15 livros de marketing digital para você encher suas gavetas com boas ideias

15 livros de marketing digital para leigos e avançados

Eu fiz essa lista de 15 livros de marketing digital com apenas um objetivo: te ajudar a encher gavetas.

Como assim, encher gavetas? Eu explico.

No ano passado, eu estava em um evento sobre marketing digital com alguns amigos da área.

Imagina uma galera que tem mais ou menos a mesma mentalidade, que trabalha com coisas parecidas, que está no mesmo evento.

Lá para as tantas, um desses amigos vira para mim e para o meu irmão e pergunta:

"Por que vocês estão aqui? Qual é o objetivo?".

Não precisei pensar muito para responder. As palavras saíram da minha boca:

"Meu objetivo é ter uma ideia, sair daqui com uma única ideia que vai valer pelo ano inteiro".

Meu irmão concordou na hora. Era exatamente isso que a gente estava procurando.  

Depois, eu rebati a pergunta:

"E você?"

Olha, eu conheço esse cara há anos. Ele me ensinou muita coisa. Quando rebati a pergunta, eu esperava que ele respondesse a mesma coisa que a gente.

No que ele fala:

"Estou aqui para encher gaveta"

Eu olhei para o meu irmão e ele estava com a mesma expressão de dúvida que eu.

Quando esse amigo explicou o que significa encher gaveta, tudo fez sentido.

É assim.

Imagine que seu cérebro está cheio de gavetas onde você guarda ideias para aplicar no seu negócio.

E você vai usando as ideias das gavetas sempre que precisar. Pouco a pouco, vai esvaziando as gavetas.

Chega uma hora que estão todas praticamente vazias. E você precisa enchê-las de novas ideias para aplicar na sua empresa.

Encher gavetas é como armazenar repertório na sua cabeça.

Só que tem um detalhe.

Se você só procura repertório ruim, vai encher suas gavetas com ideias ruins. Tipo a tia do zap zap que acredita que chocolate é a cura do câncer, por exemplo.

Você precisa de um repertório bom para ter boas ideias.

Por isso eu digo que esses 15 livros de marketing digital vão te ajudar a encher gavetas com conteúdo de qualidade.

Não importa se você está começando no mundo do empreendedorismo agora ou se já tem experiência no mercado. Tem conteúdo para todos os gostos.

Então, hora de encher gavetas.

#1 Marketing 4.0: do tradicional ao digital – Philip Kotler e outros

Marketing 4.0: do tradicional ao digital - Philip Kotler e outros

Fonte da imagem

Vou abrir essa lista com um nome clássico do marketing. Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno e já tem várias obras publicadas.

Dessa vez, se juntou a outros dois autores para falar sobre as diferenças e mudanças do marketing tradicional para o digital.

Por exemplo, ele aborda como as pessoas têm cada vez menos atenção para dedicar a sua marca por conta das mil opções e mil informações que pulam na frente delas todos os dias.

Kotler te mostra os caminhos que os clientes percorrem na nova era e como você deve chamar a atenção deles.

Você vai ver quais métricas usar, quais tendências seguir, quais práticas adotar para o digital e como lidar com essas mudanças tão rápidas e intensas da internet.  

#2 Free: o futuro dos preços – Chris Anderson

Free: o futuro dos preços - Chris Anderson

Fonte da imagem

Qual é o segredo de vender sem vender?

Já parou para pensar no tanto de coisa que você acessa gratuitamente na internet? Tipo no Youtube e Google, quanto conteúdo você consome sem pagar um centavo por isso? Pois é.

E, ainda assim, as duas empresas são gigantes bilionárias do mercado. Qual é a grande sacada delas para ganhar dinheiro distribuindo produtos de graça?

São essas questões que o Chris Anderson aborda na obra.

Desde a capa do livro, fica claro o que ele defende: a tendência é a gente pagar cada vez menos no mundo digital.

A partir disso, ele apresenta quais estratégias os gigantes do mercado usam para continuar no topo.

A obra mostra que vivemos na era da abundância e da gratuidade, e orienta como fazer dinheiro com isso bem como o impacto que causa na vida das pessoas.

#3 Marketing de Permissão – Seth Godin

Marketing de Permissão - Seth Godin

Fonte da imagem

Se você nunca viveu essa situação, é possível que se recorde de vê-la em algum filme ou série. É uma cena clássica.

Um vendedor de enciclopédia batendo de porta em porta atrás de possíveis clientes para seu produto.

Num contexto mais atual, é aquela empresa que te manda email e te liga e você não faz ideia de como ela conseguiu seu contato.

No mínimo chato, para não dizer outras coisas.

Nesse livro com foco em e-mail marketing, Godin mostra como seguir por outro caminho, por um caminho onde quem inicia o contato é o cliente, não você.

Dessa forma, em vez de encher o saco com um marketing invasivo e de interrupção que incomoda consumidores que não têm interesse por seu produto ou serviço, você direciona sua energia para quem já demonstrou interesse.

Você molda sua mensagem para que seu público goste e queira consumi-la para, assim, aumentar as chances de vendas.

Esse é, segundo Godin, o caminho para estabelecer uma relação de confiança a longo prazo com seus clientes. É simples entender: pessoas compram de quem elas confiam e de quem as respeita.

#4 Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI – Rafael Rez

Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI - Rafael Rez

Fonte da imagem

Conteúdo é a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas, segundo o autor.

Eu falaria a mesma coisa de outra forma: conteúdo é o poder.

Tanto é que cada vez mais as empresas investem nisso.

Esse livro é um guia para quem quer desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, seja você um iniciante ou alguém que já tem certa experiência nesse processo.

Você vai ver como funciona o comportamento do consumidor e como usar isso para gerar valor para o seu público e falar a língua dele.

O foco é em conteúdo mas o livro também aborda planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, ferramentas, métricas e mais.

#5 Não me faça pensar – Steve Krug

Não me faça pensar - Steve Krug

Fonte da imagem

Neste exato momento, enquanto lê esse artigo, você está tendo uma experiência. É assim aqui no blog do KP ou em qualquer outro site que você vá.

O site é a ponte entre a empresa e o cliente.

Por isso, as cores, a fonte da letra, o tamanho, a organização da página, tudo influencia para a experiência do usuário ser positiva ou negativa.

É esse o foco do livro: na usabilidade do site, na experiência do usuário.

Ou seja, na importância de você criar páginas que os visitantes não tenham que quebrar a cabeça para entender como ela funciona, que passo dar em seguida. Tem que ser intuitivo para gerar conversão.

Mesmo que você não seja um webdesigner, pensar nisso é fundamental para vender.

Mas o livro vai além do design em si e te provoca a pensar na organização do texto, em fazer testes A/B, enfim.

O mais legal desse livro é que ele não olha só para a experiência web, mas também para dispositivos móveis.

#6 Marketing na Era Digital – Martha Gabriel

Marketing na Era Digital - Martha Gabriel

Fonte da imagem

Esse aqui é mais voltado para iniciantes no mercado digital porque ele explica e esclarece conceitos mais gerais de marketing.

Vai desde os conceitos mais importantes do planejamento, até as mudanças causadas pelo digital e o impacto delas no mercado, quais são as plataformas digitais em desenvolvimento e estratégias para você aplicar no seu negócio.

A autora defende que o jogo mudou (está mudando o tempo todo) e você precisa acompanhar as mudanças se quiser continuar em campo.

#7 Nocaute – Gary Vaynerchuk

Nocaute - Gary Vaynerchuk

Fonte da imagem

Esse é um dos caras que eu mais acompanho na internet. Talvez você o conheça como Gary Vee.

Sobre o livro, é o seguinte: o marketing tradicional é uma via de mão única.

As empresas anunciam em grandes veículos e os consumidores recebem passivamente toda a informação. Ou melhor, levam 'porrada' dos anunciantes a todo momento.

O objetivo desse confronto é, segundo Gary, chegar ao nocaute, ou seja, fechar a venda.

Só que o jogo mudou.

Chegar 'na voadora' não funciona mais como funcionava antes. Na internet, redes sociais principalmente, as pessoas falam. Elas rebatem. Elas expressam opiniões sobre você, seu produto ou serviço.

O foco do livro é mostrar para os empreendedores como se comunicar de forma eficiente com o público no digital, como entretê-lo de forma que ele se sinta valorizado.

A obra mostra exemplos de casos que funcionaram ou não e faz análise de redes sociais.

#8 A Cauda Longa – Chris Anderson

A Cauda Longa - Chris Anderson

Fonte da imagem

Um clássico, do mesmo autor de "Free".

É provável que você já tenha ouvido falar no termo cauda longa (ou long tail, em inglês), principalmente se já se aventurou no mundo do SEO e das palavras-chave.

No caso desse livro, tudo começou com um artigo no qual Chris falou sobre o fenômeno da cauda longa.

Esse conceito, de modo geral, mostra como é possível um mercado de produtos e serviços de massa se transformar em um mercado voltado para nichos… E continuar com a receita total praticamente igual.

O autor foca na importância dos nichos de mercado e como você pode explorá-los no seu negócio digital.

#9 Marketing de Conteúdo Épico – Joe Pulizzi

Marketing de Conteúdo Épico - Joe Pulizzi

Fonte da imagem

A promessa já está na capa do livro: "como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing".

O foco dessa obra é em te mostrar a atrair clientes com conteúdo de valor.

Seu primeiro passo deve ser a definição do público-alvo. Só assim você sabe com quem está falando e pode falar a língua dele para se comunicar de forma mais eficiente, ou seja, de forma que conquiste a venda.

Seja nas redes sociais, no seu blog, no email ou em qualquer outro formato.

Joe Pulizzi te guia no desenvolvimento de histórias que ajudam a transformar seu prospecto em cliente.

#10 A Arte de SEO – Eric Enge e outros

A Arte de SEO - Eric Enge e outros

Fonte da imagem

SEO talvez seja o calcanhar de Aquiles de muito empreendedores.

Tudo parece muito técnico, muito complexo, muito difícil de aplicar. Otimizar seu conteúdo parece um bicho de sete cabeças.

É aí que entra esse livro.

O objetivo dele é te ajudar a planejar e colocar em prática uma boa estratégia de SEO, tanto para quem está dando os primeiros passos nesse processo quanto para avançados.

A obra mostra ferramentas de SEO, métodos de otimização para os mecanismos de busca, como esses mecanismos funcionam, qual o papel das mídias sociais, como construir uma equipe de SEO, e mais.

#11 Como Usar a Internet Para Alavancar Suas Vendas ou Começar um Negócio Digital do Zero – Erico Rocha

Como Usar a Internet Para Alavancar Suas Vendas ou Começar um Negócio Digital do Zero - Erico Rocha

Fonte da imagem

Não tinha como eu fazer essa lista sem mencionar o livro do meu irmão Erico.

Não porque ele é meu irmão, mas porque esse livro mostra o mapa para ser um sucesso de vendas na internet segundo nossa experiência.

O título do livro já explica a que ele veio: é um guia que te mostra como usar a internet para alavancar suas vendas, se você já tem um negócio; ou como criar um negócio digital do absoluto zero.

Perguntei para a galera aqui da empresa e eles definiram assim: esse livro fala tudo o que você precisa saber quando você não sabe nada sobre marketing digital e infoproduto.

Ele vai te explicar do zero como dar o primeiro passo para atingir os objetivos do título.

#12 Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferriss

Trabalhe 4 horas por semana - Timothy Ferriss

Fonte da imagem

Imagine que você trabalha cerca de 80 horas por semana e ganha uns 3.300 dólares por mês. Normal, né? Muita gente vive assim.

Você está acostumado a arrancar o couro de tanto trabalhar.

Mas aí alguma coisa acontece…

E você passa a ganhar 40 mil dólares por mês por apenas 4 horas trabalhadas por semana.

Parece bom demais para ser verdade?

Pois foi isso que o autor do livro afirma que aconteceu com ele.

E é exatamente o que ele propõe na obra: que você fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico. Em outras palavras, que você trabalhe menos e ganhe (bem) mais.

Não é nenhuma fórmula mágica. Ele explica o que você pode fazer para atingir esse objetivo.

O que isso tem a ver com marketing digital, Hugo?

Tem tudo a ver, principalmente no caráter estratégico da coisa.

Entender o processo do Timothy te ajuda a organizar seus próprios processos em todas as etapas do seu negócio, inclusive em uma estratégia de marketing.

#13 O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O Poder do Hábito - Charles Duhigg

Fonte da imagem

Charles responde ao seguinte questionamento: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?

Se você já acompanha meu trabalho e o blog há um tempo, sabe que uma das teclas que eu mais bato é a consistência, principalmente a consistência de conteúdo de qualidade.

A grande sacada desse livro é explorar como e por que criamos e renovamos hábitos, e te ajudar a mudar hábitos ruins e a criar hábitos bons.

Nem preciso dizer que você precisa de bons hábitos para ter uma estratégia de marketing digital eficiente.

Por exemplo, o hábito de analisar métricas ou o hábito de produzir conteúdo otimizado para os mecanismos de busca.

Por isso esse livro é importante para a parte estratégica do seu marketing.

#14 Ideias que Colam – Dan Heath e Chip Heath

Ideias que Colam - Dan Heath e Chip Heath

Fonte da imagem

Por que algumas ideias pegam e outras não?

Por que tem mensagens que grudam na cabeça das pessoas e elas passam para frente e por que tem mensagens que ficam empacadas, que são esquecidas?

Esse livro mostra os 6 princípios de ideias que funcionam, além de experimentos para você entender como acontece na prática.

Você entende como fazer sua mensagem propagar, como fazer com que as pessoas a compartilhem.

Se você está no mercado digital, onde a competitividade por atenção é maior, é ainda mais importante persuadir a pessoa a passar sua ideia para a frente.

Dica: se não conseguir encontrar a versão em português, pode tentar a original, em inglês: Made to Stick.

#15 O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

O Mensageiro Milionário - Brendon Burchard

Fonte da imagem

Acredite ou não, mas a sua experiência de vida é importante para o mundo, segundo o autor. O seu conhecimento tem valor de mercado.

A proposta do livro está na capa: faça a diferença e enriqueça ao compartilhar seus conhecimentos.

Então como vender seu conhecimento e causar grande impacto no mundo?

O mercado digital não é exatamente o foco do livro, mas não tem problema nenhum levar para esse lado.

No mundo digital, a resposta está no mercado de infoempreendedorismo.

O que te permite espalhar sua mensagem para 2, 3, 10 mil pessoas, em vez de juntar 50 numa sala.

Você consegue uma escalabilidade de entrega praticamente infinita e as chances são que aumenta o faturamento também.

Por isso esse livro está na lista, porque te dá uma base para vender infoprodutos.

Bônus: 2 blogs que eu acompanho

Bônus: 2 blogs que eu acompanho

Agora que você viu a lista com 15 livros de marketing digital para te ajudar na sua estratégia, quero dar um passo além.

Já que estamos falando de encher gavetas sobre o universo digital, vou deixar 2 indicações de blogs sobre o mesmo assunto que eu acompanho e oriento minha equipe a acompanhar.

Ah, todos são em inglês, então faz mais sentido se você souber ler nessa língua.

Olha só.

Seth's Blog

Não é por acaso que esse cara está aqui. Ele já apareceu nesse post com o livro Marketing de Permissão.

Para mim, ele é uma das maiores autoridades sobre marketing do mundo. O cara é bom.

No blog, ele traz uma visão bem divertida do que é e como fazer marketing, e os exemplos que ele usa nos textos são bem tranquilos de entender.

Tem postagem nova todos os dias.

Copyblogger

Quatro vezes por semana eu publico conteúdo novo aqui no blog. Não sei como parece de fora, mas aqui nos bastidores nem sempre é fácil.

Dá bloqueio criativo, tem temas mais complexos de desenvolver, falta inspiração, enfim.

O Copyblogger é uma ótima fonte para destravar a criatividade porque tem posts encorajadores para quem desenvolve uma estratégia de marketing de conteúdo.

Além disso, é excelente para quem está começando no mundo do copywriting, ou seja, escrita persuasiva.  

Aplique mais esse passo na sua estratégia de marketing digital

Aplique mais esse passo na sua estratégia de marketing digital

Nas últimas linhas, você viu 15 livros e 2 blogs sobre marketing digital para te ajudar a ter resultados com a sua estratégia.

E qual é um dos maiores objetivos de uma estratégia de marketing digital? Transformar prospectos em clientes. Ou seja, converter em vendas.

No digital, para conseguir vender cada vez mais, você precisa de uma landing page caprichada.

Se você ainda não tem uma, é provável que seu concorrente esteja comemorando os resultados.

Para resolver isso, você pode contar com a ajuda do Klickpages.

Veja como é simples criar a sua landing page:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Livros de Marketing Digital

Foram 15 livros de marketing digital e 2 blogs selecionados a dedo para te ajudar na sua estratégia.

Não importa se você está começando agora ou se já tem experiência no processo, os livros que eu selecionei podem auxiliar a destravar alguns pontos que talvez estejam complicados para você.

Você viu desde obras que falam de modo mais geral sobre o assunto, outras que se focam nas mudanças do tradicional para o digital.

Algumas que funcionam para o lado estratégico e analítico do negócio, outras que abordam como se comunicar com seus clientes da forma mais eficiente possível.

É uma lista completa para vários pontos do marketing digital.

Só escolher qual se adequa melhor ao momento que você está agora. 😉

Ah, não deixa de me contar nos comentários se você recomenda alguma leitura que não foi mencionada neste artigo. Abraço!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.