15 benefícios do vídeo marketing: entenda por que ele é o melhor amigo do seu negócio

15 benefícios do vídeo marketing: entenda por que ele é o melhor amigo do seu negócio

Quando você souber os benefícios do vídeo marketing, vai perceber que ele é como se fosse o melhor amigo de infância do seu negócio.

Por que melhor amigo de infância?

Bom. Eu não sei se você tem ou teve um melhor amigo de infância. Mas o fato é que essa é a pessoa que está sempre lá, não importa se o momento é bom ou ruim. 

A minha melhor amiga de infância, por exemplo, estava lá quando eu aprendi a andar de bicicleta e comemorou comigo…

Quando eu tirei a primeira nota baixa na prova (e, claro, me ajudou a recuperar na prova seguinte)…

Quando tive decepções amorosas e também quando consegui o emprego que tanto quis.

É assim que funciona quando você tem um melhor amigo de infância: não importa qual é a situação, ele está sempre lá, fazendo com que tudo fique bem ou ainda melhor.

Melhor amigo :)

Tal qual aquele amigo de infância que te acompanhou desde os estágios iniciais da vida e continua ao seu lado dando todo o suporte necessário para que tudo dê certo…

Assim também é o vídeo marketing, que está presente no seu negócio desde a primeira etapa, lá no início do funil de vendas, te ajudando a atrair a atenção dos seus potenciais clientes…

Sendo fator fundamental no engajamento dos seus seguidores nas redes sociais

Até o momento de convencer o cliente a comprar o seu produto ou serviço.

Pois bem.

A Angela, aqui do blog do KP, já escreveu um artigo completo sobre o que é vídeo marketing com dicas de como implementá-lo na sua estratégia.

A minha intenção aqui é focar nos benefícios que ele tem durante todas as etapas que a sua empresa percorre para conseguir um novo cliente.

E eu separei 15 benefícios que você pode começar a aproveitar com o apoio dos vídeos.

Olha só:

1. Vídeo é o formato favorito para se consumir conteúdo

Vídeo é o formato favorito para se consumir conteúdo

O vídeo é a primeira opção da maioria das pessoas na hora de fazer uma pesquisa, aprender algo novo ou consumir algum tipo de conteúdo.

Veja pela sua própria experiência. 

Na hora de preparar uma receita legal para a família ou tirar dúvidas sobre o uso de alguma ferramenta, o que você prefere: ler um texto sobre o assunto ou assistir a um vídeo?

Se você for como 68,2% dos usuários da internet, vai preferir o vídeo. Não é à toa que ele é o formato de conteúdo mais consumido na internet

E a tendência é que a popularidade dos vídeos aumente cada vez mais, tanto dentro quanto fora do Youtube.

Para você ter uma ideia, até 2020 (que já está logo aí), 75% do consumo de dados móveis de internet serão usados para acessar conteúdo em vídeo

Isso mostra que os vídeos não são só a febre do momento. Eles deixaram de ser uma mera tendência no marketing digital e vieram para ficar.

2. O seu conteúdo fica mais compreensível

Não é a toa que quando as pessoas vão procurar alguma explicação ou orientação na internet, elas preferem consumir conteúdo no formato vídeo, como eu disse no tópico anterior.

Inclusive as buscas relacionadas a aprender como fazer ou consertar algo e resolver um problema estão entre os 5 principais motivos pelos quais as pessoas recorrem ao YouTube.

Isso é porque, ao usar de recursos de imagem combinado com áudio e texto, o vídeo faz com que a compreensão aconteça de forma mais tranquila.

O lado bom disso é que você pode usar e abusar desse formato para passar informações de qualidade através de um material de fácil consumo, que não exige grande esforço do público.

Como explicar sobre a transformação que você oferece, ou mesmo tutoriais, por exemplo.

Conteúdos que vão ajudar a sua audiência a tomar uma decisão mais consciente a respeito do seu produto ou serviço.

3. Gera mais engajamento

Além de conquistar a sua audiência com conteúdo de fácil acesso e compreensão, o vídeo marketing também contribui para maior engajamento entre a sua marca e o cliente.

Pensa comigo. 

Se o vídeo é o formato favorito do público, as pessoas tendem a interagir mais com conteúdos nesse formato, principalmente nas redes sociais.

Afinal de contas, os vídeos transmitem mensagens e emoções de um jeito diferente, agregando vários elementos.

E é justamente isso que faz as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem um conteúdo.

4. Vídeos viralizam mais que qualquer outro conteúdo 

Vídeos viralizam mais que qualquer outro conteúdo

Talvez você saiba, talvez não, mas os vídeos são compartilhados até 1200% mais do que imagens e texto juntos

Isso é consequência natural do que eu te falei nas últimas linhas, sobre o maior alcance desse formato devido ao bom engajamento que ele gera nos canais de marketing.

O lance é que, ao conquistar o interesse dos usuários, esse formato tende a criar um vínculo que faz com que eles sintam a necessidade de compartilhar essa experiência com outras pessoas…

Que tendem a compartilhar com outras pessoas… E por aí vai.

Enfim. Simplesmente não dá para ignorar o poder que os vídeos têm de tornar um conteúdo viral e fazê-lo grudar na cabeça do público.

5. Tem um bom custo-benefício

Se você é que nem a maioria dos empreendedores e se preocupa com a saúde do seu bolso, eu tenho mais uma boa notícia para te dar: você não precisa investir uma grana alta para produzir conteúdos em vídeo.

Não precisa ter equipamentos profissionais e caros. Ao contrário, dá para fazer um bom material usando apenas o seu celular.

Aliás, é justamente assim que vários influenciadores digitais fazem dinheiro hoje em dia. 

E também não precisa pagar uma equipe especialista em vídeo se a sua empresa ainda não tem estrutura para isso.

Para te mostrar como pode ser simples produzir e editar o seu próprio material audiovisual, eu separei alguns artigos aqui do blog do KP:

A facilidade desse processo, quando comparada com os vários benefícios do vídeo marketing (que refletem diretamente nas vendas), faz com que essa estratégia tenha um excelente custo-benefício. 

6. Maior poder de persuasão

Outra vantagem de investir em vídeo marketing é que esse tipo de material consegue tornar o seu conteúdo mais palpável, real.

Com isso, você também tem a chance de produzir provas sociais concretas sobre o seu produto ou serviço.

Isso acontece porque o vídeo possui elementos visuais, textuais e sonoros e, por isso, ativa áreas diferentes do seu cérebro ao mesmo tempo.

Além de gerar credibilidade e confiança através de provas concretas, você também consegue grudar a sua mensagem na cabeça da sua audiência.

Porque as pessoas retêm 95% de uma mensagem quando elas assistem a um vídeo, em comparação com apenas 10% quando leem um texto.

E todos esses pontos são super importantes na hora de convencer o seu potencial cliente.

Então, se você quer aumentar o seu poder de persuasão com o seu público, não pode deixar o vídeo marketing de lado.

7. Vídeos melhoram suas estratégias de SEO 

Vídeos melhoram suas estratégias de SEO

Além de ser o formato preferido do público, o vídeo também tem se mostrado o favorito dos mecanismos de busca como o Google.

Pois a inclusão de vídeos nas suas páginas pode melhorar o SEO (otimização para ferramentas de busca).

Digo isso porque os vídeos têm 53 vezes mais chances de aparecerem nas primeiras páginas dos sites de busca quando os usuários pesquisarem por assuntos ou palavras-chave referentes ao seu nicho de mercado

E isso faz toda a diferença na hora de conquistar a atenção de novos visitantes já que 95% das buscas terminam na primeira página de resultados.

Ter a atenção de toda essa galera consequentemente…

8. Aumenta o tráfego orgânico das suas páginas

O tráfego orgânico representa a quantidade de acessos que a sua página consegue de forma espontânea. Ou seja, sem precisar investir dinheiro em campanhas no Google.

Como eu acabei de te falar, os vídeos são elementos que te ajudam na hora de otimizar suas páginas para SEO.

Porém, ainda tem mais um detalhe que faz com que você seja bem visto aos olhos do Google: incluir vídeos no seu conteúdo faz com que o usuário fique por mais tempo navegando nas suas páginas.

Tanto é que 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico

Vale a pena frisar que isso significa crescimento orgânico para a sua empresa, sem precisar investir nem um centavo em anúncios. 😉

9. Aumenta o alcance da sua marca

Aumenta o alcance da sua marca

Ao aumentar a tendência de viralizar nas redes sociais, gerar mais engajamento e ainda aumentar o tráfego orgânico das suas páginas, você aumenta também o alcance das suas postagens.

Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos você consegue através dos vídeos, mais pessoas visualizam o seu conteúdo e a mensagem da sua marca.

10. Aumenta as taxas de conversão em vendas

Investir em vídeo marketing permite que a mensagem da sua marca chegue a um público maior e mais variado, que estão em diferentes etapas do funil de vendas e, consequentemente, aumente suas chances de vender mais.

Nas empresas do segmento B2B, por exemplo, 65% dos tomadores de decisão afirmam que já foram fortemente influenciados a comprar de um fornecedor após assistir a um vídeo que ele apresentou.

Isso sem contar o efeito cascata provocado por todos os benefícios que eu já te falei até aqui.

Ter mais visitantes, mais engajamento, maior poder de persuasão… Tudo isso representa oportunidade de novos clientes para o seu negócio.

11. Ótimo retorno sobre investimento

Além desse impacto positivo que os vídeos podem ter sobre as vendas na sua empresa, você já viu que eles são bem acessíveis no que diz respeito à produção.

E a combinação baixo investimento mais alta conversão é um dos fatores que torna o video marketing uma estratégia com excelente retorno sobre investimento (ROI).

Pelo menos 83% dos negócios concordam com isso.

12. Landing pages com vídeos geram mais leads

Landing pages com vídeos geram mais leads

Quanto se trata de gerar mais leads qualificados para o seu negócio, adivinha só? 

Os vídeos também são uma mão na roda.

Com eles você aumenta em até 80% as chances de conversão na sua landing page.

Claro que para transformar um visitante em lead (cliente em potencial), além de apostar em conteúdos ou depoimentos em vídeo, por exemplo, você precisa ter uma página otimizada para conversão.

E nesse momento, o Klickpages é o seu melhor aliado. É bem fácil criar a sua landing page personalizada por lá. São apenas 3 passos:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

13. Potencializa sua estratégia de e-mail marketing 

Para os adeptos ao email marketing, aí vai mais um excelente benefício:

Incluir vídeos no conteúdo dos seus emails pode impulsionar em até 300% a taxa de cliques.

Está bom para você? Hahaha.

Ao aliar o uso de vídeos com outras boas práticas de email marketing que o blog do KP te mostra nesse artigo aqui, você vai longe com essa estratégia.

14. Ajuda a reter e fidelizar clientes

Ajuda a reter e fidelizar clientes

Depois de conquistar os seus clientes, você acha que acabaram suas possibilidades com o vídeo marketing?

Nada disso!

Os vídeos são poderosos aliados também na etapa do pós-venda.

Você pode produzir tutoriais para demonstração do seu produto, fazer um acompanhamento de perto a respeito de um serviço prestado e continuar alimentando seus canais de marketing com conteúdos de qualidade para manter os clientes satisfeitos.

Essas são apenas algumas maneiras de continuar sempre por perto, transmitindo a confiança que o seu cliente precisa para ficar com você por cada vez mais tempo.

Assim, você conquista clientes tão fiéis que eles se tornarão verdadeiros embaixadores da sua marca.

15. Contribui para a comunicação interna

E é claro que eu não poderia falar de outro tipo de comunicação que é essencial para a sua empresa: a comunicação interna.

Aproveite todos esses benefícios dos vídeos para treinar e capacitar o seu time de colaboradores e fazer com que eles se sintam cada vez mais motivados a trabalhar em prol do sucesso do seu cliente.

Afinal de contas, ter uma equipe engajada e comprometida é bom para o consumidor, para o seu negócio e para você.

Conclusão

Conclusão Benefícios do Vídeo Marketing

Agora você já sabe que o vídeo marketing é como o melhor amigo de infância do seu negócio: acompanhando cada passo e ajudando em cada etapa.

Para mostrar o quanto você tem a ganhar investindo nesse tipo de estratégia na sua empresa, eu trouxe nesse artigo 15 benefícios do vídeo marketing.

Entre eles, o excelente retorno sobre investimento, o bom engajamento nos canais de marketing e maior poder de persuasão que você consegue ter com o seu público.

E ainda o fato de você melhorar suas estratégias de SEO, conseguir mais tráfego orgânico para suas páginas e ainda reter e fidelizar seus clientes.

Você não tem mais desculpas para deixar de lado o vídeo marketing na sua estratégia. 

E aí? Você já sabia que os vídeos eram aliados tão poderosos? Me conta aqui nos comentários!

Abraços!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)