Veja qual é o melhor tipo de alinhamento para os textos das suas páginas na internet

Veja qual é o melhor tipo de alinhamento para os textos das suas páginas na internet

À primeira vista, o alinhamento do texto parece não ter impacto nenhum sobre a taxa de conversão das suas landing pages ou páginas na web.

É só mais um detalhe para deixar a página mais bonita.

Mas, na verdade, essa configuração impacta e muito na legibilidade da sua página e em como os potenciais clientes percebem a sua mensagem.

O que afeta diretamente a sua taxa de conversão.

Inclusive, dependendo do tipo de alinhamento que você utilizar, a sua página deixa de ser acessível para pessoas com dislexia ou que usem algum ampliador de tela para facilitar a leitura, por exemplo.

Isso é um grande problema, pois antes mesmo de fazer qualquer oferta, você já está limitando o acesso de potenciais compradores.

Pesquisando mais a fundo sobre esse assunto, eu descobri erros que eu mesma cometia ou boas práticas que eu deixava seguir, mesmo achando que já sabia o básico.

Por isso, eu decidi escrever esse artigo para compartilhar com você quando e como utilizar cada tipo de alinhamento nas suas páginas.

Quais são os tipos de alinhamento?

Primeiro de tudo, você precisa saber que existem quatro tipos de alinhamento: à esquerda, centralizado, à direita e justificado; e as diferenças básicas entre eles.

Veja como funciona cada um deles:

À esquerda

No alinhamento à esquerda, a margem esquerda do texto fica alinhada e a margem direita desalinhada como na imagem abaixo.

Centralizado

Neste caso, cria-se uma linha imaginária vertical entre a margem esquerda e a margem direita, e o texto fica alinhado de forma que metade fique para um lado da linha e metade para o outro, como na imagem abaixo.

À direita

Aqui, o texto fica alinhado com a margem direita e desalinhado em relação à margem esquerda.

Justificado

O texto é alinhado tanto com a margem esquerda quanto com a margem direita, criando blocos retangulares.

Qual alinhamento é melhor para os textos das minhas páginas na internet?

Se você fez muitos trabalhos na escola e decorou as regras da ABNT, provavelmente alinhamento justificado é o seu favorito.

Não só porque ele é o padrão para documentos e trabalhos científicos, mas também porque o texto fica perfeitamente alinhado às duas margens.

Esse tipo de alinhamento também é muito utilizado em jornais e revistas justamente por essa característica de criar blocos retangulares de texto, que podem ser facilmente organizados na hora de diagramar o material impresso.

Porém, na internet, essa não é a melhor forma de alinhar o texto, porque ela trás uma série de problemas que eu já vou te explicar.

O melhor alinhamento para o texto das suas páginas na web é o alinhamento à esquerda.

Por 3 motivos:

1. Um estudo de experiência do usuário feito pelo Nielson Normal Group revelou que usuários da internet seguem um padrão específico quando estão lendo textos digitais.

Esse padrão é no formato de um F. As primeiras linhas o usuário lê até o final, porém depois lê apenas o início de cada linha.

Isso significa que, se o texto está centralizado ou à direita, fica mais difícil seguir esse padrão e, com isso, a legibilidade é reduzida.

2. No material impresso, nós podemos acompanhar o início e o final das linhas com a ponta dos dedos, conforme vamos lendo os parágrafos. No digital não existe essa forma de ancoragem, no máximo o ponteiro do mouse é utilizado para isso.

Como o alinhamento à esquerda possui margens desiguais à direita, isso cria uma ancoragem que torna mais fácil identificar o início e o final de cada linha.

Já no alinhamento justificado isso não existe, pois todas as linhas começam e terminam no mesmo ponto.

3. É o tipo de alinhamento mais legível para pessoas com dislexia ou alguma deficiência visual. Ao utilizá-lo suas páginas se tornam mais acessíveis a todos os tipos de usuário.

Quando eu devo centralizar o texto?

O alinhamento centralizado deve ser usado com cautela e apenas em alguns elementos específicos.

Como você já viu, ele definitivamente não é o ideal para os parágrafos do seu texto. Mas e, para os títulos, é uma boa?

Depende.

Títulos centralizados ficam harmônicos com textos justificados.

Já em textos alinhados à esquerda, como a margem direita é desigual, o título parece estar deslocado em relação ao texto.

Fora que ele briga com o padrão de leitura em F.

Como a imagem abaixo mostra, a opção que fica mais harmônica e segue as boas práticas de usabilidade e legibilidade na internet é texto à esquerda com título à esquerda.

Mas essa regra tem as suas exceções.

Por exemplo, em uma seção da sua página ou em um banner com pouco texto que você queira chamar atenção para uma informação, vale a pena testar o alinhamento centralizado.

Como, por exemplo, nesta página:

Você também pode utilizar o alinhamento centralizado para os textos dentro de botões e em pontos específicos para os quais você quer chamar atenção.

Mas de forma alguma use esse tipo de alinhamento em longos parágrafos de texto, porque isso compromete a legibilidade e dificulta a leitura.

Por que é injustificável justificar texto na internet?

"Ok, Angela, eu já entendi que o recomendado é à esquerda, mas justificado fica tão bonitinho, eu não posso mesmo utilizar esse tipo de alinhamento?"

Para te responder isso, eu vou te explicar um pouco de como é para deixar um texto justificado e você vai perceber porque é um problema esse tipo de alinhamento na internet.

As palavras têm tamanhos desiguais, algumas têm mais ou menos letras. Então, para que as linhas tenham exatamente o mesmo tamanho e possam ser justificadas, existem dois processos:

  1. Uso de hífen: com a utilização de hífen para dividir palavras de acordo suas sílabas, é possível controlar a quantidade de caracteres por linha e, assim, organizar para que todas as linhas tenham o mesmo tamanho.

  2. Espaçamento flexível entre palavras: essa técnica consiste em aumentar ou diminuir o tamanho do espaço em branco entre uma palavra e outra para que todas as palavras fiquem distribuídas de ponta a ponta na linha.

No mundo dos materiais impressos, onde o alinhamento justificado é muito utilizado, o designer ou diagramador tem total controle do meio que a informação será distribuída.

Por exemplo, um jornal impresso é exatamente do mesmo tamanho para qualquer usuário.

Isso possibilita o uso do hífen para criar linhas de tamanhos iguais.

Já na internet, cada tela é de um tamanho diferente. Você pode abrir o mesmo site no seu celular, em um tablet ou laptop.

O designer ou desenvolvedor por trás do site não tem controle do tipo de tela que você está utilizando, ela pode variar completamente de tamanho.

Com isso, o uso preciso do hífen para criar linhas do mesmo tamanho está descartado.

Fora que os navegadores ainda não possuem tecnologia suficiente para criar uma hifenização automática que varia de acordo com o tamanho da tela.

Dessa forma, sobra apenas o espaçamento flexível entre palavras para deixar textos justificados na internet.

Porém, essa não é uma técnica interessante. Apesar de deixar as margens alinhadas, o texto em si fica todo desajustado.

Repare bem nos espaços em branco que se formam entre algumas palavras.

Esse excesso de espaçamento em branco criam os chamados "rios" nas páginas.

Percebe como os espaços em branco maiores se juntam e formam tipo um curso de água passando pelo texto?

Pois é, esses rios de espaço em branco tornam os textos difíceis de ler especialmente para pessoas com dislexia ou que usam algum software para ampliação de texto.

Enquanto os navegadores não oferecem suporte adequado para a hifenização automática, é injustificável justificar texto na internet.

Porque por um lado você deixará as margens alinhadas, mas por outro dificultará a vida dos visitantes do seu site pela legibilidade reduzida.

Agora é com você…

Neste artigo, você viu que sem sombra de dúvidas o melhor tipo de alinhamento para texto em páginas da internet é à esquerda.

E também quais são os problemas de legibilidade causados pelo alinhamento justificado.

Agora é a hora de você colocar a mão na massa e ajustar os textos das suas páginas para que eles ofereçam a melhor experiência possível para os usuários.

Gostou desse artigo? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Klickpages para receber semanalmente mais conteúdos como esse na sua caixa de entrada.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Sou especialista em SEO, tráfego orgânico e informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.