Site de vendas: 9 dicas para ter o encontro perfeito com o seu cliente

Site de vendas: 9 dicas para ter o encontro perfeito com o seu cliente

Para ter o encontro perfeito com o seu cliente, você precisa saber como criar um site de vendas. E é  fundamental pensar em cada detalhe para ter o resultado desejado.  

Eu não sei se você já convidou alguém para sair, mas existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração para aumentar as suas chances de sucesso. 

Em primeiro lugar, você tem que deixar as coisas claras, não adianta nada fazer tudo certinho se a outra pessoa achar que vocês estão saindo como amigos.

Depois, vem o lugar do encontro. Se o seu objetivo é começar um relacionamento, você provavelmente vai preferir um lugar tranquilo, onde a conversa possa rolar sem interrupções.

Por último, tem a questão do tempo. Não adianta marcar um encontro numa terça-feira,  tarde da noite, se você e sua companhia têm que acordar cedo no outro dia.

As chances são que não vai dar para conversar tanto quanto você gostaria por pura falta de tempo. E aí, o encontro pode ser prejudicado.

Agora, se você acha que esse tipo de detalhe só afeta a sua vida sentimental, está muito enganado.  

Porque algo semelhante acontece quando você tenta vender na internet. Diversos fatores que podem influenciar nos seus resultados. 

Em uma rede social, por exemplo, existe uma infinidade de distrações que podem roubar a atenção do seu cliente. Fora que muita gente não está lá para comprar. 

Mas a grande sacada é que ter o seu próprio site de vendas te ajuda a ter controle sobre essas variáveis. E é justamente por isso que você precisa de um.

Porque na sua loja é você quem define o que as pessoas vão encontrar. 

Quem visita o seu site sabe que você está lá para vender e provavelmente se interessa em conhecer e até comprar o que você vende. 

Por isso eu digo que criar o seu próprio site de vendas é como ter o encontro perfeito. 

Só que, para ter um site de vendas realmente eficiente, existem aspectos que você precisa considerar. 

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo, porque eu vou te mostrar…

9 dicas para ter um site que realmente vende

9 dicas para ter um site que realmente vende

Criar um site de vendas pode parecer um desafio pois, como eu disse, existem muitos detalhes que você precisa considerar se quiser ser bem sucedido.

Mas não se preocupe porque as 9 dicas que eu selecionei para você vão te ajudar a focar no que é mais importante para otimizar o processo. 

Olha só:

1. Conheça o seu mercado

Saber como funciona o seu nicho de mercado é um pré-requisito não apenas para o sucesso do seu site de vendas, mas para o seu negócio como um todo.  

Descubra quem é o seu público-alvo, como ele se comporta e defina quem é a sua persona (o seu cliente ideal). 

Você também precisa saber quem são os seus concorrentes, como eles trabalham e o que você pode aprender com eles. 

Outro fator essencial é escolher os produtos que você vai vender e estabelecer o preço corretamente.

Se você quiser ter uma noção rápida do seu mercado, uma boa dica é usar o Google Trends.

Lá, você consegue saber quais são os termos mais buscados e fazer comparações. Além disso, você pode descobrir em que período do ano as suas chances de vender aumentam. 

Por exemplo: 

Google Trends

Aqui em cima, eu comparei mochila feminina, masculina e infantil. Pelos resultados, fica claro que mochila masculina é menos buscada do que os outros termos.

Você também consegue ver que o período antes do começo das aulas é quando existe mais busca por mochilas.

Com base nessas informações, você consegue avaliar se vale a pena investir nesse mercado ou procurar outro nicho para atuar. 

2. Tenha uma boa hospedagem

A primeira coisa que você precisa fazer para que o seu site de vendas seja encontrado é estar disponível na internet.  

Para conseguir isso, você precisa hospedar o seu site em uma plataforma confiável, já que é ela quem vai garantir que o seu site não fique fora do ar.  

Então, é importante que você busque uma boa hospedagem, capaz de prevenir falhas e erros que deixem o seu site indisponível. 

A empresa deve ser capaz de oferecer um serviço de qualidade, que atenda às necessidades do seu negócio e deixe você seguro.  

3. Tenha um site responsivo

Se existe uma coisa com que o seu site de vendas precisa se preocupar é com a experiência do usuário.  

Além de definir a disposição dos elementos na página e escolher as cores mais adequadas, você também precisa ter um site responsivo.  

Isso quer dizer que ele se ajusta ao tamanho da tela do usuário, seja um desktop, um notebook, um tablet ou um telefone.

Essa característica vai garantir que o visitante consiga visualizar a sua página por completo e não tenha a experiência prejudicada. 

O que seria uma grande vantagem, considerando que o Brasil possui 220 milhões de smartphones ativos e 14% das casas que possuem internet hoje em dia não têm computador. 

4. Diversifique as formas de pagamento

Diversifique as formas de pagamento

Você provavelmente já sabe que quanto mais diversificadas forem as formas de pagamento, melhor para o seu cliente.  

Por isso, ao criar um site de vendas tenha certeza de que você vai conseguir integrar as ferramentas para pagamento mais adequadas para o seu negócio.  

Elas facilitam a vida do seu cliente e tornam as transações dentro do seu site mais seguras. Entre as plataformas de pagamento mais utilizadas estão Pagseguro, Paypal, Monetizze, Eduzz e Hotmart.   

5. Seja certificado 

Falando em segurança, ainda existe muita gente que fica meio desconfiada quando o assunto é comprar na internet.

E a melhor forma de vencer essa objeção é passar credibilidade para os seus potenciais clientes.

Uma maneira eficiente de fazer isso é provar que o seu site de vendas é confiável, com a ajuda das certificações.

Então, deixe os selos de qualidade, segurança e satisfação do cliente à mostra. Isso vai ajudar para que as pessoas confiem no seu site de vendas.  

Algumas dessas certificações são: 

  • O ReclameAqui, que destaca empresas com um ótimo nível de atendimento na plataforma.

  • O eBit avalia como foi a experiência do cliente em todo o processo de compra; 

  • ClearSale e FControl, que são serviços antifraude para e-commerce.  

Por último, existe o SiteLock, um sistema que verifica o seu site em busca vírus e vulnerabilidades que os hackers podem usar para invadir o seu site e os computadores dos seus clientes. 

6. Descreva os produtos corretamente

Como eu te falei no começo deste artigo, uma das vantagens de ter um site de vendas é que você deixa as coisas claras.

Quem chega até a sua página já sabe que você está lá para vender e provavelmente tem algum interesse no seu produto ou serviço. 

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade de venda é importante que a descrição de cada item seja clara, objetiva e interessante. 

Além das informações básicas, como o tamanho e valor, você precisa deixar claro como o seu produto ou serviço vai ajudar o cliente.  

Também é importante que você reforce quais são as vantagens e benefícios que o cliente vai ganhar ao comprar de você.

Imagine quais são as dores e dúvidas da sua persona e tente aproveitar para responder a maioria delas já na descrição do produto.

Assim, você evita que um potencial cliente deixe de comprar no seu site por falta de clareza.

Mas lembre-se que você precisa ser íntegro e não pode fazer promessas ou anunciar benefícios que não são verdadeiros.  

7. Invista em CTAs

Invista em CTAs

Outro elemento que não pode faltar são as CTAs (Call to Actions ou Chamadas para a Ação).

A função dela é dar o empurrãozinho que falta para o seu potencial cliente realizar uma ação, que nesse caso é finalizar a compra. 

Se você quer aumentar as suas chances de sucesso é importante que teste várias CTAs com formatos, cores e textos diferentes até descobrir qual tem o melhor desempenho. 

Um formato muito usado é o de botão, como no exemplo acima. Mas você pode testar e descobrir o que funciona melhor para o seu site de vendas. 

8. Mantenha uma FAQ

Você já viu que descrever corretamente os seus produtos é uma parte importante no processo para criar um site de vendas eficiente.

Agora saiba que ter um FAQ (frequently asked questions ou perguntas frequentes, em português) é o próximo passo para que não reste nenhuma dúvida para o usuário. 

Assim, você facilita o acesso do seu cliente às informações importantes do seu site como os detalhes do produto, formas de pagamento, informações da sua empresa, além dos locais e prazos de entrega e devolução. 

O importante é sempre atualizar essa seção para realmente esclarecer as dúvidas mais mais frequentes e se precaver para que não reste nenhuma dúvida na cabeça do cliente.

9. Deixe as informações de contato à vista

Esse último item é fundamental. Não tem como criar um site de vendas eficiente sem disponibilizar as informações básicas de contato com o seu negócio.  

Você precisa ter em mente que as formas que você disponibiliza para o atendimento precisam ser uma ponte entre você e o cliente.

Uma maneira de estreitar os laços entre o seu negócio e quem está interessado em comprar o seu produto.

Então, deixe todos os seus canais de atendimento à mostra, como por exemplo o telefone, o email e o endereço, caso você também  tenha um escritório físico. 

Além disso, você precisa ter um suporte preparado para esclarecer dúvidas e atender as demandas que você pode receber.

Dito isso, eu vou te mostrar agora…

Como criar um site de vendas com o Klickpages

Como criar um site de vendas com o Klickpages

Depois de conferir essas 9 dicas, chegou a hora de você colocar a mão na massa e criar um site de vendas para o seu negócio. 

Com o Klickpages esse processo é muito simples e leva apenas alguns minutos para o seu site ficar pronto.

Isso porque no KP você encontra modelos já testados e aprovados pelo mercado.

E aí você só precisa acrescentar e excluir os elementos que achar necessários. Tudo de maneira intuitiva e rápida  

E as vantagens não param por aí. 

Lembra que eu te falei sobre a importância de ter uma boa hospedagem?

Pois eu tenho uma ótima notícia para te dar: o KP utiliza os serviços da AWS, uma das maiores empresas do ramo, que atende grandes clientes como Kellog’s, Adobe, Unilever, Siemens, GE e etc. 

Ou seja, você pode confiar que os seus produtos vão estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem o risco da sua loja ficar fora do ar.

Exemplo integração de pagamento

Outra vantagem é que você consegue fazer a integração de serviços com ferramentas de pagamento como Pagseguro, Paypal, Monetize, Eduzz e Hotmart.

Isso te ajuda a diversificar as opções do seu site e aumenta as chances de você vender mais

Como você pode ver, no exemplo acima eu integrei o Paypal. 

E ainda dá para personalizar os elementos da sua página e deixar tudo do jeitinho que você quiser e com a cara do seu negócio.  

Você também consegue acrescentar as informações de contato e os botões de CTA. E o melhor de tudo é que o Klickpages é completamente responsivo.

Como eu te falei lá em cima, esse tipo de formato se adapta ao tamanho da tela e permite que o usuário tenha uma ótima experiência ao visitar o seu site, seja do computador ou do celular.  

A última etapa é a publicação. Você pode manter o seu domínio próprio sem custos adicionais de hospedagem.

E aí? Pronto para começar? 

Conclusão

Conclusão como criar um site de vendas

Depois de conferir esse artigo as chances são que você já sabe como criar um site de vendas que funcione para o seu negócio.

Porque eu te mostrei que ter o seu próprio site é como planejar o encontro perfeito: você precisa estar atento a cada detalhe para conseguir o resultado esperado. 

Você viu 9 dicas que podem te ajudar a criar um site que realmente venda na internet, e como ter um site responsivo e descrever os seus produtos de forma clara e objetiva.

Eu também te dei exemplos de certificações que podem aumentar a segurança do seu site e atrair mais clientes. 

Você conferiu ainda como ter uma hospedagem eficiente para manter a sua loja funcionando sem risco de interrupções. 

E aí, vai criar um site de vendas para a sua empresa? Me conta aqui nos comentários!

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts, claro. Trabalho como jornalista há mais de 11 anos e já escrevi sobre quase tudo. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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