Analytics do Klickpages: a forma mais eficiente de acompanhar as métricas das suas páginas

Analytics do Klickpages: a forma mais eficiente de acompanhar as métricas das suas páginas

O analytics do Klickpages é a funcionalidade feita sob medida para você acompanhar as métricas das suas páginas de forma simples e intuitiva.

E por que isso é importante para o seu negócio?

O fato é o seguinte: se você quer vender na internet, uma das coisas que você precisa fazer é ficar de olho nas suas métricas.

Elas são indicadores de que a sua estratégia está ou não dando certo e mostram se o seu negócio está de fato na direção certa.

Ignorá-las é como tentar andar de bicicleta de olhos fechados. Pode até funcionar por algum tempo, mas as chances são que vai dar errado.

E para te ajudar nessa missão de acompanhar as métricas, existem várias ferramentas que você pode integrar às suas páginas.

O lance é que a maioria delas é como móveis modulados, aqueles que a gente já compra pronto na loja e são feitos sob medidas padrões.

Eles cumprem bem o papel para a qual foram criados. Porém, você há de concordar comigo que um móvel planejado é bem mais funcional.

Porque ele é projetado e feito especificamente para aquele ambiente. Ele aproveita melhor cada cantinho do espaço disponível.

E quando se trata das suas páginas na internet criadas com o Klickpages, o analytics é como um móvel planejado feito sob medida para elas.

O analytics foi feito especialmente para acompanhar aquilo que realmente interessa para o seu negócio e vai te ajudar a melhorar os seus resultados.

Ele é a melhor forma de acompanhar as suas métricas.

Ainda não conhece essa funcionalidade? Então, continua comigo até o final que eu vou te mostrar:

  • o que é o analytics e para que ele serve;

  • por que ele é importante para a sua estratégia de marketing;

  • quais métricas você pode acompanhar;

  • como utilizá-lo.

Bora lá?

O que é o analytics e para que ele serve?

O que é o analytics e para que ele serve?

Se o que passa pela sua cabeça quando você ouve falar em acompanhar métricas da sua página é:

  • uma planilha cheia de dados que você não sabe por onde começar a olhar;

  • um monte de números que você não sabe o que fazer com eles;

E você se sente um pouco como o cara de preto:

O que é o analytics e para que ele serve?

Fonte: GIPHY

Calma…

O analytics é uma funcionalidade do Klickpages feita especialmente para que os empreendedores digitais possam acompanhar as principais métricas das suas páginas na internet.

Tudo de forma simples e intuitiva. Sem que você precise ficar batendo cabeça tentando entender o que aquele dado significa para a sua estratégia de marketing.

O analytics do Klickpages possui um layout atraente e te mostra as informações essenciais para saber se as suas páginas estão alcançando os objetivos e resultados esperados.

Tudo o que interessa para você conhecer a performance de cada uma das suas páginas fica concentrado em um único lugar.

E essas são informações que podem fazer a diferença no seu negócio. 

Mas antes de te contar exatamente cada um dos dados que o analytics te revela, eu preciso te explicar como ele pode fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing e no sucesso do seu negócio.

Por que o analytics é importante para a sua estratégia de marketing?

Por que o analytics é importante para a sua estratégia de marketing?

Para vender na internet não adianta só você criar um bom produto e disponibilizá-lo para compra.

Você precisa investir em marketing para atrair as pessoas certas até o seu site, gerar valor para elas com o seu conteúdo, educar sobre a necessidade do seu produto e fazer uma oferta irresistível.

Mas como saber que todos esses passos estão funcionando?

As métricas do analytics podem ajudar a saber se você atrai as pessoas certas até as suas páginas e se consegue convertê-las em clientes, de duas formas:

1 – Ao conhecer a quantidade e a qualidade do tráfego

As métricas do analytics te mostram a quantidade de acessos totais e únicos nas suas páginas. 

Isso quer dizer que você consegue descobrir quantas pessoas de fato entram em contato com o seu negócio, conhecem mais sobre o seu produto.

E essas são informações que podem fazer toda a diferença no seu planejamento.

Pensa comigo, se você tem a meta de vender 80 unidades do seu produto num determinado período e por enquanto apenas 20 pessoas acessaram a sua página de vendas, você sabe que precisa mudar algo.

Seja a sua estratégia de marketing para aumentar o tráfego, isto é, conquistar mais visitantes para a sua página… 

Ou adequar a sua meta para que ela seja mais realista dado o volume de acessos.

Além disso, o analytics te oferece dados que vão te ajudar a entender a qualidade do tráfego gerado.

Se, por exemplo, a sua página possui um material riquíssimo, mas a média da duração do acesso é de 30 segundo é sinal de algo não está capturando a atenção das pessoas.

Ou que você está atraindo um público errado que não tem interesse no que a sua página está oferecendo.

Ambas situações impactam no sucesso do seu negócio, pois se você não consegue atrair as pessoas certas e nem capturar a atenção delas, dificilmente você vai conseguir fechar a quantidade de vendas que gostaria. 

2 – Ao descobrir a taxa de conversão

De forma simples, a taxa de conversão é o percentual de visitantes que acessaram a sua página e realizaram uma ação específica.

Por exemplo, compraram um produto, fizeram o download de um material gratuito que você ofereceu, deixaram o endereço de email para contato…

Uma taxa de conversão alta pode ser um sinal de que a sua estratégia de marketing caminha na direção certa, que você atrai pessoas potencialmente interessadas no que você pode oferecer e as suas chamadas para ação têm sido eficientes.

O contrário também é válido. Se você tem uma taxa de conversão muito baixa, pode ser que algo esteja dando errado ou não está funcionando como deveria.

O analytics do Klickpages te mostra de forma simples a taxa de conversão de cada uma das suas páginas, para que você possa otimizar a sua estratégia e aumentar as suas chances de vender mais.

Agora que você já sabe por que o analytics é importante para o seu negócio, eu vou te mostrar quais métricas você pode acompanhar e o que cada uma delas significa.

Quais métricas você pode acompanhar com o analytics?

Quais métricas você pode acompanhar com o analytics?

O analytics te mostra 3 métricas. Isso mesmo. 

O layout simples permite que você tenha acesso apenas àquilo que é de fato importante para o seu negócio.

Você não precisa quebrar cabeça tentando entender métricas que, no final das contas, não vão interferir no seu faturamento.

Ou seja, que não são relevantes para que você consiga vender mais no final das contas.

O foco do analytics do Klickpages é te ajudar a conseguir o que realmente importa para o seu negócio: potenciais clientes e vendas fechadas.

E é nisso que essas 3 métricas se concentram. Olha só:

1. Número de visitantes

O número de visitantes mostra o quanto de tráfego você atrai para a sua página. 

Como eu te falei antes, isso serve para você criar expectativas realistas em relação a venda do seu produto ou serviço e também avaliar os seus esforços de marketing.

Além disso, o número de visitantes também revela, por exemplo, o meio pelo qual as pessoas fizeram esse acesso, via mobile ou desktop.

Essa métrica é contabilizada da seguinte forma:

Número de visitantes

Totais

É a quantidade total de acesso que a sua página teve. Esse número não necessariamente representa a quantidade de pessoas que visitaram o seu site. 

Por exemplo, se a sua página teve um total de 20 acessos, isso significa que 20 vezes alguém entrou nela.

Mas isso não significa 20 pessoas diferentes. Uma mesma pessoa pode ter acessado a sua página 5 vezes.

É por isso que você precisa acompanhar a quantidade de acessos únicos também.

Únicos

Os acessos únicos são contabilizados por navegador. 

Se você acessou a página do Klickpages pela manhã usando o Chrome e a tarde visitou a mesma página novamente com o Chrome, isso contaria como um acesso único.

Essa métrica serve para você ter ideia de quantos visitantes diferentes acessam os seus conteúdos.

Os acessos únicos são mais realistas que os acessos totais se você quiser usar o número de visitantes como base para contabilizar oportunidades de venda.

Mobile

Essa é a quantidade total de acessos que aconteceu via dispositivos móveis (celulares e tablets).

Desktop

É a quantidade total de acessos que aconteceu através de computadores e notebooks.

Entender se os visitantes chegam mais à sua página através do desktop ou mobile pode te ajudar a melhorar a experiência dos usuários.

Isso é, criar páginas que sejam adequadas e atraentes para o acesso na plataforma preferida pela maioria. 

Local dos visitantes

Dentro do número de visitantes, você também consegue ver as cidades e os países de onde vieram os acessos.

Isso é útil se você faz geomarketing e segmenta as suas campanhas de anúncios para países e regiões específicas.

Pois com os dados de local dos visitantes você consegue saber se as pessoas de determinada região viram os seus anúncios e se acessaram a sua página.

Por exemplo, se você segmentou seus anúncios para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro e no local dos visitantes tem poucos acessos vindo do Rio, mas das outras cidades tem um volume considerável, pode ser um sinal de que a sua oferta não é tão atrativa para pessoas desse local em específico.  

2. Duração média dos acessos

A duração média dos acessos te mostra a média (é claro haha) do tempo em que as pessoas passaram na sua página.

Quando alguém passa da sua página para outra guia ou janela de navegação, a duração do acesso para de ser computada. É como se apertasse um pause no cronômetro que conta o tempo.

Essa métrica é interessante, pois quanto mais tempo um usuário navega no seu conteúdo, mais ele conhece sobre o seu nicho, negócio e produto ou serviço.

Além disso, o Google e outras ferramentas de busca consideram a duração do acesso na hora de ranquear a sua página no resultado de uma pesquisa.

Ou seja, quanto mais valor você consegue gerar para o seu público e prender a atenção dele, melhor para o SEO (otimização para ferramentas de busca) do seu site. 

3. Conversões

O Klickpages é uma ferramenta de criação de página na internet totalmente focada em conversões, seja transformar seus visitantes em leads (potenciais clientes que você tem um contato mais direto) ou leads em clientes.

Por isso, é claro que não poderia faltar no analytics o acompanhamento da quantidade de conversões que a sua página gerou.

Isso acontece de duas formas:

Rastreamento de links

Você pode contar como uma conversão quando um visitante clica no link de uma chamada para ação na sua página.

Para que esse clique seja computado como conversão, na hora de editar a sua página para colocar o link e a CTA, a opção Habilitar Contagem de Cliques deve estar ativada.

Para saber como fazer isso, é só acessar este tutorial do Klickpages.

Com essa opção ativa, todos os cliques em um determinado link serão computados como uma conversão.

O legal dessa função também é que se você tem, por exemplo, mais de um botão de CTA na página, você pode saber exatamente quanto cada um deles gera de conversão.

Cadastros em formulários de email

Além dos cliques em links, você também pode acompanhar as conversões em formulários para geração de leads.

Sempre que alguém se inscrever em um formulário de captura de lead, o analytics conta como uma conversão e te mostra o percentual de emails capturados em relação ao número de visitantes.

Por exemplo, se 10 pessoas visitaram a sua landing page onde você disponibilizou o download gratuito de um ebook, mas só uma inscreveu o email para receber o acesso ao material, a taxa de conversão é de 10% (1 email /10 visitantes).

Nas conversões por inscrição no formulário de email, você também consegue ver a lista de emails que foram capturados com a data e a hora que a conversão aconteceu.

Como usar o analytics

Acessar o analytics do Klickpages é muito simples. 

Em “Minhas páginas”, onde você pode criar, editar e gerenciar o seu conteúdo no Klickpages, você vai ver um menu que são 3 pontinhos (…) para cada uma das suas páginas.

É só clicar nele e depois na opção métricas da página que você quer acompanhar.

Como usar o analytics

Isso vai te levar ao analytics onde você terá acesso a todas as métricas que eu te expliquei nas últimas linhas.

Como usar o analytics

Além disso você tem acesso a um gráfico que você pode filtrar por período os dados sobre visitantes e conversões.

Como usar o analytics

Se você ainda não é cliente do Klickpages e gostaria de ter acesso a essa e outras funcionalidades pensadas especialmente para facilitar a criação e o acompanhamento de páginas da internet, clique aqui agora para conhecer os nossos planos e opções disponíveis para você

Conclusão

Analytics Conclusão

Neste artigo, você viu que o analytics do Klickpages é a funcionalidade feita sob medida para você acompanhar as métricas das suas páginas.

Com esses dados você pode descobrir informações essenciais sobre a quantidade e qualidade do seu tráfego e a sua taxa de conversão.

Tudo isso pensado estrategicamente para te ajudar a aumentar as suas vendas e levar o seu negócio para o próximo nível.

Além disso, eu te mostrei que o analytics te apresenta 3 métricas principais: o número de visitantes, a duração média dos acessos e as conversões.

Elas são focadas no que você, empreendedor, precisa saber sobre o desempenho das suas páginas.

Por último, você viu como é fácil usar o analytics.

E aí, você já usava esse funcionalidade do Klickpages antes? Me conta aqui nos comentários o que você achou dela. 😉

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Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

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