8 dicas de como aparecer no explorar do Instagram

8 dicas de como aparecer no explorar do Instagram

O Instagram coloca um holofote em cima do seu conteúdo para chamar a atenção de potenciais clientes, quando você aprende como aparecer no explorar do Instagram.

É sério. 

Ele literalmente coloca o seu conteúdo em uma posição de destaque para pessoas que ainda não te seguem, mas que têm interesse no que você fala.

Pessoas que podem se tornar potenciais clientes valiosos para o seu negócio.

E, sendo bem sincera, ninguém conhece melhor os usuários do Instagram do que a própria rede social.

Então, ele sabe muito bem o que recomendar para quem.

Só que é o seguinte.

Para o Instagram colocar esse holofote nas suas postagens, você precisa fazer por merecer.

E é isso que eu te explico aqui neste artigo.

Além de ver 8 dicas de como aparecer no explorar do Instagram, você ainda vai descobrir como o conteúdo é escolhido para aparecer nessa seção do aplicativo e por que você deve investir nesse recurso.

Mas, primeiro…

O que é o explorar do Instagram?

O que é o explorar do Instagram?

O explorar é uma guia, uma seção do aplicativo do Instagram para os usuários descobrirem novos conteúdos e perfis relacionados ao que eles curtem.

Ela é aquela lupa O que é o explorar do Instagram? que fica entre o botão da tela inicial e o de adicionar uma nova foto ao feed.

Quando o usuário clica nessa lupa, aparece no topo a opção de fazer uma pesquisa, algumas categorias de conteúdo e logo abaixo várias publicações semelhantes às que ele interagiu mais nos últimos dias.

O que é o explorar do Instagram?

Mas, além disso, se o usuário fizer uma busca, ele pode filtrar por principais, contas, tags e locais.

O que é o explorar do Instagram?

E o legal disso é que as opções de tags e locais colocam o usuário em contato com conteúdos diferentes dos perfis que ele já segue, mas que estão alinhados com a busca e os interesses dele.

Essa parte da busca funciona praticamente como uma extensão do explorar.

Mas por que o seu negócio deveria investir nesse recurso? Quais são as vantagens?

É sobre isso que eu te falo agora.

Por que investir nesse recurso?

Por que investir nesse recurso?

O explorar não foi feito para o perfil da sua empresa ganhar milhares de seguidores de uma hora para a outra.

Se você está indo com essa ideia é melhor tirar o cavalinho da chuva.

A grande vantagem dele é que é uma forma orgânica do Instagram promover o seu negócio para pessoas potencialmente interessadas nele.

Isso porque o explorar de cada usuário é único. 

O algoritmo da ferramenta seleciona o que vai aparecer nesse espaço de acordo com as publicações e perfis que a pessoa segue e interage.

Dessa forma, por exemplo, se você é do nicho de alimentação saudável, uma publicação sua pode aparecer nessa seção para pessoas que têm pesquisado, seguido e curtido perfis sobre dietas, mesmo que ela não te siga.

Se o seu conteúdo for bom, as chances são que o usuário pode se interessar em ver outros posts e saber mais sobre o seu negócio.

No final das contas, você deveria investir nesse recurso porque é uma forma de aproveitar algo que você já faz ou deveria fazer, que é publicar conteúdo no Instagram, para conseguir de forma orgânica novos potenciais clientes para o seu negócio.

E se você já está querendo saber como fazer suas postagens aparecerem no explorar do Instagram para colocar a mão na massa, segura aí mais um pouquinho, porque primeiro eu preciso te explicar…

Como é escolhido o conteúdo que aparece no explorar do Instagram?

Como é escolhido o conteúdo que aparece no explorar do Instagram?

Como eu te expliquei, o explorar de cada usuário é único porque depende dos interesses dele e daquilo que ele interage na rede social.

No seu site, o próprio Instagram afirma que “as publicações são selecionadas automaticamente com base em parâmetros como as pessoas que você segue ou as publicações que você curte”.

Ou seja, o conteúdo que vai aparecer no explorar é baseado:

  • nas contas que você segue;

  • nas contas que você interagiu (não necessariamente segue);

  • no que você curtiu recentemente;

  • e no que você salvou.

E, agora, finalmente você vai ver… 

Como aparecer no explorar do Instagram: 8 dicas essenciais

Como aparecer no explorar do Instagram: 8 dicas essenciais

Não tem como garantir que suas publicações vão aparecer no explorar do Instagram e nem para quem isso vai acontecer.

Até porque esse recurso é totalmente dependente do comportamento do usuário.

Mas as 8 dicas que você verá nas próximas linhas definitivamente podem aumentar as chances do seu negócio se beneficiar com o explorar.

Olha só: 

#1 Tenha um perfil comercial

Primeiramente, se você tem uma empresa, a conta dela no Instagram deve ser um perfil comercial. 

Não tem nem o que discutir.

Pois esse tipo de perfil oferece mais possibilidades de crescimento e funcionalidades exclusivas, como a criação de anúncios e insights sobre o seu público

Além disso, se você observar, boa parte das publicações que aparecem no explorar vêm de contas desse tipo.

#2 Conheça bem o seu público

Já que a seção explorar é personalizada de acordo com os interesses de cada usuário, você precisa conhecer o seu público muito bem para publicar imagens e vídeos com potencial de aparecer lá.

Eu separei para você alguns artigos aqui do blog do KP que podem te ajudar nessa missão:

#3 Poste conteúdo de valor

Um dos fatores que vai te ajudar a aparecer na guia explorar é o Instagram entender que seu perfil é relevante para quem está interessado em determinado assunto.

E como você faz isso?

Produz conteúdo de valor.

Isso quer dizer imagens e vídeos que educam ou entretêm os seus seguidores, algo que eles vão olhar e ter vontade de compartilhar com os amigos e familiares.

E, para acertar em cheio nos conteúdos para Instagram, dá uma olhada nesses artigos que eu trouxe aqui para você:

#4 Incentive a interação

As publicações que aparecem no explorar já foram curtidas, comentadas e salvas por outros usuários.

Isso significa que se o engajamento com os seus posts está baixo, você precisa melhorá-lo para que o Instagram entenda que o seu conteúdo é relevante para as pessoas que acessam a rede social.

Não sabe como aumentar o engajamento? Olha esse artigo que o Hugo escreveu sobre o assunto: 

Como aumentar engajamento no Instagram: 18 formas para você começar hoje

#5 Use geolocalização

Na parte da pesquisa, quando um usuário busca por um determinado lugar, todas as publicações e stories que foram marcados com aquela localização aparecem.

Use geolocalização

Você pode criar posts mirando em lugares específicos para aumentar suas chances de ser descoberto.

#6 Pesquise

Para ter ideias sobre o que publicar, localizações para usar e até mesmo hashtags, pesquise quais são as páginas que o seu público segue e que tipo de conteúdo ele tem curtido.

Isso provavelmente vai te ajudar a ter insights para melhorar sua estratégia no Instagram.

#7 Use hashtags

As hashtags ajudam o público a encontrar imagens e vídeos sobre assuntos que eles querem saber.

E, atualmente, o Instagram ainda envia uma notificação indicando quando você curte diversas publicações marcadas com uma hashtag dentro de uma semana, para que você possa segui-la ou descobrir outros posts semelhantes.

Mas, além disso, utilizá-las de forma adequada pode ajudar a rede social a classificar melhor o seu conteúdo dentro das categorias que aparecem na guia explorar.

Quer conhecer melhor como utilizar as hashtags? Confira o artigo Hashtag (#): o que é e como usar no Instagram, Twitter e outras redes, aqui no blog do KP.

#8 Escolha o melhor horário para as suas postagens

Apesar de não existir um melhor horário para se postar no Instagram, há os momentos de pico quando o seu público está mais presente na rede social.

Aproveite esses ápices para publicar conteúdo novo, pois como mais seguidores estão ativos, você terá mais chances de conseguir curtidas e comentários rapidamente.

E, dessa forma, ser notado como relevante pelo Instagram.

Mas é o seguinte.

Uma vez que os seus conteúdos estão aparecendo no explorar da galera é hora de dar o próximo passo para levar o seu relacionamento com o seu público para o próximo nível e fechar uma venda.

Por isso, eu não poderia deixar de te dar uma dica final: 

Como transformar seguidores em clientes

Como transformar seguidores em clientes

O Instagram é uma ótima rede social para você começar uma conversa com os seus potenciais clientes e formar a sua audiência.

Mas ela não é o melhor lugar para você fazer uma venda logo de cara, porque a maioria das pessoas ali estão buscando criar relacionamentos por meio das fotos e vídeos compartilhadas com amigos e familiares.

Fora que você não consegue controlar para quais pessoas a sua mensagem está chegando.

Isso porque o algoritmo da rede social não distribui seus posts para todos os seus seguidores, só para uma parte deles, a que mais interage com a sua página.

Ou seja, se você fizer uma oferta, não tem nenhuma garantia que ela vai chegar para todo mundo que está interessado.

Por isso você precisa dar o próximo passo.

Que é atrair essa galera para uma página de captura, ou seja, um lugar onde elas vão deixar o endereço de e-mail em troca de uma recompensa, que pode ser um e-book, templates, infográficos

Porque depois com o e-mail dessas pessoas, você tem um canal de comunicação mais direta para falar sobre a necessidade do seu produto ou serviço e aí sim fazer uma oferta.

Não sabe como criar uma página de captura? O Klickpages é a ferramenta ideal para te ajudar nessas horas.

Com ele, basta seguir apenas esses 3 passos para ter sua página no ar:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  2. Divirta-se customizando a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que você não queira.

  3. Publique: com tudo pronto é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Como aparecer no explorar do Instagram - Conclusao

Neste artigo, você viu que o Instagram pode colocar um holofote no seu conteúdo e recomendá-lo para pessoas com potencial de serem clientes valiosos para o seu negócio.

Isso acontece por meio da guia explorar, que é uma seção onde aparecem postagens relacionadas às últimas publicações que você curtiu, salvou ou de perfis semelhantes aos que você segue.

E por estar conectada ao comportamento do usuário, o explorar de cada um é único.

Além disso, eu te falei que o principal motivo para investir nesse recurso é que conseguir aparecer nessa seção pode te ajudar a conquistar mais seguidores e potenciais clientes.

Porque o seu conteúdo vai aparecer justamente para pessoas que estão buscando e interagindo com postagens semelhantes às suas.

Ou seja, estão potencialmente interessadas no que você pode oferecer.

Mas para isso acontecer, você precisa fazer a sua parte e colocar em prática as dicas que eu te dei aqui, entre elas: conhecer bem seu público, publicar conteúdo de valor e incentivar a interação.

Agora é hora de colocar a mão na massa.

Ah, e não se esqueça de me contar aqui nos comentários o que você achou deste artigo! 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)