12 aplicativos de editar vídeo: as suas desculpas para não produzir esse tipo de conteúdo acabam aqui

12 melhores aplicativos para editar vídeo

Os aplicativos de editar vídeos são o ponto final nas desculpas para não produzir esse tipo de conteúdo para as redes sociais e para o seu site.

Não sei se esse é o seu caso… Mas existem pessoas que já entenderam a importância de produzir vídeos, porém sempre dão desculpas para não estarem fazendo isso.

“Não tenho uma câmera profissional

“Meu computador não é bom para editar vídeos”

“Não tenho dinheiro para pagar um programa de edição profissional”

E por aí vai…

A verdade é que quem faz isso está perdendo uma grande oportunidade de alcançar potenciais clientes e gerar mais vendas.

Afinal, vídeo é o tipo de conteúdo mais acessado e que mais engaja as pessoas. Inclusive, a maioria prefere assistir a um vídeo do que ler sobre um produto.

Logo, deixar de fazer vídeos é correr um grande risco de não ser visto pelo público.

Por isso que digo que, se você está nessa situação, as suas desculpas acabam aqui.

Porque, para começar a publicar vídeos no Facebook, Instagram, YouTube e qualquer outra rede social do seu negócio, você só precisa de uma coisa: o seu smartphone.

Eu estou falando sério.

Hoje em dia, a qualidade das imagens das câmeras de celular são muito boas, várias delas gravam até em HD.

E quanto à parte de edição, você não precisa mais ficar preso a um computador ou pagar caro por um programa.

A real é que existem várias opções de aplicativos, dos mais básicos aos mais avançados, para editar os seus vídeos (e muitos deles gratuitos ou a um preço menor do que um lanche de fast food!).

Ou seja, tudo o que você precisa para aproveitar os benefícios dos conteúdos em vídeo cabe literalmente dentro do seu bolso.

Então, chega de desculpas e continua comigo que, até o final desse artigo, eu vou te mostrar: 12 aplicativos de editar vídeos e 7 dicas para levar o seu conteúdo para o próximo nível.

Vamos lá?

#1 KineMaster – Freemium – iOS e Android

KineMaster

Não é exagero dizer que o KineMaster é a versão em aplicativo dos softwares de edição profissionais para desktop.

Com ele você consegue fazer coisas simples, como cortar os clipes e adicionar efeitos, texto e música, combinando tudo por meio de camadas.

Bem como utilizar recursos mais avançados como o suporte para chroma key (tela verde), transições em 3D, ajustes de cor e brilho, controle de volume com precisão e a gravação de narração dentro do próprio aplicativo.

E, se você não sabe por onde começar a editar um vídeo, pode ficar tranquilo que além da interface intuitiva, o KineMaster tem um assistente de criação de projeto, que guia todo o processo, facilitando a vida de quem está começando.

Ah! E a maioria desses recursos estão disponíveis na versão gratuita. A única desvantagem é que, se você não tiver a versão paga, os seus vídeos serão exportados com uma marca d’água.

#2 iMovie – Gratuito – iOS

O iMovie é o aplicativo da Apple ideal para quem está começando a editar. Pois, como ele é simples e intuitivo, é fácil de aprender a usá-lo.

O iMovie possui todas as ferramentas básicas como cortar clipes, adicionar música e filtros, gravar áudios diretamente do aplicativo, além de uma biblioteca de transições e um assistente de criação.

E também tem recursos que permitem editar o vídeo com mais precisão, como ajuste de velocidade (acelerar ou deixar mais lento apenas um trecho) e editar áudio e vídeo separadamente.

O iMovie oferece suporte para vídeos de alta qualidade, como 4k, e por isso também pode ser uma boa opção para editores já mais experientes que estão em busca de praticidade e qualidade.

#3 VivaVideo – Freemium – Android e iOS

O VivaVideo é um dos aplicativos de edição mais populares do mundo, ele conta com mais de 200 milhões de usuários.

Com ele é possível fazer o básico de edição e também adicionar filtros, adesivos animados, legendas, efeitos de slow e fast motion, e, quando tudo estiver pronto, compartilhar diretamente para as redes sociais.

Além disso, você consegue gravar vídeos diretamente do aplicativo usando efeitos animados, tipo aqueles dos stories do Instagram e também criar um slideshow com as fotos do seu celular.

As maiores desvantagens do VivaVideo são o limite de 5 minutos e a marca d’água nos vídeos para quem usa a versão gratuita.

E também o fato de que, para quem busca um controle maior da imagem, não é possível ajustar manualmente contraste, saturação e brilho.

#4 VideoShow – Freemium – Android e iOS

O VideoShow é um dos aplicativos para editar vídeos mais bem ranqueado em diversos países no mundo todo, inclusive já ganhou até prêmios.

Ele é um aplicativo bastante completo com diversos recursos para deixar o seu vídeo do jeito que você quer.

Além das ferramentas básicas, ele possui reconhecimento facial, suporte para realidade aumentada (ou seja, você pode projetar textos e animações em objetos reais e gravar) e faz automaticamente ajustes na imagem.

E, na hora de exportar, você ainda pode escolher a resolução do arquivo, com algumas opções que vão de HD até uma versão comprimida para o carregamento mais rápido.  

#5 Magisto – Freemium – Android e iOS

Magisto

Esse é o tipo de aplicativo para quem busca praticidade e simplicidade.

Imagine que o seu negócio organizou um evento e você quer compartilhar os melhores momentos em forma de vídeo, mas não tem muito tempo para se preocupar em fazer isso.

O Magisto é a solução ideal nessas horas.

Com apenas 3 simples passos, o aplicativo cria um vídeo completamente editado para você.

É só escolher o estilo de edição que você quer dentre os temas disponíveis, selecionar os vídeos e fotos e escolher uma música de trilha sonora.

Pronto! O resto o próprio aplicativo faz.

Como o processo de edição é praticamente todo automatizado, você acaba não tendo muito controle sobre o resultado final.

Por isso, o Magisto não é recomendado para quem está em busca de uma ferramenta mais completa e um resultado específico.

No entanto, na versão paga, você tem alguns recursos a mais que permitem controlar melhor o resultado final do vídeo e pode até mesmo exportar diretamente do aplicativo para o gerenciador de anúncios do Facebook.

#6 FilmoraGo – Freemium – Android e iOS

O Filmora é um programa de edição para desktop que criou uma versão em aplicativo (FilmoraGo) para permitir que as pessoas editem de qualquer lugar a qualquer momento com bastante facilidade.

Ele é excelente para quem cria conteúdo para o Instagram, pois você consegue deixar os seus vídeos na proporção 1:1 (quadrado) sem precisar fazer muitos ajustes.

Na versão gratuita, o vídeo não é exportado com uma marca d’água, mas ganha uma vinheta do aplicativo no final.

#7 Adobe Premiere Clip – Gratuito – Android e iOS

Se você edita vídeos já há algum tempo, provavelmente já ouviu falar do Adobe Premiere. Ele é um dos principais softwares de edição de vídeo e é utilizado por diversos profissionais, inclusive em estúdios de Hollywood.

O Adobe Premiere Clip é a versão em aplicativo totalmente gratuita do programa para desktop.

É claro que o aplicativo é mais simples e possui menos recursos e ferramentas, mas ainda assim ele é bastante útil.

O Adobe Premiere Clip possui dois modos de edição: o livre, que você mesmo corta, edita e junta os clipes, e o automático que faz todo esse processo por você.

Ou seja, serve tanto para quem está em busca de mais controle na hora de editar, como também para quem quer uma solução rápida na hora de criar um vídeo.

E por ser um aplicativo da Adobe, você consegue sincronizar o seu vídeo para outros aplicativos e programas por meio da Creative Cloud.

#8 PowerDirector – Freemium – Android

PowerDirector

O PowerDirector é considerado o iMovie para Android. Porém diferentemente do aplicativo da Apple, ele não é totalmente gratuito.

A principal vantagem dele em relação aos outros aplicativos de editar vídeos é o suporte para chroma key (tela verde) e vídeos em 4K, que é possível encontrar apenas em alguns apps.

Esses recursos permitem que você edite o plano de fundo dos seus vídeos, deixando eles mais dinâmicos e atraentes, e exporte com alta qualidade, como a de cinema.

#9 WeVideo – Freemium – Android e iOS

Assim como os outros aplicativos que eu te falei, com o WeVideo é possível fazer todo o básico de edição, além de acrescentar nos seus vídeos efeitos e trilha sonora, usando a biblioteca de música licenciada do próprio app.

O grande diferencial dele é que você consegue armazenar os seus vídeos na nuvem, ou seja, nos servidores do aplicativo, e acessá-los de qualquer lugar, inclusive da plataforma web.

A maioria dos recursos estão disponíveis na versão gratuita, mas para ter um acesso mais completo é necessário escolher um dos planos mensais ou anuais.

#10 VidTrim – Freemium – Android

O VidTrim é um aplicativo mais simples, ideal para quem busca algo que não ocupe muita memória no celular e execute o básico de edição.

Com ele, você consegue cortar os clipes, adicionar efeitos, comprimir o tamanho dos vídeos e compartilhar diretamente para as redes sociais.

Uma das grandes vantagens dele é o preço da versão premium que é bem menor se comparado com os outros aplicativos.

#11 AndroVid – Freemium – Android

Assim como o VidTrim, o AndroVid é um aplicativo mais básico que oferece os principais recursos para quem quer fazer uma edição simples e rápida.

A interface dele é intuitiva, o que facilita a experiência do usuário, e conta com diversos atalhos que ajudam muito a quem está começando encontrar o que precisa.

Além disso, o valor da versão paga é bastante acessível.

#12 Video Cutter – Gratuito – Android

Você só precisa cortar rapidamente o trecho de um vídeo? Então, o Video Cutter é o aplicativo ideal para você!

É só abrir o aplicativo, selecionar o trecho que deve ser cortado e salvar o arquivo.

Além disso, o Video Cutter não tem anúncios e nem deixa marca d’água nos seus vídeos.

7 dicas para criar vídeos de sucesso

7 dicas para criar vídeos de sucesso

Agora que você já conhece os 12 principais aplicativos de editar vídeo, está chegando a hora de colocar a mão na massa e descobrir qual funciona melhor para você.

Mas antes de fazer isso, eu tenho uma pergunta para você:

Qual é a diferença entre um vídeo qualquer e um que as pessoas amam, comentam e compartilham?

A resposta: muitos aspectos – alguns que você pode controlar e outros não. Mas vários aspectos influenciam na hora de determinar o sucesso do seu vídeo.

Por isso, para te deixar preparado para conseguir um bom resultado, eu separei 7 dicas que podem fazer a diferença na hora de conquistar o seu público.

1. Tenha uma única mensagem

O que você quer passar para o seu público através do vídeo?

Que a sua marca é a melhor do seu nicho? Que quem faz o seu curso tem X por cento de chances de chegar no objetivo? Que o seu serviço transforma a vida das pessoas?

Independente do que você quiser transmitir, escolha apenas uma mensagem.

A sua marca pode ser a melhor do seu nicho e transformar a vida das pessoas.

Mas, na hora de editar o vídeo, você precisa escolher qual desses dois aspectos você quer apresentar para o seu público naquele momento.

Isso vai deixar a sua mensagem mais forte e aumenta as chances de ela ficar na cabeça das pessoas.

Na hora de editar o seu vídeo, foque em uma mensagem e tudo o que não fizer parte dela: corte.

2. Fique atento à duração do vídeo

A verdade é que as pessoas não têm muita paciência e nem tempo para assistir a vídeos longos nas redes sociais.

E quanto maior for o vídeo, mais chances de as pessoas não assistirem até o final.

O problema disso não é só que o público está perdendo parte da mensagem, mas também que as redes sociais não enxergam isso como um bom sinal.

O fato de várias pessoas abandonarem o vídeo antes do final demonstra que aquele conteúdo provavelmente ele não é interessante ou relevante.

O efeito disso é que, a longo prazo, ele pode ser exibido com menos frequência no resultado de buscas, o que afeta diretamente o seu tráfego orgânico.

A duração ideal de um vídeo varia entre 30 segundos e 2 minutos dependendo da rede social.

Mas é bom você também testar vídeos de diferentes tamanhos e ver a quais deles a sua audiência responde melhor.

3. Adicione legendas

As chances são que, se os seus vídeos não têm legenda, eles estão sendo ignorados por boa parte das pessoas nas redes sociais.

Só para você ter uma noção 85% dos usuários do Facebook assistem a vídeos sem som. E a realidade nas outras redes sociais, como o Instagram, também não é muito diferente disso.

Isso acontece por diversos motivos. Mas o fato é que a maioria das pessoas depende de algum outro meio que não seja o áudio para compreender a mensagem.

E uma das melhores forma de oferecer isso é por meio de legendas.

Se você não sabe como legendar vídeos, eu escrevi um artigo aqui para o blog do KP explicando como fazer isso e as melhores ferramentas. É só clicar aqui para ler.

4. Tenha uma CTA

Não sei se você já sabe disso, mas muitas vezes tudo o que falta para o seu público curtir ou compartilhar o seu vídeo é apenas um pedido seu.

A CTA (call to action) é literalmente uma chamada para ação, é você dizer para o seu público o que você espera que ele faça depois de assistir ao vídeo, seja compartilhar, acessar o seu site ou comprar um produto…

Você pode fazer isso diretamente no vídeo com uma fala ou então usando um botão que redirecione para a ação que você deseja.

Para saber mais sobre CTAs e ver alguns exemplos para se inspirar, sugiro que você leia este artigo: O que é CTA (Call to Action), porque é importante e exemplos.

5. Cuide da iluminação e do ambiente na hora de gravar

Em alguns dos aplicativos que eu te mostrei dá para ajustar o brilho, o contraste do vídeo e até mesmo alterar o fundo.

Mas nem sempre o resultado final desse tipo de edição pode ter a qualidade esperada, principalmente quando se está começando.

Por isso o ideal é, na hora de gravar, usar a iluminação natural a seu favor e, se necessário, utilizar luz artificial para não deixar a imagem escura.

Escolha também um ambiente legal para filmar, deixando o plano de fundo do seu vídeo interessante e condizente com a mensagem que você quer passar.

6. Grave várias vezes a mesma cena

Talvez você já tenha ouvido aquela expressão que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Então, esse é exatamente o tipo de situação que essa frase se aplica muito bem.

Na hora de editar é melhor ter várias opções, assim, você terá mais possibilidades na hora de cortar e juntar os clipes, do que ter apenas uma versão da cena.

Se possível, na hora de gravar, capture o momento de diferentes ângulos, pois isso também vai te dar mais opções na hora de editar.

7. Use tripé

Um vídeo tremido ou com movimentos muito bruscos, além de ser mais difícil de editar, pode não passar uma boa impressão para a audiência.

Por isso, o melhor mesmo é usar um tripé na hora de gravar, isso vai deixar o seu vídeo mais estável e também pode evitar que as coisas saiam do foco.

Transforme a sua audiência em clientes

Transforme a sua audiência em clientes

Ter uma grande audiência é bom, mas o melhor mesmo é ver as pessoas que assistem aos seus vídeos se tornando clientes do seu negócio.

E o próximo passo para você transformar o seu público em potenciais clientes é conseguindo uma forma de contato, de preferência o email.

Porque aí você vai conseguir enviar conteúdo mais direcionado, que vai educar esses potenciais clientes sobre a necessidade do seu produto, aumentando as chances de você fechar a venda.

E a melhor forma de conseguir o contato da sua audiência é por meio de uma landing page totalmente otimizada para a conversão.

Não sabe como criar uma? Nessas horas o  Klickpages é a ferramenta ideal.

Você só precisa seguir esses três passos:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão aplicativo de editar vídeo

Não ter dinheiro para investir num programa de edição, não ter um equipamento robusto ou não saber qual aplicativo usar…

Essas, definitivamente, não são mais desculpas para você deixar de publicar os seus vídeos nas redes sociais ou em qualquer outro canal.

Porque nesse artigo você viu que existem 12 aplicativos, tanto para iOS quanto para Android, que te dão acesso aos mais variados recursos de edição na palma da sua mão.

É como se você pudesse carregar uma pequena ilha de edição no seu bolso.

Além disso, eu te dei 7 dicas que podem deixar os seus vídeos mais próximos do sucesso e, com isso, conquistar novos clientes para o seu negócio.

Agora é a sua vez de testar os aplicativos e descobrir qual funciona melhor de acordo com as suas necessidades.

Ah, e não esquece de me contar aqui nos comentários qual é o seu favorito! 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)