Busca avançada do Twitter: um jeito eficiente de descobrir  informações valiosas sobre o seu cliente

Com a busca avançada do Twitter você não precisa ser um xeroque rolmes para descobrir o que as pessoas pensam sobre o seu produto ou serviço.

Bem, se você não sabe que história é essa de “xeroque rolmes”, deixa eu te explicar.

Xeroque rolmes é basicamente um meme para brincar com aquelas pessoas que tentam dar uma de detetive, mas acabam fazendo constatações claramente previsíveis e algumas até absurdas.

Ou seja, uma versão bem errada do famoso detetive Sherlock Holmes.

Brincadeiras à parte, com a busca avançada do Twitter você não precisa fazer suposições malucas ou criar estratégias baseadas em achismos.

Isso porque essa rede social pode te oferecer dados valiosos do que os usuários falam sobre a sua empresa, o seu mercado, produto…

E tudo isso de maneira simples. 

Quer saber como? Então continua aqui comigo porque vou explicar tudo o que você precisa saber para usar a busca avançada do Twitter da melhor maneira no seu negócio.

Vamos lá?

O que é a busca avançada no Twitter?

A busca avançada no Twitter é um recurso que permite fazer pesquisas mais aprofundadas dentro da plataforma. 

Para fazer isso, essa rede social disponibiliza muitas opções de filtros de busca. (Mais para frente eu vou te mostrar esses filtros e como usá-los na suas pesquisas).

Esse recurso pode ser útil para localizar publicações com informações importantes, tanto da sua conta quanto dos seus concorrentes e até mesmo dos seus potenciais clientes. 

Sem contar que ela ajuda a encontrar tweets de assuntos bem específicos, com palavras-chave do seu interesse ou escritos por uma pessoa em particular, por exemplo.

A ferramenta, no entanto, está disponível somente na versão web, ou seja, quando você acessa a plataforma no computador. 

Nos aplicativos para celular, existe apenas a opção de busca simples, sem os filtros da busca avançada.

Beleza. Sabendo disso, agora vou te mostrar…

Os benefícios da busca avançada para o seu negócio

Saber o que o cliente ou o seu cliente em potencial fala sobre o seu produto, serviço ou mercado de atuação é muito importante para criar estratégias e implementar novos projetos na sua empresa.

E a busca avançada do Twitter auxilia nisso, pois te permite: 

Analisar a opinião sobre campanhas e produtos

O Twitter é uma rede social que foi criada pensando no compartilhamento de acontecimentos do dia a dia de forma rápida, como se fosse um diário online dos usuários.

Logo, é fácil encontrar nessa plataforma comentários sobre experiências dos usuários com uma empresa, produto ou serviço. 

Por exemplo, é comum encontrar tweets de pessoas elogiando a comida ou atendimento de um restaurante bacana.

É uma forma de indicar o estabelecimento para outras pessoas e também reconhecer o trabalho bem feito daquele lugar.

Mas assim como os elogios, também é fácil dar de cara com alguns tweets com críticas.

Muitas pessoas usam o Twitter para reclamar de um serviço ruim ou de um produto que não atendeu às expectativas.

E você, como empreendedor, pode avaliar a opinião da sua audiência em relação ao seu produto, serviço ou empresa no geral.

E isso vale para o trabalho da concorrência também. 

Com uma palavra-chave você consegue informações valiosas para o seu negócio. Sem contar que é um medidor totalmente transparente, já que foi escrito espontaneamente pelas pessoas. 

Monitorar o engajamento com a sua marca

No Twitter, há duas formas de conseguir essas informações de engajamento: por meio do conteúdo dos tweets e das interações.

Se o usuário fala bem da sua marca, elogia produtos ou tem outras postagens desse tipo, sempre positivas, é um indicador claro de que há o engajamento. Ou seja, ele se envolve com o seu trabalho.

Esse engajamento gera interações, que são curtidas, comentários, retweets. 

Poder monitorar essas duas situações é estratégico para o seu negócio. Assim você sabe se as pessoas estão gostando ou não do produto e se elas estão se envolvendo com a sua marca.

Antecipar atendimentos

A busca avançada é uma excelente maneira de encontrar dúvidas, insatisfações ou manifestações de usuário em busca de um contato com a sua empresa. 

Ao encontrar esses tweets, você pode responder ali mesmo no feed (dependendo do assunto) ou pedir para a pessoa entrar em contato pelo inbox. 

Se o problema for simples, você já resolve ali mesmo no Twitter. Não precisa esperar a pessoa enviar e-mail ou ligar para o suporte da sua empresa. 

Agora que você já sabe o que é a busca avançada do Twitter e os benefícios dela para o seu negócio, chegou a hora de explicar…

Como fazer a busca avançada no Twitter

A busca avançada no Twitter é bem simples e intuitiva. Vou te mostrar como fazer.

Segue aqui comigo.

P.s: como eu falei lá em cima, essa busca só pode ser feita na versão web do Twitter. Ela não existe na versão do aplicativo para dispositivos móveis, como celular e tablet.

Para começar, você deve abrir a página inicial do seu Twitter (o feed, e não o perfil).

Você vai ver que no canto superior direito da página tem um campo comum de busca. Escreva nesse campo o tema a ser buscado e clique no botão enter do seu teclado.

Em seguida, serão apresentados os resultados de uma busca simples do tema que você escolheu para pesquisar, mas no canto direito da página serão mostrados os filtros de busca avançada.

Clicando no botão "Busca avançada", vai abrir um quadro com alguns filtros para segmentar melhor a sua busca.

Vou detalhar cada um desses filtros para você entender como eles funcionam.

Palavras

Todas estas palavras: mostra tweets com todas as palavras da sua busca, mas não necessariamente na ordem que você escreveu;

Exatamente esta frase: apresenta tweets com todas as palavras da sua busca na ordem exata que você escreveu;

Qualquer uma destas palavras: traz tweets com qualquer uma das palavras que você descreveu na busca (não necessariamente todas);

Nenhuma destas palavras: mostra tweets com nenhuma das palavras que você escreveu na busca;

Estas hashtags: busca por hashtags específicas;

Idioma: você seleciona o idioma em que quer fazer a busca.

Contas

Destas contas: mostra tweets das contas que você buscou. Você pode separar várias contas com uma vírgula;

Para estas contas: destaca respostas enviadas para as contas que você buscou;

Mencionando estas contas: apresenta menções, e não necessariamente resposta, às contas que você buscou.

Filtros

Respostas: você pode escolher tweets com respostas ou apenas as respostas. 

Links: você pode escolher se quer tweets com links ou sem links no resultado da sua pesquisa. 

Engajamento

Número mínimo de resposta: apresenta tweets com uma quantidade mínima de respostas.

Número mínimo de curtidas: mostra tweets que tenham uma quantidade mínima de curtidas. 

Número de retweets: busca por tweets com um número mínimo de retweets. 

Datas

Em datas, existem dois campos “de” e “para”. 

O primeiro campo mostra tweets a partir de uma data, enquanto o segundo mostra tweets até uma determinada data. 

Se você combinar os dois, ele mostra publicações entre uma e outra data específica.

Viu como é simples fazer buscas mais avançadas dentro do Twitter? Agora, deixa eu te mostrar uma outra ferramenta que pode ser muito útil no seu negócio.

Uma ferramenta para captar clientes

Até aqui eu te mostrei como a busca avançada do Twitter pode te ajudar a conhecer e entender melhor o seu público. 

Com ela você pode fazer pesquisas do que as pessoas pensam sobre o seu produto, sua empresa ou sobre o mercado que você atua.

Sem contar que é uma forma de acompanhar o trabalho e o engajamento de marcas que atuam no mesmo nicho que você.

Mas agora vou falar de uma ferramenta que te ajuda captar os seus potenciais clientes… Afinal de contas, todo negócio precisa de clientes para crescer e vender mais.

E a melhor forma de fazer isso na internet é através de uma landing page. Com ela você oferece um conteúdo valioso (pode ser um ebook ou webinar) em troca do contato do seu cliente em potencial (a melhor opção é o e-mail).

A partir daí você monta a sua lista de contatos e cria uma relação de confiança com as pessoas que fazem parte dela. Assim, fica mais fácil oferecer uma oferta para elas depois.

Se você não tem ou não sabe como fazer uma página de captura, o Klickpages é o seu melhor aliado. 

Porque em apenas 3 passos você cria landing pages poderosas. Olha como é fácil:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes;

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens;

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio.

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que com a busca avançada do Twitter você não precisa dar uma “xeroque rolmes” para entender melhor o seu cliente ou cliente em potencial.

Ou seja, você não precisa ser um detetive ruim e tirar conclusões baseadas em achismo. Isso porque o Twitter te entrega informações valiosas sobre o que as pessoas estão falando nessa rede social sobre o seu produto, a sua empresa, o seu nicho…

Esses dados você consegue através das buscas feitas com filtros bem específicos e avançados, como “esta frase exata”, “neste idioma”, “numa data determinada”, “tweet com comentários” e por aí vai.

Eu te mostrei ainda como usar esses filtros e destaquei os benefícios deles para a sua estratégia. Entre eles, analisar a opinião sobre campanhas e produtos e monitorar o engajamento da sua marca.

E você, já usa a busca avançada do Twitter? Me conta aqui nos comentários. ;

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Sobre o Autor

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.