Perca o medo de anunciar na internet com o Google Adwords Express

Usar o Adwords Express para criar anúncios na internet é como tirar de uma vez o band-aid de um machucado.

Calma, eu explico. 

Você, provavelmente, já precisou tirar o band-aid de um machucado, mas ficou adiando porque sabia que iria doer.

Dói a pele, dói a ferida. É uma situação bem desagradável.

Mas é aquela coisa… Não dá para ficar com o curativo para sempre. Uma hora você precisa trocá-lo. Caso contrário, o machucado pode infeccionar e demorar muito mais tempo para melhorar.

E, na real, a melhor forma de resolver isso é arrancando o band-aid de uma vez mesmo.

Vai doer? Vai. Vai arrancar alguns pêlos? Vai também. 

Mas vai ser rápido. Tão rápido que depois você até se arrepende de ter adiado tanto para resolver esse problema.

A mesma coisa acontece quando você decide deixar o medo de lado e passa a anunciar usando o Adwords Express.

Se você tem medo de divulgar o seu negócio na internet, essa ferramenta é como se fosse o band-aid que você arranca de uma vez. 

Pode até doer no início, mas é melhor que doa logo (isso se doer, né!). Porque, com a experiência, isso passa.

O que não dá é para ficar sem anunciar na internet. Pois assim seu negócio não vai crescer, já que será bem mais difícil conseguir novos clientes e, consequentemente, fazer novas vendas.

Ou seja, uma dor muito maior para você.

Quer conhecer melhor o Adwords Express e aplicar essa ferramenta na sua empresa? Então segue aqui comigo porque neste artigo eu explico tudo o que você precisa saber!

Vamos lá?

O que é Adwords Express?

O Google Adwords Express é uma ferramenta de publicidade online criada pelo Google. Com ela, você pode fazer anúncios do seu produto ou serviço de maneira rápida e bem simples.

Ideal para quem está começando.

Mas eu já preciso te falar aqui que essa ferramenta mudou e agora se chama “Campanhas Inteligentes”. Com a atualização, ela passou a  oferecer novos benefícios ao usuário, mas o funcionamento é basicamente o mesmo. 

Parte dessa mudança é que agora ela faz parte do Google Ads, a principal ferramenta de anúncios do Google, que é um pouquinho mais complexa, já que traz muitas funcionalidades e configurações.

Antes  Adwords Express e Google Ads tinham plataformas separadas. Agora, Campanhas inteligentes e Google Ads estão juntas em um só lugar.

O que anunciar com Campanhas Inteligentes?

Essa ferramenta foi pensada para promover negócios locais, principalmente no caso daqueles empreendedores que ainda não sabem usar o Google Ads.

Isso quer dizer que se você tem um negócio físico e ainda está dando os primeiros passos no mundo digital, criar campanhas inteligentes (a nova versão do Adwords Express) é a melhor opção para divulgar seu produto ou serviço.

Com ela é possível criar apenas anúncios que vão atingir pessoas que estejam em um raio de até 65 km do seu estabelecimento.

Ou seja, não dá para fazer anúncio de escala nacional e nem de produtos ou serviços digitais.

Mas se você tem uma barbearia, um mercado ou padaria, por exemplo, é uma forma de atrair pessoas que moram por perto ou que simplesmente estejam de passagem pela região para conhecerem seu estabelecimento.

Esses anúncios podem ser exibidos nos resultados das buscas do Google, em sites parceiros e também no Google Maps.

Outra forma interessante de usar essa ferramenta de anúncios é para divulgar algum evento local. 

Pensa aqui comigo, se você for dar uma palestra ou uma aula, é interessante chamar a atenção de pessoas que morem ou trabalhem perto do local. Já que elas estão por perto, é mais fácil elas participarem do evento.

Agora,quer saber a diferença entre essas duas ferramentas? Então continua aqui comigo…

Diferenças entre Google Ads e Campanhas Inteligentes 

Eu já te falei que criar campanhas inteligentes é mais rápido e fácil do que criar campanhas no Google Ads.

Agora, vou te mostrar as principais diferenças entre essas ferramentas. Olha só:

Complexidade da plataforma

O Google Ads é uma ferramenta mais completa e complexa. Para você ter uma ideia, suas configurações são divididas em: básicas, intermediárias e avançadas. 

Por ter muitos recursos, ela permite a criação de anúncios avançados, bem segmentados e com cobranças diferenciadas.

Esses anúncios criados no Google Ads podem ser exibidos nos resultados de buscas do Google, em redes de display (programas de afiliados), redes de pesquisa (Google Shopping, Maps e e Play) e também no YouTube.

Já as Campanhas Inteligentes são uma versão bem mais simples e enxuta do Google Ads. 

A criação do anúncio é realmente express, ou seja, rápida. São três passos:

Abrangência da localidade

Os anúncios feitos com Campanhas Inteligentes têm uma pequena abrangência de localidade. 

Porque, como eu te falei há pouco, esses anúncios serão apenas locais, permitindo apenas um alcance regional, com a limitação de até 65 km de distância do endereço que foi cadastrado para a loja.

O Google Ads, por sua vez, possibilita anúncios mais completos, com opções diferenciadas de localidade (nacional e internacional) e segmentação de públicos diferentes.

Formas de pagamento

A ferramenta Campanhas Inteligentes tem apenas uma forma de cobrança: o CPC (custo por clique). Assim, você só paga pela exibição do seu anúncio quando ele for capaz de gerar alguma interação com o usuário, por meio de cliques no anúncio.

Já o Google Ads oferece duas alternativas ao usuário: CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões). Nesse último, você paga a cada mil vezes que o seu anúncio é exibido, seja para pessoas diferentes ou não.

É uma boa estratégia para quem está buscando aumentar o alcance e o reconhecimento da marca, pois vai mostrar o anúncio para o maior número de pessoas possível.

Palavra-chave e gerenciamento 

No Google Ads, na hora de criar anúncios você precisa selecionar uma palavra-chave. Porque é a partir dessa palavra que os seus anúncios serão mostrados nos resultados de buscas do Google.

Além disso, é necessário escolher os tipos de correspondência da palavra-chave e os grupos de anúncios manualmente

No anúncios feitos com Campanhas inteligentes isso não é necessário. O Google gera as palavras-chave automaticamente com base nos produtos e serviços da sua empresa.

Além disso, a própria ferramenta gerencia os anúncios e decide quando eles devem ser mostrados ou não.

Pronto. Até aqui você viu que as Campanhas Inteligentes têm algumas diferenças em relação ao Google Ads, mas então quais são as vantagens de usá-la?

Isso é o que eu falo no próximo tópico. 

As vantagens das Campanhas Inteligentes

Se você ainda não anuncia no Google, essa ferramenta é ótima para que você dê os primeiros passos na criação de campanhas.

Por ser mais simples e intuitiva ela é indicada para empreendedores que não têm experiência com o Google Ads, mas que entendem a importância de aparecer no Google quando um potencial cliente faz uma busca relacionada.

Além disso, eu separei aqui outros benefício das Campanhas Inteligentes para a sua empresa:

Criação rápida de anúncios

Você só precisa configurar sua conta na plataforma. Todo o gerenciamento é feito pelo próprio Google. 

Isso significa que ele é quem vai definir quando e onde seus anúncios serão exibidos. 

Você não precisa escolher palavras-chave e nem mesmo fazer a manutenção contínua. 

Clientes próximos ao seu estabelecimento

Essa ferramenta foi pensada para pequenas empresas, como lojas de bairro, que precisam atrair pessoas que estão próximas do estabelecimento.

Com o Campanhas Inteligente, você pode criar anúncios para o público local, sendo possível exibir o conteúdo da campanha para pessoas que estão a um raio de 25 a 65 km do endereço cadastrado no anúncio.

Descrição automatizada 

Basta escrever três linhas de descrição sobre sua empresa. A ferramenta cria seu anúncio e o exibe automaticamente para as pessoas que procuram o que você oferece. 

Você paga apenas pelos resultados

Como a forma de pagamento dos anúncios é por CPC (custo por clique), você pagará somente quando clientes em potencial acessarem seu site ou ligarem para você. 

Além disso, você pode ajustar o orçamento diário disponível para a campanha a qualquer momento ou cancelar o anúncio quando quiser.

Chegou a hora de saber como criar anúncios inteligentes. Vamos lá?

Como fazer Campanhas Inteligentes

Criar Campanhas inteligentes é bem simples e rápido. Em cerca de 15 minutos você consegue fazer um anúncio. 

Para te mostrar isso, trouxe aqui o passo a passo. Olha só:

Passo 1

Acesse sua conta no Google Ads. Na opção “Campanhas”, clique em Nova Campanha. Vai aparecer uma janela como a da imagem abaixo. Preencha os campos e clique em “Próximo”.

Passo 2 

Nessa etapa, você definirá o raio de distância que o seu anúncio deve alcançar. Lembrando que o máximo são 65 km.

Passo 3

Aqui você terá que definir o idioma do seu anúncio e a categoria do seu negócio. O próprio Google dá algumas opções, mas você pode definir a categoria também.

Nessa mesma página podem aparecer algumas sugestões de palavra-chaves que tenham relação com o seu produto ou serviço. Você pode selecionar mais de uma.

Passo 4

Nessa etapa, você terá que escrever o texto do seu anúncio. No “Título 1”, você tem até 30 caracteres e no “Título 2” são mais 30 caracteres. Já na “Descrição” você tem, no máximo, 90 caracteres para falar um pouco sobre o seu negócio.

Enquanto você vai escrevendo, já é possível ver como o anúncio ficará:

Passo 5

Aqui você terá que colocar um telefone para que as pessoas entrem em contato com o seu estabelecimento:

Passo 6

Agora é hora de definir o orçamento da sua campanha. À medida que você seleciona o valor, a ferramenta mostra o alcance e o possível desempenho do seu anúncio:

Passo 7

Nessa última etapa você deve escolher a forma de pagamento das suas campanhas:

Pronto, agora que você já viu como funcionam as Campanhas Inteligentes, vou te mostrar mais uma ferramenta para você usar agora mesmo no seu negócio.

Conquiste mais clientes com essa outra ferramenta 


Mesmo que você tenha apenas um negócio local, é possível aumentar as chances de vender mais usando a internet para captar novos clientes.

E você pode fazer isso através de uma landing page. Com essa página, você entrega um conteúdo valioso em troca de um contato das pessoas.

Sugiro pedir o e-mail desses usuários, porque a partir daí é possível criar uma lista de contatos em que você pode enviar ofertas e conteúdos exclusivos.

Se você vai precisar de uma boa landing page de alta conversão, o Klickpages é o seu melhor aliado.

Com ele, você cria a sua landing page personalizada em apenas três passos:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que usar o Google Adwords Express é como arrancar de uma vez aquele band-aid que você tem medo de tirar do machucado.

Ou seja, se você tem medo de anunciar na internet, essa ferramenta é a melhor e mais simples maneira de começar o quanto antes.

Isso porque o Adwords Express, que agora se chama Campanhas Inteligentes, foi criado para ajudar justamente essas pessoas que têm receio de usar a internet para divulgar o seu negócio.

Com as Campanhas Inteligentes, em cerca de 15 minutos você consegue anunciar no Google e, assim, conquistar mais clientes.

Para te mostrar como é simples, eu trouxe aqui todo o passo a passo para você criar o seu primeiro anúncio.

E ainda destaquei algumas vantagens dessa ferramenta para a sua empresa, como pagamento por CPC e gerenciamento feito pelo próprio Google. 

E aí, você já usou essa ferramenta no seu negócio? Me conta aqui nos comentários!

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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