Chatbot para Facebook: o que é, como funciona e vantagens

Chatbot para Facebook: o que é, como funciona e vantagens

O que acha de investir em um chatbot para Facebook?

Não há dúvidas de que se trata de uma ideia promissora.

Quando o Facebook abriu pela primeira vez o aplicativo Messenger para as marcas, era visto apenas como outra maneira de lidar com as reclamações dos clientes.

Porém, com a incorporação dos chatbots e os novos recursos lançados regularmente, a plataforma está claramente posicionando o aplicativo como mais uma forma de aumentar o engajamento com o público.

E não é por acaso que isso acontece.

Os chatbots conseguem interagir com os clientes durante todas as etapas do funil de vendas, indo desde a fase de conscientização, passando pelo atendimento, vendas até chegar no suporte técnico e ao pós-vendas, uma fase decisiva para fidelizar o consumidor.

Por isso, se você está se perguntando como levar vantagem sobre a concorrência, é a hora de mergulhar fundo, aprender o que é chatbot e suas vantagens, como ele funciona e quais são as ferramentas para criar um chatbot no Facebook.

Boa leitura!

O que é um chatbot no Facebook?

O que é um chatbot no Facebook?

Chatbot para Facebook é um software automatizado de mensagens que usa inteligência artificial para conversar com as pessoas dentro da plataforma, fornecer informações, recomendar produtos e ajudar os clientes em sua jornada de compra.

Ou seja, ele é programado para entender as perguntas, fornecer respostas e executar tarefas para cerca de 2,3 bilhões de pessoas que usam o Facebook mensalmente.

E faz todo sentido que esse tipo de recurso esteja caindo no gosto popular das empresas – aproximadamente 300.000 bots ativos no Messenger, para ser mais exato.

Afinal, representa uma economia de tempo acessível e amigável para os clientes.

Em vez de ter que abrir um aplicativo, carregar uma página da web ou até mesmo fazer uma ligação telefônica, eles podem simplesmente digitar sua mensagem e ter uma resposta, de maneira muito parecida como se estivesse falando com um amigo na vida real.

Mais à frente, vamos detalhar as vantagens de criar um chatbot do Facebook para seu negócio. Antes, é preciso entender como o recurso funciona.

Como funciona um chat do Facebook?

Como funciona um chat do Facebook?

Os chatbots funcionam de duas maneiras distintas: uma com base em um conjunto de regras e outra, mais avançada, que usa inteligência artificial para entender o que o usuário está tentando dizer.

Quanto aos que funcionam baseados em um conjunto de regras, são bots muito limitados, já que só respondem a comandos bastante específicos.

Se você escreve uma palavra errada ou um termo que não está no banco de dados daquele chatbot, ele não sabe identificar o que você quer dizer. Ou seja, os bots são tão inteligentes quanto são programados para ser.

Eles não podem sair desse escopo, o que significa que de nada adianta um usuário fazer perguntas do tipo "como você está?" ou "como está o tempo hoje".

Por isso, funcionam mais como uma sessão de perguntas e respostas simples.

Já os chatbots que usam inteligência artificial oferecem a oportunidade de os usuários fazerem questionamentos mais complexos.

A tecnologia aqui não é tão complicada quanto você imagina, embora possa parecer com ficção científica à primeira vista.

Eles contêm algoritmos apropriados, classificadores de texto e Processamento de Linguagem Natural (PNL), que são capazes de entender o que o usuário está tentando dizer e decifrar a verdadeira intenção dele.

Ou seja, eles aprendem o modo como as pessoas reais se expressam, ao invés de responder apenas a um conjunto de comandos pré-definidos.

Isso é benéfico se você quiser oferecer uma experiência mais humanizada no atendimento aos seus clientes.

Vantagens de criar um chatbot do Facebook para seu negócio

Vantagens de criar um chatbot do Facebook para seu negócio

Em um mundo onde o digital ganha cada vez mais importância, não faz sentido não aproveitar as vantagens da implantação do chatbots como uma ferramenta chave para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Os bots deram um novo contexto para o atendimento ao cliente, impulsionando melhores serviços, nos quais o público é atendido e assistido 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, não deixe de conferir as principais vantagens de criar um chatbot para seu negócio como parte de uma estratégia digital.

Atendimento ao consumidor

Nós, como seres humanos, estamos suscetíveis à mudanças de humor.

Já os chatbots, por outro lado, estão sujeitos a algumas regras e as obedecem, desde que estejam programados para isso.

Eles sempre vão tratar um cliente da melhor maneira possível, não importa o quão rude seja a linguagem que a pessoa usa.

Dessa forma, eles conseguem melhorar o serviço de atendimento ao consumidor e garantir maior satisfação para os clientes.

Suporte

Não importa se o seu negócio atende a nível local, nacional ou internacional, ter um bom atendimento ao cliente gera um impacto positivo na satisfação do cliente.

O processo de suporte está incluso nesse atendimento e também pode ser melhorado com a ajuda de chatbots.

Os bots podem ser programados para dar respostas automáticas a perguntas repetitivas imediatamente, assim como encaminhar a solicitação para uma pessoa real quando uma ação mais complicada é necessária.

Isso permite que a equipe de atendimento na empresa economize tempo e ajude em casos mais importantes, em vez de consumir tempo com tarefas simples.

Além disso, com a ajuda de chatbots, sua empresa consegue lidar com mais tarefas ao mesmo tempo, evitando que seus clientes fiquem esperando demais por uma resposta.

O lado positivo é que isso possibilita que as empresas possam expandir suas operações para novos mercados sem multiplicar as solicitações recebidas para serem tratadas.

Interação

Uma empresa com maior engajamento tem mais chances de aumentar suas vendas.

E gerar essas interações é uma dos principais objetivos do marketing para redes sociais.

Os bots podem usar conteúdo visual, como vídeos e imagens, para manter os clientes interessados e engajados.

Por exemplo, o bot de um restaurante pode usar seu histórico de pedidos para fazer sugestões para o próximo pedido, saber seus detalhes de endereço e muito mais.

Os clientes adoram essa interação tranquila e querem que todas as suas transações sejam o mais simples possível.

Geração de leads

Como acabamos de mencionar, os chatbots armazenam as informações do consumidor em um histórico, como localização, faixa etária, sexo, entre outros dados.

Dessa forma, conseguem enviar mensagens mais personalizadas que auxiliam os consumidores com conteúdo relevante ao longo da jornada do comprador de cada um.

Os chatbots garantem que o fluxo e a frequência esteja na direção certa para obter taxas de conversão mais altas, dando as respostas necessárias e relevantes, persuadindo o usuário e, por vezes, gerando um lead para você.

Além disso, os chatbots conseguem fazer uma pré-avaliação e ajudá-lo a filtrar os leads não qualificados por meio de KPIs identificados, como orçamento, recursos, entre outros.

Assim, você evita a perda de tempo lidando com leads que não estão interessados o suficiente naquele momento.

Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado

Os chatbots são ótimas ferramentas para coletar o feedback dos clientes.

Através de uma pesquisa de mercado com perguntas simples, você consegue analisar as respostas e promover melhorias em seus produtos ou serviços e até mesmo otimizar seu site, ajustando as páginas de baixa conversão.

Por exemplo, se você notar que uma landing page gera uma boa quantidade de tráfego orgânico, mas não converte bem, seu chatbot pode entrar em ação.

Uma das possibilidades é entrar em contato com os clientes que visitam a página e apresentar uma pesquisa para coletar mais informações e, assim, descobrir por que estão deixando a página sem comprar.

Além disso, você pode rastrear padrões de compra e comportamento do consumidor, monitorando os dados do usuário coletados pelos bots.

Dessa forma, sua empresa consegue decidir quais produtos comercializar de maneira diferente, quais comercializar mais ou quais podem ser descontinuados.

Agendamentos e reservas

Como muitas pessoas passam a maior parte do tempo navegando no Facebook, os bots podem ser usados para automatizar tarefas comuns.

Entre elas, organizar reuniões, agendar visitas ou até mesmo reservar um produto ou um pacote de viagens, por exemplo.

Vendas

É normal os clientes precisarem de ajuda ao fazerem compras na internet.

Muitos deles não sabem identificar quais produtos atendem às suas necessidades por falta de informações.

Alguns podem ter perguntas sobre o cadastro, pagamento ou entrega.

Pode até mesmo haver dificuldade em encontrar algo devido a problemas de navegação quando estão em seu site.

Em todas essas situações, os chatbots podem fornecer assistência em tempo real, tal qual ocorreria em uma loja real.

Com uma comunicação interativa, onde eles também fazem perguntas para entender o problema real, os bots podem apresentar aos clientes páginas de produtos, cupons de desconto, imagens e vídeos tutoriais.

Tudo isso com base em suas respostas, a fim de ajudá-los na tomada de decisão.

Tipos de chatbots

Tipos de chatbots

Existem chatbots de vários tipos, tamanhos e formatos.

Para te ajudar a escolher qual mais se encaixa com o perfil do seu negócio, dê só uma olhada nos chatbot mais comuns:

  • O atendente de loja: funciona com o próprio atendente da loja física. Ótimo para o segmento de moda ou restaurantes. Através dele, o cliente consegue ver informações dos produtos, adicioná-los no carrinho de compras, consultar formas de pagamento, fazer o pedido, etc.

  • O agente de viagens: é perfeito para agências de viagens ou outras empresas que trabalham com pacotes. Com base no histórico, o bot consegue dar uma experiência mais aprimorada e sugerir destinos, datas e experiências melhores para o cliente

  • O informante: é essencial para nutrir e educar seus leads. Levando em consideração seu interesse e conversas passadas, ele consegue oferecer materiais de qualidade no momento certo para o cliente

  • O assistente pessoal: perfeito para assuntos financeiros e compromissos do dia a dia. Quer pagar uma conta? Fale com o bot do seu banco. Precisa agendar uma visita ao médico ou lembrar da hora de tomar um medicamento? Adivinhe… Fale com seu bot também!

Vale lembrar que esses são apenas alguns tipos de chatbots.

Antes de implementar esse recurso, é preciso levar em consideração as demandas mais comuns da sua audiência para encontrar o melhor chatbot.

Como criar um chabot no Facebook?

Como criar um chabot no Facebook?

Agora que você viu como os chatbots funcionam, talvez tenha ficado ansioso para incorporá-los na sua estratégia de marketing digital, não é mesmo?

Por isso, não deixe de conferir algumas das melhores ferramentas para criar chatbot no Facebook.

ManyChat

A interface do ManyChat é bem intuitiva. Talvez por isso seja uma das ferramentas de menor complexidade.

A plataforma é mais indicada para aqueles que querem criar bots simples, pois na medida em que a conversa atinge um nível de certa complexidade, o gerenciamento das mensagens pode ficar complicado.

À parte disso, o ManyChat tem vários recursos que ajudarão você a promover seu bot e aumentar suas conversões.

É gratuito no inicio. Porém, depois de atingir um determinado número de inscritos, você precisará de uma conta Pro.

Botsify

O Botsity é mais uma ferramenta que ajuda você a criar chatbots sem precisar escrever códigos – uma espécie de secretária eletrônica smart.

Além de, oferecer um modelo simples de “arraste e solte”, extensões e plugins, o Botsity ainda tem a habilidade de passar a conversa para uma pessoa real quando as mensagens ficam difíceis demais para ele compreender.

Chatfuel

O Chatfuel talvez seja a maior ferramenta para criação de bots no Facebook. Não é à toa que a gigante de streaming Netflix faz parte da sua lista de clientes.

A interface visual da plataforma também é bem intuitiva. E até quem não tem um conhecimento de codificação consegue criar excelentes bot.

Embora você possa começar a criar seus bots gratuitamente, vários outros recursos mais complexos (e interessantes) só estão disponíveis com as contas do Chatfuel Pro.

Facebook Messenger Platform

Essa ferramenta pode ser um pouco mais complicada do que as que discutimos anteriormente, mas há muitos recursos que o Facebook Messenger Platform oferece para ajudar você criar seu bot.

Entre eles, guias completos, estudos de caso, um fórum para desenvolvedores do Facebook e muito mais.

BotKit

Embora você precise de um desenvolvedor para usar o BotKit, há diferenciais importantes nessa ferramenta.

Você pode mapear a maneira como as pessoas reais falam e criar diálogos e cenários bastante detalhados, bastante semelhantes à interação humana, o que não é possível em todas as ferramentas de criação de chatbots.

Exemplos de chatbot no Facebook

Exemplos de chatbot no Facebook

Para te dar mais uma força, separei alguns exemplos de empresas que já vêm utilizando chatbots com sucesso para servir de inspiração.

Confira!

Burberry

Originalmente, a ideia da marca de roupas de luxo Burberry era dar aos fãs uma olhada pelos bastidores de suas coleções e deixá-los comprar algumas das peças.

Mas a marca foi além, enviando notificações push para as pessoas que haviam interagido recentemente com o bot, permitindo que elas visualizassem conteúdo exclusivo e induzindo-as a comprar sua coleção.

Agora, o chatbot está adquirindo mais recursos exclusivos, como colocar os clientes em contato direto com um consultor da Burberry ou localizar uma loja específica.

MasterCard

As pessoas querem cada vez mais conveniência, mas também desejam segurança quando se trata de suas vidas financeiras.

A Mastercard uniu os dois desejos em um chatbot que permite aos clientes se comunicarem em particular com a empresa.

Eles podem fazer pedidos e criar contas ou empregar o Masterpass para facilitar cada transação.

Sephora

Se você quiser dicas de maquiagem, o chatbot da Sephora pode ser a opção perfeita, pois ele começa com um teste para entender suas necessidades e, em seguida, criar dicas específicas para você.

Além disso, é extremamente intuitivo e fácil de usar, o que o torna um sucesso junto ao seu público-alvo.

Os clientes podem até usar o bot quando estão em uma loja Sephora, sem precisar falar com um vendedor ou algo do tipo.

Crie landing pages para capturar leads com o Klickpages

Crie landing pages para capturar leads com o Klickpages

É gerar leads que você precisa?

Então, use seu site, blog ou redes sociais para isso.

O segredo está na oferta de um material rico, como um e-book, a partir de uma landing page caprichada, que convide o usuário a clicar e deixar seus dados de contato em um formulário.

A partir daí, ele ingressa em seu funil de vendas e pode ser nutrido com mais conteúdo de qualidade até se tornar um cliente.

Não sabe por onde começar? Experimente o Klickpages e crie sua landing page em apenas  três passos:

  1. Escolha o modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Chatbot para Facebook

Como vimos, os chatbots no Facebook são uma tendência a ser seguida pelas empresas que desejam ampliar o valor da sua marca com marketing digital.

Você pode construir seu próprio chatbot sem qualquer experiência de codificação com diversas ferramentas disponíveis no mercado.

Usar o recurso no momento certo pode aumentar suas chances de fechar mais negócios e ajudar a alcançar um público maior em pouco tempo.

Então, pronto para começar? Não deixe de compartilhar a sua experiência com a gente nos comentários.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.