18 dicas de como conseguir seguidores no Instagram de graça em 2018

Como conseguir seguidores no Instagram?

Temos aí uma questão inquietante.

Quem percebe o valor dessa rede social, mas não sabe por onde começar, se vê diante de um desafio.

Sem seguidores, a conta se torna invisível.

Mas como ser visto, notado e despertar o interesse da audiência?

Neste artigo, vamos apresentar dicas para ganhar seguidores reais e engajados.

Antes, porém, é preciso falar do valor dessa estratégia para o seu negócio.

O Instagram fechou 2017 com mais de 800 milhões de usuários ativos mensais e cerca de 500 milhões de usuários diários.

Ou seja, a possibilidade de você atingir uma grande quantidade de possíveis clientes é alta.

Entretanto, é preciso se conectar com pessoas que realmente se interessem por você, pela sua empresa e por aquilo que ela oferece.

Além disso, criar conteúdo poderoso para que você possa aumentar seus seguidores do Instagram de forma significativa e com resultados reais.

Então, fique ligado.

As dicas sobre como conseguir seguidores no Instagram estão só começando.

Boa leitura!

Por que investir no Instagram?

Com tantas redes sociais diferentes, a dúvida é comum.

Afinal, sua empresa deve estar em todas elas? Em algumas? Em quais?

Esses questionamentos se voltam, principalmente, ao uso do Instagram.

O que acontece é que algumas empresas ainda não perceberam os reais benefícios da plataforma para os negócios.

Mesmo que todos os dias milhões de usuários postem imagens e vídeos no seu feed, nem sempre fica clara a relação de vantagem do uso corporativo do canal.

Se você se vê diante desse dilema, queremos ajudar com as dicas a seguir.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Essa expressão é mais que apropriada no caso do Instagram.

As pessoas tendem a se engajar mais com imagens e menos com palavras.

Dessa forma, você se conecta com seus clientes de uma maneira diferente das outras plataformas.

O Instagram não é mais do mesmo.

Não é uma rede social qualquer.

Ao utilizá-lo de forma corporativa, as empresas podem criar confiança com seu público, mostrando o seu produto ou serviço.

Mas não é apenas isso.

Também podem levá-los aos bastidores da sua marca, gerando uma identificação mais efetiva.

É o tal marketing de relacionamento, na hora de descobrir como conseguir seguidores no Instagram e gerar leads.

Escrever sua própria história

Ter um perfil ativo nessa rede pode ser um poderoso aliado para trabalhar o branding da sua marca.

Mude a percepção sobre a sua empresa criando a sua própria história para compartilhar.

Afinal de contas, os usuários do Instagram querem interagir com você e conhecer melhor seu negócio.

Dirija tráfego para seu site

Você pode postar um link para seu site em sua biografia.

Este é o único lugar onde você pode colocar um hiperlink ativo no Instagram.

Mencionar o seu site e usar um CTA (Call to Action) em sua postagem pode atuar como uma fonte de referência adicional e, potencialmente, gerar tráfego para seu site.

Baixo custo

A não ser que você decida investir no Instagram Ads para suas publicações, o único gasto que terá é de tempo para produzir o conteúdo e postá-lo na plataforma.

Ou seja, é uma estratégia econômica, certamente.

Por que comprar seguidores não é uma boa estratégia?

Antes de falarmos sobre como conseguir seguidores no Instagram, é importante deixar claro que a sua estratégia deve ser a de atração orgânica, não paga.

Comprar seguidores não é uma boa estratégia.

Você deve se perguntar se o número de seguidores é realmente um KPI relevante para seu negócio e que irá te ajudar a converter mais leads e vendas.

Na maioria dos casos, esse número não passa de uma métrica de vaidade.

Dessa forma, comprar seguidores para aumentá-lo pode ser tentador, mas ineficaz.

No final, você pode estar fazendo mais mal do que bem para a sua empresa.

Baixo engajamento

Quando você compra seguidores, não está recebendo pessoas interessadas ou dispostas a se envolver de fato com você, sua marca ou sua empresa.

Na prática, está apenas comprando números.

Consequentemente, você terá um engajamento muito fraco em suas postagens e acabará desperdiçando todo o esforço colocado na estratégia.

E não se engane, pois cada pequena ação de engajamento conta quando o objetivo é envolver seu público.

Por isso, dedicar um tempo para criar vídeos ou postagens interativas não adiantará em nada se o seu público for mudo.

Perda de credibilidade

Hoje em dia, os usuários são mais exigentes.

Quando eles encontram um perfil com milhares de seguidores, mas com baixos sinais de engajamento, questionam a credibilidade da marca.

A plataforma tem como base experiências de autenticidade e vida real.

Os usuários ficaram muito acostumados a detectar o comportamento de mensagens falsas e o marketing esboçado.

A verdade é só uma: tem como conseguir seguidores no Instagram pagando por isso, mas não vale a pena.

Na maioria dos casos, é jogar dinheiro pela janela.

18 dicas para conseguir seguidores de graça

Agora que você está por dentro das vantagens que essa rede social pode oferecer para sua marca, vamos ao que interessa.

Está preparado para descobrir como conseguir seguidores no Instagram?

Selecionamos 18 dicas para você começar 2018 com tudo.

1. Preencha seu perfil completo

Seu perfil é a representação da empresa no Instagram.

Por isso, precisa ser bem estruturado caso deseje aumentar seus seguidores.

Afinal, quem irá seguir um perfil pouco atraente?

Basicamente, ele é composto por 4 elementos principais:

  • Nome: até 30 caracteres. Aparece na pesquisa do Instagram. Então, incluir uma palavra-chave pode ser uma boa

  • Nome de usuário: um nome padronizado para todas as suas redes facilita a seguidores de outras plataformas encontrá-lo no Instagram

  • Website: o único lugar no Instagram onde você pode incluir um link clicável (além dos CTAs em anúncios)

  • Bio: 150 caracteres para transmitir a identidade da sua marca e mostrar aos visitantes novos por que eles devem segui-lo.

2. Poste fotos que chamem atenção e despertem o desejo de engajamento

A plataforma é extremamente visual, por isso, a qualidade das fotos e vídeos que você posta é fundamental para engajar os seguidores.

Para conseguir chamar a atenção é preciso definir uma identidade, uma unidade visual para suas fotos.

Assim, o público consegue identificar sua marca com mais facilidade.

Baseado nessa identidade, é a hora de colocar a criatividade em uso.

Você pode experimentar ângulos inusitados para suas fotos ou brincar com a iluminação, por exemplo.

Criatividade conta muito na hora de aprender como conseguir seguidores no Instagram.

3. Adicione legenda a sua foto

Embora o Instagram seja uma plataforma altamente visual, suas legendas desempenham um papel importante para gerar engajamento.

Contudo, precisam ser condizentes com sua foto para ajudar a obter mais seguidores.

Por isso, você pode tentar diferentes estratégias:

  • Colocar as palavras mais importantes na frente: as legendas são cortadas após algumas linhas de texto, então, procure transmitir a informação de forma atraente logo no início

  • Fazer uma pergunta: isso encoraja seu público a deixar um comentário com resposta, e esse compromisso ajudará a tornar a sua conta visível para mais pessoas

  • Utilizar emojis: um emoji pode ajudar a atrair a atenção do leitor e é apropriado para a maioria dos tipos de contas

  • Testar diferentes comprimentos de legenda: o legal do Instagram é que ele permite legendas longas, diferentemente do Twitter, por exemplo. Assim, você consegue colocar mais detalhes para justificar a postagem. Mas legendas curtas também podem ser eficazes quando a imagem realmente fala por si mesma.

4. Use hashtags

O uso de hashtags relevantes para seu negócio ajudará suas postagens a serem encontradas.

Isso inclui aquele que talvez não esteja seguindo você ainda, mas que está procurando por fotos relacionadas à sua marca ou mercado.

Uma forma de descobrir boas hashtags é utilizar o recurso “Explorar” dentro do próprio Instagram.

Assim, você consegue analisar a popularidade dos termos relacionados ao seu produto, serviço ou mercado.

Mas vá com calma!

Embora o uso de hashtags seja eficaz para conseguir seguidores, usar muitas delas pode distrair seu público e diluir a mensagem.

5. Tenha um cronograma de postagem

Não tem como conseguir seguidores no Instagram sem postar.

É fato.

Mas como se organizar para isso no meio de tantos afazeres?

Montar um cronograma pode ser uma saída simples e eficaz para gerir suas postagens ao longo do ano e não fazer confusão.

Lembre que, para descobrir o melhor momento para publicar no Instagram, é preciso testar o conteúdo da postagem em diferentes horários do dia.

Se você notar que as postagens da manhã geram mais interação do que aquelas publicadas à tarde ou à noite, convém ajustar para esse horário.

6. Curta e comente nas fotos dos influenciadores e dos outros usuários

Curtir e comentar nas fotos mais interessantes que encontrar de outros usuários e que tenham relação com seu negócio, é outro fator importante para conseguir interações com seu perfil.

Também vale iniciar uma conversa com aqueles usuários mais influentes no seu ramo de negócio.

Quem sabe não surge aí uma parceria que trará benefícios tanto para você quanto para eles?

7. Varie no conteúdo

Além das imagens, você pode – e deve – investir em vídeos.

O formato tende a ter um engajamento maior em relação à primeira.

O legal é que o vídeo possibilita uma grande variedade de conteúdo como making off, entrevistas, previews, demonstrações, entre outras.

8. Aprenda com a concorrência

Acompanhar como a concorrência lida com seu respectivo público na plataforma é fundamental se você não quer ficar para trás nessa corrida.

Você pode analisar tanto as ações que tiveram um ótimo resultado quanto aquelas que não foram bem recebidas.

Sempre há oportunidade de aprender com elas.

O processo acaba ajudando a entender melhor a sua própria audiência.

9. Apoie causas sociais

Além de ajudar a provocar mudanças com impacto positivo, apoiar alguma causa social é uma forma de fortalecer o posicionamento da sua marca e criar maior empatia com seu público.

Sua empresa atua no ramo de vestuário?

Uma boa ação seria promover uma campanha de doação de agasalhos para o inverno, por exemplo.

Isso é marketing social.

10. Interaja com outras marcas

Além do engajamento com seguidores, interagir com seus fornecedores e até concorrentes através de citações, comentários e hashtags é uma boa forma de expandir, firmar parcerias e promover seu negócio.

Nenhuma oportunidade pode ser perdida quando se quer saber como conseguir seguidores no Instagram.

11. Use postagem em modelo carossel

O modelo carrossel evita que você inunde o feed do seu seguidor, o que acaba aumentando o tempo de interação entre ele e sua postagem.

Pode ser usado tanto para contar uma história quanto para mostrar o portfólio de produtos da sua empresa ou de uma campanha específica.

12. Explore o potencial do Instagram Stories

O Instagram Stories foi uma das últimas grandes mudanças evidentes na plataforma e, assim como o Snapchat, as publicações ficam no ar por apenas 24 horas.

A alternativa pode ser interessante como estratégia para deixar a comunicação mais informal.

Também serve para aproximar a marca dos seguidores, criar identificação e até mesmo promover conteúdo e ofertas exclusivas durante aquele período de tempo.

13. Faça lives

O formato do vídeo ao vivo é uma tendência que continua crescendo nas mídias sociais.

E isso acontece porque ele é perfeito para interagir com o público ou fornecer a cobertura de eventos ao vivo, como promoções nas lojas.

Quando a live termina, você pode permitir que ela desapareça ou opte por torná-la disponível no Stories por 24 horas.

Além disso, os usuários são notificados quando uma conta que eles seguem começa a transmitir ao vivo.

Ou seja, uma live pode realmente chamar a atenção.

14. Conecte seu Instagram às outras redes sociais

O Instagram permite que você conecte seu perfil com contas de outras redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Tumblr.

Então, tem como conseguir seguidores no Instagram também através delas.

E o melhor: de forma gratuita e orgânica.

Assim, seu post será compartilhado em outras plataformas, fazendo com que mais pessoas encontrem seu negócio e conheçam mais sobre ele.

O processo não é nada complicado.

Basta você ir em suas configurações e selecionar as contas que deseja vincular.

15. Invista em posts patrocinados

O formato demanda certo planejamento para não desperdiçar dinheiro e gerar o Retorno sobre Investimento (ROI) esperado.

Mas isso não significa que você não possa aproveitar todo o seu potencial.

Você pode divulgar novidades, eventos, vantagens e até mesmo conseguir captar a atenção daqueles usuários que ainda não seguem seu perfil.

Faça isso através de uma segmentação de público bem definida.

16. Crie sua própria hashtag e divulgue-a

Além das hashtags mais populares, criar uma hashtag própria para sua empresa é uma boa forma de motivar seu público a compartilhar fotos relacionadas à sua marca.

E se engana quem acredita que essa tática não se aplica para seu nicho de mercado.

Qualquer empresa pode investir nesse ponto. Basta usar a criatividade.

Um bom exemplo disso é a marca de higiene feminina Always.

Ela criou uma hashtag própria extremamente eficaz para uma campanha: #LikeAGirl (#ComoUmaGarota).

O bacana é que, apesar de ser uma expressão geralmente depreciativa para as mulheres, no contexto da campanha, o objetivo era incentivar as jovens a usar essa expressão para mostrar para o mundo o melhor que uma garota pode fazer.

O resultado foi mais de quatro bilhões de impressões em todas as redes em apenas dois meses.

Impressionante, não?

17. Faça CTAs

Os CTAs servem para induzir seus seguidores a adotarem alguma ação.

Pode ser curtir ou compartilhar suas fotos, fazer o download de algum material, se inscrever na sua newsletter, conhecer mais sobre seu negócio, entre outras possibilidades.

Por isso, não deixe de usá-los nos links patrocinados e até mesmo nas suas legendas.

E se você quer mesmo aprender como conseguir seguidores no Instagram, saiba que é importante que o CTA esteja coerente com a imagem postada.

18. Não tenha medo de testar

Caso note durante o monitoramento que suas publicações não estão tendo o engajamento esperado, não hesite em testar diferentes elementos.

Vale mexer, por exemplo, no horário da publicação, no tamanho do texto, na quantidade de hashtags e no tom de voz.

Dessa forma, você consegue identificar qual variação tem o melhor desempenho, analisar o comportamento dos usuários e adequar as postagens de acordo com a persona e os seus objetivos.

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Conclusão

Neste artigo, você conferiu dicas para ter um perfil corporativo no Instagram e explorar todo o potencial da ferramenta a seu favor.

Vimos que, com uma estratégia bem construída, aumentam as suas chances de sucesso.

Mas como estamos falando de uma rede social, não se esqueça de parecer humano.

Parece básico, mas muita gente ainda erra com discursos robotizados, que não geram identificação e engajamento da audiência.

A verdade é que não tem como conseguir seguidores no Instagram sem ser consistente, autêntico e ter objetivos.

Isso significa encontrar possíveis seguidores em seus nichos, compartilhar conteúdo relevante que os motive a seguir sua perfil e contar uma história confiável, que gere interesse na audiência atual e instigue novos fãs.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.