Email marketing: 20 dicas para criar uma relação de confiança com a sua lista

Boas práticas de email marketing

Se você acha que o email já morreu e não pode ajudar em nada no seu negócio, é porque ainda não aplicou as boas práticas de email marketing para criar um relacionamento de confiança com a sua lista de contatos. 

Com tantos aplicativos de conversa, como Whatsapp e Telegram, a sensação é que as pessoas não usam mais o email.

Logo, alguns empreendedores e criadores de conteúdo preferem deixar de lado suas campanhas de email marketing para apostar apenas em outras plataformas.

Um tiro no pé.

De acordo com um estudo publicado pela MarketingSherpa, apesar de todas as outras formas de comunicação, cerca de 73% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

O lance é que, de uns tempos para cá, o email deixou de ser um lugar para compartilhar bobagens como correntes, vídeos, piadas e apresentações de powerpoint (lembra disso?).

Agora, ele é utilizado para receber mensagens realmente importantes, como confirmação de compra, ticket de passagem…

Ou seja, se a pessoa deu o contato dela para receber o seu conteúdo, é porque ela realmente quer algo de valor. 

Por isso é tão importante que você cuide da sua lista de contatos com atenção. Assim, suas estratégias de email marketing podem converter muito mais.

Quer saber mais sobre isso? Segue aqui comigo que eu explico o que é email marketing e ainda dou 20 dicas certeiras para que suas campanhas de email tenham sucesso.

Vamos lá.

O que é email marketing?

De maneira bem simples: email marketing é a forma de comunicação entre uma empresa e seus clientes ou potenciais clientes via email. 

Você provavelmente já recebeu na sua caixa de entrada alguns emails com oferta de passagens, promoções de algumas lojas, confirmação de compra online ou de cadastro em algum site, newsletter etc…

Tudo isso é email marketing.

Quando o email começou a ser usado como uma ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital daquelas propagandas enviadas pelos Correios, conhecidas como 'mala direta'.

Então, lá no início, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas, muitas vezes, não eram nada relevantes para quem recebia. 

Não havia segmentação, ou seja, o conteúdo era enviado para toda base de emails de maneira aleatória.

As pessoas não curtiam isso e, por anos, o email marketing era visto como uma comunicação invasiva e sem muito efeito. Muitos emails simplesmente caíam na caixa de spams.

Com o passar dos anos isso mudou e o email marketing passou a ser uma importante forma de comunicação entre empresas e clientes.

Hoje, o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com o seu público, através de uma troca direta de mensagens.

E graças às ferramentas de email marketing disponíveis no mercado, os resultados são facilmente mensurados, o que permite ajustes e otimização para os disparos das próximas campanhas. 

Quer saber como utilizar o email da melhor forma possível? Eu te mostro no próximo tópico…

20 dicas de boas práticas de email marketing 

Para garantir que sua comunicação por email seja realmente eficiente e suas mensagens sejam recebidas de maneira positiva pelos destinatários, você precisa seguir algumas regrinhas básicas.

Fiz uma lista com 20 dicas práticas de como otimizar suas mensagens de email e, assim, estabelecer uma confiança com seus clientes e futuros clientes.

Segue aqui comigo.

1. Segmente seu público-alvo

A regra número um de uma boa prática de email marketing é falar com a pessoa certa na hora certa.

E a melhor forma de fazer isso é segmentando os emails da sua lista de contatos em grupos. 

Segmentação de público significa dividir e separar a sua lista de contatos em categorias.

Com essa divisão, você consegue planejar e executar com mais qualidade uma campanha de email marketing. 

Isso porque a melhor forma de atingir a sua audiência com campanhas de email é saber o que falar, como falar e quando falar e com quem falar.

Para fazer isso você precisa entender qual tipo de email mandar para cada pessoa, em cada etapa do funil de vendas, para conseguir converter uma lead em um cliente fiel.

Você pode agrupar os contatos, por exemplo, por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros. A segmentação depende do seu negócio e das suas estratégias. 

Essa separação é importante porque seus contatos podem estar em diferentes estágios da jornada do cliente, então é bom oferecer diferentes tipos de informação para cada um deles. 

Dentro da sua lista, podem ter, por exemplo, pessoas que já compraram o seu produto, assim como pessoas que conhecem o produto, mas ainda estão na dúvida se compram ou não.

Logo, não faz sentido enviar o mesmo conteúdo e ofertas para essas pessoas. 

Para você ter uma noção do que eu estou falando, empresas que segmentam sua lista de email apresentam uma taxa de abertura de mensagens 39% maior do que aquelas que não segmentam.

Uma dica importantíssima: não compre listas de email. Isso é um verdadeiro tiro no pé para sua estratégia de marketing, porque as pessoas dessa lista não estão interessadas no seu produto ou serviço. 

Crie sua própria lista de contatos, estabeleça uma relação de confiança, envie conteúdos importantes e só depois faça ofertas. 

2. Tenha um calendário editorial

Ter um calendário com os temas e as datas dos emails a serem enviados deixará seu trabalho mais organizado e eficiente.

Ao criar uma campanha nova, pense no tema de cada email, que dia ele será enviado e, principalmente, para quem será encaminhado. 

Para que suas estratégias funcionem, é interessante estabelecer uma conexão real com suas leads. Por isso, planeje-se para enviar conteúdos valiosos com frequência, não apenas quando quiser vender algo.

A ideia é criar uma relação forte e duradoura com a sua base de contatos. Por isso, engaje a sua audiência enviando conteúdos gratuitos, fazendo pesquisas, perguntando a opinião das pessoas… Enfim, busque formas de conversar com elas.

Mostrando o seu trabalho e, principalmente, o impacto dele na vida da lead, fica mais fácil vender o seu produto ou serviço.

É aquela velha história: ninguém chega e pede alguém em casamento logo no primeiro encontro. Antes, é importante conhecer bem a pessoa, se envolver, namorar e só depois propor um casamento.

3. Personalize seus emails

A personalização vai muito além do assunto do email e saudação. Ela envolve saber quais assuntos são mais relevantes para aquela pessoa que vai receber a mensagem.

Por isso eu falei ali em cima da importância da segmentação. 

Conhecendo bem seus clientes e potenciais clientes, você pode definir os temas dos emails, as melhores ofertas e até a data e horário mais propícios para enviar as mensagens. 

4. Pense bem no assunto do email

Quem acha que esse tópico não é importante está muito enganado.

O assunto é que instiga o usuário. É o que faz ele decidir se abre o email, joga na lixeira ou marca como spam.

Afinal de contas, essa é a primeira coisa que sua lead vai ler quando abrir a caixa de email.  

Se coloque no lugar da lead por um breve momento…

Imagine que ele acabou de chegar no trabalho, abriu o email e encontrou 20 novas mensagens. 

Entre elas, urgências do trabalho, notificações de reunião e emails marketing. 

Quais emails sua lead vai abrir para ler e quais ele vai abrir apenas para fazer com que a notificação de novas mensagens desapareça da tela?

Esse filtro é feito quando a lead lê a linha de assunto do seu email. 

Se o assunto não despertar nenhum tipo de curiosidade, provavelmente esse email vai ser aberto apenas por ser aberto ou vai parar na lixeira. 

E como eu sei que você não quer isso, é importante caprichar na hora de escrever o assunto.

Se você quer saber mais sobre como criar assuntos irresistíveis para os seus emails, recomendo que leia esse artigo aqui.

5. Adicione CTAs

Antes de começar uma campanha de email marketing, você precisa definir quais são os seus objetivos: inscrições em um webinar, downloads de ebooks, venda de um produto ou serviço…

Isso porque todo email enviado pela sua empresa precisa de uma CTA.

É uma oportunidade valiosa de conversar com o seu cliente e fazê-lo tomar uma ação, seja para comprar o seu produto ou serviço, participar de uma aula online ou simplesmente se inscrever na sua newsletter. 

Essas CTAs, geralmente, são “Baixe Aqui”, “Clique Aqui Para Saber Mais”, “Inscreva-se Agora”, “Comprar”. Com isso, todo o conteúdo do email deve ser pensado para que a pessoa clique no botão de CTA.

Então, seja objetivo e claro no texto. Além disso, coloque o botão de CTA em destaque, com uma cor diferente, por exemplo. 

Invista também em um visual mais leve, sem muita informação, levando a pessoa a dar atenção para os botões de ação.

6. Não existe email longo, existe email chato

Aqui na Klickpages, não temos medo de escrever emails longos. A ideia sempre é passar toda a informação necessária para quem está na nossa lista. 

Para nós, o email mais longo serve até como um processo de qualificação. Se a pessoa leu até o final, existe uma possibilidade maior dela comprar o que está sendo oferecido ou tomar a ação necessária. 

Isso porque as pessoas precisam de muita informação para tomar decisões complexas. 

Ou seja, não adianta escrever um email mais curto e enxuto se falta conteúdo importante. Por outro lado, também não funciona escrever páginas e mais páginas só para enrolar. 

O pulo do gato não está em escrever emails longos ou curtos, mas sim em criar emails interessantes e com valor para quem está lendo.

Por isso, invista tempo e atenção na hora de escrever seus emails. 

7. Coloque links de compartilhamento em redes sociais

De acordo com os dados divulgados pela QuickSprout, os contatos na sua lista de emails têm uma probabilidade 3x maior de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais que visitantes de outras fontes.

Aproveite então o email enviado para colocar botões e links para suas redes sociais. 

Seu cliente pode não saber quais são os seus perfis em redes como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube. 

Convide as pessoas para curtir suas páginas, saber mais sobre a sua empresa e ficar por dentro de notícias, novidades e eventos em sua área de atuação.

8. Pense nos celulares

Aproximadamente 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o design dos seus emails seja responsivo para qualquer dispositivo móvel.

Um design responsivo identifica automaticamente qual é a largura de cada dispositivo que está sendo usado para ler aquela mensagem (pode ser celular, tablet, computador, smartwatch).

Assim, ele consegue determinar o quanto de espaço está disponível e como o email será mostrado. 

O design responsivo ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.

Dessa forma, você oferece a mesma experiência de leitura para os usuários que leem seus emails pelo computador e para os que acompanham pelo celular.

Para exemplificar, trouxe esse email enviado pela Hotmart. 

Primeiro, a versão aberta pelo computador.

Agora, a versão lida pelo celular:

Por ter o design responsivo, dá para ler o email tanto pelo computador quanto pelo celular, sem problemas. 

Ainda pensando em conteúdo para ser lido no celular, o tipo da fonte e o tamanho também devem ser vistos com cuidado. 

Prefira uma fonte que possa ser lida sem problemas em telas pequenas como a de celulares e tablets. 

Selecione também imagens que possam ser visualizadas em qualquer dispositivo e mantenha os CTAs em tamanhos apropriados para que possam ser facilmente clicados.

9. Teste seus emails antes de enviá-los

Você termina de escrever um email e já o envia direto para sua lista de contatos? Se a resposta for sim, você precisa mudar isso.

Antes de enviar para toda a sua base de leads, faça um envio teste. É simples, rápido e previne erros. 

Você pode testar manualmente, enviando o email para diferentes provedores, ou usar um serviço de email para te ajudar. Nesse caso, você pode enviar o email para si mesmo, para conferir se está tudo certinho com a mensagem.

Se você usa alguma plataforma de email marketing, é só usar a opção de “enviar email de teste”. 

Com esse email teste, dá para corrigir possíveis erros de digitação, imagem que ficou grande ou pequena demais, acrescentar um botão da CTA que foi esquecido, avaliar a formatação do texto…

Enfim, é uma possibilidade de revisar toda a estrutura do email, olhando do ponto de vista de quem o recebe.

10. Facilite a forma de cancelar a inscrição na sua lista

Colocar o link de unsubscribe (descadastro) para que a pessoa saia da lista de contatos é visto como uma boa prática de email marketing e de respeito com o usuário.

A pessoa fica livre para decidir se quer continuar recebendo seus emails ou não. 

Lembre-se sempre de colocar o link de forma visível, acessível e fácil de clicar. 

Não tenha medo de colocar o link de unsubscribe por receio das pessoas saírem da sua lista. O seu objetivo é manter na sua base apenas pessoas que realmente queiram receber seus conteúdos e suas ofertas. 

Porque assim, as chances de criar um relacionamento forte com a sua audiência são maiores e, consequentemente, suas chances de vender mais também.

Além disso, várias ferramentas de envio de email oferecem pacotes de acordo com o tamanho da sua lista (5 mil, 10 mil, 20 mil leads). Logo, é melhor manter apenas os emails que interagem de alguma forma com o seu trabalho.

11. Faça testes A/B

Se a sua taxa de conversão está baixa, ou seja, se os seus emails não estão gerando os resultados esperados, faça testes A/B para avaliar diferentes formatos para suas campanhas e entender qual funciona melhor para o seu negócio.

O teste A/B é uma forma de comparar o desempenho de duas ou mais versões de uma mesma página, com o objetivo de descobrir qual traz os melhores resultados.

Então, experimente versões diferentes de CTAs, layouts, imagens e linhas de assunto. 

Com base nos dados, você vai poder colocar na sua página o que já foi testado e aprovado pelo seu público alvo. Ou seja: o que dá resultado.

O fato é que testes A/B são uma ótima maneira de estudar e entender os gostos e preferências de seu público-alvo.

12. Não envie spams

Spam é o termo usado para referir-se aos emails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

Para ter certeza que o seu email não será apenas mais um na caixa de spams, você precisa conhecer as regras de spam do país em que seu público-alvo está. 

Evite erros básicos, como colocar muitos links no corpo do texto e o uso de palavras que soam como golpe: "Grátis", "Ótima Oportunidade", "Compre Agora" e “Dinheiro Fácil”. Não abuse de imagens, ícones e letras maiúsculas.

Separei aqui mais algumas dicas para que você não se torne um spammer:

  • Envie emails apenas para os clientes que escolheram entrar na sua lista de contatos. Esse cadastro pode ter sido por telefone, site, landing page, Whatsapp, contato presencial.

  • Não use listas de divulgação de terceiros. Não compre lista de emails prontas. Essas pessoas não deram autorização para receber o seu conteúdo. É muito grande a chance delas não interagirem com as suas mensagens e maior ainda de pedirem para sair da lista. 

  • Se a pessoa já comprou um produto ou serviço seu, cuidado na hora de oferecer algo totalmente diferente. Conheça bem sua lead antes de enviar uma oferta.

  • Respeite o pedido de se descadastrar da lista. Se a pessoa pediu para sair da lista, não tem por que ela receber novos emails seus. 

13. Mantenha sua lista de contatos atualizada

Delete endereços de email errados, inativos ou inválidos e garanta que sua taxa de rejeição não tenha efeito prejudicial na sua reputação. 

A taxa de rejeição pode ser dividida em duas: hard e soft.

A hard (dura) é aquela em que o endereço do destinatário é inválido, ou seja, um email que não existe está cadastrado. 

Neste caso, não há o que fazer, apenas deletar o endereço cadastrado para que essa taxa possa diminuir nos resultados.

Já a soft é quando o endereço do destinatário é válido, mas a mensagem não foi entregue por algum motivo, por exemplo, porque a caixa de entrada dele estava cheia ou sua mensagem foi parar na caixa de spam.

O fato é que uma má reputação pode fazer você ser bloqueado pelos provedores de email, como Gmail, Hotmail, Yahoo etc.

Existem várias razões para que os provedores decidam bloquear emails. Para o Gmail, por exemplo, é importante que as campanhas de email marketing mesclem as imagens com texto.

Para não ser bloqueado, certifique-se que as pessoas da sua lista realmente querem receber seus emails. 

Se você recebeu o aviso de que a sua lista foi bloqueada, significa que ela apresenta muitos contatos com avaliação ruim.

Isso quer dizer que sua lista possui muitos endereços inválidos, inexistentes ou spam.

Os provedores de emails, como Gmail, Hotmail, Yahoo, criam blacklists. E quem cai nessas listas não consegue enviar email nem para a caixa de spam.

Se você não sabe, blacklist (a tradução literal é “Lista Negra”) é uma lista que agrupa mails, endereços de IP ou domínios que foram denunciados como disseminadores de mensagens consideradas spam. 

14. Reenvie emails que não foram abertos

Enviar novamente emails que não foram abertos é uma boa estratégia. O seu cliente pode não ter lido o email por diversas razões, então é válido tentar de novo.

Mas não mande exatamente o mesmo email: mude o assunto, coloque palavras como "última chance", "lembrete", "acho que você não viu isso". 

Atualize o conteúdo. Tem algum dado novo, alguma nova estatística que possa ser acrescentada? 

Cheque o horário de envio. Se você mandou o email pela manhã, que tal tentar enviar à noite desta vez?

Também tenha cuidado para não reenviar muitos emails. Analise bem se é necessário mandar novamente ou não.

15. Dê atenção à frequência de envio 

Para o sucesso da estratégia de marketing é importante analisar a frequência de envio dos emails. 

Enviar mensagens demais pode ser muito chato e até mesmo irritante, mas poucos emails podem gerar falhas na comunicação. 

Lembre-se sempre de manter um diálogo com a sua lista. Não adianta enviar uma oferta sem criar uma relação de confiança antes. 

Para melhorar essa comunicação, analise também suas taxas de abertura e veja qual o melhor horário para envio.

Descubra o que funciona melhor para a sua audiência. Um email por semana? Dois por dia? 

O fato é que não existe resposta pronta. A quantidade de emails certa é a quantidade que funciona para a sua audiência. 

16. Acompanhe e analise seus resultados

Você sabe qual a taxa de abertura dos seus emails? Quantos cliques nos botões de CTA? Qual a taxa de conversão?

Ou seja, você está acompanhando e analisando os seus resultados? 

É importante acompanhar essas métricas para saber se o que você está fazendo está certo ou errado.

Avalie os resultados para melhorar suas estratégias de email marketing. Isso vai ficar mais simples se você trabalhar com alguma ferramenta de disparo de emails. 

Essas ferramentas trazem as principais métricas, como taxa de abertura, cliques no CTA, inscrição na lista, cancelamentos etc.

17. Atenção com as páginas de destino

Quando você coloca um botão ou link no seu email, o usuário é encaminhado para uma página de destino, que pode ser um site ou uma landing page, por exemplo. 

Para que sua estratégia de marketing dê certo, as páginas de destino precisam funcionar bem. 

Por isso, teste todas as páginas e links antes de enviar o email para sua lista de contatos.

Você também pode deixar suas landing pages mais atraentes para conversão, seja para fazer o cliente comprar algo, baixar um e-book ou se inscrever em uma aula on-line. 

Outra dica é nunca encaminhar sua lead para a primeira página do seu site ou blog. Coloque link para páginas específicas. Não faça a pessoa procurar a informação, mostre o caminho mais fácil.

18. Use storytelling para escrever seus textos

Storytelling vem do inglês. Story significa história e telling contar. Ou seja, é a arte de contar histórias.

E por que isso é bom? Porque histórias conectam, chamam a atenção, afloram sensações e sentimentos.

Além disso, histórias podem gerar mais ação por parte da pessoa que está lendo o seu email. Isso porque, se bem contada, a história causa desejo, inspiração… Instiga a pessoa a partir para ação. 

19. Evite anexar arquivos

Se você pretende enviar algum tipo de arquivo aos seus contatos, evite ao máximo anexos.

Os anexos tendem a ser mal vistos pelos provedores de emails. A razão é que eles podem entender que o conteúdo que você está enviando é malicioso ou é um vírus, e te colocar na caixa de spam por isso.

Além disso, você não tem como acompanhar quem abriu ou não o arquivo. 

A melhor maneira é enviar o arquivo através de um link, de preferência hospedado dentro do seu próprio site.

Assim, você pode acompanhar o sucesso do seu email e ter certeza de que as leads terão acesso ao conteúdo. Sem contar que, dessa forma, é possível saber quantas pessoas acessaram o link enviado por você.

20. Use um serviço de email marketing

Usar um serviço de email marketing gera inúmeros benefícios para o seu negócio: você pode acompanhar os seus resultados, segmentar suas listas, personalizar seus emails, enviar respostas automáticas e muito mais. 

Se você ainda não tem uma ferramenta que automatize suas estratégias de email marketing, o Klicksend pode te ajudar. 

Ele é uma ferramenta de envio de emails totalmente focada na conversão de leads e realização de vendas.

Com o Klicksend, além de conseguir criar e enviar campanhas de email marketing para a pessoa certa, você também terá acesso a:

  • dashboard com as métricas importantes para a sua estratégia de marketing;

  • segmentação da lista de contatos por meio de marcação com Tag;

  • suporte em tempo real para tirar qualquer dúvida.

Com o Klicksend, você não precisa de planilhas de excel ou outras formas manuais e trabalhosas para organizar as suas leads.

Além disso, ele pode ser integrado ao Klickpages, a melhor ferramenta de criação de landing pages otimizadas para conversão.

Quer saber mais como essas duas ferramentas podem, juntas, agregar mais ao seu negócio? É só clicar aqui.

Mão na massa

Nesse artigo, eu te mostrei o que é email marketing e te dei 20 dicas de como otimizar as suas mensagens para estabelecer uma confiança com os seus clientes e futuros clientes.  

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e trazer para a prática os conhecimentos adquiridos aqui.

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(Este artigo foi originalmente publicado em 08 de julho de 2019 e atualizado em 22 de abril de 2021 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas).

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.