10 principais redes sociais: você pode estar cometendo esse erro se não sabe quais são

As 10 principais redes sociais no Brasil e as suas vantagens

Se você ainda não sabe quais são as principais redes sociais, você pode estar cometendo um erro que pode custar caro para o seu negócio.

Deixa eu te explicar melhor…

As redes sociais são uma parte importante de praticamente qualquer estratégia de marketing digital. Existe até uma brincadeira de que se algo não está na internet é porque não existe.

Você provavelmente já deve ter ouvido isso.

Mas para ter presença no mundo virtual não adianta simplesmente criar perfis em todas as redes sociais que existem por aí.

Porque, além disso te dar um trabalho desnecessário, afinal de contas existem dezenas de sites e aplicativos…

O simples fato de uma rede social ter milhares de usuários não significa que o seu público-alvo está lá ou que ela é vantajosa para a sua estratégia de marketing.

Se você não sabe quais são as principais redes sociais e para que cada uma delas serve, você pode estar desperdiçando tempo, esforço e dinheiro no lugar errado.

Em outras palavras, você pode estar deixando de fazer vendas por não estar presente onde os seus potenciais clientes estão.

E esse é um erro que pode custar caro para o seu negócio.

Por isso eu decidi te contar quais são as 10 principais redes sociais no Brasil e também as mais populares no mundo, para o que cada uma delas serve e como você pode escolher as melhores para o seu negócio.

Mas antes… você sabe o que é uma rede social? A resposta pode te surpreender!

O que são redes sociais?

O que são redes sociais?

Você sabia que a galera que você encontra no final de semana é uma rede social? Assim como o Facebook ou o Instagram também são.

Basicamente, uma rede social é uma estrutura onde as pessoas compartilham interesses, e essa pode ser tanto online ou offline.

No entanto, atualmente o conceito de redes sociais tem sido reduzido ao de mídias sociais, plataformas online que favorecem a formação de redes sociais.

Então, o Facebook é uma rede social ou uma mídia social?

Os dois!

Ambos os conceitos podem ser usados quando se trata das plataformas online. Por isso que aqui, no artigo, eu vou usar redes sociais para me referir aos sites e aplicativos onde as pessoas e negócios compartilham interesses.

Principais redes sociais no mundo

Principais redes sociais no mundo

Antes de te falar sobre as principais redes sociais no Brasil e detalhar cada uma, eu vou te mostrar as principais redes sociais no mundo para você ter uma noção das tendências globais.

Você vai perceber que algumas são bastante populares também no Brasil. Já outras você pode nunca ter ouvido falar.

Aqui está uma lista das principais a nível global.

Principais redes sociais no mundo infográfico

Não fique achando que você está desatualizado porque só conhece 5 das 10 redes sociais mais acessadas no mundo: Facebook, YouTube, Whatsapp, Facebook Messenger e Instagram.

Existe uma explicação para isso.

WeChat, QQ, Qzone, Tik Tok e Sina Weibo são redes sociais populares na China e em algumas regiões da Ásia (países bastante populosos), o que gera um volume muito grande de usuários.

Além disso, algumas redes sociais mais populares não podem ser acessadas nesses países. Então, eles criaram soluções alternativas para as pessoas se conectarem umas com as outras.

Agora que você já está por dentro do que está acontecendo no mundo, eu vou te mostrar as principais aqui do Brasil.

Principais redes sociais no Brasil

Principais redes sociais no Brasil

Você provavelmente já escutou pelo menos uma vez alguém falar que a gente passa tempo demais nas redes sociais.

E isso não é mentira.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países onde as pessoas passam mais tempo nas redes sociais. A gente perde só para as Filipinas.

A mesma pesquisa mostra que 58% da população brasileira acessa as redes pelo menos uma vez ao mês.

Isso quer dizer que praticamente 6 em cada 10 pessoas deu pelo menos uma olhadinha no Facebook, Instagram, Twitter ou outra rede social no último mês.

E esse número continua crescendo cada dia mais.

Isso quer dizer que as chances do público-alvo do seu negócio estar presente em alguma rede social é muito grande.

E conhecer as principais no país pode te dar a vantagem de estar onde a sua audiência também está.

Abaixo, você vai ver uma lista decrescente das principais redes sociais no Brasil.

Ficou curioso para saber qual é a número 1? Continua comigo que eu vou te mostrar.

1. Facebook

Facebook

Acredito que não é surpresa nenhuma que o Facebook é a principal rede social no Brasil.

Mesmo com todos os escândalos dos últimos anos, ele segue firme e forte no primeiro lugar com 139 milhões de usuários só no Brasil.

Esse número quer dizer que, levando em consideração os números mais recentes da população brasileira, para cada 3 pessoas duas têm uma conta no Facebook.

O que todos esses números significam para o seu negócio? Independente de quem seja a sua persona ou público-alvo as chances de eles estarem no Facebook são muito altas.

E você deve aproveitar essa plataforma para divulgar o seu negócio, aumentar a consciência do público sobre a sua marca, criar relacionamentos com os seus clientes e fazer ofertas e promoções.

2. YouTube

YouTube

É claro que a segunda rede social com mais usuários no mundo e o segundo site de pesquisa mais acessado estaria entre as principais redes sociais no Brasil.

O YouTube possui 98 milhões usuários no Brasil e é muito mais do que uma plataforma de vídeos online, principalmente para quem está focado em marketing de conteúdo.

Nessa rede social, você pode publicar vídeos para educar e nutrir as suas leads, reforçar o conceito da sua marca e ainda criar anúncios para conquistar clientes.

3. Instagram

Instagram

A terceira principal rede social é o Instagram. No meio do ano de 2018, o aplicativo chegou a 1 bilhão de usuários ativos por mês.

E apesar de estar apenas em 6º lugar no ranking mundial, quase a metade das pessoas que responderam a Social Media Trends 2018 declararam que a sua rede social preferida é o Instagram, desbancando todas as outras plataformas.

O Instagram surgiu como uma rede social de compartilhamento de fotos que só podia ser acessada exclusivamente pelo celular. Desde 2012, quando ele foi comprado pelo Facebook, esse cenário mudou bastante.

Hoje já é possível postar fotos e vídeos em diferentes formatos e proporções, acessar a rede social pelo computador, postar conteúdo que desaparece em 24 horas (os famosos stories) e criar anúncios.

Uma das grandes vantagens do Instagram é que é uma rede social que parece estar em constante evolução. Todo ano surgem novas funcionalidades que mantêm os usuários engajados. Tanto que é uma das redes sociais com o maior índice de engajamento no momento.

Com uma conta no Instagram você pode divulgar os seus conteúdos de forma mais visual, mostrar os bastidores do seu negócio usando os stories e humanizar a sua marca, criando uma relação mais pessoal com o seu cliente.

4. Whatsapp

Whatsapp

O WhatsApp é tão queridinho por nós brasileiros que até ganhou um apelido especial: zap zap. Mas a importância dele não termina por aí.

O WhatsApp é uma das redes sociais mais populares aqui no Brasil. Em 2018, ele chegou a marca de 120 milhões de usuários só aqui no país. Isso significa que mais da metade da população brasileira usa o aplicativo.

E se você está achando que ele serve só para receber mensagem de bom dia no grupo da família e comunicação pessoal, me desculpa ter que te dizer isso, mas você está preso no passado.

Hoje em dia, diversas empresas usam o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes. E, com o anúncio recente do WhatsApp Business, novas possibilidades estão se abrindo para os empreendedores interessados em explorar essa ferramenta.

5. Facebook Messenger

Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. E muitos profissionais do marketing digital têm enxergado nele várias oportunidades para alcançar os seus objetivos e metas.

Muito mais que apenas um canal de suporte para os clientes, o Messenger pode ser usado para fazer ofertas, engajar com clientes e converter uma lead em cliente. Além disso, é  possível automatizar boa parte desses processos por meio de chatbots.

O Messenger é uma ótima ferramenta para as empresas e negócios que estão em busca de novas oportunidades para se comunicarem com o seu público e até mesmo gerar leads e vendas.

6. LinkedIn

LinkedIn

Diferente das outras redes sociais mais populares, o LinkedIn é voltado para a criação de contatos profissionais.

Ele é utilizado por diversas empresas e profissionais para fazer networking e criar uma imagem corporativa.

As empresas aproveitam a plataforma para fazer divulgação de vagas de emprego e recrutamento de talentos, troca de experiências com outras empresas e profissionais e divulgar conteúdo relacionado ao mundo corporativo.

E os profissionais usam o LinkedIn para trocar experiências com outras pessoas, divulgar conteúdos para demonstrar seu conhecimento e autoridade em uma determinada área e também para fazer contatos profissionais.

Só para você ter uma noção da importância do LinkedIn, mais de 45 milhões de brasileiros e 49% dos tomadores de decisão de empresas usam essa rede social.

7. Twitter

Twitter

O microblog que permitia até 140 caracteres por postagem teve o seu auge entre 2009 e 2013. Desde então o número de caracteres por tuíte aumentou, mas o número de usuários caiu.

Ainda assim, o Twitter continua entre as principais redes sociais no Brasil, porque muitas pessoas fazem dele uma segunda tela, comentando e debatendo o que elas estão vendo em outros canais.

E ele também é muito utilizado como um canal de SAC para reclamações, sugestões e até mesmo elogios sobre marcas e produtos. As empresas mais antenadas aproveitam essas oportunidades para criar uma comunicação mais personalizada com seus clientes.

8. Pinterest

Pinterest

O Pinterest é um grande mural de referências online.

Os usuários acessam a rede social para encontrar inspiração não só para decorações, moda ou arquitetura, como também em busca de novos hobbies, receitas e até mesmo novas tecnologias.

O mais interessante é que 78% dos usuários do Pinterest afirmam que o conteúdo publicado por marcas é útil. Ou seja, a maioria das pessoas não se importam e até mesmo estão interessadas em ver conteúdo publicado por marcas e negócios.

Atualmente, o Pinterest tem aumentado os esforços para tornar disponível no mundo inteiro produtos específicos para perfis de negócios com o objetivo de oferecer mais possibilidades para quem usa a rede social como parte da estratégia de marketing.

9. Snapchat

Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de textos, fotos e vídeos que desaparecem em algumas horas.

Desde que surgiram os Stories no Instagram, Facebook e WhatsApp, o número de usuários no Snapchat tem diminuído.

Mas ainda assim ela continua sendo uma rede social importante para quem está focado no público jovem superconectado.

As principais estratégias para utilizar o Snapchat para fazer marketing digital são a criação de filtros baseados em geolocalização, que permitem que os usuários adicionem um filtro personalizado da sua marca se eles estiverem dentro de um raio de localização.

E as parcerias com influencers que se comunicam diretamente com o seu público-alvo.

10. Google+

Google+

Apesar de ser pouco utilizado, o Google+ está entre as principais redes sociais no Brasil por ser vinculado às contas do Google.

Qualquer pessoa que possui um Gmail, automaticamente tem uma conta no Google+.

Ele era para ser uma rede social como o Facebook, mas acabou não decolando.

Para os usuários, umas das principais vantagens é a segmentação do conteúdo para públicos específicos.

Funciona mais ou menos assim: quando você se conecta com uma pessoa por meio do Google+, ela passa a fazer parte de um círculo (uma espécie de categoria). Quando você posta um conteúdo, você pode escolher com quais círculos você quer compartilhar.

Isso facilita muito para organizar as questões de privacidade e também o direcionamento de conteúdos específicos para determinados grupos de pessoas.

Como escolher as melhores redes sociais para o seu negócio

Como escolher as melhores redes sociais para o seu negócio

Com esse tanto de rede social disponível, como saber quais são as melhores para o seu negócio?

O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos.

O que você quer alcançar com a sua estratégia de marketing digital? Essa é uma etapa essencial, pois sabendo onde você quer chegar, você vai determinar qual a direção que vai caminhar.

É como usar um GPS, você precisa saber qual é o seu destino final para que ele possa te guiar.

O segundo passo você já deu hoje, que é conhecer cada rede social e saber o que elas podem oferecer.

É claro que você não deve parar por aqui, afinal de contas esse universo online está sempre em mudança, novas funcionalidades surgem frequentemente e você precisa se manter atualizado.

Depois de conhecer as redes sociais, você precisa conhecer a sua persona.

Quem é o seu cliente ideal? Quais são os hábitos dele? E o principal, em quais redes sociais ele está presente? Analisar a sua concorrência pode te ajudar nesse processo.

Por fim, antes de começar faça um planejamento e veja o que é possível fazer com os recursos que você tem disponíveis.

Pois de nada adianta, por exemplo, você criar um canal no YouTube se você não tem como produzir vídeos regularmente.

Com todas essas informações de metas, público-alvo, concorrência, recursos disponíveis e as funcionalidades, você está preparado para escolher quais as melhores redes sociais para o seu negócio.

Transforme seus seguidores em clientes

Transforme seus seguidores em clientes

Quer converter seus seguidores das redes sociais em clientes? Então você precisa dar um passo além e ir atrás dos seus contatos de email.

A partir do momento que ele te passa esse tipo de contato, ele se transforma em uma lead (potencial cliente).

Assim você começa com ele um relacionamento mais estreito e pode educá-lo sobre a necessidade do seu produto ou serviço, para que quando chegar o momento certo de fazer a oferta ele esteja pronto para aceitá-la.

Para capturar leads você precisa de uma excelente landing page.

Não sabe como criar a sua?

Com o Klickpages, tudo fica mais fácil.

Você só precisa seguir três passos:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: agora, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Principais Redes Sociais

Existem dezenas, senão centenas, de redes sociais, cada uma com um propósito e um público diferente.

E agora você conhece as principais, tanto no mundo, quanto no Brasil. Assim você pode investir tempo, esforço e dinheiro nas plataformas onde o seu público-alvo está, aumentando as suas chances do sucesso.

Você também aprendeu o que é uma rede social e como você deve fazer para identificar em quais o seu negócio deve estar presente.

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e planejar o futuro do seu negócio no mundo das redes sociais.

Ah, e não se esqueça de me contar nos comentários como essas plataformas estão ajudando o seu negócio.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

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