Como fazer Marketing Digital eficiente para sua empresa em 2018

Como fazer marketing digital da forma certa, para crescer de verdade?

Não é só você que tem essa dúvida, certamente.

Diante da necessidade e até da urgência de investir em campanhas online, muita gente acaba se precipitando e deixando de aproveitar o que de melhor esse tipo de estratégia tem a oferecer.

Isso porque o marketing digital é o futuro do marketing com as vantagens adicionais de ser mais barato e facilmente mensurável.

Mas quando não planejado, é possível gastar muito e gastar mal.

Para fugir dessa cilada, o primeiro passo é compreender as ferramentas e os canais à sua disposição.

E eles não são poucos, como veremos a partir de agora.

Quer saber como trabalhar com marketing digital na sua empresa?

Siga a leitura!

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de ações que atingem o usuário por meio de canais que funcionam de maneira online.

Sua estratégia tem por objetivo se conectar ao público-alvo, gerar interesse e conquistar vendas.

Para tanto, explora mecanismos diversos, como redes sociais, blogs e e-mails.

Com o alto tráfego gerado a partir do acesso por smartphones, não há como fazer marketing digital sem ignorar essa nova realidade.

É por isso que todo o tipo de comunicação voltada ao cliente precisa pensar na forma como ele a acessa e também nos meios que utiliza para isso.

A grande sacada do marketing digital é justamente fazer isso com eficiência, atingindo um maior número de pessoas com o menor investimento.

Vantagens do marketing digital

Não é surpresa para ninguém que o marketing digital tem muitas vantagens.

Já demos algumas pistas a respeito delas no início deste artigo.

Agora, vamos falar mais detalhadamente sobre as principais.

Basta analisar para identificar como a estratégia digital se sobrepõe com sobras ao marketing tradicional.

  • Alcance global: permite que você encontre novos mercados e negocie a nível global com um pequeno investimento.

  • Melhor custo-benefício: uma campanha de marketing digital devidamente planejada e efetivamente direcionada pode atingir os clientes certos a um custo muito menor do que os métodos de marketing tradicionais.

  • Resultados rastreáveis ​​e mensuráveis: estabelecendo métricas e as ferramentas necessárias, fica fácil medir a eficácia da campanha. Você pode obter informações detalhadas sobre como os clientes usam seu site ou respondem à sua publicidade. As análises da web podem ser configuradas para mostrar exatamente quanto você gasta para atingir, atrair e conquistar cada cliente.

  • Personalização: se o seu banco de dados de clientes estiver vinculado ao seu site, então, sempre que alguém visitá-lo, você pode recebê-los com ofertas personalizadas. Quanto mais eles compram de você, mais você pode refinar o perfil desse cliente e trabalhar de forma mais eficaz.

Convencido?

Então, só resta aprender como fazer marketing digital, o que é assunto do próximo tópico.

Como fazer marketing digital em 2018

Assim como no marketing tradicional, a estratégia digital possui vários elementos que atuam, sozinhos ou em conjunto, para ajudar sua empresa a atingir os objetivos estabelecidos no plano de marketing.

Pensando nisso, selecionamos as principais estratégias que não só podem como devem ser adotadas para garantir um 2018 de sucesso e um crescimento constante e sustentável do seu negócio.

Blogs

Blogs são poderosas ferramentas para aproximar seu público da sua marca.

Uma postagem de blog eficaz agrega valor, atrai leitores e simula a conversa entre eles.

Dessa forma, o canal permite que você estabeleça confiança e um relacionamento forte com seus clientes potenciais.

Não só porque você mostra que tem autoridade, credibilidade e experiência no assunto, mas também porque as pessoas podem publicar comentários e compartilhar o conteúdo que você produz, trazendo mais oportunidades de negócios gratuitamente.

Quanto mais um visitante volta ao seu blog, maiores as chances de ele decidir que seu produto ou serviço é a melhor solução para atender suas necessidades.

SEM

Você já ouviu falar do Search Engine Marketing (SEM)?

O termo se refere a uma estratégia abrangente que visa impulsionar o tráfego para o seu negócio, principalmente através de mídia paga.

Por isso, o método também é conhecido como Marketing de Pesquisa Pago.

O universo do SEM é diversificado e complicado.

Com base na estrutura do seu negócio, você pode escolher o modelo PPC (pay-per-click), CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões).

Além disso, os anúncios em display, o remarketing e a publicidade paga nas redes sociais compõem as estratégias desse método.

Existem diferentes plataformas para SEM.

De longe, o Google AdWords (na Rede do Google) e os Bing Ads (no Yahoo Bing Network) são os mais populares.

Vale lembrar que você pode escolher uma estratégia com um único elemento, como o PPC, ou ir para uma estratégia completa de SEM, incluindo display e remarketing.

Independentemente da sua escolha, se certifique de que seu trabalho é gerenciado por especialistas, pois um planejamento errado pode fazer com que seus custos não tragam o retorno esperado.

SEO

Para quem ainda é leigo no assunto, Search Engine Optimization ou SEO é essencialmente ajustar seu site para que ele apareça de forma natural ou orgânica para resultados de pesquisa no Google, Yahoo Bing ou qualquer outro mecanismo de pesquisa.

Vamos tomar o Google como exemplo.

Ele atualiza seus algoritmos regularmente para que apenas os resultados mais relevantes apareçam na primeira página.

A verdade é que o Google tenta evitar a manipulação de algoritmos e filtra sites que não merecem estar no topo de SERPs, que em tradução livre seria algo como Páginas de Resultado do Mecanismo de Buscas.

Portanto, se você quer começar o ano com sucesso nas suas estratégias de marketing digital, não há dúvida de que deve investir no trabalho de SEO.

Seu site deve abordar os detalhes técnicos relacionados ao conteúdo e correspondência de pesquisas, spidering, indexação e interpretação de conteúdo que não seja de texto.

Vale lembrar que o SEO é a estratégia de marketing digital mais rentável quando se trata de gerar tráfego orgânico para o seu negócio.

Nesse outro post do nosso blog, ensinamos como usar o SEO para alavancar seu site e sua empresa. Vale a leitura.

Mídia display

Como mencionamos acima, a mídia display é uma categoria do SEM.

Nessa estratégia, você pode usar uma variedade de formatos de anúncios em display para segmentar o público em potencial, como imagens, banners, rich-media, anúncios interativos ou de vídeo.

Além disso, você pode personalizar sua mensagem com base em interesses, tópicos de conteúdo ou a partir da posição do cliente na sua jornada de compras.

No entanto, observe que a mídia display pode ser relativamente mais cara e não tão efetiva.

Por isso, você precisa de especialistas para gerar um bom ROI para sua empresa.

E-mail

Se você ainda não investe em estratégias de e-mail marketing para sua empresa, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.

Isso porque você está se comunicando com pessoas que já demonstraram interesse na sua empresa e acabaram formando uma lista de potenciais clientes que deve ser trabalhada com atenção.

Com uma ferramenta eficaz de e-mail marketing, você pode criar listas e organizar seus contatos de forma segregada.

Pode, por exemplo, ter base em vários critérios que sejam relevantes para seu negócio, incluindo os interesses desses clientes e seus hábitos de consumo.

Um dos grandes trunfos da estratégia é uma comunicação mais personalizada.

Por isso, invista na criação de e-mails com essa preocupação, seja no campo do assunto ou no decorrer do texto mesmo.

Além de ajudar a desenvolver confiança e identificação com sua empresa, um conteúdo personalizado que atenda às reais necessidades do cliente ajuda a manter esse relacionamento mais próximo e duradouro.

Para evitar que seus emails caiam na caixa de spam do seu público, neste outro artigo, explicamos melhor como criar um e-mail marketing criativo e de alta conversão.

Redes sociais

É muito raro encontrar alguém que não tenha uma conta em pelo menos uma rede social.

Por isso, além de ser um ótimo canal para se comunicar com seu público e estreitar a relação entre vocês, elas geram um tráfego considerável para o seu site.

Quando seu conteúdo agrega valor para a audiência, ele ganha muitos likes e compartilhamentos, o que faz com que sua marca conquiste evidência e credibilidade.

Mas nada de sair atirando no escuro.

Faça uma pesquisa e tente identificar quais são as redes sociais mais utilizadas por seu público.

Tente adaptar o conteúdo para aquele formato.

Isso vai garantir mais assertividade na estratégia e evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Vídeos

Além de ser conveniente e eficiente para o consumidor, o vídeo oferece aos profissionais de marketing um meio para atingir seu público de forma mais atraente, versátil e extremamente compartilhável.

E a popularidade da estratégia só aumenta.

Segundo o diretor do YouTube no Brasil, se o crescimento atual da estratégia se mantiver em 25% ao ano, por volta de 2020, as pessoas vão consumir muito mais videos online do que na própria televisão.

Lembrando que vídeos muito longos podem se tornar cansativos e serem facilmente abandonados.

Por isso, dê uma atenção especial ao conteúdo que você criará.

E-books

Propor conteúdo relevante para sua audiência é uma das melhores maneiras de alcançar seus objetivos e gerar leads.

Esse conteúdo pode vir de diversas formas, de vídeos do YouTube até postagens de blog.

Mas não esqueça dos e-books, ou livros digitais, que são uma boa forma de centralizar um mesmo assunto em um só documento.

Um dos grandes trunfos do e-book é que eles podem ser baixados, o que agrega mais valor do que um post no blog.

Dessa maneira, você pode usar os e-books como ferramentas de geração de leads, oferecendo aos seus usuários um conteúdo relevante em troca de informações de contato.

Além disso, escrever um e-book também lhe dá a capacidade de mostrar sua autoridade em um assunto em maior nível de profundidade do que um blog permite.

Assim, é seguro dizer que os e-books – para o futuro imediato, pelo menos – devem estar presentes na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Webinars

Podemos dizer que webinars são a versão online de uma conferência ou seminário.

Sua principal característica é a interatividade ou capacidade de discutir, enviar e receber informações em tempo real sobre qualquer assunto que sua empresa domine.

Durante o webinar, você pode iniciar pesquisas, convidar outros participantes para atuar como co-apresentadores, se comunicar através de bate-papo online, compartilhar a tela do seu computador para apresentação de slides, entre outras funcionalidades.

Eles são convenientes para os apresentadores e participantes.

Qualquer pessoa pode participar de um seminário na web sem deixar o seu lugar de trabalho ou simplesmente ficar em casa, em uma viagem de negócios ou férias.

Por isso, se quiser evitar dor de cabeça no que diz respeito ao aluguel do local, coffee breaks e transferências para uma reunião física, não deixe de investir nesse elemento como parte da sua estratégia.

Ferramentas de marketing digital

É fato que sua estratégia de marketing digital precisa das ferramentas certas para conseguir levar seu negócio adiante.

Agora que já conhece os principais canais a investir, confira boas opções para ajudar você nesse desafio.

Klickpages

Landing pages são páginas de destino para onde os visitantes são direcionados ao clicar em um link ou CTA, o Call to Action, ou chamada para ação.

Por isso, são decisivas no processo de conversão dos seus clientes.

Elas precisam ser simples, objetivas e mostrar de imediato os benefícios que aquele possível cliente pode ter ao trocar suas informações pelo produto ofertado pela sua empresa.

Nesse contexto, o Klickpages é uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado para criar landing pages de sucesso e com alta taxa de conversão.

O grande trunfo é que você não precisa de um profissional para fazer a programação HTML das páginas.

Tudo é feito dentro da própria ferramenta de forma fácil e intuitiva.

O layout é composto por blocos com informações que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Por isso, comece a criar agora mesmo landing pages com altas taxas de conversão para seu site.

Klickmail

Como já dito, o e-mail é uma excelente forma de se comunicar com seu público e construir um relacionamento forte e duradouro.

O Klickmail é uma ferramenta poderosa para criar campanhas de e-mail marketing de forma fácil e objetiva, conseguindo atingir mais pessoas com a mensagem certa.

Uma dos seus principais diferenciais é que o Klickmail substituiu as listas de emails, que podem ser um desafio de manter atualizadas e organizadas, por um sistema de marcação de Tags no e-mail.

Isso tornou o sistema um canal ainda mais preciso do que antes.

Survey Monkey

Pesquisas são importantes para coletar feedbacks, opiniões, críticas e sugestões do público em geral.

No passado, elas eram normalmente impressas e transmitidas às pessoas para serem concluídas. E dava um trabalhão…

Mas com a introdução de pesquisas online, coletar um feedback ficou muito mais fácil.

O SurveyMonkey é talvez a ferramenta mais conhecida e a mais usada.

Apresenta todas as funcionalidades necessárias para criar pesquisas profissionais.

E a análise dos dados acontece em tempo real.

Ou seja, os resultados são vistos assim que os respondentes completam a pesquisa.

Keyword Planner

O Keyword Planner faz parte da plataforma de publicidade do Google Adwords.

A ferramenta, como o nome indica, é um planejador de palavras-chaves.

Ela permite aos usuários pesquisar e analisar listas de palavras-chave para uso em campanhas de PPC (pay-per-click).

Apesar de ser projetado como uma ferramenta para ajudar a estruturação da pesquisa paga, os dados e insights fornecidos são também extremamente úteis para as táticas de SEO.

Por exemplo, usando o Google Keyword Planner você pode pesquisar:

  • Ideias de palavras-chave com base em uma frase, landing page do site ou categoria de produto

  • Volume de pesquisa mensal médio para um período específico

  • Tendências de volume para uma única palavra-chave ou grupo de palavras-chave ao longo do tempo.

Google Analytics

Um dos aspectos que mais influenciam o sucesso de uma estratégia de marketing digital é o web analytics.

Nesse sentido, o Google Analytics se destaca.

Essencialmente, a ferramenta ajuda a coletar, medir, entender, analisar, planejar, relatar e prever as atividades do usuário no seu site.

Ele oferece análises e ângulos diferentes para refletir sobre as ações da sua empresa e ver quais se mostram mais assertivas.

Também ajuda a entender onde devem ser feitos ajustes para otimizar suas campanhas.

Dessa forma, fica evidente que cada anunciante deve usar o Google Analytics para entender seu negócio e melhorar o ROI e as conversões.

Conclusão

Então, aprendeu como fazer marketing digital?

Com tudo o que viu neste artigo, é só escolher os canais e ferramentas que melhor se adaptam à sua estratégia de marketing, a qual deve ter foco total na persona.

Se não sabe por qual começar, uma boa prática é realizar testes do tipo A/B.

A ideia é confrontar as ferramentas na prática, observando quais oferecem os melhores resultados.

Na maioria dos casos, contudo, é a combinação de estratégias que ajudam uma empresa a alcançar seus objetivos.

Vale lembrar que o marketing digital é dinâmico, o que exige estar sempre acompanhando o desempenho das ações para se adaptar às possíveis mudanças.

Utilize uma ferramenta de web analytics para acompanhar o desempenho e planejar seu próximo passo.

E não esqueça de contar com o Klickpages para chegar ainda mais longe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.