Como fazer storytelling que vende: a história de 2 bilhões de dólares

Como fazer storytelling: o exemplo de 2 bilhões de dólares

O que você vai ver nas próximas linhas é a maior prova que eu conheço de que saber como fazer storytelling é indispensável para aumentar as vendas e ganhar dinheiro com o seu negócio.

Depois que eu vi o que eu vou te mostrar, simplesmente não consigo mais ignorar o poder do storytelling.

Não é brincadeira. Você pode aumentar suas vendas consideravelmente usando o que eu vou te ensinar.

Vou te mostrar como.

É o seguinte…

Uma simples história de 11 linhas conseguiu vender 2 bilhões de dólares em assinatura de um jornal.

E eu estou falando de um jornal de finanças. Um nicho bem específico.

Eu não estou falando de um jornal sobre atualidades ou uma revista de moda ou culinária que, em geral, têm um público maior.

Você consegue imaginar o que é um jornal de finanças vender 2 bilhões de dólares em assinatura?

Só para você ter noção do que significa esse tanto de dinheiro.

A mansão mais cara dos Estados Unidos, localizada em Bel Air, Califórnia, com 12 quartos, 21 banheiros, três cozinhas gourmet, pista de golfe, pista de boliche, cinema, garagem cheia de carros de luxo e até mesmo um heliponto foi colocada à venda no ano passado por 250 milhões de dólares.

Com 2 bilhões você poderia comprar 8 casas dessa.

Ou você poderia comprar 1000 carros do novo lançamento da Ferrari (que custa cerca de 1,8 milhões de dólares) e ainda receber quase 180 milhões de dólares de troco.

É muito dinheiro.

E com apenas uma história de 11 linhas um jornal de finanças faturou tudo isso em assinaturas.

Esse é o poder do storytelling.

Por isso você precisa aprender como fazê-lo para aplicar no seu negócio.

E eu te garanto que você não precisa ser nenhum gênio para conseguir fazer.

Eu vou te mostrar como contar histórias é fácil e intuitivo para qualquer pessoa.

Tanto que até os homens da caverna contavam histórias poderosas, mesmo sem falar uma palavra sequer.

Você só precisa continuar lendo esse artigo e eu vou te explicar tudo o que você precisa saber para começar.

Ao final deste artigo você vai saber:

  • O que é storytelling, essa forma poderosa de contar histórias que literalmente mexem com o coração e a cabeça do seu público.

  • Porque o seu negócio só tem a ganhar com histórias.

  • As técnicas essenciais de como fazer storytelling.

Mas não é só isso.

Eu também vou te mostrar exemplos de sucesso para você ver na prática como algumas empresas estão usando storytelling para engajar o público e aumentar as vendas.

O que é storytelling

O que é storytelling

Desde que o mundo é mundo as pessoas usam storytelling para ensinar e persuadir as outras.

Os homens das cavernas usavam histórias para passar conhecimento de geração em geração.

Era uma questão de sobrevivência.

Se os homens das cavernas não ensinassem como conseguir comida e se defender dos animais de forma efetiva, eles morreriam.

Esse é só um exemplo de que storytelling é uma das melhores tecnologias que a humanidade tem a disposição.

E qualquer pessoa é capaz de contar histórias.

Mas antes de eu te explicar as técnicas que você precisa aprender para ter sucesso, você precisa entender o que é storytelling.

Storytelling vem do inglês. Story significa história e telling contar. Ou seja, é a arte de contar histórias.

Você pode estar se perguntando: mas por que eu preciso aprender a contar histórias se qualquer pessoa é capaz de fazer isso?

Realmente, qualquer pessoa é capaz de contar uma história.

Mas quantas vezes as pessoas pararam de prestar atenção no que você estava dizendo para fazer outra coisa ou simplesmente mudaram de assunto?

Quantas pessoas você conhece que são capazes de contar histórias tão boas que os outros param de fazer qualquer coisa para escutar?

Se você quer contar histórias tão boas quanto a de 2 bilhões de dólares e manter a atenção da sua audiência, você precisa entender como as histórias funcionam.

É o que eu vou te mostrar nas próximas linhas.

Por que storytelling é importante para o seu negócio?

Por que storytelling é importante para o seu negócio?

Storytelling é capaz de alcançar o nível mais profundo das emoções do ser humano.

Imagine a seguinte situação…

Um amigo seu que gosta de esportes radicais te chama para fazer bungee jump.

Seu amigo já fez bungee jump inúmeras vezes. Além disso, já saltou de paraquedas.

Você por outro lado, nunca fez nada radical na sua vida.

É a primeira vez que tenta algo do tipo.

No começo, você está até empolgado com a possibilidade de tentar algo novo.

Mas quando sobe na base e se prepara para saltar, as suas pernas começam a tremer.

Você acha que seu coração vai saltar pela boca.

Você não tem nem coragem de olhar para baixo.

Sua vontade é desistir.

O seu amigo percebe que você não está muito confortável.

Então, ele começa a te contar histórias de como os saltos dele foram legais, de como deu tudo certo.

Fala sobre a segurança dos equipamentos. Ninguém faria bungee jump se fosse algo inseguro.

E te conta como a sensação de pular é maravilhosa.

Aos poucos, você vai se acalmando.

Mesmo que você ainda tenha alguns receios, você se sente mais confiante.

Afinal, ele já fez bungee jump tantas vezes e deu certo.

Você repete para você mesmo que vai dar certo.

E salta.

No cérebro, o hormônio chamado ocitocina funciona como o amigo dessa história.

Quando escutamos uma boa história, o nosso cérebro libera ocitocina.

Isso faz com que confiemos na pessoa que está contando a história.

E não é só isso.

Ocitocina gera empatia com o protagonista da história.

Nós torcemos para que o protagonista alcance seus objetivos.

Se você já assistiu Titanic provavelmente você torceu para que Jack e Rose se salvassem e ficassem juntos.

A ocitocina ajuda a criar relacionamentos.

Para o seu negócio ter sucesso, você precisa de clientes engajados.

Você precisa ter um relacionamento de confiança com o seu cliente.

O que acontece quando você conta uma história para um possível cliente?

Se você contar a história certa do jeito certo, você vai gerar empatia pela sua marca, passar confiança e estabelecer um relacionamento.

A influência do storytelling na decisão de compra

A influência do storytelling na decisão de compra

Você sabia que no momento da decisão de compra, o sistema límbico de uma pessoa está ativado?

Talvez você não saiba o que o sistema límbico, nem para o que ele serve.

Mas o sistema límbico é a parte emocional do cérebro.

Quando uma pessoa decide fazer uma compra, ela está usando a parte emocional do cérebro.

Os dados, números, estatísticas sobre o produto ou a sua empresa só servem para confirmar essa compra.

Mas o que faz com que a pessoa decida comprar ou não é o emocional.

Se você cria um relacionamento, você está atingindo a parte emocional da pessoa.

Você está atingindo a parte que faz ela comprar.

Para que você possa informar os dados sobre o produto ou resolver qualquer objeção, você precisa que o seu cliente em potencial esteja te ouvindo, esteja prestando atenção.

E o storytelling é algo tão poderoso que captura a atenção da audiência.

Ninguém resiste a uma história bem contada.

As pessoas pagam para entrar numa sala de cinema e passar duas horas desconectadas do mundo prestando atenção em uma história.

Quem nunca começou a assistir um bom seriado e horas depois ainda estava lá prestando atenção e assistindo episódio atrás de episódio?

Se você tem a atenção da sua audiência, você consegue dizer tudo o que você precisa para convencer as pessoas a tomarem a ação que você deseja.

Porque, quando uma pessoa conta uma história, aos poucos a atividade cerebral de quem está ouvindo vai sincronizando com a atividade cerebral de quem conta.

Pesquisadores da Universidade de Princeton fizeram um experimento que comprovou, por meio de exames de ressonância magnética, que a atividade cerebral de quem ouve uma história é praticamente igual a de quem está contando.

As mesmas áreas do cérebro são ativadas.

O que isso quer dizer?

Quem está contando uma história é capaz de influenciar quem está ouvindo.

Capaz de fazer com o que o outro perceba o que você quer que ele perceba.

Por isso, a forma como você conta uma história pode fazer toda a diferença em como a audiência percebe a sua marca e decide ou não por comprar o seu produto.

Storytelling é a forma mais fácil de memorizar algo

Além disso, histórias são o modo mais fácil de aprender ou memorizar algo.

Eu gostaria de fazer um experimento que eu li num livro chamado Big Black Book.

O experimento é mais ou menos assim…

Um amigo de um amigo meu viajou a trabalho. Ele tinha ido para um reunião de negócios.

Depois da reunião, ele ainda tinha algumas horas antes de pegar o voo de volta e decidiu ir a um bar tomar um chopp.

Ele tinha acabado de terminar a primeira caneca de chopp, quando uma mulher muito bonita se aproximou e perguntou se poderia pagar outro chopp para ele.

Ele ficou surpreso e lisonjeado. Claro, ele aceitou.

A mulher foi até o balcão do bar e voltou com mais duas canecas de chopp. Uma para ele e uma para ela.

Ele agradeceu. Os dois brindaram e ele tomou um gole.

Essa é a última coisa que ele lembra.

Ele acordou, desorientado, deitado numa banheira de hotel. O corpo coberto com gelo.

Na parede do banheiro estava escrito em batom: NÃO SE MEXA. CHAME O SAMU.

Seu celular estava numa mesinha do lado da banheira.

Ele ligou para o SAMU. Seu dedos estavam tremendo de frio.

O atendente já familiar com essa situação explicou que ele havia caído num golpe de tráfico de órgãos e pediu para ele manter a calma que uma ambulância estava indo socorrê-lo.

Se eu te pedisse para recontar essa história para um amigo daqui uma hora você conseguiria?

Provavelmente sim.

Talvez você não lembrasse os mínimos detalhes e trocasse alguma informação.

Mas a essência seria a mesma.

Agora leia esse trecho retirado do site do Sebrae.

“Uma OSCIP é uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público com interesse social, que podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada sem fins lucrativos.

Você conseguiria recontar para um amigo daqui uma hora?

Na verdade, não precisa esperar nem 10 minutos.

Tente recontar esse trecho agora sem olhar para o texto.

Provavelmente, você já não se lembra de mais nada.

Quando você dá um monte de informação sobre o seu produto ou negócio é isso que você está fazendo com o seu cliente.

Eles não vão se lembrar de absolutamente nada.

Se eu fosse você, eu ia querer que os meus possíveis clientes lembrassem da minha empresa e do meu produto.

Talvez agora não seja o momento que eles precisam do produto.

Mas com certeza no momento que eles estiverem prontos para fazer a compra, eles saberão quem procurar.

Quando amigos e conhecidos precisarem de indicação, eles vão indicar você.

Sabe por que você potencialmente lembra da primeira história, mas esquece a segunda em poucos minutos?

Boas histórias também liberam dopamina no cérebro.

A dopamina tem um papel importantíssimo na construção das nossas memórias.

As pessoas lembram mais facilmente de histórias do que de dados, justamente por causa da dopamina.

Você consegue se lembrar da história que eu te contei sobre tráfico de órgãos, porque enquanto você estava lendo a história, o seu cérebro estava liberando dopamina.

O mesmo não aconteceu quando você leu a definição de uma OSCIP. Por isso você não consegue recontar essa informação para um amigo.

Se você quer entender mais sobre como storytelling age no nosso cérebro, eu recomendo que você assista ao vídeo a seguir.

Agora que você já viu o que acontece no cérebro quando ele ouve histórias e como isso se encaixa no seu negócio, eu vou te explicar as técnicas que você precisa para contar uma história tão boa quanto a que vendeu 2 bilhões de dólares em assinaturas de jornal.

O que você precisa saber antes de contar a sua história

O que você precisa saber antes de contar a sua história

Para uma história atingir seu potencial máximo, você precisa saber algumas coisas antes.

A primeira coisa é que é muito importante que você conheça a sua audiência.

Isso é primordial para que a sua história alcance o efeito desejado.

Vou te dar um exemplo.

Imagine que um amigo seu está triste e você conta uma piada muito engraçada.

Ele vai rir tanto quanto você esperaria?

Provavelmente não.

Talvez fosse melhor esperar por um momento que ele estivesse mais animado para contar a piada.

Assim você alcançaria o efeito esperado.

Ou ao invés de contar uma piada, você poderia contar um história que aos poucos fosse influenciando no humor dele.

Para a sua história ter o efeito que você quer, você precisa conhecer sua audiência.

Ou senão você vai acabar contando uma piada para pessoas que não estão dispostas a rir.

Na maioria das vezes, você só tem uma chance de contar a sua história.

Você precisa contá-la gerando o maior impacto possível naquela audiência.

Abaixo eu coloquei uma lista de 10 perguntas para te ajudar a conhecer melhor a sua audiência e escolher a melhor história para contar.

  1. Quem é a sua audiência? Homem ou mulher? Qual faixa etária?

  2. O que move a sua audiência? O que eles precisam?

  3. O que você pode fazer para transformar a vida dessas pessoas?

  4. O que você quer que as pessoas façam depois de ouvir a sua história?

  5. Como seu negócio transformou a sua vida?

  6. Como seu negócio transformou a vida de outras pessoas?

  7. Como você chegou nesse ponto da sua vida? Quais foram os fracassos que antecederam o seu sucesso?

  8. Por que essa história e não outra?

  9. Como a sua história vai mudar a vida da audiência para melhor?

  10. Qual formato você vai usar para contar sua história? Texto? Vídeo? Ao vivo?

Agora você já sabe quem é a sua audiência, qual mensagem você quer transmitir e quais elementos você pode usar.

Eu vou te mostrar como organizar a sua história para que ela tenha os elementos essenciais de bom storytelling.

Como fazer storytelling

Como fazer storytelling

Você precisa seguir apenas 7 passos para contar uma boa história.

1. Escolha as partes importantes

Provavelmente você já presenciou a seguinte situação:

Você e seus amigos estão reunidos. Tomando uma cerveja ou comendo alguma coisa num restaurante.

Um amigo seu (ou você mesmo) começa a contar uma história todo empolgado. Todo mundo está prestando atenção.

Mas depois de um tempo as pessoas começam a olhar para o celular ou falar sobre algum outro assunto antes que a história chegue ao fim.

Ninguém sequer se lembra como a história começou ou, pior, porque ela começou.

Detalhes em excesso podem fazer com que sua história perca o impacto e a atenção da audiência.

Escolha as partes chaves. Você não precisa contar tudo o que aconteceu nos mínimos detalhes para chegar no resultado.

Uma história não é uma receita de bolo que todos os ingredientes precisam ser informados em quantidades exatas para que o resultado seja satisfatório.

Quando for contar a sua história, pense em eventos específicos que demonstrem como você estava antes, como as coisas mudaram e o resultado, de forma que sejam relevantes para a sua audiência.

Se você demorar demais para contar algo à audiência, ela ficará entediada e não vai mais prestar atenção.

O segredo para um boa história é contar apenas as partes essenciais.

2. Escolha um único tema e não fuja dele

Se a sua história é de superação, do começo ao fim ela precisa ser sobre superação.

Se é uma história de amor, do começo ao fim ela precisa ser de amor.

Qualquer evento que não esteja relacionado ao tema, deve ser cortado da história.

Você não quer que a sua audiência se distraia com algo que não esteja relacionado com a mensagem que você quer passar.

3. Conte que algo vital estava em jogo

É a final da copa do mundo. Logo nos primeiros minutos de jogo, por um erro do zagueiro, a seleção adversária faz um gol.

Conforme os minutos passam, a seleção brasileira tenta, tenta, mas o gol do empate parece nunca sair.

Bola na trave.

Defesaça do goleiro adversário.

Para piorar, no final do primeiro tempo, o atacante adversário faz o segundo gol.

Se depois do intervalo, a seleção brasileira não voltar jogando com unhas e dentes, mais uma vez todo um país dará adeus ao sonho de mais um título.

As chances são que, mesmo se não é muito fã de futebol, você não perderia o segundo tempo do jogo.

Assim como a tensão de uma final de jogo que não está ganho mantém as pessoas na frente da televisão, é a tensão que vai manter as pessoas engajadas na sua história.

Se o seu personagem não corre nenhum risco ou é um risco muito pequeno, algo que ele possa voltar atrás, a sua história não vai manter as pessoas engajadas por muito tempo.

Algo vital precisa estar em jogo.

Seja a sua vida profissional, sua estabilidade, a vida da sua família.

Quando meu irmão Erico pediu demissão do banco em Londres, ele não podia mais voltar atrás e “despedir” demissão. Não só a vida profissional dele estava em risco dali para frente, como também o sustento da família.

Quando as apostas são altas, a audiência continua focada na história, porque ela fica curiosa para descobrir o resultado.

Por isso seriados e novelas terminam um episódio ou capítulo no ponto de tensão mais alto, porque eles querem que o espectador volte no dia seguinte ou faça uma maratona para descobrir o que acontece depois.

Isso é conhecido como gatilho mental da antecipação.

Não saber o que vai acontecer no futuro faz com que criemos expectativas e nos deixa curiosos para descobrir o final.

Nós precisamos descobrir se nossas expectativas vão se concretizar ou não.

O seu objetivo é manter a atenção da sua audiência até eles chegarem no CTA (chamada para ação) e para isso você precisa criar momentos de tensão na sua história que mantenham a atenção da audiência até o final.

4. Conte seus fracassos

Conte seus fracassos

Jeff Wise, um escritor científico, fez um experimento.

Ele mostrava mapa de dois países diferentes: um país era grande e o outro pequeno, e fazia uma pergunta aos entrevistados.

Se ambos os países estivessem em guerra, para qual você torceria?

A única informação que as pessoas tinham sobre os países era o seu tamanho.

Qual das duas opções você acha que os participantes escolheram?

Se você acha que a maioria das pessoas escolheu o país maior, você errou!

A maioria das pessoas escolheu o país menor. Teoricamente, o que tinha menos chance de vencer.

De modo geral, as pessoas se conectam mais facilmente por meio dos fracassos do que dos sucessos.

Todo mundo tem falhas. Todo mundo já experimentou fracasso.

Se você contar parte dos seus fracassos a sua audiência, além de ela se conectar com você, ela também vai torcer por você.

As pessoas gostam de histórias de superação. De pessoas que perderam tudo e depois reconquistaram. De pessoas que tiveram que lutar muito antes de ter sucesso.

Quando você conta os seus fracassos, a sua audiência confia em você. Ela sabe que você não está contando só o lado bom, você está contando a verdade.

Para que um personagem experimente grandes triunfos, antes ele precisa passar por grandes contratempos.

5. Conte como a sua vida foi transformada

Se a sua história começa de um jeito e termina do mesmo jeito, você não está contando uma boa história.

Pessoas gostam de histórias porque elas inspiram transformação.

Provavelmente, alguma vez, depois de assistir a um filme muito bom, você se sentiu inspirado a mudar a sua vida.

A sua história precisa causar isso na audiência.

Você só vai conseguir atingir esse resultado se você contar como a sua vida foi transformada.

Ou a vida de um cliente, se você preferir usar um estudo de caso.

A chave da transformação tem que ser o seu produto ou a sua empresa.

Quando a audiência enxergar o seu sucesso e desejar ter sucesso também, tem que ficar claro que a forma para ela conseguir esse resultado é agindo de acordo com o seu CTA.

6. Use os cinco sentidos

Use os cinco sentidos

É muito importante que você inclua detalhes como cheiros, sons, descrições sobre o local.

Quanto mais informações de sentidos diferentes (olfato, paladar, visão, audição e tato), mais partes do cérebro são ativadas.

Isso faz com que as pessoas permaneçam engajadas na sua história e continuem prestando atenção.

Mas lembre do primeiro passo.

Não deixe sua história lenta demais incluindo muitos detalhes.

Inclua apenas o necessário para dar vida a sua história na cabeça da audiência.

7. Seja autêntico e íntegro

Não importa se você está contando a sua própria história ou se você está usando o exemplo de uma pessoa.

Seja autêntico e íntegro.

Se você estiver contando uma história ficcional, deixe claro para a sua audiência que é uma ficção.

Se você estiver contando a história de outra pessoa, deixe claro que é a história de uma outra pessoa.

Se a audiência descobrir que a sua história não é verdadeira, todo o relacionamento e a confiança que você estava construindo são perdidos.

Algumas empresas inventaram histórias sobre seus produtos para cativar os consumidores. Mas quando eles descobriram a verdade, o resultado foi desastroso.

Estruturas de storytelling

Estruturas de storytelling

Todo o passo a passo que eu te ensinei pode ser usado para contar histórias de diferentes formas.

Por isso eu quero te dar algo a mais.

Algo que vai servir como um GPS para te guiar na jornada de contar a sua história.

Toda história tem um início, um meio e um fim.

Mas como as coisas são organizadas pode variar dependendo do tipo de história que você vai contar.

Por isso agora eu vou te mostrar 3 tipos diferentes de história e como cada uma delas é organizada.

1. Jornada do Herói ou Monomito

Jornada do Herói ou Monomito

Se você assiste a vários filmes, provavelmente já reparou que eles têm uma estrutura muito semelhante.

Isso não acontece por acaso.

A Jornada do Herói está presente em todas as culturas.

Por isso ela é uma fórmula muito poderosa.

Nós refletimos sobre o nosso mundo através de histórias simbólicas.

A Jornada do Herói é capaz de alcançar as emoções mais profundas da audiência.

Joseph Campbell percebeu isso há mais de 60 anos e escreveu o livro o Herói de Mil Faces, onde ele explica como funciona a Jornada do Herói e quais são os passos.

De uma forma simples, a Jornada do Herói se divide em 12 passos.

O herói começa a sua jornada no mundo comum, recebe um chamado à aventura, parte para um novo mundo, enfrenta obstáculos, inimigos, mas também faz aliados.

Ele finalmente alcança o objetivo e aprende uma nova lição. Quando ele volta para o seu mundo comum, ele volta transformado e disposto a ajudar outras pessoas.

Essa descrição provavelmente se parece muito com outras histórias que você já escutou.

Os 12 passos da jornada do herói são:

  1. Mundo Comum

  2. O chamado à aventura

  3. Recusa ao chamado

  4. Encontro com o mentor

  5. Cruzamento do limiar

  6. Testes, aliados e inimigos

  7. Aproximação da caverna profunda

  8. Provação

  9. Recompensa

  10. Estrada de volta

  11. Ressurreição

  12. Retorno com o Elixir

Eu recomendo muito que você assista o vídeo a seguir.

Ele explica exatamente como cada um dos 12 passos funciona.

De uma forma muito prática, você vai ver como usar a Jornada do Herói para contar a sua história.

2. Inimigo em comum

Esta estrutura é mais simples que a Jornada do Herói.

Mas ela é muito eficiente para contar histórias mais curtas e gerar empatia com a sua audiência.

Ela vai direto naquilo que incomoda a audiência.

Vou te dar um exemplo.

Há alguns anos, eu ouvi uma história de um cara que hoje tem um negócio online de línguas.

Antes de abrir esse negócio, ele estava desempregado e estava passando por dificuldades financeiras.

Ele estava frustrado como homem e pai de família por não conseguir um emprego.

Ele chegou a fazer entrevista de emprego numa empresa que oferecia até vaga na garagem.

Para quem não tinha emprego nenhum, um emprego com vaga na garagem era demais.

Mas ele não foi chamado.

Depois de bater muita cabeça e perder várias oportunidades. Ele chegou a conclusão de que não conseguia emprego porque não falava inglês.

Ele descobriu um método de falar francês fluentemente em 8 semanas e decidiu aplicar esse método para o inglês.

E deu certo!

E hoje ele aplica esse mesmo método para ajudar outras pessoas a falarem inglês através do seu negócio.

O grande inimigo dele não era o desemprego. Era o inglês.

Quando ele conta essa história para pessoas que estão perdendo oportunidades de emprego, de viagem ou mesmo de realizar outros sonhos por não saberem falar inglês, ele se conecta com elas.

A mensagem dele é: “Eu te entendo. Eu também já passei por isso”.

Esse inimigo também já foi meu.

Mas eu consegui superar e eu quero te ajudar a superar.

Isso é uma história poderosíssima.

Encontre um inimigo em comum com os seus potenciais clientes e mostre como seu produto é a solução.

Essa estrutura também funciona muito bem se você quiser contar histórias de clientes satisfeitos que alcançaram seu objetivos por causa do seu produto.

3. Aprendendo com os erros

Aprendendo com os erros

Alguma vez na vida você já escutou uma história de alguém que conseguiu tudo o que queria e depois perdeu tudo e aprendeu como os erros?

Se essa é a sua história, esse modelo pode funcionar muito bem para você.

O objetivo ao final da história é mostrar que você aprendeu com os erros e quer ajudar as pessoas a não cometerem os mesmos erros.

Entender os fracassos é o primeiro passo na direção do sucesso.

Você pode começar a sua história contando sobre o seu sucesso, como você alcançou o que desejava, depois como perdeu tudo e como aprendeu com os seus erros.

Não esqueça que mencionar os fracassos é tão importante quanto os sucessos.

Exemplos de storytelling de sucesso

Exemplos de storytelling de sucesso

Você pode estar se perguntando sobre a história de 2 bilhões de dólares.

Eu não esqueci de te contar.

Mas antes eu vou te mostrar dois cases de sucesso.

Duas marcas que usaram storytelling nas suas propagandas para criar empatia com o consumidor.

Uma delas inclusive foi eleita pelo público como a melhor propaganda do Super Bowl de 2014.

1. Eduardo e Mônica da Vivo

Apesar de ter sido lançado em 2011, muitas pessoas ainda lembram desse comercial.

Prova de que storytelling realmente funciona para gravar melhor as coisas na memória.

Com menos de 4 dias após o lançamento, ele já tinha alcançado quase 3 milhões de visualizações no youtube.

O que faz um vídeo ter quase 3 milhões de visualizações em menos de 4 dias?

Storytelling.

2. Puppy Love da Budweiser

Esse comercial de 2014, foi eleito pelo público como a melhor propaganda do Super Bowl daquele ano.

Basicamente, ela conta a história de um cachorrinho que sempre foge para encontrar com seu amigo cavalo.

A marca só aparece no final do comercial.

Em nenhum momento eles falam de cerveja ou da Budweiser.

Pode parecer loucura.

Mas em 2014, um espaço comercial de 30 segundos no intervalo do Super Bowl chegou a ser vendido por mais de 4 milhões de dólares.

Mais de 111 milhões de pessoas acompanharam a transmissão na televisão.

Essa era a oportunidade deles de convencerem mais de 111 milhões de pessoas que elas deveriam estar tomando Budweiser ao invés de qualquer outra cerveja.

Por que eles investiriam tanto num comercial que a marca só aparece no final?

Porque eles conhecem o poder do storytelling.

3. Tale Of Two Young Men do Wall Street Journal

Você pode estar pensando: Ah, Hugo, mas eu não tenho dinheiro para fazer algo tão produzido quanto a Vivo e a Budweiser fizeram.

Você não precisa disso.

A história que rendeu 2 bilhões de dólares provavelmente custou bem menos para ser produzida do que esses comerciais.

Você vai ler e perceber que ela não tem nada demais.

Apenas os elementos que eu te expliquei neste artigo.

Você está curioso para saber?

Caro leitor,

Numa linda tarde de primavera, vinte e cinco anos atrás, dois jovens se formaram na mesma faculdade. Eles eram muito parecidos. Ambos tinham sido alunos acima da média, ambos eram bem-apessoados e ambos – como recém-formados – estavam cheios de sonhos ambiciosos para o futuro.

Recentemente, esses dois homens voltaram à faculdade para a reunião de 25 anos de formados.

Eles ainda continuavam muito parecidos. Ambos estavam casados e felizes. Ambos tiveram três filhos. E ambos acabaram indo trabalhar na mesma empresa de manufatura depois da formatura, e ainda estavam  lá.

Mas existia uma diferença. Um era o gerente de um pequeno departamento da empresa. O outro era o presidente.” (Tale of Two Young Men – tradução livre)

Viu como é simples?

Você também pode contar uma história simples para engajar sua audiência.

Você pode usar storytelling de várias formas no seu negócio.

Você pode contar em eventos ao vivo.

Você pode fazer um vídeo.

Você pode contar trechos nos emails que você manda para a sua lista.

Uma vez que você descobre a história que pode fazer toda a diferença para a sua audiência, você só precisa contá-la para ganhar dinheiro com o seu negócio.

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Agora que você já sabe como contar a sua história, um dos locais mais importantes para ela estar presente é na sua landing page.

Onde seu cliente pode se conectar com você e com seu produto.

Não sabe como criar uma?

Nessa hora, o Klickpages é o seu melhor aliado!

Veja como é simples criar a sua com essa ferramenta:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão storytelling

Storytelling é uma ferramenta simples, qualquer pessoa é capaz de fazer, e é muito valiosa.

Agora você sabe como fazer storytelling capaz de aumentar suas vendas e ganhar mais dinheiro para o seu negócio.

Você aprendeu como criar relacionamentos com seus clientes através de storytelling e como grudar na memória deles.

Viu ainda como histórias bem contadas influenciam o cérebro da sua audiência para tomar a ação que você quer.

O segredo para conquistar os seus clientes não é todos os dados que você pode fornecer sobre seu produto ou sua empresa, mas a história que você conta.

Usando os 7 passos que eu te dei e uma das 3 estruturas, você pode criar histórias tão valiosas quanto a de 2 bilhões de dólares e engajar a sua audiência.

Agora é a hora de botar a mão na massa, responder as 10 perguntas sobre a sua audiência e começar a contar a sua história.

Você já usava storytelling antes? Já conhecia algumas das técnicas ou estruturas que eu expliquei aqui? Conta para mim aí embaixo nos comentários!

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.