantes e que podem ajudar você a alcançar novos usuários.

18. Considere anunciar no Instagram

Se você deseja ganhar mais seguidores em um curto prazo de tempo, é hora de considerar anunciar no Instagram.

Sim, é um investimento. Mas pode ser muito produtivo e dar muito retorno, se bem planejado.

O Instagram Ads, assim como o Facebook Ads, tem vários critérios de segmentação.

Ele permite direcionar a sua postagem de forma mais direta, tanto no feed quanto nos stories.

Com isso, você pode alcançar pessoas que talvez ainda nem conheçam a sua marca, mas podem se interessar por aquilo que você tem a oferecer.

19. Não esqueça do Call to Action

Não esqueça do Call to Action

Um CTA (Call to action) serve para induzir os seguidores a tomar a ação que se deseja que eles tomem.

Se o objetivo do seu post é vender um produto ou serviço, certifique-se de incluir o CTA “Comprar agora”, por exemplo.

Uma das ações que você pode propor é direcionar o seguidor até a landing page do produto, página na qual ele pode deixar contatos, se tornar um lead ou mesmo avançar no relacionamento enquanto cliente.

Ou então diretamente até uma página de vendas mesmo. Vai da sua estratégia.

20. Mensure sua campanha com o Instagram Analytics

Como toda estratégia de marketing, você precisa ficar atento e acompanhar o desempenho das suas campanhas no Instagram para saber o que está funcionando ou não.

É por isso que essa última dica é tão fundamental.

A própria plataforma, com o Instagram Insights, permite que você analise dados e informações importantes sobre a sua conta.

Por exemplo, você pode conferir quantas visualizações estão vindo de hashtags ou de outras abordagens.

Você pode usar os resultados como base para a tomada de decisões importantes.

Converta seus seguidores em verdadeiros clientes

Converta seus seguidores em verdadeiros clientes

Beleza, você já viu aqui 20 dicas de como ganhar seguidores no Instagram em 2019.

Agora, deixa eu te perguntar uma coisa: como anda o restante da sua estratégia digital para este ano?

Se você ainda não utiliza seu site, blog ou redes sociais para capturar leads, está perdendo tempo e dinheiro.

Com as sua publicações, você pode oferecer um convite para assinar uma newsletter, receber novidades por e-mail, baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito.

Em troca, você pede o contato do usuário (eu sugiro o email) para promover abordagens mais direcionadas depois.

Independente da ação, caprichar na landing page é fundamental para conseguir as conversões desejadas.

Nessa hora, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Veja como é simples criar sua landing page personalizada em apenas 3 passos:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Neste artigo você viu que a primeira coisa que você precisa fazer para ganhar mais seguidores no Instagram é justamente parar de se preocupar em ganhar seguidores no Instagram.

Ao invés disso, você precisa focar no que realmente importa: o valor que você gera diariamente para a sua audiência através das suas publicações.

E por isso eu separei para você aqui 20 ações que não podem ficar de fora na hora de usar o Instagram na sua estratégia de marketing digital.

Entre elas, definir bem seus objetivos na plataforma e alinhar o conteúdo das suas publicações com as expectativas dos seus seguidores.

Você viu que precisa produzir conteúdo de extrema qualidade e promover esse material nas mais diversas plataformas, inclusive nas mais tradicionais.

E ainda postar de forma consistente, nos horários certos para o seu público e usar hashtags relevantes e relacionadas ao conteúdo nas suas descrições.

Depois de fazer o arroz com feijão bem feito, você vai ver como ganhar mais seguidores no Instagram pode ser mais tranquilo do que você imaginava. 😉

Agora é hora de colocar em prática tudo o que você viu por aqui. Só não esquece de me contar quais foram os resultados abaixo nos comentários.

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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