Autoresponder: descubra o benefício secreto dessa funcionalidade

Autoresponder: descubra o benefício secreto dessa funcionalidade

A primeira coisa que você precisa saber sobre o autoresponder é que usá-lo na sua estratégia de marketing é uma relação ganha-ganha. 

Primeiro porque você não deixa o seu cliente no vácuo ao final de cada ação que ele toma em relação ao seu negócio.

Segundo que você tem toda a praticidade de deixar suas mensagens programadinhas, e aí pode ficar tranquilo de que elas vão chegar no momento certo.

Inclusive, se você é alguém que já procura saber sobre essa ferramenta há algum tempo, provavelmente já deve ter visto mil e uma vantagens sobre o autoresponder para a sua estratégia de email marketing.

Como ele facilita a sua vida ao automatizar o processo de enviar emails, mantém a sua lista engajada e aquecida…

Só que tem uma vantagem que ninguém fala e que é a mais importante. Que, sem ela, nem as outras são possíveis.

Estou falando de ter uma boa entregabilidade.

Para você entender do que eu estou falando aqui, eu preciso deixar bem clara qual a diferença entre entrega e entregabilidade de um email.

É o seguinte. 

Quando você envia um email, ele sai da sua caixa de saída e, se não tiver nenhum tipo de bloqueio, chega até o seu provedor de email, que é o responsável por fazê-lo chegar até o usuário.

Quando você faz a sua parte direitinho e o email chega até o provedor, isso é entrega.

Agora… Existe uma enorme diferença entre o enviador de email receber aquela mensagem e ela chegar, de fato, na caixa de entrada da sua lead. 

O email pode, por exemplo, cair na caixa de spam.

A entregabilidade acontece quando a mensagem que você enviou realmente chega na caixa de entrada principal do receptor – o lugar que realmente importa, no fim das contas.

E, apesar de parecer algo bastante simples, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença para que esse processo aconteça. 

Existem uma série de cuidados que você precisa tomar para que o serviço enviador de email te veja com bons olhos e faça com seus emails realmente cheguem. 

O lance é que várias dessas coisas que são essenciais para uma boa entregabilidade você consegue ao aplicar o autoresponder na sua estratégia de marketing.

Porque, com ele, você envia mais emails e, melhor: envia emails na hora certa, aumentando a chance de ter mais cliques, justamente por atender uma necessidade específica daquele contato.

Com isso, o enviador de emails vê que a sua relação com a lead é boa e que há interação. 

Isso é bom para a sua reputação e melhora sua entregabilidade com a galera.

E aí vira um ciclo virtuoso, onde a tendência é melhorar cada vez mais a sua entregabilidade e, consequentemente, a experiência de contato com os seus clientes e potenciais clientes.

Resultado: você consegue garantir sua comunicação por email, sem depender de outras plataformas e seus algoritmos.

Por essas e outras que eu afirmo que apostar no autoresponder é um ganha-ganha. De qualquer ângulo que observo, eu vejo vantagens. 

Quer saber saber como ter todos esses benefícios aí no seu negócio?  

Então, fica aqui comigo. Porque eu vou te mostrar:

  • O que é autoresponder

  • Como funciona

  • Vantagens de usá-lo no seu negócio

  • Tipos de autoresponder 

  • E como configurá-lo na sua ferramenta de email marketing

Vem comigo!

O que é autoresponder?

O que é autoresponder?

O autoresponder é uma funcionalidade que te permite enviar mensagens automáticas após uma ação ser realizada. 

Qualquer envio envio feito de maneira automática a partir de uma ação do usuário pode ser chamado de autoresponder.

No contexto do marketing digital, esse recurso é usado de várias maneiras. Dá para programar esse tipo de mensagem no chatbot do Facebook e no WhatsApp corporativo, por exemplo.

Neste artigo, eu vou focar nas estratégias pensadas para um visitante que acabou de se inscrever na sua lista de email ou que já é uma lead mais qualificada.

Ou seja, em como o autoresponder atua dentro da sua estratégia de email marketing.

Nesse caso, o autoresponder trata de um recurso que integra o seu site (ou página de captura) à sua ferramenta de email marketing, a fim de realizar envios automáticos e em massa. 

Assim, você consegue impactar o seu público com mensagens personalizadas, em diferentes contextos e de forma totalmente otimizada. 

Ou seja, sem ter que parar o que quer que você esteja fazendo para enviar determinado email para o seu novo inscrito.

É mais uma coisa que foi adaptada pelo marketing para aproximar e engajar um potencial cliente, aumentando as chances de venda.

Então, dá só uma olhada em como isso funciona na prática.

Como funciona o autoresponder?

Como funciona o autoresponder?

Como eu te falei há pouco, esse recurso de resposta automática é normalmente usado através ferramentas de email marketing para fornecer informações com agilidade aos clientes em potencial.

Isso porque, mesmo que dependendo do objetivo do negócio a execução possa ser diferente, os autoresponders, de maneira geral, permitem automatizar sequências de emails com base no tipo de inscrição (ou qualquer outra ação) feita pelo usuário e no tempo que ela deverá receber determinadas informações.

De acordo com a sua estratégia, você determina qual mensagem será enviada e quando.

Assim, você garante que está atendendo às necessidades da sua audiência, entregando conteúdo de valor para cada segmento de leads e ainda aumenta as chances de interação com o seu conteúdo.

Para que esse processo aconteça, o autoresponder funciona da seguinte maneira: 

Você (ou o profissional que cuida dessa parte da estratégia na sua empresa) programa o envio das mensagem para serem disparadas a partir do momento em que a pessoa se cadastra na sua lista ou, caso ela já faça parte da sua lista, da ação que ela tomar e que demande algum tipo de resposta automática.

Por exemplo, se o usuário se cadastrou para receber sua newsletter, você programa uma sequência de emails para serem enviados em sequência a partir do momento que a pessoa assina.

  • Email 1 – No mesmo dia em que a pessoa assina a newsletter

  • Email 2 – Três dias depois da assinatura

  • Email 3 – Cinco dias depois da assinatura

É você quem determina quais mensagens serão enviadas e qual a ordem de envio para cada nova pessoa cadastrada.

E aí essas mensagens serão enviadas sem que você precise monitorar as ações de cada novo assinante.

Se depois de dois meses outra pessoa se cadastrar na mesma newsletter, ela irá receber a mesma tag e poderá receber a sequência de emails, na mesma ordem, se você preferir.

Como eu disse, você configura a quantidade de mensagens em sequência e o momento em que elas serão entregues de acordo com suas necessidades. 

E dependendo dos recursos que a sua ferramenta de email marketing oferece, você também pode segmentar melhor os seus emails para ter uma estratégia ainda  mais eficiente. 

Mas a essência do autoresponder está em enviar automaticamente mensagens de forma massiva e pré-programadas.

Sabendo disso, é hora de ver quais são as…

7 vantagens de usar o autoresponder na sua estratégia de email marketing

7 vantagens de usar o autoresponder na sua estratégia de email marketing

Antes de te falar quais vantagens você terá ao usar o autoresponder na sua estratégia, eu preciso deixar uma coisa bem clara aqui.

As respostas automáticas precisam ser feitas pensando no leitor

Porque são essas mensagens que vão levar os curiosos que estavam passeando pelo seu site até o nível de verdadeiros fãs da sua marca.

O que eu quero dizer com isso é: não economize em conteúdo de valor! 

Ofereça às suas leads conteúdos que satisfaça suas necessidades e seus desejos, que resolvam seus problemas. Ofereça conteúdos úteis e que transformam. 

É isso que faz com que eles fiquem satisfeitos ao clicarem no seu email e queiram continuar clicando e interagindo a cada nova mensagem na caixa de entrada.

Acontece que essa interação constante se transforma num relacionamento duradouro entre você e o seu potencial cliente, e isso é a base de quase todas as vantagens que eu vou te falar agora mesmo.

Então, fica ligado nos benefícios que essa ferramenta pode te oferecer:

1. Agiliza o atendimento

Justamente por você não precisar monitorar cada nova mensagem que será enviada, com o autoresponder você agiliza o atendimento às suas leads. 

Isso é importante tanto para elas, que não ficam no vácuo ou esperando muito tempo para receber uma resposta à ação que ela executou, quanto para você, que fica tranquilo de que estar atendendo o seu público e ainda pode focar seu tempo na criação de outras estratégias importantes para o seu negócio.

2. Aumenta o engajamento

Uma vez que você entrega o seu conteúdo com agilidade, as chances são que os usuários irão interagir melhor com os seus emails.

Pensa comigo. 

Se a pessoa se cadastrou para receber um conteúdo específico, por exemplo, e já recebeu na sua caixa de entrada automaticamente uma mensagem com o link, é bem provável que ela continue engajada e já clique para ter acesso aquilo que ela solicitou.

E, com outros conteúdos enviados em sequência estrategicamente, você tem grandes chances de manter sua lead envolvida com a sua marca por um bom tempo.

3. Proporciona uma taxa de abertura maior

Enviar emails em momentos-chave da interação com a sua lista é super importante para ter uma boa taxa de abertura dos seus emails.

Aqui entra aquela mesma parada de que essas pessoas ou já estão esperando por esse conteúdo ou estão envolvidas de forma a continuarem se relacionando contigo.

Logo, a quantidade de leads que realmente clicam e abrem seus emails tende a ser bem maior.

4. Melhora a entregabilidade

Consequentemente ao que eu te falei no tópico anterior, o uso do autoresponder nas suas estratégias também permite que você tenha uma entregabilidade muito melhor.

Como eu te falei lá no início desse artigo, a entregabilidade significa que os seus emails chegam, de fato, na caixa de entrada do usuário.

Funciona assim: já que você envia email em uma boa frequência e suas leads estão clicando mais nos seus emails e ainda interagindo com o conteúdo que você está enviando, os enviadores de emails entendem que o que você oferece é realmente importante para a sua lead.

E aí eles te veem com bons olhos e permitem que suas mensagens continuem chegando na caixa de entrada principal da sua lista.

Logo, a probabilidade de você ir parar na caixa de spam e ser ignorado pelo seu público diminui drasticamente.

5. Proporciona uma comunicação mais eficiente com o público

Aqui o ciclo positivo continua.

Com uma boa entregabilidade, o autoresponder te ajuda a manter uma comunicação eficiente com o seu público.

Digo isso porque o email marketing é um dos canais de comunicação mais importantes que a sua empresa pode focar.

Para você ter uma ideia, 59% dos profissionais de marketing dizem que o email é sua maior fonte de ROI (retorno sobre investimento).

Um dos motivos para isso é que o email permite que você tenha um controle muito maior do que você envia e do que é realmente recebido pelo público. 

Afinal, você não fica dependendo dos algoritmos das redes sociais.

Então, é sempre bom investir em ferramentas que tornam seus disparos de emails mais eficazes.

6. Permite uma melhor segmentação de leads

Ao programar os seus emails automáticos, você pode separar cada mensagem para grupos específicos de leads, com base em critérios que você mesmo pode decidir.

Logo, o autoresponder permite que você segmente melhor suas leads e direcione seus conteúdos ou campanhas para as pessoas certas.  

Isso é extremamente importante para ter uma comunicação eficaz com a sua audiência.

Além do fato de que a distribuição adequada desse material pode fazer toda a diferença para os resultados concretos da sua empresa, como você vai ver agora.

7. Ajuda na evolução do funil de vendas

Imagino que o seu maior objetivo, como empreendedor ou aspirante a empreendedor, seja vender. Ter bastante dinheiro no bolso no final do mês.

Então você ficará feliz em saber que ter o autoresponder na sua estratégia também ajuda (e muito!) nessa parte.

Porque com essas mensagens sendo disparadas no momento certo, você fornece muito valor e faz com que a relação entre o seu potencial cliente e você seja cada vez mais próxima.

Planeje e configure os seus emails automáticos pensando em cada uma das fases da jornada do consumidor, de forma que esse conteúdo nutra e qualifique essas leads de forma mais personalizada. 

Assim, elas se tornarão leads cada vez mais aquecidas e a tendência é que elas avancem cada vez mais no funil de vendas, até o momento da compra.

Pronto! Até aqui você viu quais são as vantagens de usar o autoresponder na sua estratégia. Agora, olha só os…

6 tipos de autoresponder que você pode usar no seu negócio

6 tipos de autoresponder que você pode usar no seu negócio

Uma das melhores características do autoresponder, na minha opinião, é a sua capacidade de se adaptar às diferentes realidades que você possa ter na sua empresa.

Então, os tipos de emails automáticos de resposta podem variar bastante. 

O lance é avaliar sua estratégia e planejar o envio das mensagens usando a abordagem necessária para cada momento específico.

Eu trouxe aqui alguns exemplos de autoresponder que você pode utilizar aí no seu negócio.

1. Boas-vindas

Essa é uma das formas mais clássicas de uso do autoresponder.

Afinal, no primeiro contato do seu potencial cliente com a sua marca, você não pode deixar a desejar na hora de dar as boas-vindas.

E nem demorar demais para dar esse passo, pois é aqui que a pessoa tem certeza de que realmente entrou para a sua lista.

É importante que ela se sinta bem recebida e acolhida.

2. Transacional

Confirmação de pedido, alteração de senha, encerramento de conta… Seja qual for a ação que o usuário realiza, você precisa enviar um email que completa e confirma essa ação.

E por que não fazer isso de forma automática com o autoresponder?

A agilidade do processo faz com que a pessoa se sinta mais satisfeita com o tratamento recebido e não deixa de te ver com bons olhos.

3. Datas comemorativas

Você também pode programar o envio de emails automáticos para momentos especiais e datas comemorativas.

Aqui eu falo tanto de aniversário (se for o caso, é legal pedir essa informação no momento do cadastro) quanto de outras datas importantes no calendário, como Natal, Ano Novo e Páscoa, por exemplo.

Assim, você não perde a oportunidade de impactar positivamente o seu cliente ou potencial cliente nem mesmo nos feriados da vida.

4. Recomendações de produtos

Outra coisa que você pode fazer é monitorar o histórico de compras dos seus clientes e programar envios automáticos com recomendação de produtos semelhantes ou que também possam ser do interesse deles.

Olha aí mais uma oportunidade de aumentar suas vendas com o autoresponder!

5. Resgate de cliente

Se você perceber que parte da sua lista não está abrindo tanto os seus emails quanto antes ou mesmo caindo em soft bounce, uma coisa que pode fazer é enviar um email perguntando o motivo da distância ou com um conteúdo imperdível, por exemplo.

Dá para pensar em uma estratégia onde as leads que estão mais "frias" recebam um tipo específico de conteúdo depois de determinado tempo. 

A minha dica aqui é: capriche no copywriting e coloque suas técnicas de persuasão para jogo nesse momento. Até porque, em muitos casos, essa pode ser sua última chance de resgatar e reconquistar a sua lead.

6. Contagem regressiva

Tem um evento, um sorteio ou uma oferta especial que é por tempo limitado?

Então você pode usar o autoresponder para disparar mensagens de contagem regressiva

Assim, a sua lead fica presente para a data que se aproxima e pode acabar engajando com o que você pretende, mesmo que seja na última hora.

A melhor ferramenta para configurar o autoresponder

A melhor ferramenta para configurar o autoresponder

Pelo que eu te mostrei até agora, acho que já deu para perceber que o autoresponder é sobre atingir as pessoas certas no momento certo.

Acontece que essa é justamente a expertise do Klicksend, a ferramenta de email marketing ideal para você ativar esse recurso na sua estratégia.

Porque ele facilita e agiliza todos os processos de envio para você. Além de ser intuitivo e fácil de usar. 

Com apenas alguns cliques, você segmenta suas leads e envia campanhas direcionadas para elas.

Se o seu método de vendas online é lançamentos, então… Não tem comparação. O Klicksend é definitivamente a melhor ferramenta do mercado, pois foi pensado especialmente para isso.

No artigo O que é o Klicksend: a ferramenta para transformar suas leads em novos clientes, a Nath conta tudo sobre as vantagens e as principais funcionalidades da ferramenta. 

Mas o que você precisa saber desde já é que no Klicksend você consegue configurar os seus emails automáticos de acordo com a tag que você escolher, com a data de inscrição na sua lista e até mesmo forma com que a sua lead interagiu com o email.

Ou seja, dá para configurar para só mandar o próximo email se a pessoa já clicou no email anterior. Outro ponto que ajuda e muito na entregabilidade dos seus emails.

Pois é. Você pode personalizar isso de forma muito simples.

Então, se o que você quer é um serviço de email seguro com sistema de autoresponder para enviar as mensagens certas no momento certo para as suas leads, clique aqui.  

Conclusão

Conclusão Autoresponder

Neste artigo, você viu que usar o autoresponder na sua estratégia de vendas é uma relação ganha-ganha. 

E, mais do que isso, você consegue entregar seu melhor conteúdo, na frequência que desejar, e que ele vai realmente chegar à caixa de email principal do seu cliente.

Porque a vantagem que quase ninguém fala e que é mais importante é o fato de que ele melhora a entregabilidade dos seus emails.

Eu te mostrei como tudo isso funciona para que esse resultado positivo no seu negócio seja possível.

Falei ainda as 7 vantagens de usá-lo na sua estratégia, como agilidade no atendimento, comunicação mais eficiente com o público e o direcionamento do conteúdo para as pessoas certas.

Além de 6 tipos de autoresponder que você pode implementar por aí: boas-vindas, transacional, datas comemorativas, recomendação de produtos, resgate de clientes e contagem regressiva.

E aí? Você já conhecia os benefícios do autoresponder? O que aqui foi novidade para você? 

Não deixa de me contar aqui embaixo nos comentários! =)

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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