Campanha PPC: Como pagar anúncios apenas para quem se interessa pelo seu produto

Campanha PPC: o que é e como usar no seu negócio

Não desperdice dinheiro com quem não vale a pena para o seu negócio, ao usar uma campanha  PPC para anunciar, você paga apenas por quem demonstra interesse pela sua oferta. 

Essa possibilidade me lembrou uma situação muito comum em filmes.

É o seguinte.

Eu  não sei se você já viu aquele tipo de cena, onde uma pessoa entra num bar, chega perto de alguém e pergunta se pode pagar um drink. 

Na verdade existem duas versões para uma situação como essa. 

Na primeira, a pessoa sai pagando bebidas a torto e direito sem ter a menor ideia se a outra pessoa também está interessada nela.

Ou seja, uma chance muito grande de desperdiçar dinheiro sem conseguir companhia.  

Na segunda situação, a pessoa entra no bar, sonda o ambiente e se oferece para pagar uma bebida apenas para quem demonstrou interesse, seja com um olhar ou mesmo um sorriso.

Assim, as chances de conseguir se aproximar de alguém disposto a trocar uma ideia são muito maiores. Além de não pesar no bolso.

Eu estou te contando isso porque acontece a mesma coisa quando você faz uma campanha PPC.

Você gasta o seu orçamento apenas com as pessoas que demonstram interesse pela sua oferta. 

A única coisa que você precisa fazer é colocar o seu anúncio no ar.

Depois, você espera que as pessoas interessadas cliquem neles e paga apenas quando isso acontece. 

Um investimento muito mais seguro. 

Quer saber mais sobre esse tipo de campanha? Então continua aqui comigo até o fim deste artigo e confira:

  • O que é uma campanha PPC;

  • Qual a diferença entre SEO, SEM e PPC; 

  • Vantagens de fazer uma campanha PPC;

  • Como criar e acompanhar uma campanha PPC de alta performance. 

Bora lá!? 

O que é uma campanha PPC?

O que é uma campanha PPC

PPC representa o termo em inglês pay per click ou pagamento por clique. Como o próprio nome já diz, nessa modalidade de publicidade você só paga quando o usuário efetivamente clica no seu anúncio.

Embora você possa encontrar essa opção em diversos mecanismos de busca e no Facebook

A principal plataforma para investir em uma campanha PPC é o Google

Para você ter uma ideia, 64.6% das pessoas que estão procurando um item para comprar online, clicam nos anúncios do principal buscador do mundo. 

Sabe aqueles anúncios que aparecem quando você faz uma pesquisa?

Pois é exatamente deles que eu estou falando. Eles são exemplos de uma campanha PPC. 

Se você pesquisar a palavra viagem, por exemplo.

Campanha PPC exemplo viagem

Vai dar de cara com esses anúncios ocupando as duas primeiras posições da primeira página do Google

O formato mais usado para uma campanha PPC é o texto, mas também é possível fazer anúncios por meio de imagens e vídeos.

No Facebook e no Instagram você cria um anúncio normalmente e pode selecionar essa opção para alguns tipos de campanha. Como, por exemplo, as de conversão e tráfego. 

(Se quiser se saber mais sobre como anunciar nessas redes sociais confira os artigos Anunciar no Instagram: entenda por que é tão diferente que nem parece anúncio e Facebook Ads: tudo o que você precisa saber para anunciar na maior rede social do mundo.) 

Na prática essa é uma maneira muito eficiente para atrair visitantes até os canais da sua empresa, como o seu site ou a sua landing page, que é um tipo de página focada em conversão.  

Para você entender melhor como funciona uma campanha PPC, eu vou te mostrar o que ela tem a ver com SEO e SEM. 

Qual é a diferença entre SEO, SEM e PPC?

Qual é a diferença entre SEO, SEM e PPC

Bom, essas siglas representam três aspectos diferentes do processo para atrair tráfego para os seus canais de comunicação.

No mundo no marketing digital quanto mais diversificada for a sua estratégia, mais chances o seu negócio tem de crescer. 

SEO

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. 

Isso quer dizer aprimorar diversos processos para fazer a sua empresa aparecer na primeira página de resultados do Google.

Assim você consegue atrair mais tráfego orgânico para o seu negócio. 

Aquele tipo de visitante que encontra o seu negócio naturalmente e não é atraído por um anúncio, por exemplo. 

Se quiser aprender como aproveitar essa vantagem, confira o artigo  as 12 principais técnicas de SEO que você precisa saber se quer multiplicar os números da sua página

SEM

A sigla para o termo em inglês Search Engine Marketing, SEM, significa marketing para mecanismos de buscas em português.

Esse é um conjunto de técnicas para aumentar a visibilidade do seu negócio no Google e outros buscadores.

Para atingir esse resultado o SEM utiliza tanto o SEO, quanto o PPC.

Basicamente ele engloba todas as táticas usadas para trazer mais visitantes dessas plataformas para o seu site, seja de forma paga ou orgânica. 

Você pode se aprofundar nesse tema conferindo o artigo o que é SEM, como funciona e dicas.  

PPC

Como eu te expliquei no começo deste artigo, PPC é um tipo de campanha publicitária em que você paga apenas pelos cliques que os seus anúncios recebem.

Ela é muito eficiente para atrair usuários interessados no seu tipo de produto ou serviço.  

Vantagens de fazer uma campanha PPC

Vantagens de fazer uma campanha PPC

Depois de saber o que é uma campanha PPC e como ela está relacionada com o SEO e SEM, chegou a hora de você conferir algumas vantagens que essa modalidade pode oferecer para o seu negócio.  

Talvez você já tenha percebido que primeira delas é a economia de recursos. Já que você só paga quando o anúncio funciona.

Isso quer dizer quando o usuário clica nele e é direcionado para a sua página. Mas vale ressaltar que nem todos esses clique vão se transformar em vendas. 

Outro benefício é a facilidade de segmentação. 

Com a ajuda do próprio Google Ads ou do Facebook Ads, onde você também faz os seus anúncios do Instagram, você direciona o seu anúncio para as pessoas certas.

Ou seja, ele vai ser exibido para quem realmente tem potencial para se interessar em comprar o seu produto ou serviço.

Além disso, saber se a sua campanha PPC está dando resultado é bastante simples. 

Você pode conferir quantas pessoas clicaram no seu anúncio e quantas vendas foram geradas por causa dele. 

Se achar necessário, também é possível fazer ajustes sem complicações. 

Você consegue alterar o anúncio, pausar e reiniciá-lo e testar novos termos de pesquisa a qualquer momento, sem pagar nenhum centavo a mais por isso.

Aqui na empresa a gente usa a modalidade PPC principalmente na nossa estratégia de retargeting, que direciona os seus anúncios para quem já teve contato com o seu negócio. 

Para você ter uma ideia, entre os dias 12/8  e 14/8, a nossa equipe de tráfego pago investiu R$ 30.281,60 na modalidade PPC do Google.  

Essa campanha de retargeting foi exibida para pessoas que já tinham visto algum dos nossos vídeos ou baixado nosso e-book, anteriormente. 

Nesse período os anúncios receberam 22.784 cliques, com um custo médio de R$ 1,33 cada. 

Esses cliques resultaram em 34 vendas no valor aproximado de R$ 220.752,86. Um ROAS (Return on Advertising Spend ou Retorno sobre Gastos com Anúncios) de R$ 7,29. 

Isso quer dizer que cada R$ 1 investido trouxe um retorno de R$ 7,29. 

Como fazer uma campanha PPC 

Como fazer uma campanha PPC

Agora que você já sabe o que é uma campanha PPC e que vantagens ela pode trazer para o seu negócio.

Chegou o momento de saber como utilizar essa modalidade de anúncios no seu negócio e aproveitar todos esses benefícios.  

Etapa pré-campanha

1. Defina o objetivo da sua campanha

Ter uma meta clara vai te ajudar a determinar o nível de sucesso dos seus anúncios. Defina se você pretende atrair mais visitantes ou aumentar as vendas, por exemplo.

2. Analise seus concorrentes 

Confira as campanhas PPC dos seus concorrentes. No caso do Google, encontre as palavras-chave nas quais eles estão investindo e pense como você pode adaptar esses termos de busca para atrair ainda mais visitantes. 

Agora, se você fizer uma campanha PPC nas redes sociais, pode se inspirar em anúncios com bons resultados nessas plataformas. 

3. Defina o público

Como em qualquer estratégia de marketing digital, você precisa conhecer o seu público-alvo e a sua persona, uma espécie de cliente ideal.

Assim você direciona os seus anúncios para alcançar as pessoas certas, no momento certo. 

4. Escolha as palavras-chave ou os temas

Esse passo é decisivo para o sucesso da sua campanha. Por isso se dedique para encontrar as palavras-chave mais efetivas.

Pesquise todos os termos relacionados, depois afunile mantendo apenas os termos relevantes dentro da sua estratégia.

Alguns aspectos que podem ser considerados são o volume de buscas e o custo por clique. 

No caso do Facebook e do Instagram, você pode descobrir quais temas de anúncios mais fazem sucesso entre o seu público-alvo e investir neles. 

5. Defina o valor do investimento 

Defina o orçamento da sua campanha total e por dia, pois você vai pagar por todos os cliques que o seu anúncio receber. 

Monitore constantemente o custo do seu investimento para que ele não ultrapasse o limite que você estabeleceu. 

Etapa de planejamento e execução 

Etapa de planejamento e execução

6. Organização

Você pode fazer campanhas separadas que rodem ao mesmo tempo com base na sua estratégia. 

Mas o ideal é que elas não compitam entre si. 

Se você fizer duas campanhas para o mesmo público, uma para o termo carro novo e a outra para o termo automóvel novo, por exemplo, pode acabar pagando duas vezes pelo mesmo usuário.  

Isso porque uma mesma pessoa pode acabar clicando nos dois anúncios. 

É possível dividir por palavras-chave, região, idioma e objetivos, como atrair tráfego ou efetuar vendas.  

7. Texto do anúncio

Escreva textos atrativos seguindo as orientações do Google Ads ou do Facebook Ads quanto ao número de caracteres, tamanho e formatos que você pode usar.

8. Investimento 

Faça um investimento consciente, comece com um valor baixo e aos poucos direcione mais recursos para as palavras-chaves com melhores resultados. 

9. Teste 

Quando se trata de marketing digital não adianta ficar no achismo. Você precisa colocar a mão na massa para ver o que realmente funciona.

Use testes A/B para descobrir quais anúncios geram os melhores resultados e otimize a sua campanha.

Etapa de avaliação e acompanhamento

Etapa de avaliação e acompanhamento

10. Acompanhe o orçamento

Verifique o desempenho das suas campanhas diariamente. Assim você pode avaliar se está saindo como o planejado ou se é preciso fazer ajustes. 

Uma métrica que você pode usar para fazer essa avaliação é o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento). 

Saiba tudo sobre ela no artigo Retorno Sobre Investimento (ROI): o que é, como calcular e vantagens

11. Ajuste as palavras-chave ou os temas

Você pode usar o relatório de termos de pesquisa do Google Ads para saber em quais pesquisas seus anúncios realmente aparecem.

Caso os resultados não estejam de acordo com a sua estratégia você pode ajustar as suas palavras-chave e dessa forma manter o controle.  

No caso do Facebook, você pode conferir como está a pontuação de relevância do anúncio e adequar o que julgar necessário. 

12. Acompanhe a sua landing page 

Talvez você não saiba, mas quando o usuário clica no seu anúncio do Google ele é redirecionado para a página que você escolher. 

A grande sacada aqui é que ao invés de mandá-lo para o seu site ou blog, você pode direcioná-lo para a sua landing page.

Um tipo de página focada em conversão que ajuda o visitante a realizar a ação que você planejou.

Essa ação pode variar desde um download até uma compra, tudo de acordo com a sua estratégia. 

Agora, se você não sabe como criar uma landing page de alta performance, pode contar com o Klickpages como seu melhor aliado. 

Porque com o KP, você cria suas páginas em apenas três passos:

  • Escolha seu modelo: conheça as opções de alta conversão comprovadas por testes.

  • Divirta-se customizando a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

Daqui pra frente você só precisa acompanhar os resultados e ajustar os elementos da sua landing page, caso seja preciso.  

Conclusão

Conclusão Campanha PPC

Depois de conferir este artigo você, provavelmente, não vai mais desperdiçar dinheiro com quem não vale a pena para o seu negócio.

Porque eu te mostrei o que é uma campanha PPC, a forma de pagar anúncios apenas para quem demonstra interesse pelo seu produto.

Eu também te falei quais são as diferenças entre as siglas  SEO, SEM e PPC, e que vantagens esta modalidade pode trazer para o seu negócio. 

Como por exemplo, a facilidade para saber se a sua campanha está dando resultados.

Você também viu como criar uma campanha PPC eficiente para o seu negócio. Uma das coisas que você precisa fazer é escolher as palavras-chaves mais eficientes.

Me conta aqui embaixo o que você achou da campanha PPC? 🙂

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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