16 filmes motivacionais para empreendedores: inspire-se nessas histórias de sucesso

16 filmes motivacionais para empreendedores de sucesso

Por que filmes motivacionais te deixam com tanta vontade de levantar e mudar o mundo?

Antes de responder, quero provocar com outras perguntas.

Qual sentido tem em você pagar uma quantia considerável para ficar sentado em uma sala escura, praticamente em silêncio, durante pelo menos duas horas?

Ou ainda, qual sentido tem em você separar uma tarde de sábado para ficar em frente à TV, maratonando seus filmes favoritos?

Mais do que isso, qual sentido tem em você terminar de ver um filme e perceber que está chorando, ou com uma empolgação incomum?

A resposta para todas essas perguntas é uma só: o poder das histórias.

Para você ter uma noção do quanto as histórias mexem com você e comigo…

Em 2009, um jornalista chamado Rob Walker queria saber de uma vez por todas se histórias são uma ferramenta tão poderosa assim, se elas conseguem ir até o fundo do nosso cérebro.

Ele entrou na internet e comprou 200 objetos variados por mais ou menos um dólar cada um. Em seguida, convidou 200 escritores para escreverem uma história para cada objeto.

Assim que as histórias estavam prontas, Rob foi no mesmo site onde fez suas compras e colocou os objetos à venda.

Um deles, uma cabeça de cavalo que custou 99 centavos de dólar para ser comprada, foi vendido por 62,95 dólares.

A única mudança foi a adição de uma história!

Sério, histórias mexem com a gente num nível hormonal mesmo. Sobem e descem taxas de determinados hormônios no nosso sangue e isso tem efeitos na gente, como aumento do foco, atenção, criatividade, empatia, confiança e generosidade.

É por isso que, quando você ouve uma boa história, o seu cérebro se conecta tão profundamente com quem a está contando que você praticamente se projeta naquele cenário.

Sacou aonde eu quero chegar?

Filmes motivacionais funcionam tão bem para te dar uma injeção de ânimo porque você se conecta com a história da tela e tende a se colocar no lugar do personagem da história.

E aí você sente vontade de aplicar o que ele aplicou para ter sucesso. Você sente vontade de sair do lugar.

Além de que sentar para ver um filme é uma das formas mais prazerosas e fáceis de aprender qualquer coisa. Você só precisa apertar o play e pronto: o poder história faz o resto do trabalho.

Cada um dos 16 filmes motivacionais a seguir trazem uma grande lição. A maioria dos longas é baseada em histórias reais, o que só prova que é possível atingir tudo o que os personagens atingiram.

Se você, empreendedor ou aspirante a empreendedor, está em um daqueles momentos de dúvida, insegurança e com vontade de jogar tudo para o alto… calma.

Para, respira, prepara a pipoca, se ajeita no sofá e aperta o play. 😉

#1 Mauá – O Imperador e o Rei

Talvez você já tenha estudado sobre esse cara nas aulas de História do Brasil: o Barão de Mauá.

Ele foi tão importante para o país que um período da nossa história literalmente leva o nome dele, a Era Mauá, no século XIX.

Mas por que a trajetória de um cara de centenas de anos atrás é um grande exemplo de motivação e empreendedorismo?

Primeiro porque ele não nasceu em berço de ouro, era de origem humilde. E, mesmo assim, se tornou um dos homens mais ricos das Américas.

Ele, sozinho, tinha mais dinheiro do que o Estado brasileiro inteiro.

Mas não é o grande salto financeiro dele que torna o Barão uma figura admirável.

A grande sacada é que, enquanto o Estado queria manter a escravidão, o controle das atividades econômicas e a manutenção da cultura agroexportadora…

O Barão via lá na frente, na industrialização e modernização, no crescimento industrial e econômico do país.

Enquanto estava todo mundo olhando para trás, ele olhava para frente.

Isso tem muito a ver com pensar fora da caixinha. Ele nadou contra a maré e foi exatamente o que o levou até o topo.

E quando digo topo, quero dizer que, das 5 empresas mais poderosas do Brasil, ele era dono de 4.

O cara tinha um tino para negócios muito aguçado e usou essa habilidade para fazer história.

Por isso, na minha opinião, esse filme não poderia faltar na lista.

#2 A Grande Aposta

Esse filme é baseado no livro “A Jogada do Século”, escrito por Michael Lewis.

A história se passa durante a crise financeira de 2007 nos Estados Unidos e conta como o empresário Michael Burry viu o mercado imobiliário quebrar muito antes de qualquer sinal de que isso fosse acontecer.

Michael (interpretado por Christian Bale) resolve investir muito dinheiro do seu fundo ao apostar que o sistema imobiliário americano ia quebrar.

Claro que o mercado e os investidores não acreditam nele, ainda mais porque não é comum apostar contra o sistema e estar certo.

O fato é que Michael estava certo: pouco depois, os sinais começaram a aparecer e o mercado imobiliário entrou em colapso.  

A grande sacada desse filme é a visão do Michael. Ele percebeu que a bomba ia explodir muito antes de qualquer pessoa.

Empreendedores precisam exercitar essa visão de futuro, do que pode acontecer se tais e tais fatores influenciarem.

Ou seja, se você fechar os olhos para o seu negócio, é provável que só perceba o estrago quando ele já estiver bem feio e não seja mais possível reparar os danos.

#3 À Procura da Felicidade

Olha que situação: um homem abandonado pela esposa precisa criar sozinho o filho de 5 anos enquanto está passando por sérias dificuldades financeiras.

(Sérias no nível de não ter onde morar e se contentar com abrigos, estações de metrô e até banheiros públicos).

Pois é, esse mesmo homem virou um milionário como corretor na bolsa de valores.

Essa é a história real de Christopher Gardner.

O filme, que tem o Will Smith no papel principal, é um daqueles que te deixa pensando na vida enquanto os créditos passam na tela.

E a grande lição para empreendedores é clara: não desista. As coisas vão apertar e parecer impossíveis às vezes, mas é o seu propósito que te mantém firme na missão.

Outro dia ouvi um amigo empreendedor de muito sucesso dizer que o grande propósito dele é a família, que ele faz o que faz pela família.

Então, é um propósito como esse que você precisa para não desistir quando os obstáculos aparecerem, quando der vontade de desistir.

#4 Joy: O Nome do Sucesso

Quantos problemas você encontra na sua frente todos os dias e simplesmente finge que não viu só para não se dar o trabalho de resolver?

Pode ser aquele quadro que você está para pregar na parede há meses, ou a porta da casa que range sem parar, ou o carro que todo final de semana você diz que vai lavar e não lava.

A Joy Mangano (interpretada pela Jennifer Lawrence) tinha um problema desses na hora de limpar a casa. A diferença é que, em vez de fechar os olhos, ela teve uma solução criativa para resolvê-lo.

Ela se tornou uma empreendedora de sucesso e construiu seu império ao criar um esfregão de cozinha diferente de tudo o que havia no mercado.

Pode parecer simples, mas não é. A Joy começou do absoluto zero.

Antes de crescer nos negócios, ela era uma mãe divorciada, com dois filhos e ainda tinha a mãe, a avó e o ex-marido dividindo o mesmo teto que ela. A Joy vivia num furacão.

É aí que vem a primeira grande sacada: mesmo com todos os fatores contra, todas as distrações do mundo, a Joy foi lá e fez. Em uma frase famosa do filme, ela declara: "O mundo não te deve nada".

A segunda grande sacada dessa história real e inspiradora é que, para vender, você precisa conhecer muito bem o seu produto. Você precisa conhecer a fundo e sentir a dor do seu avatar. Isso te traz segurança e confiança na hora da venda.

E a terceira grande sacada, na minha opinião, é que todo mundo é criativo e solucionador de problemas, de uma forma ou de outra. A sua criatividade pode estar apenas adormecida, mas está aí dentro.

#5 O Homem Que Mudou o Jogo

Esse filme é baseado na história real de Billy Beane, o gerente geral do time de baseball Oakland Athletics, na época um time de baixo prestígio no meio.

A história começa após uma derrota do Oakland para um dos times de baseball mais tradicionais dos Estados Unidos e a saída dos principais jogadores do time de Beane.

É aí que Beane se vê com a missão de montar uma equipe competitiva, capaz de jogar de igual para igual com os grandes. Com um detalhe: o orçamento apertado para contratações de talentos.

Se você reparar, uma das falas mais marcantes do filme já deixa a pista de qual é a grande sacada: "Temos que pensar diferente".

A solução que Beane encontrou foi fazer uma análise estatística de vários jogadores para selecionar os melhores e que cabiam no orçamento.

No seu negócio, você precisa fazer exatamente o mesmo: a gestão inteligente de recursos, saber onde e como investir o dinheiro da empresa para que ela cresça cada vez mais.

A motivação vem daí, de procurar soluções criativas e inteligentes mesmo quando os fatores não contribuem.

#6 Invictus

Poucas vezes eu coloco nos meus artigos que tenho certeza de alguma coisa.

Esse é um desses momentos.

Eu tenho certeza que você já pelo menos ouviu falar em Nelson Mandela.

O cara ficou 30 anos preso e, depois de solto, foi eleito presidente da África do Sul. Ele lutou pelo fim do Apartheid, do preconceito racial e social.

Nesse filme, você acompanha um pedaço da história de Mandela enquanto presidente.

E, principalmente, como ele foi capaz de unir um país que estava dividido pelo ódio e preconceito de uma forma inusitada: através do esporte.

Foi durante a Copa do Mundo de 1995 na África do Sul que Mandela viu a oportunidade de incentivar o país inteiro a torcer pela seleção nacional de rúgbi.

O fato é que o time sul-africano, que na época tinha apenas um jogador negro, venceu a Copa.

A grande sacada de motivação e empreendedorismo desse filme é essa: a força da liderança.

Mandela foi um grande líder e mentor e você pode se inspirar nele para desenvolver sua liderança dentro da sua empresa.

Além disso, o filme também mostra a importância do trabalho em equipe, do jogar junto, da confiança mútua. Assim como deve existir no seu negócio.

#7 Coach Carter

Ainda sobre liderança, esse filme conta a história real de Ken Carter, um vendedor de loja de artigos esportivos que topa o desafio de virar técnico de basquete da escola onde jogou na adolescência.

Essa escola fica em uma área pobre da cidade, o que já deixa a pista: os alunos, em geral, passam por dificuldades financeiras, comportamentais e de desempenho acadêmico.

Era uma galera desmotivada, que se metia em brigas e perdia jogos com frequência.

Através do esporte, Carter motiva os jogadores a lutarem por uma vida melhor e saírem do ciclo negativo no qual estavam.  

Ele não se importava com os jogadores apenas dentro de quadra, mas também na vida.

Para você ter uma ideia, ele fez cada membro do time assinar um termo de compromisso de tirar boas notas, ser assíduo nas aulas e não se meter em brigas.

Foi essa postura de Carter que criou um time vencedor dentro e fora de quadra.

A grande sacada desse filme é a importância do líder, como um bom líder é capaz de levar para a direção certa até a equipe mais desorientada de todas.

Além disso, mostra o poder de aceitar ajuda. Assim que os alunos aceitam a interferência positiva do treinador, conseguem sair do ciclo.

É aquela máxima: a gente não vive sozinho. Aceitar ajuda é necessário.

#8 Forrest Gump – O Contador de Histórias

Como um cara com QI abaixo da média, que desde criança foi alvo de brincadeiras maldosas, consegue participar da Guerra do Vietnã, salvar vidas, fazer uma maratona que mobilizou centenas de pessoas e ser até capitão de um barco de pesca?

Simples: com o "Forrest Way of Life", ou "o jeito Forrest de levar a vida".

A grande sacada desse filme é que, quando você se mantém positivo e aberto para novas possibilidades, é mais fácil conquistar o que você deseja.

Pensa comigo. Se você só pensar no lado negativo das coisas, não vai ter nem ânimo e nem coragem para dar um passo adiante.

Foi o otimismo de Forrest, aliado a seu bom coração, que o fizeram alcançar tantas coisas que pareciam impossíveis para alguém "abaixo da média" como ele.

Outra sacada é que ele não se comparava com os outros. Principalmente como empreendedor, se você se comparar o tempo inteiro com a concorrência, tende a paralisar de medo ou achar que você nunca será bom o bastante.

Mas, na minha opinião, a sacada mais interessante desse filme é o da simplicidade.

Nos negócios, você pode levar isso pelo lado do focar no que é simples e básico. É melhor você masterizar o arroz com feijão antes de se aventurar a fazer uma lasanha caseira.

Focar no simples te ajuda a não se apegar ao destino, mas sim apreciar a sua jornada como empreendedor.

#9 Walt, Antes do Mickey

Quando você pensa em Disney, o que vem à mente?

Vou chutar algumas possibilidades: magia, contos de fadas, sorrisos, diversão, felicidade.

Ironia ou não, a vida de Walt Disney, o criador do império Disney, não foi exatamente recheada de magia ou contos de fadas.

Os primeiros anos de sua carreira foram bem difíceis. Mas bem difíceis ao ponto dele declarar falência duas vezes antes do sucesso estrondoso que alcançou com a Disney.

Se desistir já passou pela sua cabeça, então você precisa ver esse filme. Se você tem barreiras na sua frente que parecem impossíveis de ultrapassar, assista esse filme.

A grande sacada está em uma das frases mais famosas do filme, dita pelo pai de Walt: "Sempre termine o que você começar. E seja lá o que estiver fazendo, faça bem".

Em outras palavras, não desista.

E mais: não veja os seus erros e falhas como algo ruim, mas sim como uma escadinha que você teve que subir para amadurecer no seu negócio.

Empreender é isso. Você vai errar muito para acertar.

#10 Gênio Indomável

Gênio Indomável conta a história de Will Hurting (interpretado por Matt Damon), um jovem de 20 anos com passado conturbado que trabalha como faxineiro em uma universidade muito famosa, tem passagens pela polícia e zero objetivos na vida.

Acontece que Will é também um gênio da matemática e mais inteligente que a maioria dos alunos da universidade.

Um dos professores identifica esse talento nele e decide ajudá-lo a enxergar isso e seguir carreira na área, com uma condição: o jovem tem que fazer terapia.

Essa é a grande sacada do filme. Com a terapia, Will aprende a deixar o seu passado para trás e ver em si mesmo o talento que os outros veem.

No seu negócio, você também não pode viver de passado. Uma coisa é aprender com os erros e buscar o crescimento, outra coisa é ficar preso ao que já passou.

Além disso, entra naquilo que eu já falei aqui: aceitar ajuda quando você precisa é uma das melhores decisões para resolver problemas.

#11 Um Sonho Possível

Superação e persistência são as duas palavras que resumem esse filme.

Ele conta a história de Michael, um jovem negro e pobre. Sua mãe era viciada em drogas e deixava os 12 filhos à mercê da sorte.

Michael já havia passado por 7 escolas diferentes e tinha tudo para seguir pelo caminho das drogas e crime.

Mas foi adotado por uma família com boas condições emocionais e financeiras.

O rapaz tinha um grande talento no futebol americano e a motivação da sua mãe adotiva, junto às habilidades dele, o ajudaram a amadurecer e se tornar um famoso jogador do esporte.

O filme é baseado na história de Michael Oher, um jogador da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) que jogava pelo Baltimore Ravens quando o time venceu o Super Bowl de 2013, o jogo final da disputa da liga.

As lições de motivação e empreendedorismo estão claras: não desista, dê um passinho de cada vez e se supere a cada dia.

#12 A Vida Secreta de Walter Mitty

Walter Mitty (interpretado por Ben Stiller) é um desses caras que vive sonhando acordado e cria situações incríveis na sua cabeça, mas sua vida real é um tédio.

É o tipo da pessoa que sonha, sonha, sonha, mas não coloca nada em prática.

Ele perdeu muitas coisas na vida, relacionamentos e oportunidades profissionais por viver no mundo dos sonhos.

Até que ele se depara com a missão de encontrar a foto perfeita para a última edição da revista onde trabalha e se vê em situações que antes só estavam na sua imaginação: escala montanhas, pula de um helicóptero em movimento e até enfrenta tubarões.

A mensagem do filme é essa: pare de sonhar e comece a agir. Sonho não é realidade.

Quer ter um negócio de sucesso? Quer se realizar como empreendedor? Então levanta e tira os projetos do papel. Ponto.

(PS: Não estou falando para pular de veículos em movimento, tá bom? haha)

#13 Até o Último Homem

Mesmo que você não seja o maior fã de filmes de guerra, esse é um desses que vale a pena cada segundo.

Conta a história real de Desmond T. Doss, que foi recrutado como soldado socorrista do exército norte americano durante a Segunda Guerra.

Desmond não era um soldado como os outros: ele era absolutamente contra armas, sequer tocava em uma. Penou durante o treinamento e foi considerado fraco e pouco valioso em combate por conta de seus princípios.

E, mesmo seguindo sua filosofia de vida pacífica, ele salvou a vida de mais de 70 homens por trás das linhas inimigas, completamente sozinho e em grande perigo.

Depois disso, ele ganhou medalhas e foi chamado de "O Soldado da Paz".

A grande sacada da história de Desmond é manter três coisas muito vivas dentro de você: foco, força de vontade e pensamento positivo.

Cara, imagina carregar mais de 70 homens, um a um, sem a ajuda de ninguém. Sem esses três ingredientes a missão fica praticamente impossível.

Nem preciso dizer que no seu negócio esses ingredientes são indispensáveis, né?

#14 A Teoria de Tudo

O que você faria se, aos 21 anos de idade e no início de uma promissora carreira, você fosse diagnosticado com uma doença degenerativa sem cura e tivesse expectativa de vida de apenas alguns anos?

Você jogaria tudo para o alto ou você viveria cada segundo da sua vida com foco em conquistar seus objetivos?

Stephen Hawking, um dos nomes mais importantes e conhecidos da física, escolheu o segundo caminho.

O filme, baseado na história dele, mostra toda a sua trajetória desde que descobriu a doença até se tornar um dos maiores astrofísicos de todos os tempos.

Se tem uma pessoa que é um grande exemplo de mindset, esse cara é o Stephen Hawking.

Porque, mesmo dependendo dos outros até para se alimentar, Hawking não deixou de acreditar em si mesmo e em sua capacidade intelectual. Tanto que supera completamente a expectativa de vida que os médicos haviam dado para ele.

Se você está num desses momentos de se sentir o patinho feio do empreendedorismo, de achar que não consegue, que isso não é para você… recomendo fortemente que você assista esse filme.

#15 O Jogo da Imitação

Mais um da Segunda Guerra para a lista. Dessa vez, a trama é baseada na história real do brilhante matemático Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch).

Com apenas 27 anos, ele integrou a equipe escolhida pelo governo britânico para decifrar o Enigma, o código que os alemães usavam para se comunicar.

Enquanto todos os membros da equipe queriam ir em uma direção, Turing nadou contra a maré e propôs construir uma máquina capaz desvendar as mensagens alemãs antes que os comandos fossem executados.

Tem um detalhe: Turing tinha sérios problemas de relacionamento e isso contribuiu para que ninguém acreditasse que sua ideia daria certo. Mas não seria exagero dizer que ele ajudou a acabar com a guerra.

A primeira grande sacada desse filme é a importância do trabalho em equipe. Turing percebeu que sozinho seria muito mais difícil construir sua máquina.

A segunda grande sacada é acreditar em si mesmo, ainda que todos te chamem de louco. Quem é empreendedor sabe o tanto de gente que quer que você desista. Meus pais até hoje me incentivam a prestar concurso público, por exemplo (é sério!).

#16 Extraordinário

Esse filme, baseado em um livro de mesmo nome, conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome que causa deformidades no seu rosto e, por isso, já passou por 27 cirurgias plásticas.

Por conta da sua condição, ele estudou em casa a vida inteira. Mas, aos 10 anos, pela primeira vez na vida, Auggie passa a ir a uma escola comum, junto com as outras crianças.

Além de ter que lidar com toda a fase de adaptação de uma nova escola, o garoto ainda precisa lidar com o fato de que é diferente dos outros e trabalhar sua  autoaceitação.

Por que esse longa é motivacional para empreendedores? Porque ele mostra como a essência, aquilo que está dentro de você, é o verdadeiro combustível para voar alto.

É a crença que você tem em si mesmo, no seu negócio que te dá força para ir até o fim – ainda que o mundo à sua volta te diga o contrário.

Mais do que isso: você não precisa se encaixar em um padrão para ter sucesso. Por exemplo, você não precisa viver uma vida de carteira assinada se o que você quer mesmo é empreender.

Mais uma lição do filme é o poder da família. O apoio da família é um fator determinante para que Auggie consiga superar todas as dificuldades que apareceram na sua frente.

É aquela máxima: quem quer ir rápido, vai sozinho; quem quer ir longe, vai acompanhado.

Depois da motivação vem a ação

Depois da motivação vem a ação

Quero conversar mais uma coisa com você antes de finalizar esse artigo.

Agora que você já tem 16 opções de filmes incríveis para se motivar como empreendedor, vem o próximo passo: agir.

Para ter um negócio de sucesso, o marco zero é conhecer a fundo seu avatar e, futuramente, converter em vendas.

Depois de conhecê-lo, você precisa dar o primeiro passo na sua estratégia de captação de clientes.

O primeiro passo para transformar a sua audiência em clientes é a geração de leads.

Funciona assim…

Através de uma landing page caprichada que você consegue oferecer um material ou conteúdo de valor para o seu público em troca de um contato de sua preferência (normalmente o e-mail).

A partir desse momento, o seu visitante se torna sua lead, uma pessoa interessada no que você tem a oferecer.

Assim, você pode guiá-la até o final do funil e gerar muito mais vendas para sua empresa.

Para que tudo isso aconteça, o Klickpages é o seu melhor aliado! Porque ele é a ferramenta ideal para a criação de landing pages de alta performance.

Veja como é simples fazer a sua:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Filmes Motivacionais

Está tendo um dia ruim? Seu negócio está passando por uns apertos?

Nas últimas linhas, eu te mostrei 16 filmes motivacionais para empreendedores que podem te dar aquela injeção de ânimo que você precisa.

Você viu opções para se motivar a tirar seus projetos do papel, confiar em si mesmo, não desistir e trabalhar em equipe.

E, como eu disse lá no início, histórias são poderosas ferramentas da mente e uma das formas mais fáceis de aprender alguma coisa. Quando tem uma pipoquinha do lado, fica melhor ainda. 😉

Agora é com você. Me conta aqui nos comentários quais desses filmes você já tinha visto e quais ficou com mais vontade de assistir. Abraço!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.