Como fazer uma resenha pode ser uma oportunidade de lucro que você não está vendo

Como fazer uma resenha pode ser uma oportunidade de lucro que você não está vendo

Saber como fazer uma resenha é uma possibilidade de ganhar dinheiro que você pode estar deixando escapar. E quando você ver, não tem como desver. 

Eu estou te falando isso porque provavelmente essa é uma oportunidade que ainda não está no seu radar e quando você enxergá-la, não vai conseguir (ou querer) voltar atrás.

Olha só:

Estabelecer parcerias com influenciadores digitais que produzam resenhas positivas sobre o seu produto ou serviço pode aumentar drasticamente a autoridade da sua marca, por exemplo. 

É como se eles colassem um selo de aprovação no que você está vendendo. Uma forma eficiente aumentar a sua credibilidade junto a audiência do influenciador.

As resenhas também podem gerar mais vendas para o seu negócio ou colocar dinheiro no seu bolso sem que você precise criar um único produto ou serviço. 

Dá para fazer tudo isso utilizando o marketing de afiliados. 

Como produtor você tem a opção de criar uma rede de afiliados. Pessoas que vão recomendar e vender o seu produto em troca de uma comissão.

O que pode aumentar as suas vendas.

A outra opção é trabalhar como afiliado. Aí é você quem faz as resenhas de recomendação e é pago pelas vendas. 

Isso sem precisar investir um único centavo para desenvolver um produto ou serviço

Só que é o seguinte.

Você precisa saber como fazer uma resenha de qualidade. Tanto para produzir conteúdos próprios quanto para avaliar as criações dos seus parceiros e sugerir melhorias.

Quer saber como?

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo porque eu vou te mostrar:

  • O que é uma resenha;

  • Qual é a diferença entre resenha e resumo;

  • Tipos de resenha escrita;

  • O que é plágio e por que não fazer;

  • As três etapas que antecedem a resenha;

  • Como fazer uma resenha em 9 passos;

  • Como encontrar influenciadores digitais para divulgar a sua empresa;

  • E como usar o marketing de afiliados. 

Bora lá!? 

O que é resenha?

O que é resenha

O principal objetivo da resenha é investigar as características de um determinado item e fazer considerações próprias sobre o assunto.

Embora a versão escrita seja a mais tradicional. É possível produzir o mesmo conteúdo em outros formatos como áudio e vídeo

Além disso, você pode falar sobre quase tudo nela. Um livro, filme, serviço ou produto, seja ele produzido pela sua empresa ou não. 

O mais importante é que o conteúdo seja interessante para a sua audiência. 

Não tem como fazer uma resenha que agrade o seu público-alvo se você não souber quais são os assuntos que interessam a eles.

Descubra quais são os problemas enfrentados por eles e como você pode ajudá-los a encontrar uma solução.

Outra ideia é encontrar formas para ajudar essas pessoas a chegarem mais perto de realizar um sonho. 

O fato é que uma boa análise precisa ser confiável. Por isso, a sua argumentação deve ser bem fundamentada e construída a partir de elementos verdadeiros. 

Também é importante que você saiba…

Qual é a diferença entre resenha e resumo?

Qual é a diferença entre resenha e resumo

Além de saber como fazer uma resenha você precisa diferenciá-la de um resumo para não correr o risco de se cometer um engano. 

Como eu te falei antes o objetivo da resenha é fazer a avaliação de um tema e transmitir as suas impressões sobre ele. 

Se você estiver falando sobre um filme, por exemplo, o ideal é contar um pouco da trajetória do diretor, qual é a trama central da história, avaliar a fotografia, cenários e produção, além da interpretação realizada pelos atores.

Depois de pontuar os principais elementos, você pode dar a sua opinião sobre a obra e recomendar ou não que as pessoas assistam a produção. 

No caso do resumo, a principal intenção é apenas condensar as informações do conteúdo. 

Ou seja, fazer uma síntese que ressalte de forma objetiva os elementos mais importantes do assunto analisado.

Inclusive a Netflix faz muito isso. A empresa exibe uma pequena nota sobre a obra, quando o usuário clica sobre ela. 

O objetivo é dar uma ideia geral sobre o conteúdo para facilitar a vida das pessoas na hora de escolher um título do catálogo. 

Agora, eu vou te falar quais são…  

Tipos de resenha escrita

Tipos de resenha escrita

Depois de ver como diferenciar resenha e resumo, chegou o momento de conferir os tipos de resenha escrita.

Como eu te disse antes, esse é o formato mais conhecido, muito utilizado em escolas e universidades, além de sites e blogs.

Como fazer uma resenha escrita pode ser importante para a sua estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental que você conheça os três principais tipos.  

1. Resenha descritiva

O objetivo da resenha descritiva é oferecer ao leitor um detalhamento minucioso do assunto que está sendo analisado. 

A ideia é apenas descrever, sem emitir opiniões ou juízos de valor sobre o tema. 

2. Resenha acadêmica 

Também conhecida como resenha crítica, ela começa com uma descrição mais resumida do que o formato anterior.

Aqui é fundamental que o autor compartilhe suas considerações e opinião sobre o tema da resenha. 

3. Resenha literária 

Como o próprio nome já diz, esse tipo de resenha se foca apenas em obras literárias. O ideal é fazer um resumo da obra e incluir informações sobre o autor. 

Mas antes de começar a escrever, você precisa saber…

O que é plágio e por que não fazer? 

O que é plágio e por que não fazer

É importante conhecer os tipos de resenha escrita, mas seja qual for a opção escolhida por você, cometer plágio é uma péssima ideia.  

Se você ainda não sabe, plágio é o ato de se apropriar indevidamente da criação intelectual de outra pessoa ou fingir que é o autor dela.

Isso vale independe do formato da obra. Seja um texto, uma fotografia, uma música, um livro ou um filme. 

Além de antiético, reproduzir a criação de outra pessoa sem a autorização é considerado crime no Brasil. 

A Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que trata sobre o assunto, diz que os direitos morais e financeiros de uma obra pertencem ao autor e só ele pode autorizar o uso. 

Existem três formas de plágio. 

1. Integral: Isso é, copiar um trabalho inteiro sem dar os créditos para o autor.

2. Parcial: É quando alguém utiliza trechos ou frases sem citar a fonte.

3. Conceitual: Ou seja, usar a ideia ou a essência de uma obra como se fosse própria.

Então, fica ligado para não cometer esse erro, porque além de consequências legais você pode colocar a sua credibilidade em risco. 

Veja agora…

As 3 etapas que antecedem a resenha

As 3 etapas que antecedem a resenha

Eu acabei de te mostrar por que o plágio deve passar longe das suas produções. O passo seguinte é conhecer as três etapas que vem antes de colocar a mão na massa. 

1. Consuma

Independente se a sua resenha é sobre um livro, filme, restaurante ou produto. Você precisa consumir o conteúdo. 

Leia e releia o livro com atenção e destaque os trechos mais relevantes. Assista o filme com cuidado para não perder detalhes importantes.

Fique atento a outros elementos do restaurante, além da comida, como o serviço e o ambiente. 

Ou teste o produto e veja se ele cumpre o que promete, se é fácil de utilizar e tem um bom custo benefício e por aí vai. 

O mais importante é você falar com propriedade sobre o assunto. E não tem como alcançar esse resultado sem consumir o ítem sobre o qual você está falando. 

2. Pesquise 

Nem sempre você vai dominar o tema da sua resenha e está tudo bem. O importante é que você estude o tema para deixar o seu conteúdo o mais rico possível.

Pesquise a fundo sobre o assunto.

Se for falar sobre um produto você pode pesquisar onde, quando e por quem ele foi inventado, quantas unidades são vendidas por ano e etc.

Se estiver fazendo uma resenha sobre o livro “o morro dos ventos uivantes”, da escritora britânica Emily Brontë, por exemplo. 

Você pode pesquisar sobre a vida e as obras dela ou como era a vida na Inglaterra em 1847, quando o livro foi publicado. 

Quanto mais informações você agregar, melhor. 

3. Organize 

Antes de sentar para escrever ou gravar a sua resenha, o ideal é que você organize todas as informações que deseja transmitir para o seu público-alvo. 

Anote a ordem em que você quer apresentar os seus argumentos e quais são os pontos positivos e negativos de destaque.

E não se esqueça de reunir dados e informações confiáveis que apoiem as suas conclusões e considerações.  

Depois de conhecer as três etapas que antecedem a parte prática, chegou a hora de ver como fazer uma resenha na prática.

Como fazer uma resenha em 9 passos 

Como fazer uma resenha em 9 passos

Você já viu as etapas que vem antes de começar a produzir, conheça agora os 9 passos que você precisa seguir na hora de colocar a mão na massa. 

1.  Faça uma introdução

Antes de entrar de vez no tema da sua resenha faça uma introdução. Explique sobre o que você vai falar.

Qual é a abordagem que você vai usar. E se falar sobre filmes ou livros recentes avise caso exista spoiler para não deixar ninguém desapontado.

2. Ofereça um contexto

Explique por que você acha importante que a sua audiência saiba mais sobre o produto, ideia ou o que mais você esteja analisando. 

E o que te motivou a falar sobre o assunto. 

3. Descreva 

Se estiver falando sobre um produto você pode passar as informações técnicas como tamanho, peso, para que serve e etc.

Se estiver analisando um filme, diga qual é a duração, qual é o país de origem e onde foi filmado, por exemplo.  

4. Faça uma análise crítica

Faça uma síntese do conteúdo, liste os pontos positivos e negativos e diga como você chegou a essa conclusão.

Como eu te falei antes, você pode pesquisar sobre o assunto e trazer informações adicionais que enriqueçam o conteúdo. 

5. Seja seletivo

Tente focar no que é mais importante para não correr o risco de deixar a sua resenha chata ou cansativa.

O objetivo é facilitar a vida da sua audiência, portanto foque no que é mais relevante e dispense o restante. 

6. Mantenha seu estilo

É muito importante que as pessoas se identifiquem com a maneira que você se expressa e reconheçam você nas suas produções.

Assim, quando quiserem consultar uma resenha elas vão procurar a suas e não as da concorrência

7. Fale sobre o criador

Não tem como fazer uma resenha completa sem falar de quem produz a parada. Se estiver analisando um filme, fale sobre o diretor.

Se analisar um livro, escreva também sobre o autor e se testar um produto, dê informações e detalhes sobre o fabricante. 

8. Recomende ou não 

Aqui você precisa ser sincero com você e com o seu público. Com base no que você analisou na sua resenha, faça recomendações que você realmente ache boas.

Ou, pelo contrário, aconselhe as pessoas a não comprar um produto, ler um livro ou assistir um filme. 

Mas demonstre o porquê da sua decisão, use fatos ou uma argumentação sólida para defender o seu ponto de vista. 

9. Faça uma conclusão

Por último, feche a sua resenha com chave de ouro. Relembre brevemente o assunto você abordou no seu conteúdo.

E faça uma conclusão coerente com o restante dela e que deixe a sua audiência com a sensação de que foi bem informada. 

Como encontrar influenciadores digitais para divulgar a sua marca

Como encontrar influenciadores digitais para divulgar a sua marca

Agora, que você já sabe como fazer uma resenha. Está na hora de escolher a pessoa certa para resenhar os seus produtos ou serviços. 

Se quiser aproveitar a confiança e o engajamento que o influencer tem com seu público-alvo, avalie o tamanho da audiência dele, o nível de engajamento e qual a relevância para o mercado

Vale lembrar que quanto mais autoridade o profissional tiver junto ao público que você quer atingir, melhor. 

Assim você pega a credibilidade e a expertise do influenciador emprestadas para o seu negócio. 

Além disso, é importante que você confira se a pessoa escolhida compartilha os mesmos valores que a sua empresa.

Porque depois que você associar a sua marca com o profissional fica difícil voltar atrás, caso ele faça uma declaração polêmica ou poste algum conteúdo controverso. 

As suas parcerias podem ser feitas por meio de contratos, quando você paga para que ele faça uma resenha sobre o que você vende nas redes sociais.

O ideal é que o influenciador deixe claro que a resenha foi feita por encomenda, assim você evita mal entendidos que comprometam a integridade da sua empresa.

A outra forma de parceria é espontânea, quando você envia o produto ou serviço para ser testado pelo influenciador.

A ideia é que ele divulgue a resenha do produto ou serviço recebido, de forma espontânea. 

Mas fica ligado porque você não terá controle sobre essa avaliação. Então, faça isso quando estiver seguro sobre a efetividade do que você vende.

Se quiser se aprofundar nesse assunto, confira artigo tudo sobre influenciadores digitais: a melhor ponte entre sua marca e seus clientes, que Hugo fez aqui pro blog do KP.

Como usar o marketing de afiliados

Como usar o marketing de afiliados

Além dos influenciadores digitais, você também vai poder contar com o marketing de afiliados para divulgar as suas resenhas. 

Isso porque o objetivo do marketing de afiliados é ampliar os canais de comunicação de uma marca com o consumidor.

E nele você pode escolher atuar como produtor ou afiliado.

O produtor ou anunciante é quem tem um produto ou serviço para ser anunciado. Nesse caso, saber como fazer uma resenha vai te ajudar a escolher e avaliar o desempenho dos seus parceiros.  

Já o afiliado é a pessoa que indica um produto ou serviço e recebe uma comissão pelas vendas dele. 

Se optar por trabalhar como afiliado, saber como fazer uma boa resenha pode significar mais vendas e portanto mais dinheiro no seu bolso.

Para saber mais sobre esse tema, veja o artigo marketing de afiliados: se combinar direitinho, todo mundo ganha, que a Suse fez aqui pro blog do KP. 

Utilize as suas resenhas para capturar leads

Utilize as suas resenhas para capturar leads

Além de se beneficiar da autoridade dos influencers ou colocar mais dinheiro no bolso com o marketing de afiliados existe outra forma de se beneficiar das suas resenhas.

A real é que existe uma maneira muito eficiente para converter esse conteúdo em mais vendas para o seu negócio.

Eu estou falando de uma landing page. Um tipo de página focada em conversão que ajuda o usuário a realizar a ação que você planejou. 

Essa ação pode ser a geração de leads. Isso quer dizer oferecer uma recompensa de alto valor em troca de uma forma de contato como o email.

Essa recompensa pode uma das suas resenhas sobre um assunto que realmente seja interessante para o seu público-alvo.

A partir daí você pode educar essas pessoas sobre a necessidade e vantagens que o seu produto tem a oferecer.

Agora, se você não sabe como criar uma landing page. O Klickpages pode te ajudar com isso. 

O KP permite que você crie as suas páginas do absoluto zero seguindo apenas três passos simples. 

Olha só:

  1. Escolha seu modelo: existem muitas opções de alta conversão que já foram aprovadas pelo mercado; 

  2. Divirta-se deixando a página com a sua cara: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar os elementos que você não precisa;

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão 

Conclusão como fazer uma resenha

Agora que você viu como fazer uma resenha, as chances são que você não vai poder (ou querer) desver essa oportunidade de ganhar dinheiro.

Isso porque neste artigo eu te mostrei o que é uma resenha e qual é a diferença entre ela e um resumo.

Você também conferiu quais são os tipos de resenha escrita, o que é plágio e por que não usá-lo.

Além de conhecer as três etapas que antecedem a resenha  e os nove passos essenciais para produzir a sua.

Eu ainda dei a letra sobre como encontrar os influenciadores certos para resenhar os seus produtos ou serviços e como usar o marketing de afiliados para ganhar dinheiro. 

E aí. Você já sabia como fazer uma resenha?

Me conta o que achou do artigo aqui embaixo nos comentários. 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.