Como criar grupos no Facebook pode te ajudar a ter clientes fiéis 

Entender como criar grupo no Facebook é o primeiro passo para você conquistar clientes fiéis, que não trocam o seu produto. Nem mesmo se a outra opção for mais barata.

Isso porque você pode desenvolver um espírito de comunidade nas pessoas que fazem parte desse grupo. 

O que faz com que elas simplesmente não queiram sair do grupo para buscar o produto da concorrência. 

Pra te explicar isso, deixa eu te contar uma história que aconteceu comigo um dia desses.

Eu não sei se você sabe, mas aqui na empresa existe o projeto #chegadedesculpas.

A ideia é motivar a galera do escritório a fazer exercícios físicos e cuidar da saúde. Afinal de contas, nenhum sucesso profissional justifica um fracasso na saúde.

O #chegadedesculpas funciona assim: a nossa empresa fechou um contrato com um box de CrossFit daqui de Brasília e quem participa do projeto precisa treinar quatro vezes na semana durante 90 dias. 

Quem segue isso direitinho, ou seja, não falta nenhum dia, não precisa pagar a mensalidade do CrossFit.

Não paga nada mesmo.

Isso significa treinar de graça quatro vezes na semana por três meses em um dos melhores boxes de CrossFit da cidade. 

A pessoa só precisa pagar se não cumprir a regras, o que é bem justo.

É uma oferta irresistível. Aliás, quase irresistível… Pelo menos para mim.

Eu explico por que.

Recentemente, abriram vagas para uma nova turma do projeto e mesmo já fazendo levantamento de peso olímpico há uns meses (contei sobre isso aqui), eu decidi acompanhar a apresentação da oferta do #chegadedesculpas2.

Sabe o que eu senti quando disseram que os participantes não precisam pagar um centavo se treinarem as quatro vezes na semana? 

Nada. A oferta simplesmente não me atingiu.

A real é que eu curto muito o lugar onde eu treino. Eu gosto do box, dos coaches e das pessoas que treinam comigo. 

Lá, eu me sinto pertencente a um grupo. Rola um espírito de comunidade com a galera. 

Então não tinha uma razão forte pra eu querer sair. Nesse caso, nem o dinheiro falou mais alto.

E a mesma coisa pode acontecer no seu negócio. Se você cria uma comunidade forte, os seus clientes não vão querer procurar outra empresa. 

A tendência é que eles busquem sempre o seu serviço ou produto. Independente do valor.

E você pode oferecer isso criando um grupo no Facebook.

Porque quando você reúne em um só lugar pessoas que gostam das mesmas coisas ou têm objetivos em comum é possível oferecer um conteúdo mais exclusivo e um atendimento diferenciado.

Isso ajuda a estabelecer uma relação mais forte entre empresa e cliente.

Quer ver como é fácil e rápido criar um grupo no Facebook? Então vem comigo que eu te mostro. 

Mas antes eu explico…

O que são grupos do Facebook?

Os grupos do Facebook são, basicamente, comunidades de pessoas que se unem – dentro da própria rede social – para conversar sobre interesses em comum.

Você pode encontrar, por exemplo, grupos de estudantes que trocam material para o vestibular, grupos de empreendedores, grupos de pessoas que amam plantas ou gatos, grupos sobre política e economia, grupos sobre livros, grupos de apoio, grupos de família e amigos…

Enfim, existem grupos de assuntos variados. Atualmente, o Facebook conta com 28 categorias diferentes para eles:

  1. Casa e jardim

  2. Amigos

  3. Local

  4. Identidade e relacionamento

  5. Divertidos

  6. Compra e venda

  7. Espiritual e inspiracional

  8. Notícias e política

  9. Comida

  10. Carros e motocicletas

  11. Artes e cultura

  12. Saúde e boa forma

  13. Apoio Emocional

  14. Viagens e locais

  15. Estilo

  16. Esportes

  17. Animais e pets

  18. Ciência e tecnologia

  19. Pais e mães

  20. Atividades ao ar livre

  21. Fotografia

  22. Vizinhança e comunidade

  23. Networking

  24. Negócios

  25. Escola e educação

  26. Hobby e lazer

  27. Populares

  28. Jogos.

Para encontrar esses grupos, você precisa abrir sua página inicial do Facebook e clicar na opção Grupos no menu à esquerda.

Ao clicar em grupo, você será redirecionado para a página Descobrir, onde você verá todas as categorias e os grupos divididos por temas

Por ali também é possível criar um grupo, mas eu falo sobre isso mais pra frente nesse artigo.

Para participar de um grupo você precisa clicar em Participar. 

Alguns grupos são mais simples e só de clicar no botão participar a pessoa já faz parte da comunidade.

Outros grupos, porém, são mais rígidos e pedem para a pessoa que solicitou a entrada responder algumas perguntas. 

A partir daí, o administrador decide se a pessoa entra ou não no grupo.

Cliquei para entrar em um grupo sobre gatos e precisei responder algumas perguntinhas para ser aceita. Olha só:

Agora que você já sabe o que são grupos do Facebook e como participar de um, vou mostrar como eles são divididos em relação à privacidade

Os tipos de grupos no Facebook


Atualmente, existem três tipos diferentes de grupos: público, privado e secreto.

Vou falar sobre cada um deles de forma separada para ficar bem claro como eles funcionam.

Vamos lá?

Grupo público

Como o próprio nome dá a entender, esse tipo de grupo é aberto.

Qualquer pessoa – integrante ou não – pode encontrar esses grupos em Descobrir, ver quem são os participantes e tudo o que é publicado ali dentro.

Grupo fechado

Esse formato de grupo tem um grau maior de privacidade, mas ainda pode ser encontrado na página de Descobrir.

No entanto, apenas membros do grupo podem ver as informações ali postadas. 

Qualquer pessoa pode enviar uma solicitação ao administrador para participar do grupo, que poderá autorizar ou não a entrada de novos membros.

Geralmente, as pessoas tendem a se sentir mais confortáveis nesses tipos de grupo, já que elas podem interagir ali à vontade sem que isso apareça no feed de outros amigos.

Grupo secreto

Com certeza o mais privado de todos.

Apenas os próprios integrantes conseguem encontrar esses grupos.

Com isso, seus membros e suas publicações também não poderão ser vistos por ninguém de fora.

Para participar de um grupo secreto a pessoa precisa ser adicionada ou convidada por um membro.

Diferença entre um grupo e uma página no Facebook

O Facebook é uma rede social com muitas funcionalidades e, por vezes, alguns termos podem confundir, como grupo e página.

As páginas permitem que empresas, marcas, organizações e figuras públicas publiquem posts e stories e se conectem com as pessoas. 

Quem curte ou segue uma página recebe atualizações no próprio feed de notícias.

O objetivo da página é postar conteúdo sobre uma figura pública, empresa, produto ou serviço. Ou seja, a ideia é divulgar uma marca.

Até porque apenas por meio das páginas é possível criar anúncios e impulsionar postagens no Facebook.

Já os grupos têm como objetivo engajar as pessoas sobre um assunto determinado. 

Os participantes compartilham informações, ideias, conselhos, etc sobre algo específico. 

Quando alguém cria um grupo no Facebook, a ideia não é promover um produto ou serviço, mas oferecer ajuda, apoio e orientação para um determinado assunto.

Ok, mas será que ter um grupo é vantajoso para a sua empresa? Esse é o tema do meu próximo tópico.

Vantagens de criar seu próprio grupo

Ter um grupo engajado e unido pode ser muito valioso para o sua empresa. Afinal de contas, é um grupo de pessoas realmente interessadas no que o seu produto tem a oferecer para elas.

Para te mostrar isso, trouxe aqui algumas vantagens de usar essa opção do Facebook na sua estratégia de marketing. Saca só:

Serve como suporte

O grupo pode ser usado como um canal de suporte para os seus clientes.

Ali dentro você pode tirar dúvidas, dar informações, explicar como uma ferramenta ou produto funciona.

É como se fosse um SAC 2.0. Ou seja, um serviço de atendimento ao cliente por meio das redes sociais. 

O legal é que a dúvida de um integrante do grupo pode ser a mesma de vários outros, então uma resposta pode ser útil para muitas pessoas.

Sem contar que um bate-papo aberto pode encorajar os mais tímidos a entrarem na conversa.

Aqui na Ignição Digital, empresa que une Klickpages e a Fórmula de Lançamento, nós usamos esses grupos do Facebook para interagir com os clientes.

No Insider, uma mentoria que temos aqui para empreendedores, os participantes têm um grupo para trocar informações, experiências e aprendizados.

Por lá as pessoas tiram dúvidas e discutem temas relacionados a empreendedorismo e lançamento. 

Informa

É uma maneira de criar conteúdo exclusivo para o seu público.

Os grupos podem ser excelentes ferramentas para que você divulgue material educativo, curiosidades e as últimas novidades sobre a sua empresa, produto ou serviço.

Também é possível criar eventos apenas para as pessoas do seu grupo.

Mais alcance orgânico

Quem usa o Facebook há um tempo já percebeu, provavelmente, que depois de algumas mudanças no algoritmo, as publicações já não têm o mesmo alcance orgânico. Ou seja, as publicações chegam para menos pessoas.

Nos grupos isso não existe. Ali dentro, as publicações têm um alcance maior. Até porque não dá para criar anúncios ou impulsionar postagens dentro dos grupos. Logo, o alcance é todo orgânico

Agora que você já sabe toda a teoria em torno desse assunto, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar o seu próprio grupo.

Como criar um grupo no Facebook

Criar um grupo no Facebook é bem simples e rápido. Vou te mostrar aqui todo o passo a passo.

Confere só:

Passo 1

Na sua página inicial do Facebook, clique em Grupos. Essa opção fica no menu à esquerda da página.

É o mesmo caminho para chegar até a página “Descoberta”, que eu mostrei lá em cima.

Passo 2

Clique em “Criar grupo”. 

Vai abrir uma janela com algumas informações a serem respondidas. Como na imagem abaixo:

Passo 3

Depois de colocar o nome do grupo e convidar algumas pessoas para participar, chegou a hora de definir que tipo de grupo você vai criar: público, fechado ou secreto.

Basta selecionar a opção. Lembrando que:

  • Grupo público – Qualquer pessoa pode ver o grupo, seus membros e suas publicações.

  • Grupo fechado – Qualquer pessoa pode encontrar o grupo e ver quem está nele. Somente membros podem ver as publicações.

  • Grupo secreto – Somente membros podem encontrar o grupo e ver as publicações.

Passo 4

Depois de escolher o nível de privacidade do grupo, clique no botão “Criar”.

Pronto, o seu grupo foi criado. É bem rápido e simples.

Abaixo, o grupo criado:

Passo 5

Agora que você criou o grupo, chegou a hora personalizá-lo. Você pode colocar uma foto de capa e uma descrição.

Na capa, você pode carregar uma foto do seu computador ou escolher uma foto do seu perfil pessoal ou do próprio grupo.

Aqui no blog do KP tem um artigo completo sobre tamanhos de imagens para o Facebook.

Clicando na opção “Sobre”, no menu à esquerda, você poderá colocar a descrição do grupo criado. É uma forma dos interessados saberem do que se trata o grupo.

Nesse espaço, geralmente, os administradores colocam as regras de interação do grupo.

Passo 6

Convide as pessoas para fazer parte do seu grupo. No menu à direita, tem um espaço exclusivo para isso. Basta colocar o nome da pessoa ou e-mail.

Pronto. Seu grupo já está criado e personalizado. Agora é só postar conteúdo e interagir com os integrantes.

Como criar um grupo para a sua página

Ali em cima te mostrei como um criar um grupo a partir do seu perfil no Facebook. Agora, vou te dar o passo a passo para criar um grupo para a sua página.

Isso quer dizer que se a sua empresa tem uma página no Facebook é possível reunir o seguidores em um grupo fechado.

É bem simples fazer isso:

Passo 1

Na sua Página, clique nos três pontinhos “…”, como na imagem.

Passo 2

Clique na opção grupo.

Passo 3

Dê um nome para o seu grupo, adicione pessoas, escolha o nível de privacidade (público, fechado ou secreto) e, por fim, clique em “Criar”. 

Depois desse último passo o grupo estará pronto. Daí é só personalizá-lo, como eu mostrei lá em cima. 

Transforme seus seguidores em clientes

Agora que você já sabe como criar um grupo no Facebook para a sua empresa, chegou a hora de transformar esses seguidores em potenciais clientes. 

A melhor forma é levando essas pessoas para um ambiente controlado por você: sua lista de e-mails.

Isso porque o Facebook é uma rede social muito boa para divulgar o seu produto ou serviço, mas você não pode controlá-lo 100%. Vai que um belo dia o Mark Zuckerberg decide acabar com os grupos ou até mesmo com todo o Facebook?

Acredito que você não quer perder os seus possíveis clientes. Certo?

Quer saber como levar as pessoas do seu grupo para a sua lista de e-mails? Usando uma landing page.

Com essa página você oferece um conteúdo valioso para as pessoas, como um e-book, e pede em troca o e-mail das pessoas. 

Assim, quem realmente está interessado no seu produto ou serviço fará parte de uma lista de contatos que receberá um conteúdo exclusivo e personalizado. 

A partir daí você pode nutrir e educar essas leads para criar uma relação de confiança e, assim, aumentar a chance de vender.

Não sabe como criar uma landing page? Calma, o Klickpages te ajuda. Com ele, você cria a sua landing page em apenas três passos:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Você pode colocar o link da sua landing page na descrição do seu grupo ou até mesmo em um post. 

Conclusão 

Nesse artigo, eu te mostrei que é possível despertar nos seus clientes um espírito de comunidade, que faz com que eles não troquem o seu produto por nada, nem mesmo se o valor do seu concorrente for mais baixo.

Você viu que é possível conseguir isso ao criar um grupo no Facebook. E para te ajudar nessa missão, eu trouxe todo o passo a passo para criar o seu grupo nessa rede social.

Eu expliquei que, atualmente, existem 28 grupos no Facebook e que eles podem ser públicos, privados ou secretos. 

Destaquei ainda que os grupos podem ser usados como um suporte para os seus clientes, além de ser um lugar para enviar conteúdo exclusivo.

E você, participa de algum grupo no Facebook ou já criou um? Me conta aqui nos comentários.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)