Clube de assinatura: como ser pago para presentear seus clientes

Clube de assinatura: como ser pago para presentear seus clientes

Você literalmente ganha dinheiro para presentear o seu cliente. É isso que acontece quando a sua empresa tem um clube de assinatura.

Eu já te explico o por quê. Antes, eu quero te dar um exemplo pessoal.

Uma das minhas maiores paixões na vida é a leitura. Eu amo ler desde pequena e procuro manter esse hábito bom na minha vida.

Acontece que eu conheci a TAG – um clube de livros que oferecia tudo o que eu (nem sabia que) queria e precisava para fazer isso com ainda mais prazer.

Aí eu resolvi assinar. E comecei a receber na minha casa, todo mês, uma edição lindíssima e exclusiva de um livro (surpresa) que era escolhido por grandes nomes da literatura.

E junto vem mimos, revistinhas com conteúdos sobre a obra e o autor… E ainda tem encontros presenciais para debater sobre a leitura.

Eu simplesmente amei desde o primeiro momento.

A cada caixinha que recebo, a sensação que eu tenho é a de que todo mês eu recebo um presente. 

Pronto. Agora você sabe exatamente como o assinante de um clube de assinatura se sente.

Já pensou em ter clientes alimentando esse tipo de sentimento pelo seu negócio?

Pois é. É disso que estou falando.

Ao implementar essa modalidade na sua empresa, você tem a chance de oferecer exclusividade, comodidade e conforto para o seu público.

O resultado disso são clientes cada vez mais satisfeitos e fiéis à sua marca. 

O que tende a resultar no melhor tipo de marketing que existe para o seu negócio (o boca a boca) e a aumentar o seu fluxo de vendas.

Tudo isso com uma venda só.

Mas agora é que vem a melhor parte:

Além de presentear o seu cliente, você ainda é pago por isso. Todo mês.

Então, se você quer desfrutar de tudo isso que eu te falei e ainda encher a sua carteira, continua aqui comigo, que eu vou dar a letra de como aplicar esse modelo no seu negócio.

E ainda dou 15 exemplos para você se inspirar.

Bora lá!

O que é um clube de assinatura?

O que é um clube de assinatura?

Clube de assinatura é um modelo de negócio no qual as empresas geram renda de forma recorrente com a distribuição dos seus produtos ou serviços.

Do planejamento até os detalhes da execução, essa modalidade de vendas tem como objetivo principal a fidelização dos clientes.

Funciona assim:

Ao fazer parte do clube oferecido por uma marca, o cliente se compromete a pagar um valor de acordo com o plano escolhido – mensal, semestral ou anual.

E, nesse mesmo período, ele recebe o produto regularmente (geralmente em casa).

Hoje em dia, os clubes que estão na moda são aqueles em que o assinante recebe uma caixinha com o produto selecionado, entre outros mimos e itens que agregam à experiência do consumidor.

Inclusive, os exemplos que eu vou te mostrar já já seguem majoritariamente esse modelo.

Mas outra forma de entregar esse produto ou serviço é através do email.

Esse seria o caso das empresas que vendem infoproduto, por exemplo, como newsletters, cursos, podcasts, materiais informativos ou mesmo vídeos exclusivos.

O lance é que esse modelo funciona para diferentes nichos de mercado, dos mais variados segmentos.

Desde cervejas e cafés especiais até livros, produtos de cuidados pessoais e cultura nerd.

Bom. Acontece que esse modelo de negócio não é exatamente uma novidade. Já que até mesmo na época de ascensão dos jornais e revistas, era basicamente assim que eles eram vendidos.

O leitor pagava diária ou mensalmente para receber os conteúdos escolhidos na porta de casa.

Só que, de uns tempos para cá, os clubes de assinatura voltaram com tudo, pois os empreendedores perceberam o potencial dessa estratégia na hora de vender mais e por mais tempo.

Eles viram que oferecer um material criativo, personalizado e inovador é a chave para se destacar da concorrência.

Principalmente em um contexto onde as necessidades e desejos do cliente passam a ser prioridade.

Não é à toa que o mercado de clubes de assinatura movimenta cerca de 1 bilhão de reais ao ano no Brasil. 

E digo mais: a tendência é que esse tipo de negócio continue crescendo, justamente por se mostrar tão vantajoso, tanto para os clientes, como para as empresas.

É exatamente isso que eu vou te mostrar agora.

As vantagens do clube de assinatura para os clientes

As vantagens do clube de assinatura para os clientes

O clube de assinatura oferece várias vantagens para os clientes. Uma delas é a curadoria.

Isso quer dizer que geralmente os conteúdos enviados são escolhidos e recomendados por especialistas no assunto, para garantir que o que vai chegar para o consumidor é um item de extremo valor e qualidade.

Em alguns casos, o assinante também tem acesso a produtos exclusivos. E algumas empresas oferecem ainda o fator surpresa nesse combo.

Com isso, o público tem a sensação de pertencimento a um grupo seleto.

Falando nisso, outra coisa que o clube de assinatura proporciona para o cliente é o senso de comunidade, principalmente ao se identificar com a marca, sua cultura, linguagem e valores.

Sem falar na comodidade de receber em casa, na caixa de entrada ou qualquer que seja o meio escolhido, todo mês, esse material. Sem precisar ir atrás para realizar a compra.

Tudo isso permite que o cliente tenha uma experiência completa com a marca.

A sensação que fica é a de realmente estar se presenteando todo mês.

E, claro, o lado financeiro também fala alto nessas horas. 

Os preços oferecidos nessa modalidade costumam ser mais baratos do que o normal encontrado por aí.

Vou te dar outro exemplo pessoal. Como eu disse lá em cima, eu assino a TAG Livros e sou apaixonada pela experiência que ela me proporciona. 

Mas também costumo colocar na ponta do lápis a comparação entre a qualidade do material que eu recebo todo mês e o valor que eu costumo pagar.

Para você ter uma ideia, eu pago 67 reais (contando com o frete) na assinatura do plano Curadoria. E, há uns meses, eles enviaram uma obra que na livraria estava nada menos que 85 reais.

Tirando o fato de ser uma edição exclusiva para os assinantes, em capa dura, com luva protetora, marca páginas e ainda um mimo maravilhoso acompanhando.

Para mim, pelo menos, isso só reforça que o custo-benefício é excelente e me mostra que vale a pena continuar com essa assinatura.

Agora, você deve estar se perguntando…

E o que as empresas ganham?

E o que as empresas ganham?

Na minha opinião, se eu parasse de falar sobre as vantagens no tópico anterior, você, como empreendedor, já teria motivo suficiente para implementar o clube de assinatura.

Afinal de contas, cliente satisfeito tende a ser um cliente mais fiel e por mais tempo.

E talvez você saiba, talvez não, mas fidelizar clientes é 5 vezes mais barato do que conquistar novos clientes.

Sendo que você ainda transforma essa galera em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Ótimo! Mas não é só isso. Se liga nos outros benefícios que uma empresa pode ter com esse modelo de negócio.

Primeiro que se trata de um renda recorrente. Você vende uma vez só e já garante* a sua presença ali na vida do cliente todo mês.

(*Garante, assim, né… Desde que mantenha a qualidade que é esperada do seu produto ou serviço e continue surpreendendo o cliente constantemente. Também não dá para deixar a peteca cair.)

Segundo que aumenta o seu fluxo de vendas, principalmente se você optar por oferecer diferentes tipos de planos para o seu público.

Aí dá para monetizar com várias opções de ticket médio: os mais caros, para opções mais completas, e os mais baratos, no caso de planos mais simples e limitados.

Outra vantagem para as empresas é a possibilidade de testar novos produtos ou serviços e saber como foi a receptividade dos assinantes.

Pode ser até mesmo através de mimos, caso não queira correr o risco de fazer testes com o produto principal.

Isso permite que você tenha pelo menos uma ideia de como seria a aceitação dessa novidade em vendas futuras, por exemplo.

Mais uma coisa que não se consegue facilmente nos meios tradicionais de venda. 

Como implementar o clube de assinatura no seu negócio

Como implementar o clube de assinatura no seu negócio

Depois de ver todas as vantagens que eu listei, é provável que você tenha chegado até aqui já pensando em como lançar o seu próprio clube de assinatura.

Pois não se preocupe, que agora eu te mostro como é totalmente possível implementar esse modelo de negócio aí na sua empresa.

Anota as dicas que eu separei para você:

Conheça o seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, você precisa avaliar se o seu público-alvo é aberto a essa novidade no seu negócio.

Apesar de ser possível implementar esse modelo em diferentes tipos de nicho, o seu melhor termômetro é a opinião do seu público.

Para isso, faça pesquisas e entenda o comportamento da sua persona.

Tenha em mente que, quanto mais segmentado for o seu público, maiores as chances de dar certo.

Outra forma de analisar se vale a pena é ficar de olho na concorrência e se eles estão se movimentando para criar essa possibilidade.

Se você for o pioneiro, na verdade, é ótimo! Sinal de que vai sair na frente, inovar e aumentar as chances de se destacar ainda mais no mercado.

Selecione bem os seus produtos

Um dos principais pontos do clube de assinatura é justamente a curadoria, a seleção especial do que será entregue ao consumidor.

Lembre-se que aqui a proposta é oferecer algo único, de alta qualidade, inovador ou até mesmo lançamentos.

Afinal de contas, se for para comprar um item qualquer, basta o cliente entrar em um site da internet.

Então, procure trabalhar com os produtos ou serviços de destaque aí na sua empresa.

Considere diversificar seus planos

Para alcançar ainda mais pessoas e aumentar o seu fluxo de vendas, eu sugiro que você pense em planos diversificados.

Podem ser opções flexíveis de pagamento ou segmentações por interesses específicos dentro do seu nicho, por exemplo.

Quer ver como isso é feito na prática? Vem comigo que eu te mostro…

15 exemplos de clube de assinatura para você se inspirar

15 exemplos de clube de assinatura para você se inspirar

Como eu te falei lá em cima, empresas de vários segmentos podem criar o seu próprio clube de assinatura. O lance é ter criatividade e pensar em soluções que despertem o interesse do público.

Para te mostrar o quão diversificado pode ser esse mercado e, quem sabe, até mesmo te inspirar, eu separei aqui 15 exemplos. Olha só:

Clubes de assinatura de comida

1. GlutenFree Box

O GlutenFree Box surgiu como uma solução para pessoas que querem ou precisam de opções sem glúten na alimentação, mas que também querem desfrutar da comodidade de não precisar ir atrás desse tipo de lanche (que nem sempre é fácil de encontrar).

2. Sociedade da carne

Esse aqui foi feito para a galera do churrasco. 

A Sociedade da Carne entrega para o cliente carnes de qualidade, fresquinhas e selecionadas.

E, para completar a experiência dos amantes da boa carne, eles ainda enviam dicas de mestres churrasqueiros para o aperfeiçoamento da técnica.

3. Clube do Queijo

Já o Clube do Queijo trabalha com a seleção e entrega de queijos especiais, dependendo do plano escolhido.

Como existem produtores por todo o país, é mais complicado achar queijos artesanais nos grandes centros. E aí esse clube surgiu como uma ponte entre os produtores e os consumidores.

4. Candy in Box

O clube Candy in Box veio para saciar a vontade daqueles “viciados” em um docinho, haha.

Essa caixinha vai recheada de chocolates, balas, doces de vários tipos, bebidas e, às vezes, até mesmo uns salgadinhos. Tudo isso de diferentes lugares do mundo.

Clubes de assinatura de bebida

5. Wine

O Wine é o clube de assinatura perfeito para os amantes de um bom vinho.

O cliente escolhe o tipo de vinho que tem preferência e a quantidade de garrafas que deseja receber todo mês em casa.

E aí, é só esperar vir uma seleção especial.

6. U.Coffee

Já para quem gosta de cafés especiais, o U.Coffee é uma boa pedida.

Todo mês o assinante recebe em casa um pacote de café (moído, em grãos ou em cápsulas) de uma fazenda diferente e, claro, de altíssima qualidade.

E ele enviam o café um dia depois da torra, para que o cliente possa experimentar o café recebido ainda fresquinho.

7. Clube do Malte

Falando em bebidas, a cerveja não podia ficar de fora. 

E para os apreciadores de uma boa cerveja, o Clube do Malte é ótima opção.

Nos planos disponíveis, os assinantes têm a chance de receber em casa cervejas especiais, além de copo e revista exclusivos.

Clubes de assinatura de livros

8. TAG – Experiências Literárias

Até aqui você já deve ter percebido que eu falo bastante da TAG, não é? E eu confesso que, como uma pessoa apaixonada por livros, esse clube aqui é o meu xodó.

O legal da TAG Livros é que todo mês ela oferece, além da obra escolhida por grandes nomes da literatura, uma revista e um mimo que complementa a experiência do leitor.

Eu já recebi calendário, chás, óleo aromatizante… Tudo de uma forma que conversa com a leitura da vez.

E, recentemente, eles disponibilizaram mais uma opção de plano, para aqueles que curtem uma leitura mais fluida. 

Nesta, eles enviam best-sellers internacionais que ainda são inéditos no Brasil.

9. Leiturinha

Seguindo a mesma pegada de curadoria de livros, o Leiturinha tem um diferencial: ele foi pensado para estimular a leitura na infância.

Aqui, os livros são escolhidos de acordo com a faixa etária dos assinantes mirins, a partir dos 2 anos de idade.

Clubes de assinatura de cultura nerd

10. Nerd ao Cubo

O Nerd ao Cubo é focado no público nerd, principalmente os mais ligados em games.

A caixa contém itens variados (camisetas, canecas, posters…) selecionados de acordo com o tema do mês.

11. Omelete Box

Outra opção para a galera que acompanha o universo geek é o Omelete Box

Os assinantes recebem em casa produtos exclusivos e licenciados das maiores franquias de filmes e jogos.

Eu já assinei esse clube por um tempo e simplesmente amei os itens que vieram dos meus personagens favoritos. =D

Clubes de assinatura de cuidados pessoais

Clubes de assinatura de cuidados pessoais

12. Glambox

Voltado para o público feminino, o Glambox é um dos maiores clubes de assinatura do Brasil atualmente.

Eles enviam para a assinante produtos de beleza e cuidados pessoais, como shampoos, condicionadores, batons, esmaltes e etc.

Dessa forma, as mulheres têm a chance de testar produtos novos e de alta qualidade por um preço acessível.

Ah! E para que a cliente não corra o risco de receber algo que não condiz com o seu tipo de pele e cabelo, por exemplo, é possível indicar suas preferências e o seu perfil bem direitinho no site deles.

13. Home Shave

Já para os homens, existe um clube bem inovador, que envia para a casa do assinante lâminas de barbear.

Os clientes do Home Shave selecionam a lâmina de sua preferência e a periodicidade das entregas, e aí é só esperar pelos produtos com bastante comodidade.

Outros clubes de assinatura

14. Box.Petiko

Os animais não podiam ficar de fora. 

E, para atendê-los, surgiu o Box.Petiko, que seleciona e envia produtos variados, como petiscos e brinquedos personalizados para cada porte de cachorro.

15. Papel na Caixa

O Papel na Caixa foi criado pensando nas pessoas que são apaixonadas por itens de papelaria.

Eu sou uma delas e sempre fico querendo comprar tudo o que vejo pela frente quando entro em uma dessas lojas.

E quando a gente quer todas as opções disponíveis, nada melhor do que um especialista escolhendo os melhores produtos para você. 

É justamente esse o objetivo desse clube de assinatura: enviar materiais diversificados e selecionados para a casa do assinante. 

Pronto! Acredito que esses 15 exemplos podem te dar a inspiração que você precisa para implementar essa modalidade no seu negócio.

Agora vou falar de mais um ponto importante para que você tenha sucesso nas vendas.

É assim que você conquista mais clientes para o seu clube

É assim que você conquista mais clientes para o seu clube

Mesmo fazendo todo o dever de casa direitinho e pensando no melhor produto ou serviço possível para oferecer ao seu público, saiba que não são todas as pessoas que vão topar, de cara, entrar no seu clube de assinatura.

E tá tudo bem. Algumas pessoas simplesmente não estarão preparadas pra isso ainda.

Afinal de contas, cada cliente é único e tem uma jornada diferente para chegar até a compra.

E aí, para conquistar mais pessoas, alcançar as que estão em outras etapas do seu funil de vendas e, consequentemente, vender mais

A maneira mais efetiva é nutrir a sua audiência com conteúdo de qualidade e extremo valor. E eu sugiro que você faça isso através do email.

Por isso, você precisa direcionar o seu público até uma landing page de alta conversão

Nesse momento, entra o seu melhor aliado: o Klickpages.

Com o KP, é muito simples criar a sua própria landing page totalmente personalizada. São apenas 3 passos. Olha só:

  • Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes;

  • Customize a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Agora você já sabe que tem a chance presentear o seu cliente e ainda ser pago por isso.

Porque, neste artigo, eu te mostrei o que é um clube de assinatura e como usá-lo para fidelizar e conquistar mais clientes para o seu negócio.

Falei ainda das vantagens que você pode oferecer aos seu público, como a curadoria, a comodidade de não precisar ir atrás do produto todo mês, serviços exclusivos e o custo-benefício, que é excelente.

Disse também as vantagens que isso resulta na sua empresa: clientes mais satisfeitos, aumento do fluxo de vendas, possibilidade de testar novidades com segurança e se destacar da concorrência.

E, como aqui a gente não dá ponto sem nó, você viu os 3 passos básicos para ter um clube de assinatura para chamar de seu e ainda 15 exemplos de sucesso que podem te inspirar.

E aí? O que acha de ter tudo isso aí na sua empresa? 

Não deixa de me contar aqui nos comentários! =)

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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