Como aumentar engajamento no Instagram: 18 formas para você começar hoje

Como aumentar engajamento no Instagram: 18 formas para você começar hoje

Se você está em busca de como aumentar engajamento no Instagram, pare de fazer o que você está fazendo.

Porque provavelmente a sua estratégia está tendo um resultado parecido com a seguinte situação…  

Sabe quando uma criança está aprendendo a brincar com aqueles brinquedos de encaixar?

Geralmente, a primeira coisa que ela faz é pegar qualquer peça e tentar coloca no primeiro encaixe que vê.

E na maioria das vezes não dá certo, porque ela está tentando encaixar a estrela no buraco do quadrado ou algo assim.

E as chances são que ela não vai tentar colocar em outro encaixe. A criança vai continuar tentando fazer a estrela caber no buraco do quadrado mesmo que não esteja dando certo.

A mesma coisa acontece quando você continua usando as mesmas estratégias de sempre para gerar engajamento no Instagram: os resultados serão os mesmos.

Ou seja, se você não está conseguindo aumentar o engajamento é isso que vai continuar acontecendo se você não parar de fazer o que você está fazendo.

Mas, calma, não precisa ficar preocupado. Porque eu tenho uma boa notícia para você.

Nesse artigo, eu vou te dar 18 dicas imperdíveis para melhorar a sua estratégia e te ajudar a conquistar resultados diferentes.

Além disso, vou te explicar o que é engajamento e por que essa é uma métrica importante para o seu negócio.

Vamos lá?

O que é engajamento?

O que é engajamento?

De forma bem simples, é a interação do público com o seu conteúdo.

Por exemplo, no Instagram, é quando alguém dá um like ou comenta na sua publicação.

Qualquer negócio pode conseguir curtidas e comentários só por estar na plataforma, mas a verdade é que sem um bom planejamento, provavelmente o volume não vai ser grande.

Para conseguir um bom engajamento, você vai precisar fazer o seu público se interessar pelo seu conteúdo.

E isso só acontece quando a empresa está focada em gerar valor para o seu seguidor.

Como assim?

Tem perfil que só publica anúncios, não gera nenhum conteúdo e acaba esquecendo que o usuário do Instagram quer conhecer a marca e não necessariamente fazer uma compra.

Quando você produz conteúdo de qualidade, consegue mostrar que o seu objetivo na rede social não é só vender, e aí naturalmente os likes e comentários começam a surgir.

Esse reconhecimento é muito vantajoso para o seu negócio, pois a sua empresa só tem a ganhar quando decide se dedicar a aumentar o engajamento no Instagram. Olha só os motivos…

Por que engajamento é importante para o seu negócio?

Por que engajamento é importante para o seu negócio?

O principal motivo para você se preocupar com o engajamento no Instagram é que por meio dele você pode dar o primeiro passo para estabelecer um relacionamento sólido com o seu público.

É mais ou menos como um relacionamento amoroso. Geralmente antes de assumir algo sério, primeiro você conhece melhor a pessoa.

Para o cliente, comprar um produto é como entrar num relacionamento com aquela marca, e para chegar até lá você precisa fazer com que seus potenciais clientes te conheçam melhor.

E engajar o seu público no Instagram é uma forma de fazer isso.

Só para você ter ideia do quanto isso pode ser poderoso, 50% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que conheceram no Instagram.

Ou seja, criar um relacionamento com os seus seguidores pode ajudar a aumentar as suas vendas.

Além disso, um outro motivo para se preocupar com o engajamento é que o algoritmo do Instagram mudou as regras do jogo em 2016 e as publicações não aparecem mais em ordem cronológica e nem para todos os seus seguidores.

Ou seja, o algoritmo passou ordenar de acordo com os seguintes fatores as publicações vão aparecer quando um usuário abre o aplicativo:

  • o nível de interesse do usuário e prevê o que ele gostaria de ver, baseado no seu comportamento anterior;

  • as postagens recentes, com menos de uma semana;

  • as publicações de perfis que o usuário interage regularmente;

  • e, quanto tempo o usuário fica no feed.

Isso significa que não basta postar regularmente para criar um relacionamento com o seu público, você precisa ir além.

E, pensando nisso, eu separei para você 18 dicas que para te ajudar a aumentar o engajamento no Instagram da sua marca.

Vamos lá?

18 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

18 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Agora que você já sabe o que é um engajamento e porque ele é importante para o Instagram da sua empresa, vou te mostrar o que você pode fazer para aumentar a interação do seu público com a sua marca.

1. Crie uma identidade visual

Você não pode negar que, na sua essência, o Instagram é uma mídia visual.

Sendo assim, o perfil da sua marca precisa ter uma identidade visual muito bem definida para chamar a atenção de quem está visitando o perfil pela a primeira vez e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Você deve seguir uma linha de raciocínio clara e objetiva para o público compreender qual é a intenção da sua marca.

E isso vai desde a foto do perfil até as postagens. Você deve pensar em uma lógica visual para as suas publicações.

Por exemplo, você pode definir uma paleta de cores para ser usada nas fotos publicadas, colocar a sua logo em todas as imagens, ter uma assinatura ou fotografar usando o mesmo cenário…

Olha só como nós (eu e a minha equipe) fazemos no Instagram do KP:

Crie uma identidade visual

Desde as cores utilizadas até o estilo das fotos, tudo ajuda a construir a identidade visual e revela um dos objetivos do perfil, que é levar o público para o blog.

2. Crie um perfil atraente

Já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”?

Pois é.

Quando alguém entra no seu perfil a primeira coisa que ela vê é a sua biografia, logo depois vem os Destaques e, por último, suas publicações.

Ou seja, nada de fazer uma biografia de qualquer jeito.

Aqui no blog, tem um artigo completo para te ajudar a criar a sua biografia, mas de forma bem resumida você pode:

  • colocar uma foto de perfil que faça sentido para a sua empresa;

  • escolher um nome e um nome de usuário que sejam iguais ou semelhantes;

  • colocar o link do seu site;

  • usar os 150 caracteres disponíveis para falar quem é você e o que você faz ou o que sua empresa faz e em qual segmento ela atua.

Além disso, você também pode usar hashtags, contar algo interessante ou convidar o seguidor para consumir um conteúdo.

Depois de caprichar na sua biografia, dedique um tempo para planejar os seus Destaques, que são aqueles stories que ficam fixos no seu perfil.  

Eles são uma ótima sacada para priorizar e organizar conteúdos bem produzidos e essenciais para o seu público.

A Apple faz isso muito bem. Dá uma olhada:

Crie um perfil atraente

 

Eles separam os Destaques em categorias e postam histórias extraordinárias filmadas nos aparelhos da marca.

Ou você também pode fazer como no Instagram do KP e colocar links importantes para os seus seguidores.

 Crie um perfil atraente

3. Crie conteúdos de qualidade

Apenas tirar ótimas fotos e selecionar as melhores não é o suficiente para ter um bom conteúdo e gerar engajamento.

Pois para o seu seguidor interagir com o seu perfil você precisa despertar o interesse nele.

Uma das formas de fazer isso é definindo o que você vai postar e para isso você tem que ter muito claro qual é o objetivo da sua marca e decidir em qual tipo de conteúdo você vai investir.

Por exemplo, você pode postar sobre:

  • Dicas da sua área;

  • Frases motivacionais;

  • Imagens nostálgicas;

  • Fotos humoradas;

  • Assuntos em destaque;

  • Bastidores da empresa;

  • Fotos de seguidores.

Ou então, para criar um conteúdo mais completo, você pode usar o sistema carrossel.

Ele permite o compartilhamento de até 10 imagens em uma única publicação e assim não sobrecarrega o feed do seu seguidor.

4. Coloque legendas atraentes nas publicações

Como eu te falei, o Instagram é na sua essência uma mídia visual, ou seja, o foco do conteúdo está nas imagens, fotos e vídeos.

Mas isso não significa que você deva deixar a legenda (ou descrição) de lado.  

O Instagram te dá 2.220 caracteres para você fazer uma descrição, sendo assim você pode explorar esse espaço fazendo muito mais do que com colocar apenas um emoji ou várias hashtags.

Você pode contar uma história ou explicar algum assunto que tem a ver com a imagem ou foto que você publicou.  

Por exemplo, imagine que você postou uma foto dos bastidores do seu primeiro curso online.

O que você acha que vai fazer os seus seguidores deixar um comentário: um emoji ou um pequeno texto falando sobre o que aquele momento representa para você?

Provavelmente o texto. Pois dependendo do que você colocar na legenda pode fazer os seguidores comentaram frases de incentivos.

Sacou?

A legenda é um complemento da sua postagem.

Mas tome cuidado para não escrever legendas grandes demais, pois isso pode desestimular as pessoas a lerem até o final.

5. Poste com frequência

Você tem um amigo que posta nas redes sociais diariamente e você sabe praticamente todos os passos dele?

Provavelmente, sim. As chances são que ele é um simpatizante da frase “quem não é visto não é lembrando”.

Você pode até achar exagero ele postar todo dia uma coisa diferente, mas sabe de uma coisa?

Ele está totalmente certo.

Se a sua marca ficar dias sem compartilhar conteúdo o seu seguidor pode esquecer o seu perfil e, consequentemente, vai interagir menos.

O que não quer dizer que você tem que publicar várias vezes no mesmo dia. Aqui reina a lei do equilíbrio, ou seja, nem mais nem menos.

Você deve fazer testes para descobrir qual é a frequência ideal dentro que você e a sua equipe consegue produzir e do que o público quer ver.

Por exemplo, você pode começar com uma ou duas publicações por dia, monitorar o engajamento, e depois ir testando se aumentar ou diminuir a quantidade de postagens interfere nisso.

Quando você conseguir definir o que funciona melhor é hora de focar em ter consistência. E para fazer isso, você pode criar um calendário editorial de conteúdo.

É nele que você marca quando e quais conteúdos serão publicados durante o mês, facilitando a organização do que precisa ser produzido.

6. Descubra o melhor dia e horário para postar

Nas segundas às 11h ou às quintas-feiras às 14h? Bom, eu não sei.

Sabe por quê?

Porque o seu público é único.

Eu não posso afirmar que o melhor momento para você postar é na segunda às 11h porque eu não conheço o seu público.

Essa é uma análise que você deve fazer.  Então, não caia na ilusão de que existe um dia e um horário ideal padrão.

O que existe é um dia e horário para a sua marca. Pode ser até mais de um dia e mais de um horário.

Isso você só vai saber analisando as interações dos seus seguidores e fazendo testes.

Para isso você pode usar aplicativos de agendamento, ferramentas de automação e até o próprio Instagram Insights.

7. Não esqueça dos vídeos

A grande maioria das postagens no Instagram são de imagem, mas os vídeos estão cada vez mais dominando a internet.

A grande sacada é que os vídeos têm a possibilidade de aumentar o vínculo emocional com os seus seguidores.

Dessa forma, você pode utilizar esse recurso para contar uma boa história, casos de sucesso ou divulgar algum evento.

Se possível, os vídeos devem ter legendas, afinal de contas a maioria usuários os assistem sem som, ou seja, sem esse recurso é provável que você perca a atenção deles.

O que não é bom, porque uma das coisas que o algoritmo do Instagram usa para determinar a relevância de um conteúdo é o tempo em média que as pessoas passam vendo ele.  

8. Estimule o seguidor a interagir

Você pode até achar que o seguidor sabe que tem que interagir com a sua publicação, mas vou te falar uma coisa: muitas vezes ele não sabe.

Por isso você precisa incentivá-lo a curtir e deixar um comentário.

E como fazer isso? Simples: use as chamadas para ação (calls to action – CTA).

É um convite para pessoa fazer alguma coisa: comentar, deixar um link, marcar alguém.

Veja só o Instagram do Fotoploc:

Não esqueça dos vídeos

Eles usaram uma CTA simples e descontraída para convidar os seguidores a deixarem as dúvidas nos comentários.

9. Interaja com os seguidores

Eu te explique que engajamento é quando o seguidor interage com a sua marca, certo? Exatamente. Mas isso não impede que você faça o mesmo com ele.

Na verdade, ajuda (e muito) o seu engajamento quando você interage com os seus seguidores.  

Por isso, você deve determinar um tempo para curtir publicações de outros usuários e responder comentários e mensagens.

Assim você torna as postagens mais pessoais e incentiva os seguidores a manter uma conversa.

Dá uma olhada no Instagram da empresa de hotéis de Luxo Ritz-Carlton:

 Interaja com os seguidores

Além de publicarem a foto de um seguidor que usou a hashtag criada por eles (#rcmemories), eles também responderam um comentário de outro usuário.

Essas ações podem aumentar a confiança e a fidelidade do seu público e, consequentemente, aumentar o seu engajamento.

Porque, como te falei no início desse artigo, o Instagram mostra com prioridade as publicações de perfis que o seguidor mais interage.

10. Use #hashtags

Existem diversas maneiras de você usar as hashtags para aumentar o engajamento no Instagram.

Uma delas é usar nas postagens para atrair quem ainda não te conhece, pois agora, assim como é possível seguir perfis, as pessoas podem também seguir hashtags.

Se você usar, por exemplo, #crossfit em uma foto, todas as pessoas que seguem a hashtag vão visualizar a sua publicação mesmo que elas não sigam a sua página.

O mesmo acontece quando você usa hashtags nos stories: pessoas que ainda não te segue pode ver o seu conteúdo.

Ah, você também pode usar hashtags que são tendências.

Por exemplo: a  #tbt, usada às quintas-feiras para postar fotos de algum momento que já passou, pode te ajudar a impulsionar publicações de forma natural.  

Ou a #instagood, que é a segunda hashtag mais usada na plataforma, que serve para marcar aquela foto que você tem orgulho de ter tirado.

Fique ligado para usar hashtags de assuntos relevantes para o seu público e não colocar qualquer uma sem sentido.  

Se o seu Instagram é voltado para empreendedorismo, por exemplo, seria legal você usar hashtags que ajudam o seu público a te encontrar.

A #empreendedor e #empreendedorismo são ótimas, mas são muito concorridas (uma tem 1.415.015 publicações e a outra 4.868.039).

O melhor é combinar essas hashtags mais genéricas com uma de cauda longa. Por exemplo: #empreendedorismofeminino ou #empreededordigital.

Elas têm, comparada com as outras duas, menos publicações. O que significa que a sua postagem terá mais probabilidade de ficar perto do topo da página.

Só toma cuidado para não encher seu post de hashtags. Embora o Instagram autorize até 30 hashtags, tente usar entre 5 e 10 em cada publicação. Assim você não corre o risco de ser considerado um spam.

Para terminar essa dica, você pode criar sua própria hashtag para conseguir ser reconhecido e atrair mais engajamento. A ideia é chamar os seguidores para usá-las também, como no exemplo da #rcmemories.

11. Use os stories

O Instagram Stories é uma função disponível na plataforma para os usuários publicarem fotos e vídeos que podem ser visualizados por 24h e depois podem ser colocados no Destaque no perfil.

Esse é um recurso que está cada vez mais sendo utilizado pelos os usuários do Instagram e você pode aproveitá-lo de diversas formas.

Listei aqui para você algumas formas de usar o Stories para aumentar o seu engajamento:

  • Compartilhar os bastidores da empresa;

  • Postar uma dica rápida ou tutorial;

  • Anunciar uma oferta em primeira mão;

  • Usar o adesivo de votação e deixe o seu público escolher qual será o próximo conteúdo;

  • Usar o adesivo de perguntas e responda as dúvidas;

  • Usar a hashtag de referência e marcar quem está com você nos stories;

  • Compartilhar quem te mencionou;

  • Utilizar o adesivo de localização;

  • Usar hashtags;

  • Apresentar novos produtos;

  • Usar a função “saiba mais” para divulgar um link.

Se você não tem muito tempo para se dedicar aos stories você pode gravar todos em um dia e agendar as publicações por meio de outro aplicativo.

E tome cuidado para não postar vários stories de uma vez, pois os seus seguidores podem se cansar e pular o seu perfil.

12. Faça Lives

Simples e rápidas, as transmissões ao vivo de vídeo no Instagram são feitas pelo stories.

E o melhor é que, quando você começar a fazer uma transmissão, seus seguidores que estão online recebem uma notificação.

Isso é muito bom, pois incentiva o seu público a participar.

Você também pode deixar disponível por 24 horas e até mesmo salvar para publicar depois.

Se você quiser saber mais sobre como fazer lives no Instagram, eu explico tudo sobre esse recurso nesse artigo.

13. Participe de discussões relevantes para o seu público

Para participar de discussões relevantes para o seu público a primeira coisa que você tem que fazer é descobrir quais são os perfis que tem mais a ver com o seu nicho de mercado.

Mas nada de entrar em publicações de concorrentes. A ideia é procurar perfis com tópicos relacionados ao seu negócio e que não faça concorrência.

Por exemplo, se você ensina as pessoas como se exercitar, publicações sobre alimentação saudável ou roupas esportivas são um bom lugar para começar.

Quando você entra uma publicação para debater um assunto de interesse do seu público, é muito provável que algumas pessoas entrem no seu perfil.

E, se gostarem do seu conteúdo, é bem possível que passem a te seguir.

Mas lembre-se que o propósito é conversar sobre o assunto e não ficar pedindo seguidores ou likes.

Primeiro porque essa prática pode te deixar bem longe do seu público-alvo e, segundo, porque seguidores por si só não aumenta engajamento.

14. Participe de um Pod no Instagram

Você já ouviu falar de Pods no Instagram?

Eles são grupos privados de 10 a 15 usuários, geralmente, perfis de blogueiros e empresas que têm como objetivo trabalhar em conjunto para aumentar o engajamento no Instagram.

Funciona mais ou menos assim: toda vez que alguém que está no grupo publica uma nova postagem, ela é divulgada no pod e todos os membros curtem e deixam um comentário autêntico.

Essa é uma estratégia ousada, mas que não deve ser descartada nem deve ser o seu carro chefe.

Só tome cuidado para você não promover um engajamento falso. Para evitar isso você pode procurar por grupos que compartilham o mesmo público que você.

15. Crie concursos e sorteios com moderação

Se você é ativo no Instagram já deve ter visto, participado ou já foi marcado em uma publicação de concurso ou sorteio.

Essa é uma boa estratégia, no entanto, deve ser usada com moderação para não atrair apenas “caçadores de promoções”.

Aquelas pessoas que participam de todos os sorteios possíveis e assim que o resultado sai eles deixam de seguir a página.

Além disso, não funciona muito bem a longo prazo. Pois o engajamento acontece apenas na publicação do concurso ou sorteio.

Uma dica boa é procurar perfis que tenha a ver com o seu público e tentar uma parceria.

E se rolar, não esqueça de deixar as regras bem claras e escolher uma recompensa que faça sentido para os seguidores.

16. Promova o seu Instagram em outras redes sociais

Não faz mal nenhum recordar os seus seguidores de outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, que você também tem uma conta no Instagram.

Você pode fazer isso criando publicações que direcionam as pessoas ao seu perfil na plataforma.

Ou, através do próprio Instagram, se conectando com o Facebook, Twitter e Tumblr.

Isso permite você compartilhar a mesma postagem em mais de uma mídia social e, indiretamente, chamar as pessoas para o seu perfil no Instagram.

Mas use essa função com moderação. Nem sempre o que gera engajamento em uma rede social pode gerar na outra.

17. Anuncie no Instagram

Anunciar no Instagram é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar o engajamento.  

Não tem como a pessoa pular o seu anúncio ou fechar a janela. Ele simplesmente se infiltra entre as outras postagem.

Ou seja, o seu conteúdo consegue alcançar muitas pessoas e se quem estiver vendo se interessar pode dar um like ou até mesmo seguir o seu perfil.

Outra coisa boa é que a plataforma não tem preço fixo por anúncio, eles trabalham com lances.

Isso significa que você pode separar um valor que esteja de acordo com o seu orçamento.

18. Analise seus esforços pelo Instagram Insights

O Instagram Insights é uma ferramenta da própria rede social que permite você acessar vários dados analíticos da sua conta empresarial de forma gratuita.

Com ele você consegue aprender mais sobre como o seus seguidores se comportam, quem visita seu perfil, quantas vezes uma postagem foi visualizada, entre tantas outras funcionalidades.

Mas só vai te dar resultado se você realizar alguma ação em cima dos números.

Por exemplo: reduzir o investimento daqueles anúncios que não estão dando certo. Ou investir em fazer publicações semelhantes a que teve mais engajamento.

Converta o engajamento no Instagram em vendas

Converta o engajamento no Instagram em vendas

Conseguir engajamento é muito bom e, como eu te disse no começo, pode aumentar as chances de você vender mais.

Para isso acontecer, você precisa dar o próximo passo que é levar os seus seguidores para uma landing page onde você vai conseguir uma forma de contato com eles, geralmente um e-mail.

É por meio desse contato que você fortalece o relacionamento que começou no Instagram, para que, quando você fizer a oferta do seu produto ou serviço, as chances dos seus seguidores se converterem em clientes sejam muito maiores.

Não sabe como criar uma landing page?

Nessas horas, o Klickpages é ferramenta ideal para te ajudar.

Veja como é simples:

  1. Escolha seu modelo: veja as opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: tudo pronto? Por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão

Para aumentar o engajamento no Instagram da sua marca você precisa parar de fazer o que você está fazendo.

Porque se você continuar com as mesmas estratégias de engajamento os resultados sempre serão os mesmos.

Nesse artigo, eu te expliquei que não adianta muito você só ir atrás de seguidores e esquecer que precisa criar um relacionamento com eles.

E para isso acontecer você pode colocar em prática as 18 dicas para aumentar o engajamento no Instagram que te mostrei.

São ações simples, mas que exigem esforço, dedicação e paciência.

Também te falei que é importante analisar os seus resultados e, se necessário, fazer alterações na sua estratégia para aumentar o engajamento.

Agora, é com você: qual dica você já colocou em prática e qual foi o resultado? Me conta nos comentários! 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.