Descubra como fazer GIF e aumentar o alcance da sua marca de uma forma que você provavelmente nem imaginava

Como fazer GIF com fotos e vídeos: passo a passo completo e ferramentas

Se você acha que saber como fazer GIF é uma habilidade só para quem é mais engraçadinho e descontraído ou que isso não combina com empreendedores, você está muito enganado.

E pior: deixando passar uma oportunidade incrível de aumentar o alcance e reconhecimento da sua marca.

Não sei se você já ouviu falar no Gary Vaynerchuk, mais conhecido como Gary Vee. O cara é um monstro do empreendedorismo, principalmente no mundo digital.

Além disso, ele é referência para muitas pessoas que querem ter negócios de sucesso.

Uns dias atrás, eu estava conversando com o Oney, um dos videomakers aqui da empresa, e ele me contou de uma sacadassa do Gary Vee.

Quando estava começando os GIFs nos Stories do Instagram, ele foi lá e criou um dele com a frase swipe up (em português, arrasta para cima).

como fazer gif gary vee swipe up

Esse e outros GIFs criados por ele se popularizaram. Gente que nem sabia quem era o cara, de repente, estava usando as imagens animadas dele.

E o melhor. Essa viralização gera um efeito positivo: o aumento do alcance da marca dele. 

Quantas pessoas que nunca tinham ouvido falar no Gary Vee e por causa dos GIFs foram pesquisar quem ele era?

Mas não só isso.

Os GIFs não servem só para você expandir o reconhecimento da sua marca.

Existem casos de pessoas que usam para ilustrar tutoriais e até mesmo mostrar o funcionamento do seu produto e o resultado fica excelente.

Quer saber mais sobre esse mundo dos GIFs e como criar os seus próprios para usar no seu negócio?

Então, continua comigo que nas próximas linhas eu vou te falar:

  • o que é um GIF;

  • passo a passo de como fazer um;

  • ferramentas que você pode usar para criar seus GIFs;

  • como publicá-los nas redes sociais;

  • e ainda tem um bônus especial no final.

Bora lá?

O que é um GIF?

O que é um GIF?

GIF é a sigla de Graphics Interchange Format que, em português, quer dizer formato para intercâmbio de gráficos.

Ele é um tipo de arquivo muito utilizados para fazer imagens animadas como essa daqui de baixo, que podem ser publicadas em artigos de blog, utilizadas em campanhas de e-mail marketing, compartilhadas nas redes sociais e até em aplicativos de mensagens como o WhatsApp

O que é um GIF? Exemplo

Além de serem usados para tornar uma conversa mais descontraída, como eu te falei, os GIFs também podem ser muito úteis para o seu negócio na hora de criar tutoriais e passo a passos.

Como esse GIF aqui que eu criei para o artigo Analytics do Klickpages: a forma mais eficiente de acompanhar as métricas das suas páginas.

O que é um GIF? Exemplo KP

E falando em criar GIF, eles podem ser feitos de duas formas:

A partir de fotos e imagens

Neste caso, a matéria prima do GIF é uma sequência de fotos que podem ser cronológicas ou não (eu te mostro exemplos mais embaixo).

As fotos escolhidas são agregadas em um único arquivo que vai reproduzi-las automaticamente na sequência em que foram organizadas.

Ou seja, ao invés de enviar várias imagens, você manda um só arquivo.

Olha só os exemplos que eu separei para você:

A partir de fotos e imagens Exemplo

Se você reparar bem, são 3 imagens estáticas (os dois fundos e a imagem da mulher) que estão alterando.

A partir de fotos e imagens Exemplo 2

Esse daqui também é uma sequência de imagens que vão passando e formam uma mensagem.

A partir de vídeos

Outra opção são os gifs criados a partir de um trecho de vídeo. Neste caso, o arquivo original é transformado em um de imagem animada.

Se você optar criar um GIF a partir de um vídeo, boa parte das ferramentas que fazem isso aceitam que você faça upload de um arquivo do seu computador ou celular ou que use links do YouTube e Vimeo.

Olha aqui alguns exemplos desse tipo de GIF:

A partir de vídeos Exemplo

A partir de vídeos Exemplo 2

Como fazer um gif

Como fazer um gif

Mais adiante, eu vou te dar algumas sugestões de ferramentas de criação de GIF que você pode usar no seu computador, iPhone ou Android.

Mas independentemente de qual das opções você escolher utilizar, o passo a passo para fazer o GIF é muito semelhante e se resume às seguintes etapas: 

#1 Escolha as fotos ou vídeos que você quer usar

A primeira coisa é decidir se você vai fazer um GIF a partir de fotos e imagens ou de um vídeo e selecionar qual é o material que você vai usar.

É importante considerar nesta etapa que os GIFs, geralmente, possuem poucos segundos de duração.

Então, você deve optar por uma sequência de imagens curta ou vídeos pequenos.

#2 Defina o tempo de reprodução

O próximo passo é configurar o tempo de reprodução do seu GIF, isso quer dizer se você escolheu criar a partir de imagens, você precisa definir quantos segundos cada uma vai ficar na tela antes de passar para a próxima.

Ou, se você optou por criar a partir de um vídeo, escolha o trecho exato que você quer transformar em GIF.

#3 Personalize o seu GIF

Alguma ferramentas te dão a opção de adicionar textos e emojis para personalizar o seu GIF.

Se você está usando uma que permite fazer isso, aproveite para adicionar elementos extras que vão ajudar a transmitir melhor a sua mensagem.

#4 Publique

E, por último, depois que o seu GIF estiver configurado, as ferramentas automaticamente criam o arquivo e disponibilizam para você fazer o download.

Algumas também deixam o seu GIF salvo no servidor delas e gera um link que você e outras pessoas podem usar para acessá-lo.

Aí é só você inserir seu GIF no seu artigo, compartilhá-los nas redes sociais ou enviá-lo através dos aplicativos de mensagens.

Como fazer um gif - pronto!

Ferramentas para criar GIF

Ferramentas para criar GIF

Eu lembro que, mais de 12 anos atrás, quando os meus pais compraram o primeiro computador lá para casa, eu me aventurei a fazer um GIF pela primeira vez, era algo muito complexo.

Precisava baixar um programa, que nem sempre funcionava muito bem, a interface era horrível e eu gastava cerca de horas para conseguir ter um GIF em mãos.

Hoje em dia esse processo ficou bem mais simples.

Existem ferramentas que você pode acessar online, sem precisar baixar nada no seu computador, e aplicativos para os diversos tipos de smartphone bem intuitivos de usar.

Aqui embaixo eu listei opções de ferramentas para criar GIFs separadas por categorias de dispositivos (computador, iPhone e Android).

Pode ser que você veja alguns nomes se repetirem em categorias diferentes, isso quer dizer que a ferramenta está disponível para mais de um tipo de dispositivo.

Vamos lá.

Computador

  • GIFMaker.me: é um site que serve para criar GIFs tanto a partir de imagens quanto de vídeos. Ele não oferece opções de personalização com textos e emojis, mas é possível adicionar trilha sonora aos seus GIFs.

  • GIPHY: é um site bem completinho onde você consegue encontrar GIFs prontos para compartilhar ou criar os seus próprios. Ele permite você personalizar o seu GIF e, além disso, suas criações ficam salvas no servidor deles e outras pessoas podem encontrá-las e utilizá-las.

  • Make a GIF: é um site onde você consegue criar GIFs a partir de imagens, vídeos do YouTube, do seu computador ou da sua webcam, conteúdos do Facebook e até mesmo de um outro GIF.

  • imgflip: é um banco de memes e GIFs que também oferece uma ferramenta online para criar esses tipos de arquivos.

  • ezGIF: é um site onde você pode criar GIFs a partir de vídeos e imagens e pode adicionar textos e efeitos em GIFs já prontos. Uma vantagem é que ele suporta uma sequência de até 400 imagens, desde que elas não ultrapassem um total de 30MB. 

iPhone

  • GIPHY: o site GIPHY tem a sua versão em aplicativo para iPhone com as mesmas funcionalidades da sua versão web.

  • 5SecondsApp: esse aplicativo possibilita criar GIFs a partir de vídeos, imagens, live fotos; reorganizar os frames dos seus GIFs e personalizá-los com textos, filtros e figurinhas.

Android

  • GIPHY: o site GIPHY também tem uma versão para Android com as mesmas funcionalidades da web.

  • GIF Camera: é um aplicativo que permite você gravar momentos e transformá-los em GIFs ou criar a partir de imagens. Além disso, ele possui um banco que você pode usar para procurar imagens engraçadas para compartilhar.

  • GIF Studio: ele oferece recursos para criação de slideshow, mesclar vários GIFs em um só, editar GIFs já existentes, criar a partir de arquivos do seu celular ou gravar usando a câmera e tem diversas possibilidades de personalização.

  • Gif Me! Camera: é um aplicativo com poucas opções de personalização na hora de fazer os seus GIFs, mas possui uma vantagem que quase nem um outro app tem que são os filtros de cores para editar suas imagens e vídeos que serão transformados em GIFs.

Como publicar os GIFs nas redes sociais

Como publicar os GIFs nas redes sociais

Como eu te disse, o último passo de como fazer um GIF é publicá-lo e as redes sociais são um excelente lugar para isso.

Hoje em dia, a maioria delas tem suporte e aceitam esse formato de arquivo, como é o caso do Facebook e do Twitter.

Já o Instagram não permite que você publique GIFs no feed, mas é possível adicionar nos Stories usando a funcionalidade embutida do GIPHY (onde você pesquisa o banco de GIFs da plataforma).

E também você pode copiar um GIF que está salvo na galeria do seu celular e colá-lo nos Stories.

Como existe essa variação de rede social para rede social, é importante primeiro você avaliar se a plataforma aceita ou não esse formato de arquivo, antes de colocar a mão na massa para fazer um, para que você não tenha retrabalho de transformar o GIF em um arquivo suportado.

BÔNUS: Como fazer um GIF no Whatsapp

BÔNUS: Como fazer um GIF no Whatsapp

Não sei se você sabe, mas o WhatsApp possui uma funcionalidade para transformar vídeos curtos em GIFs para você compartilhar com os seus contatos.

É muito simples fazer isso. Olha só:

#1 Selecione um vídeo

Abra uma conversa no aplicativo e selecione um vídeo salvo no seu celular para enviar.

#2 Corte o vídeo

O WhatsApp aceita apenas vídeos de até 6 segundos para fazer a conversão em GIF.

Então, se a duração do arquivo que você escolheu é maior do que isso, use as marcações que ficam no topo da tela para cortar o seu vídeo.

#3 Escolha o formato GIF

Quando o seu vídeo estiver dentro do tamanho aceito pelo WhatsApp, vai aparecer na sua uma espécie de uma chave que você pode trocar o formato entre GIF e vídeo.

Selecione GIF e clique no botão de enviar.

Escolha o formato GIF

Pronto! O seu arquivo será compartilhado no chat no formato de GIF.

Se você quiser, você pode salvá-lo no seu celular e enviar para outras pessoas sem precisar repetir todo o procedimento.

O próximo passo depois de aumentar o alcance e reconhecimento da sua marca

O próximo passo depois de aumentar o alcance e reconhecimento da sua marca

Como eu te falei no início deste artigo, os GIFs são um excelente recurso para aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca.

Mas se você quer vender, você precisa dar um passo além e criar um relacionamento com os seus potenciais clientes.

Eu não sei se você sabe, mas o e-mail marketing é um dos melhores canais, se não o melhor, para criar uma relação de confiança e nutrir e educar o seu público sobre a necessidade do seu produto ou serviço.

Isso porque diferentemente das redes sociais, o e-mail não limita a distribuição orgânica do seu conteúdo, a sua mensagem de fato chega para os seus destinatários.

Agora, para conseguir o contato dos seus potenciais clientes tem uma coisa que não pode faltar na sua estratégia: uma landing page totalmente otimizada para conversão.

Ela é um tipo de página onde você vai oferecer uma recompensa, um e-book, um mini curso gratuito, e em troca vai pedir o contato da pessoa.

Como você está oferecendo algo de valor, dificilmente ela vai se recusar a compartilhar o endereço de e-mail dela.

Aí por esse canal você poderá enviar conteúdos ricos e interessantes e falar mais sobre seu produto ou serviço.

E, se você não sabe como criar a sua landing page, se liga nessa dica:

O Klickpages é uma ferramenta de criação de páginas simples e intuitiva de usar. É só você seguir esses 3 passos:

  1. Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovadas por testes;

  2. Customize a página: edite os textos, cores e imagens;

  3. Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio

Conclusão

Como fazer GIF - Conclusão

Neste artigo, você viu que além de os GIFs serem uma forma divertida de se comunicar, eles também podem te ajudar a aumentar o alcance e reconhecimento da sua marca e servir para demonstrar o seu produto ou exemplificar um passo de um tutorial.

Eu te expliquei que GIF é a sigla de Graphics Interchange Format, um formato de arquivo de imagem animado que geralmente é criado a partir de uma sequência de imagens ou um trecho de vídeo.

Depois, você viu o passo a passo para criar os seus próprios GIFs e uma lista de ferramentas para isso.

Eu também te falei sobre como publicar esse tipo de arquivo nas redes sociais do seu negócio.

Por último, teve um bônus: como fazer GIF dentro do WhatsApp, com um passo a passo completinho.

E aí, você já usava GIFs no seu conteúdo? Tem algum personalizado com a sua marca? Me conta aqui nos comentários! 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)